Duvida sobre VOR e Navegação
4 participantes
Página 1 de 1
Duvida sobre VOR e Navegação
Olá companheiros, estou com uma duvida que está me matando , ja pesquisei em tudo e não achei nada, aeronaves que não possuem o equipamento de medir a distancia do VOR (DME) como faço pra medir a distancia? Aeronaves do tipo Cessna 152 e o Paulistinha por exemplo, qual é o tipo de navegação que usamos nessas aeronaves, VOR, NDB ou apenas no VRF? Essas perguntas podem parecer tolice é porque eu apenas voava no FMC, valeu ai galera
GusttavoRufino- Recruta
-
Inscrito em : 22/10/2012
Reputação : 0
Nacionalidade :
Re: Duvida sobre VOR e Navegação
Ai não tem jeito amigo ou faz os estimados, calculando proas, tempo e distância ou usa o GPS... Paulistinha que eu conheço não tem equipamentos para voo IFR é tudo VFR! Caso só tenha o VOR/ADF poderá saber a Radial/QDM,QDR mas não a distância por meios diretos.
Vagner735- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 10/09/2011
Reputação : 3
Nacionalidade :
Desculpe amigo mas tenho que te falar uma verdade. Você começou no simulador da pior maneira possível. Mas fique tranquilo, ainda há tempo para reverter essa situação. Procure livros, artigos e até mesmo tutoriais de navegação aérea. Aprenda o básico sobre aeronavegablidade, inicie com vôos vfr, e depois vc pode fazer vôos ifr com o auxilio do ndb e vor.
Uma coisa posso te garantir, se você encarar o simulador, da forma mais real que conseguir seus vôos serão completamente diferentes e muito mais emocionantes.
Boa sorte e qualquer coisa e só perguntar.
Uma coisa posso te garantir, se você encarar o simulador, da forma mais real que conseguir seus vôos serão completamente diferentes e muito mais emocionantes.
Boa sorte e qualquer coisa e só perguntar.
cafejava- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Reputação : 22
Emprego/lazer : Analista de Sistemas / Ciclismo e Aviação
Nacionalidade :
Muito obrigado, a partir de hoje vou começar a voar VFR, e depois irei para o IFR ;]
Inscrito em : 22/10/2012
Reputação : 0
Nacionalidade :
Legal gustavo, agora respondendo a sua pergunta. Mesma sem o DME e possível saber a distancia de uma estação VOR.mSe você planejar seu vôo, com o uso de uma carta da região, e uma régua, você consegue estabelecer checkpoint que no começo podem ser referencias visuais no solo.Como uma cidade, entroncamento de uma rodovia, lago ou aeródromo. Você deve medir a distancia desde ponto em relação ao VOR.
EU uso o FSNavigator para fazer os meus planejamentos de VÔO. Mas você pode usar outro, ou até mesmo utilizar um caderno e caneta.
Obviamente não e um método de precisão, mas já ajuda um bocado.
Outro modo que utilizo e ao bloquear uma estação para se afastar dela, e cronometrar o tempo de afastamento. Se mantiver uma velocidade constante, e fácil saber a que distancia estarei depois de 5 ou 10 minutos por exemplo. Mas este também não e um método preciso, afinal os fatores como o vento podem afetar a sua noção de distancia do VOR.
Enfim devem existir outros métodos que não citei aqui, alguns mais técnicos que os meus. espero ter ajudado.
EU uso o FSNavigator para fazer os meus planejamentos de VÔO. Mas você pode usar outro, ou até mesmo utilizar um caderno e caneta.
Obviamente não e um método de precisão, mas já ajuda um bocado.
Outro modo que utilizo e ao bloquear uma estação para se afastar dela, e cronometrar o tempo de afastamento. Se mantiver uma velocidade constante, e fácil saber a que distancia estarei depois de 5 ou 10 minutos por exemplo. Mas este também não e um método preciso, afinal os fatores como o vento podem afetar a sua noção de distancia do VOR.
Enfim devem existir outros métodos que não citei aqui, alguns mais técnicos que os meus. espero ter ajudado.
cafejava- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Reputação : 22
Emprego/lazer : Analista de Sistemas / Ciclismo e Aviação
Nacionalidade :
Seja GusttavoRufino.
Estou movendo seu tópico para o fórum mais adequado
Estou movendo seu tópico para o fórum mais adequado
Inscrito em : 26/08/2009
Reputação : 1270