Dúvida de navegação INS...
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Dúvida de navegação INS...
Bom pessoal,
Primeiramente, não sei se esta é a parte correta do fórum para postar a minha dúvida, se não for, favor colocar no lugar certo...
Enfim, eu tirei alguns dias dessa semana para aprender navegação por INS, baixei o CIVA INS e o coloquei no Boeing 727 da Dreamfleet/Flight 1... Percebi que um método de navegação realmente simples e fácil, então, coloquei as coordenadas, em POS, aí mudei, coloquei em Align no Overhead, depois de longos 20 minutos, finalmente alinhado!!
Coloco no CDU em WAY PT, no Overhead, em NAV, coloco todos os waypoints, passo os números no disco e tal...
Aí, no painel, coloco INS NAV MODE, aciono o 1, aí que tá o X da questão, como faço para o AP do meu querido Boeing 727 seguir o que fiquei milhares de minutos programando no INS?!
E outra coisa, para que servem os outros modos no INS?!
Primeiramente, não sei se esta é a parte correta do fórum para postar a minha dúvida, se não for, favor colocar no lugar certo...
Enfim, eu tirei alguns dias dessa semana para aprender navegação por INS, baixei o CIVA INS e o coloquei no Boeing 727 da Dreamfleet/Flight 1... Percebi que um método de navegação realmente simples e fácil, então, coloquei as coordenadas, em POS, aí mudei, coloquei em Align no Overhead, depois de longos 20 minutos, finalmente alinhado!!
Coloco no CDU em WAY PT, no Overhead, em NAV, coloco todos os waypoints, passo os números no disco e tal...
Aí, no painel, coloco INS NAV MODE, aciono o 1, aí que tá o X da questão, como faço para o AP do meu querido Boeing 727 seguir o que fiquei milhares de minutos programando no INS?!
E outra coisa, para que servem os outros modos no INS?!
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Re: Dúvida de navegação INS...
Pereira,
Faz tempo que não opero um INS, mas quando eu voava de 732, depois de acionar o INS nav mode, após a decolagem, você deixa o AP em HDG e já era.
Os outros modos, eu desconheço.
Faz tempo que não opero um INS, mas quando eu voava de 732, depois de acionar o INS nav mode, após a decolagem, você deixa o AP em HDG e já era.
Os outros modos, eu desconheço.
Galeno- Coronel
-
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Re: Dúvida de navegação INS...
Saul Galeno escreveu:Pereira,
Faz tempo que não opero um INS, mas quando eu voava de 732, depois de acionar o INS nav mode, após a decolagem, você deixa o AP em HDG e já era.
Os outros modos, eu desconheço.
Ah bom, obrigado!!
Não tinha testado o modo HDG...
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Re: Dúvida de navegação INS...
Como este é um assunto que muito me interessa, vou complementar a explicação do Saul, de me permitem...
Se você usa um sistema de INS "single, dual ou triple", após decolar basta apenas selecionar qual INS que você quer que guie a aeronave (caso esteja usando um sistema dual ou triple), e pronto !, a partir deste momento o CIVA vai controlar o heading e consequentemente a aeronave. E caso queira voltar a levar a aeronave na mão, basta botar o switch do INS em uso para off.
Quanto as demais dúvidas, vou ver se lembro agora de cabeça, abaiso segue uma imagem do site da simufly.
Bom, na imagem acima temo o MSU, Mode Select Unit, que normalmente fica no overhead e é o controle de acionamento do sistema, que vai dizer em qual o modo o INS está operando. O knob tem então 5 posições descritas abaixo:
Off:
Standby: Nesta posição, você insere no CDU sua posição inicial, normalmente um gate
Align: Serve para os sistemas do INS se alinharem, buscando a precisão necessária para a nevegação
Nav: Utilizado para o vôo em si, para que a aeronave siga o plano de vôo inserido no CDU
Att: Esse modo pra mim também não está muito claro, mas segundo o Operations Manual, diz que nesta seleção o NU e CD são desligados, e o alinhamento é perdido, penso que seja para emergências talvez.
A luz verde vai indicar quando o INS estiver alinhado e pronto para navegar. Ou seja, quando o Acurracy Performance Index (API) estiver abaixo de 5.
A luz vermelha indicará que o sistema está sem energia, e se desligará.
No MSU, tem também um "hidden button" que é aquele parafuso ali na direita. Clikando nele, você acelera o processo de alinhamento da aeronave, o que não é real, mas as vezes com pressa, ajuda bastante.
Bom, vamos agora aos knobs e teclas do CDU.
Hold: Utilizado no alinhamento em vôo do INS
Remote: quando iluminado/pressionado, permite inserir o waypoint em um CDU, e o mesmo automaticamente ser inserido nos outros CDU´s, em caso de sistemas dual ou triple.
Insert:
Alert: Se ilumina quando o modo Auto/man é alternado pelo piloto
BAT: Avisa que o INS está por conta das baterias (fictícias) do sistema. Se ilumina também quanto do alinhamento do sistema, o API estiver em 8, indicando o teste das baterias.
Warn:Quando iluminado, indica que o sistema identificou algum erro.
Vamos agora as posições do "data selector knob" (a "/" indica que sempre haverá uma informação no display da esquerda e outra na direita)
TK/GS - Curso da rota do plano de vôo/ground speed
HDG/DA - Heading da aeronave/desvio da rota
XTK/TRE - Distância que a aeronave esta da rota original/ângulo da aeronave em relação a rota original
POS - Latitude/longitude atual
WAYPT - Em conjunto com o waypoint selector, mostra a latitude/longitude do waypoint do selecionado
DIS/TIME - Indica a distância em Nm e o tempo em minutos até o proximo waypoint
Wind - Como o próprio nome já diz...
DSRTK/STS - Durante o alinhamento, no dsplay da direita indica o API,e em vôo dá informações referente ao posicionamento da aeronave em relação a rota do plano de vôo, e o modo NAV no momento.
O botão TEST, também é auto explicativo, sendo que na posição AUTO os waypoints mudam automaticamente, e na manual isto precisa ser feito pelo piloto.
Bom, acho que resumindo era isto, de uma forma bem genérica. Mas o bom do CIVA, é que ele vem com ótimos manuais que explicam detalhadamente cada ums das funções, seja do MSU ou do CDU.
Espero que tenha ajudado, e qualquer dúvida é só avisar !
Se você usa um sistema de INS "single, dual ou triple", após decolar basta apenas selecionar qual INS que você quer que guie a aeronave (caso esteja usando um sistema dual ou triple), e pronto !, a partir deste momento o CIVA vai controlar o heading e consequentemente a aeronave. E caso queira voltar a levar a aeronave na mão, basta botar o switch do INS em uso para off.
Quanto as demais dúvidas, vou ver se lembro agora de cabeça, abaiso segue uma imagem do site da simufly.
Bom, na imagem acima temo o MSU, Mode Select Unit, que normalmente fica no overhead e é o controle de acionamento do sistema, que vai dizer em qual o modo o INS está operando. O knob tem então 5 posições descritas abaixo:
Off:
Standby: Nesta posição, você insere no CDU sua posição inicial, normalmente um gate
Align: Serve para os sistemas do INS se alinharem, buscando a precisão necessária para a nevegação
Nav: Utilizado para o vôo em si, para que a aeronave siga o plano de vôo inserido no CDU
Att: Esse modo pra mim também não está muito claro, mas segundo o Operations Manual, diz que nesta seleção o NU e CD são desligados, e o alinhamento é perdido, penso que seja para emergências talvez.
A luz verde vai indicar quando o INS estiver alinhado e pronto para navegar. Ou seja, quando o Acurracy Performance Index (API) estiver abaixo de 5.
A luz vermelha indicará que o sistema está sem energia, e se desligará.
No MSU, tem também um "hidden button" que é aquele parafuso ali na direita. Clikando nele, você acelera o processo de alinhamento da aeronave, o que não é real, mas as vezes com pressa, ajuda bastante.
Bom, vamos agora aos knobs e teclas do CDU.
Hold: Utilizado no alinhamento em vôo do INS
Remote: quando iluminado/pressionado, permite inserir o waypoint em um CDU, e o mesmo automaticamente ser inserido nos outros CDU´s, em caso de sistemas dual ou triple.
Insert:
Alert: Se ilumina quando o modo Auto/man é alternado pelo piloto
BAT: Avisa que o INS está por conta das baterias (fictícias) do sistema. Se ilumina também quanto do alinhamento do sistema, o API estiver em 8, indicando o teste das baterias.
Warn:Quando iluminado, indica que o sistema identificou algum erro.
Vamos agora as posições do "data selector knob" (a "/" indica que sempre haverá uma informação no display da esquerda e outra na direita)
TK/GS - Curso da rota do plano de vôo/ground speed
HDG/DA - Heading da aeronave/desvio da rota
XTK/TRE - Distância que a aeronave esta da rota original/ângulo da aeronave em relação a rota original
POS - Latitude/longitude atual
WAYPT - Em conjunto com o waypoint selector, mostra a latitude/longitude do waypoint do selecionado
DIS/TIME - Indica a distância em Nm e o tempo em minutos até o proximo waypoint
Wind - Como o próprio nome já diz...
DSRTK/STS - Durante o alinhamento, no dsplay da direita indica o API,e em vôo dá informações referente ao posicionamento da aeronave em relação a rota do plano de vôo, e o modo NAV no momento.
O botão TEST, também é auto explicativo, sendo que na posição AUTO os waypoints mudam automaticamente, e na manual isto precisa ser feito pelo piloto.
Bom, acho que resumindo era isto, de uma forma bem genérica. Mas o bom do CIVA, é que ele vem com ótimos manuais que explicam detalhadamente cada ums das funções, seja do MSU ou do CDU.
Espero que tenha ajudado, e qualquer dúvida é só avisar !
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O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber- Moderador
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Re: Dúvida de navegação INS...
Saul Galeno e Leber...
Muito obrigado mesmo, Saul, hoje fiz três voos, ambos SBGR-SBGL, usei HDG SEL em ambos, consegui, como aproximei na RWY10 na primeira, não precisei adicionar mais fixos durante o voo... Já no segundo voo, era a aproximação pela RWY28, então, mais de 9 fixos, não usei o INS 2, e sim, tentei adicionar novos fixos durante o voo, mas não obtive sucesso...
No terceiro voo, novamente aproximação pela RWY28 de SBGL, então, quando passei pelo último fixo, dei Pause e adicionei os outros fixos Cade o Copila quando preciso dele!?
Leber, agradeço a explicação bem detalhada, com certeza com o tempo vou necessitar deste conhecimento...
Muito obrigado mesmo, Saul, hoje fiz três voos, ambos SBGR-SBGL, usei HDG SEL em ambos, consegui, como aproximei na RWY10 na primeira, não precisei adicionar mais fixos durante o voo... Já no segundo voo, era a aproximação pela RWY28, então, mais de 9 fixos, não usei o INS 2, e sim, tentei adicionar novos fixos durante o voo, mas não obtive sucesso...
No terceiro voo, novamente aproximação pela RWY28 de SBGL, então, quando passei pelo último fixo, dei Pause e adicionei os outros fixos Cade o Copila quando preciso dele!?
Leber, agradeço a explicação bem detalhada, com certeza com o tempo vou necessitar deste conhecimento...
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Re: Dúvida de navegação INS...
Dudu,
Não sei se entendi direito o que não deu certo para você., mas pelo que eu entendi, você quer adicionar fixos diferentes no INS 1 e INS 2?, para após o último waypoint do primeiro você por o segundo para navegar?
Se for isso mesmo, realmente não é possível, as coordenadas tem que ser as mesmas em todos os CDU´s, sendo que o procedimento para adicionar novos waypoints é após bloquear o que está nas primeiras posições, voltar a posição 1 e inserir o fixo que vem depois do 9º ponto, pelo menos é o que eu entendi de INS.
Mas aproveitando o post, segue abaixo um vídeo-tutorial sobre INS, muito bom por sinal e bem completo, é uma série de 5 aulas !
Abraço
Não sei se entendi direito o que não deu certo para você., mas pelo que eu entendi, você quer adicionar fixos diferentes no INS 1 e INS 2?, para após o último waypoint do primeiro você por o segundo para navegar?
Se for isso mesmo, realmente não é possível, as coordenadas tem que ser as mesmas em todos os CDU´s, sendo que o procedimento para adicionar novos waypoints é após bloquear o que está nas primeiras posições, voltar a posição 1 e inserir o fixo que vem depois do 9º ponto, pelo menos é o que eu entendi de INS.
Mas aproveitando o post, segue abaixo um vídeo-tutorial sobre INS, muito bom por sinal e bem completo, é uma série de 5 aulas !
Abraço
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Re: Dúvida de navegação INS...
Leber,
Agradeço novamente, eu achava que dava de colocar fixos diferentes nos INS'. Foi o que fiz no último voo, após o nono fixo, comecei a colocar o restante a partir do primeiro... Só o ruim que tipo, você em aproximação, a 3000ft do Rio de Janeiro, não tem como ir levando o Boeing 727 e adicionar novos fixos, então? Cade o Copila??
Agradeço novamente, eu achava que dava de colocar fixos diferentes nos INS'. Foi o que fiz no último voo, após o nono fixo, comecei a colocar o restante a partir do primeiro... Só o ruim que tipo, você em aproximação, a 3000ft do Rio de Janeiro, não tem como ir levando o Boeing 727 e adicionar novos fixos, então? Cade o Copila??
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Re: Dúvida de navegação INS...
Normal Dudu, já tentei essa também de adicionar fixos diferentes nos CDU´s faz parte do aprendizado !
E quanto a falta de FO, faz sentido a sua obervação. O que eu costumo fazer, e após o fixo de transição, quando estou executando uma STAR, é desligar o INS e ir só no AP, depois é normal como em qualquer aeronave. Ou então, após o fixo de transição, peço vetoração para o controle, o que facilita um pouco.
Tem também a possibilidade de você se adiantar se quiser usar o INS até a curta final, pois você não precisa esperar que todos os 9 fixos sejam bloqueados para começar a inserir novos na posição 1, pode ir adicionando conforme estes primeiros vão sendo bloqueados.
é isso ae,
Abraço
E quanto a falta de FO, faz sentido a sua obervação. O que eu costumo fazer, e após o fixo de transição, quando estou executando uma STAR, é desligar o INS e ir só no AP, depois é normal como em qualquer aeronave. Ou então, após o fixo de transição, peço vetoração para o controle, o que facilita um pouco.
Tem também a possibilidade de você se adiantar se quiser usar o INS até a curta final, pois você não precisa esperar que todos os 9 fixos sejam bloqueados para começar a inserir novos na posição 1, pode ir adicionando conforme estes primeiros vão sendo bloqueados.
é isso ae,
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Leber- Moderador
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Re: Dúvida de navegação INS...
Show de tópico em! Leber pegou pesado na leitura para levantar o 200tão do chão que está afiado no assunto!!
Abraços
Abraços
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
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Re: Dúvida de navegação INS...
Agora estou iniciando SBGR-SBFL de Boeing 727 da Dreamfleet/Flight 1...
Alguém sabe como instalar o CIVA INS nas aeronaves? Porque, quando instalei o CIVA INS, ele instalou automaticamente no 727, mas não instalou no meu 732 TinMouse II, no 742 CLS, 707 CS....
Li os arquivos mas não entendi como que instala...
Alguém pode me ajudar?
Alguém sabe como instalar o CIVA INS nas aeronaves? Porque, quando instalei o CIVA INS, ele instalou automaticamente no 727, mas não instalou no meu 732 TinMouse II, no 742 CLS, 707 CS....
Li os arquivos mas não entendi como que instala...
Alguém pode me ajudar?
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Re: Dúvida de navegação INS...
duduopereira escreveu:Valeu pela ajuda!!
Problema resolvido!!
Bom saber Dudu ! Assim como também é bom saber que temos mais um no time dos que gostam dos "velhinhos" !
Quanto a instalação dos gauges em aeronaves, é um pouco complicado, pois você vai ter que editar o panel.cfg da aeronave que você quer adicionar o CIVA. E provavelmente esse seu 727 já venho o panel.cfg editado para se utilizar o CIVA, você apenas instalou o programa na pasta raiz do FSX, e habilitou por assim dizer o gauge que já estava previamente instalado na sua aeronave, pois o instalador do CIVA não instala os gauges nos painéis das aeronaves.
Quanto ao Tinmouse, 732 é fácil pois dentro da pasta fsfsconv/panel.732ADV tem uma outra pasta chamada "Tinmouse FSX panel configs' e dentro desta pasta você já tem modelos prontos de painéis com o civa incorporado, é só renomear o painel que você quiser para "panel", e substituir pelo panel.cfg que está dentro da pasta pnel.732ADV "
E pro resto das aeronaves, se você quiser posso te ajudar, mas lhe adianto que é bem trabalhoso e moroso, mas não impossível !
Abraço
cwbspotter escreveu:Show de tópico em! Leber pegou pesado na leitura para levantar o 200tão do chão que está afiado no assunto!!
Abraços
Haha, só o básico, só o basico ! Ainda falta bastante coisa, nem cheguei na parte do ADEU, que permite inserir planos de vôo previamente salvos no CDU !
Valeuu
Última edição por Leber em Sáb 12 maio 2012, 21:45, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Complemento de resposta)
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