Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.

O Cessna do Urubu - Página 2 Gse_multipart13851

O Cessna do Urubu

+14
Thiago
Flavio Ribeiro
Cmtemariano
harmach
Alan Garcia
rodrigo mago
zubaboy
ArthurLM1
andre_sp
Ricardo Gonçalves
Osmar
Miguel Junior
Fernando Ventura
Marco Antonio Ferrarini
18 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

O Cessna do Urubu - Página 2 Empty Re: O Cessna do Urubu

Mensagem por rodrigo mago Seg 05 Nov 2012, 22:43

Ricardo Gonçalves escreveu:Grande Urubu, este cessna tá ficando bonitão... aplauso
Mas os óculos...modelo exclusivo...RaiBamba!!! lol

Abraços.

lol Gostei desse modelo thumbsup

i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago
rodrigo mago
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Reputação : 429
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Ter 06 Nov 2012, 19:23

rodrigo mago escreveu:
Ricardo Gonçalves escreveu:Grande Urubu, este cessna tá ficando bonitão... aplauso
Mas os óculos...modelo exclusivo...RaiBamba!!! lol

Abraços.

Fala Rodrigo, valeu a força.
Meu óculos combina com sua bancada, aquela que você usou para fazer o suporte do MCP cheers
A minha está bem próxima daquele estilo, só vou ficar contente quando empatar com você.
E por falar nisso, seu trabalho ficou magnífico.
Vi que voce combinou madeirit com mdf e montou um suporte sensacional.
Me impressionou especialmente o acabamento da cobertura; tenho aqui alguns metros de corino, com o qual pretendo cobrir o glare do cessna, e outras partes.
Espero, ao menos, chegar perto do resultado que voce conseguiu. Parabéns.

Inclusive, queria ressaltar que procuro acompanhar todos os posts dos colegas.
Só não posto comentários porque, sinceramente, meu tempo é escasso.
Se eu comento o post de um amigo e falta tempo para comentar outro, eu me sinto mal com isso.
Se comentar todos, não me sobra tempo para o projeto, pois mesmo aposentado, além do projeto do king air e do cessna, ainda tenho que viajar constantemente do litoral para Curitiba, para ajudar minha mãe pois meu pai faleceu e agora nós estamos tentando tocar a empresa da família.
Além disso, como os amigos sabem, só fico no Brasil até março que vem... por isso meu tempo é realmente curto.
E ainda por cima, quando escrevo, não consigo me conter e acaba saindo um bíblia.

Bom, hoje montei a base do mecanismo dos pedais do cessna... e funcionou!!!
Sistema genuíno made by urubu. Logo postarei as primeiras fotos.

No mais, forte abraço a todos.

Urubu

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Reputação : 10

Mensagem por rodrigo mago Ter 06 Nov 2012, 19:34

Marco Antonio Ferrarini escreveu:
rodrigo mago escreveu:

Fala Rodrigo, valeu a força.
Meu óculos combina com sua bancada, aquela que você usou para fazer o suporte do MCP cheers
A minha está bem próxima daquele estilo, só vou ficar contente quando empatar com você.
E por falar nisso, seu trabalho ficou magnífico.
Vi que voce combinou madeirit com mdf e montou um suporte sensacional.
Me impressionou especialmente o acabamento da cobertura; tenho aqui alguns metros de corino, com o qual pretendo cobrir o glare do cessna, e outras partes.
Espero, ao menos, chegar perto do resultado que voce conseguiu. Parabéns.

Inclusive, queria ressaltar que procuro acompanhar todos os posts dos colegas.
Só não posto comentários porque, sinceramente, meu tempo é escasso.
Se eu comento o post de um amigo e falta tempo para comentar outro, eu me sinto mal com isso.
Se comentar todos, não me sobra tempo para o projeto, pois mesmo aposentado, além do projeto do king air e do cessna, ainda tenho que viajar constantemente do litoral para Curitiba, para ajudar minha mãe pois meu pai faleceu e agora nós estamos tentando tocar a empresa da família.
Além disso, como os amigos sabem, só fico no Brasil até março que vem... por isso meu tempo é realmente curto.
E ainda por cima, quando escrevo, não consigo me conter e acaba saindo um bíblia.

Bom, hoje montei a base do mecanismo dos pedais do cessna... e funcionou!!!
Sistema genuíno made by urubu. Logo postarei as primeiras fotos.

No mais, forte abraço a todos.

Urubu

Legal que gostou do meu suporte, mas seu cockpit tá ficando massa, coisa de profissional! Infelizmente eu não tenho espaço físico pra fazer um desse, mas não descarto a possibilidade e contarei com a ajuda de vocês thumbsup Estamos torcendo pelo sucesso da construção de seu home-cockpit. Se precisar de alguma coisa, é só falar, abração!!! thumbsup

i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago
rodrigo mago
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Reputação : 429
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Qua 21 Nov 2012, 12:26

Valeu Rodrigo Mago, qualquer coisa, também fico à sua disposição.

Andei meio ocupado por esses dias mas deu para fazer algumas coisas e refazer outras.
Chegou o acrilico novo, para o para-brisas, e mudei o método de fixação para evitar dissabores.
Nada de pré-furos, estou posicionando com pedaços de eucatex e grampeador (grampos só no eucatex) para marcar e ir cortando até ajustar. E não tirei ainda o plástico de proteção para evitar riscos. Ele vai ser fixado com a própria cobertura, sem parafusos ou cola.
O dispositivo dos pedais já está pronto e funcionando, mas ainda sem as pedaleiras, as quais vou construir na sequencia, junto com os manches.
Iniciei também a cobertura do painel, por enquanto só o corte da parte superior.
Seguem algumas fotos para ilustrar.
Abraço a todos.
Urubu

O Cessna do Urubu - Página 2 Dsc00744
O Cessna do Urubu - Página 2 Dsc00745
O Cessna do Urubu - Página 2 Dsc00746

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino

Mensagem por Alan Garcia Qui 22 Nov 2012, 00:58

Qualidade de primeira, Parabens !

thumbsup
Alan Garcia
Alan Garcia
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 09/10/2012
Reputação : 7
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Mecânico Automobilístico

Mensagem por harmach Qui 22 Nov 2012, 11:12

Show, Cmte, estou gostando de ver!!!!
harmach
harmach
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/01/2011
Reputação : 125
Simulador preferido : P3D / XP11
Emprego/lazer : Professor

http://www.latamv.com.br

Mensagem por Cmtemariano Qui 22 Nov 2012, 13:48

Caro Urubu,

Esse foi nosso último papo lá no tópico Projeto King Air 350

Marco Antonio Ferrarini escreveu:Fala Fabio
Valeu o apoio.
Não deixe de dar uma olhada no outro tópico, "o cessna do urubu", pois lá irei aos poucos mostrando algumas dicas que aprendi.
Sobre os assentos, te ajudo sem problemas.
Mas me passe mais detalhes, tipo se voce está fazendo uma aeronave específica ou genérico, e também o espaço que voce dispõe e qual é sua dificuldade.
Não obstante, achei este desenho nos meus arquivos de projetos, com algumas medidas, em milímetros.
Deve ser de um 737 pelo jeitão. Não me lembro de onde baixei por isso não posso dar o devido crédito ao autor, mas ela dá uma boa noção de tamanho e principalmente os angulos do encosto... só achei o descanço de braço muito baixo.
Dê mais uma olhada com calma nesse tópico do king air, que algumas páginas atrás eu passei as medidas dos meus assentos para o Inventor, talvez te ajude também.
Fora isso, qualquer coisa, fique à vontade, comigo não tem essa de cara de pau, quando eu preciso, também pergunto para o pessoal.
Abração
Urubu

Como pode ver pela foto abaixo comecei a fazer este humilde HC e ainda não havia chegado a uma conclusão quanto aos assentos, até que vi seu tópico do King air.

O Cessna do Urubu - Página 2 A>

Tenho 45cm do lado esquerdo e 40 do lado direito (fiz assim porque quis mais espaço do meu lado e porque o meu copila será meu filhote de 7 anos, que não precisa de tanto espaço). A altura se não me engano seria uns 30cm para o assento. Tenho uns trilhos (universal) de banco de carros, para poder deslizar o assento para traz e facilitar minha entrada (imagina 1,80 - 90kg neste espacinho ai).

Na verdade queria te pedir para me dizer como eu consigo desenhar estes seus assentos (abaixo) na madeira para que eu possa cortar. (tomei a liberdade de colocar sua foto aqui para mostrar o que estou falando: caso me permita, caso contrário, por favor me diga que eu retiro imediatamente)

Tomei muito gosto por mexer com madeira quando comecei a fazer este meu último HC. E é uma forma de ter independência na feitura do projeto. Comecei pela plataforma com 5 rodas para poder movimentar o bicho em razão do peso, depois idealizei o resto através de uma foto de uma cabine de um Baron se não me engano. Ainda ficou faltando, além dos assentos, a cobertura do painel, aquela preta que dá o acabamento, estava pensando em comprar uma espuma tipo de tatame para colocar ali, mas se conseguir fazer um igual ao seu, por parar o meu onde está e já faço os assentos pensando no novo.

O Cessna do Urubu - Página 2 A>

Fugindo um pouco do assunto, gostei muito desse seu novo projeto, quanto me cobraria pelos esquemas de montagem, corte da madeira, etc. Gostaria de adaptar os meus equipamentos em um desse seu, inclusive porque entendi que você disse que ele é todo de encaixe o que facilita o desmonte e transporte. Pelo que vi a minha estrutura de equipamentos é parecida com a sua, ou seja tenha um espaço para o PC atras do painel. A minha unica dúvida é quanto ao acrílico que você coloca na frente, não dificulta a visão, digo, dos monitores a frente? Na verdade nem sei se você utiliza monitores ou outra solução para as imagens!?!?!

Bem acho que por enquanto é isso, vamos cobrindo as lacunas passo a passo.

Gde abraço.

Fabio Mariano
Cmtemariano
Cmtemariano
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/07/2010
Reputação : 0
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Advogado/Aviação

Mensagem por Flavio Ribeiro Sex 23 Nov 2012, 16:15

Pessoal me permitam desvirtuar o assunto do tópico só por um instante... assobiar

Me digam aí qual o melhor material para a estrutura, o MDF ou o Madeirite? poderiam dizer os pontos fortes e fracos de cada um?

Aproveito para parabenizar os construtores, todos eles, pelos seus projetos. O nível está altíssimo!
Um abraço!

Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/05/2012
Reputação : 36
Emprego/lazer : Historiador

http://voandoemcasa.blogspot.com.br/

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Dom 25 Nov 2012, 23:08

Alan Garcia escreveu:Qualidade de primeira, Parabens !

harmach escreveu:Show, Cmte, estou gostando de ver!!!!

Obrigado Alan e Harmach, fiquem à vontade; críticas, sugestões e apoio são sempre bem vindos.

Cmtemariano escreveu:Caro Urubu

Como pode ver...

Fabio Mariano

Fala Mariano
Seguinte, vamos no passo-a-passo.

Seu cockpit... humilde? fala sério. Está muito bom; dá para ver a organização tanto na parte física quanto nas idéias, parabéns.

A largura de assentos reais varia em torno de 40 a 46 cm, não me lembro de assento mais largo.
Para o seu porte, 42cm não fica ruim, mas 44 seria ideal. Quanto a altura, voce deve levar em conta que o ideal é voce ajustar o assento para que tua linha de visada acompanhe a inclinação da cobertura do painel, se ficar um pouco acima não tem problema. Porisso, teste antes com uma base mais o estofado, e vá gradualmente ajustando até que voce consiga olhar e ver por sobre a cobertura, acompanhando o angulo desta. Use alguma coisa tipo caixote, pedaços de madeira, e vá subindo ou descendo a base, até ficar satisfeito.
Quanto à estrutura dos assentos mostrada na foto, eu usei madeira que sobrou de uma obra que fiz em casa. Ela tem péssimo aspecto mas é bem resistente.
Ocorre que do jeito que aparece na foto, o assento ficaria instável.
Veja, a regra é que a ponta do encosto fique na mesma posição, verticalmente, em relação à ponta da base.
Se voce olhar no tópico, tem outras fotos, eu acrescentei um prolongamento para dar essa sustentação.
No tópico eu passei as medidas desse assento para o Inventor, já dá para voce ter uma base.
Eu faço rascunhos até achar o formato adequado, depois um desenho em escala do que pretendo cortar e então transfiro direto para a madeira. O problema é que nunca guardo esses desenhos.
Se vou fazer um modelo fiel ao real, a solução é muita pesquisa. Mas a ergonomia nunca foge muito de um certo padrão.
Se voce colocar essa foto num psp da vida e for girando até a base ficar na vertical, vai achar os ângulos, depois é só dimensionar a foto, pixel por milímetro, imprimir e transferir... é uma idéia.
Quanto à cobertura do painel, vou tomar a liberdade de sugerir: base de madeirit, 15mm (fica robusta) ou eucatex de 3mm, pode até colar duas chapas juntas.
Pequenos talhos nas regiões onde voce queira curvar.
Se usar o madeirit de 15mm, faça talhos com um serrote, na região da curva, espaçados de 3 em 3mm e com profundidade de 7,5mm. Fica fácil fazer a curva. Depois uma espuma fina colada, e por cima um corino... fica chique.
Se for no eucatex, faça talhos com um estilete, aí é no feefing.

Sobre o projeto, o problema é que não faço plantas, chamo carinhosamente meu sistema de "arquivos .rab" (rabiscos).
O king, como eu disse no tópico, eu estava fazendo para passar o tempo, porque gosto mesmo de lidar com projetos desse tipo e mexer com madeira e tal, assim como voce, que pegou o gosto pela coisa.
Mas surgiu esse desafio de fazer o skymaster, sob encomenda. Cobrei o valor que empresas cobram para fazer apenas o painel. Não pretendo dizer o que farei com o dinheiro da venda, mas te digo que não ficarei com ele. Então, estou fazendo pelo prazer de fazer e depois pelo prazer do que vou fazer com o dinheiro.
Só ficarei no Brasil até março do ano que vem e até lá estou na correria, sinceramente.
Depois disso, se voce tiver interesse, podemos manter contato e me comprometo a ajudá-lo em qualquer projeto que decida iniciar, mas sem dinheiro envolvido, nem esquente a cabeça, para mim será um prazer.

Quanto ao acrílico, posso te dizer que a imagem distorce menos que pra-brisas dos cessnas reais, os quais conheço bem Rulez Nas últimas fotos ainda estava com o plástico protetor, talvez porisso voce tenha tido uma má impressão.
Para o cenário eu uso projetor; monitores de pc ou tv eu uso só para testes, porque o esquema de montar o projetor na "oficina" é cansativo e arriscado.

Bom, espero ter respondido pelo menos em parte. Se voce tiver alguma dúvida, mande seu email por mp para fazermos contato.
Grande abraço.

Antes que me esqueça, uma novidadezinha... mudei o projeto para o skymaster normal, igual ao modelo da carenado. Com o lançamento do 337 carenado para x-plane, o comprador agora tem opção para usar no FSX ou FS9 e no XPX.

Flavio Ribeiro escreveu:Pessoal me permitam desvirtuar o assunto do tópico só por um instante... assobiar

Me digam aí qual o melhor material para a estrutura, o MDF ou o Madeirite? poderiam dizer os pontos fortes e fracos de cada um?

Aproveito para parabenizar os construtores, todos eles, pelos seus projetos. O nível está altíssimo!
Um abraço!

Fala Flávio
Meu amigo, eu sou fã do madeirit e do eucatex.
MDF é perfeito na forma, mas é o dobro do preço, tem maior tendencia ao mofo e se for trabalhar como eu, na mão, esfarela demais. Para quem corta a laser não existe esse problema.
O madeirit voce tem que escolher muito bem a peça, e depois onde vai cortar, pois há tendencia ao empenamento, o que se resolve com um bom suporte/estrutura.
Ele tem aquelas falhas (buraquinhos), entre as camadas que são coladas para formá-lo. Eu resolvo isso com massa.
Também é mais leve.
Ambos devem ser tratados com algum verniz para evitar mofo.
Cabe a voce pesar prós e contras, levando em conta orçamento e jeito de trabalhar.

Abraço a todos
Urubu

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino

Mensagem por Flavio Ribeiro Seg 26 Nov 2012, 00:45

Valeu!

Estou coletando as ultimas informações já tenho o projeto todo na cabeça e até montei um croqui estilo "paper model" basicamente painel e throttle quadrant com seis manetes. para bimotores turbo hélices... genericão... aí pensei...

Como fazer para colocar a função de reverse nas manetes? será que dá pra usar um push button escondido que seria acionado pela própria manete depois do idle? E, gostaria que fossem independentes...

Alguma ideia?

Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino

Mensagem por Alan Garcia Seg 26 Nov 2012, 00:50

Flavio Ribeiro escreveu:Valeu!

Estou coletando as ultimas informações já tenho o projeto todo na cabeça e até montei um croqui estilo "paper model" basicamente painel e throttle quadrant com seis manetes. para bimotores turbo hélices... genericão... aí pensei...

Como fazer para colocar a função de reverse nas manetes? será que dá pra usar um push button escondido que seria acionado pela própria manete depois do idle? E, gostaria que fossem independentes...

Alguma ideia?

Boa pergunta, eu tb tenho interesse em adiquirir essas manetes mas meu medo é em relação aos reverses tambem !

thumbsup
Alan Garcia
Alan Garcia
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Seg 26 Nov 2012, 10:37

Alguma ideia?

Alan Garcia escreveu:

Alguma ideia?

Boa pergunta, eu tb tenho interesse em adiquirir essas manetes mas meu medo é em relação aos reverses tambem !

Fala pessoal.
Sobre essa questão dos reversos:
Voces obviamente usarão um eixo para cada uma das manetes, proveniente de um conjunto de joysticks ou de uma placa, tipo mjoy ou stargate, como é meu caso.
No FSX ou FS9, voce atribui a função que quiser para cada eixo... até aí tudo tranquilo.
Mas a calibragem pelo simulador é inconstante, numa sessão parece que está perfeito. Amanhã voce abre o FS e está tudo bagunçado... vai entender.
Então a saída é calibrar pelo FSUIPC. Com ele voces têm uma calibragem praticamente perfeita que fica "salva", podendo ser feita para todos ou para um avião em particular.
No FSUIPC voces podem calibrar o eixo para acionar o reverso, do jeito que quiserem e para cada motor.
O Leandro, aqui do forum, fez um tutorial muito bacana, que explica bem o processo.
Tomo a liberdade de postar o link:

http://www.brdelorean.com/blogando/?p=35

Encontrei esse outro, em espanhol, mas está fácil de entender.

http://www.escuadron69.net/v20/foro/index.php?/topic/50727-fsuipc-tutorial-basico/

Para o XPX, a calibragem é mais fácil, eu faço direto nele sem problemas, mas ainda não tentei ajustar os reversos. Vou trabalhar nisso em breve, para o 337.

Mas essa idéia de colocar um botão no recuo da manete eu já usei e funciona muito bem.
Eu adaptei um recorte, então a manete vinha até a marcha lenta de modo normal e parava toda atrás, no final do primeiro recorte que fiz na caixa. Para acionar o reverso eu movia ela para o lado e para trás, seguindo a continuação do recorte; no final deste, ela pressionava o botão apenas no fim do curso, que era a mesma coisa que ficar pressionando o F2 no teclado.
O macete é que usei outro botão, no início desse segundo recorte. Era o equivalente ao F1, quando eu tirava do reverso, o braço da manete passava por esse botão e voltava o motor para marcha lenta.
Claro que ele era acionado quando eu puxava para o lado para acionar o reverso, mas isso não fazia diferença pois o motor estava em lenta mesmo.
Numa manete tipo boeing ou learjet, fica mais fácil ainda utilizar esse método, pois existe um alavanca adicional à manete, para acionar o reverso. Os botões podem ser usados direto nessa alavanca.

Obs.: construí um braço de manete dobrável, com trava e molas, para que não atuasse no eixo, quando eu puxava para o reverso. Ele vinha até a lenta normalmente, ou seja, inteiro, mas quando eu puxava para o lado e mais atrás, só movia a parte superior do braço, essa parte é que acionava os botões... trabalhoso!

Mas vejam mais sobre calibragem pelo FSUIPC, que é bem menos trabalhoso.

Forte abraço e boa sorte nos projetos.
Urubu

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino

Mensagem por Alan Garcia Seg 26 Nov 2012, 12:26

Marco Antonio Ferrarini escreveu:Fala pessoal.
Sobre essa questão dos reversos:
Voces obviamente usarão um eixo para cada uma das manetes, proveniente de um conjunto de joysticks ou de uma placa, tipo mjoy ou stargate, como é meu caso.
No FSX ou FS9, voce atribui a função que quiser para cada eixo... até aí tudo tranquilo.
Mas a calibragem pelo simulador é inconstante, numa sessão parece que está perfeito. Amanhã voce abre o FS e está tudo bagunçado... vai entender.
Então a saída é calibrar pelo FSUIPC. Com ele voces têm uma calibragem praticamente perfeita que fica "salva", podendo ser feita para todos ou para um avião em particular.
No FSUIPC voces podem calibrar o eixo para acionar o reverso, do jeito que quiserem e para cada motor.
O Leandro, aqui do forum, fez um tutorial muito bacana, que explica bem o processo.
Tomo a liberdade de postar o link:

http://www.brdelorean.com/blogando/?p=35

Encontrei esse outro, em espanhol, mas está fácil de entender.

http://www.escuadron69.net/v20/foro/index.php?/topic/50727-fsuipc-tutorial-basico/

Para o XPX, a calibragem é mais fácil, eu faço direto nele sem problemas, mas ainda não tentei ajustar os reversos. Vou trabalhar nisso em breve, para o 337.

Mas essa idéia de colocar um botão no recuo da manete eu já usei e funciona muito bem.
Eu adaptei um recorte, então a manete vinha até a marcha lenta de modo normal e parava toda atrás, no final do primeiro recorte que fiz na caixa. Para acionar o reverso eu movia ela para o lado e para trás, seguindo a continuação do recorte; no final deste, ela pressionava o botão apenas no fim do curso, que era a mesma coisa que ficar pressionando o F2 no teclado.
O macete é que usei outro botão, no início desse segundo recorte. Era o equivalente ao F1, quando eu tirava do reverso, o braço da manete passava por esse botão e voltava o motor para marcha lenta.
Claro que ele era acionado quando eu puxava para o lado para acionar o reverso, mas isso não fazia diferença pois o motor estava em lenta mesmo.
Numa manete tipo boeing ou learjet, fica mais fácil ainda utilizar esse método, pois existe um alavanca adicional à manete, para acionar o reverso. Os botões podem ser usados direto nessa alavanca.

Obs.: construí um braço de manete dobrável, com trava e molas, para que não atuasse no eixo, quando eu puxava para o reverso. Ele vinha até a lenta normalmente, ou seja, inteiro, mas quando eu puxava para o lado e mais atrás, só movia a parte superior do braço, essa parte é que acionava os botões... trabalhoso!

Mas vejam mais sobre calibragem pelo FSUIPC, que é bem menos trabalhoso.

Forte abraço e boa sorte nos projetos.
Urubu

Vlw pela força, eu realmente não conhecia esse tutorial que voce postou o link.
Hehe, vc tem fotos da suas manetes ? achei bem interessante a idéia ...
Alan Garcia
Alan Garcia
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Seg 26 Nov 2012, 20:44

[/quote]

Vlw pela força, eu realmente não conhecia esse tutorial que voce postou o link.
Hehe, vc tem fotos da suas manetes ? achei bem interessante a idéia ...[/quote]

Alan, infelizmente não tenho fotos pois faz muito tempo que utilizei esse sistema.
Não obstante, achei outra coisa que talvez interesse.
Eu havia bolado um sistema de flaps para outro projeto antigo e acabei achando algumas fotos.
Fiz inteiramente de eucatex com a base de madeirit.

Dica: madeira com madeira, lubrifica-se com grafite em pó; se não achar, usa o de lápis que é a mesma coisa.

As fotos são de péssima qualidade, do protótipo ainda em testes, mas acho que dá para ter uma ideia do funcionamento.
Acredito que dê para adaptar numa manete de potencia, usando a zona morta do potenciômetro para acionar.
Basta calcular para que quando chegar na marcha lenta, voce levanta a manete (como no king air), e puxa para trás, de forma a manter o ponteiro flexionado (que não passe do pino), acionando o botão que seria o f2.
Quando voltasse com a manete, o ponteiro passaria pelo outro pino e acionaria o outro botão, que seria o f1; a partir daí, o potenciometro sairia da zona morta e faria a aceleração normal.
Voce só usaria dois pinos (nas fotos ainda estavam os pregos que usei para testar)
Basta adaptar esse mecanismo ao potenciometro.
Repare que usei 2 daqueles pushbutton de mouse, alguns parafusos, molas e madeira, praticamente tudo sucata. Custo quase zero e montei um acionador de flap que funcionava perfeitamente.
No caso, um botão acionava F6 e o outro F7.
Bom, falei que era trabalhoso... o outro sistema era ainda mais complicado.
Mas, se achar que não vale a pena adaptar, ainda assim está aí uma idéia para os flaps.
Forte abraço
Urubu

O Cessna do Urubu - Página 2 Flap_01
O Cessna do Urubu - Página 2 Flap_02
O Cessna do Urubu - Página 2 Flap_03
O Cessna do Urubu - Página 2 Flap_04

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino

Mensagem por Osmar Seg 26 Nov 2012, 22:06

cara que show
Osmar
Osmar
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 23/01/2012
Reputação : -1
Simulador preferido : X-Plane 10 - FS

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Ter 27 Nov 2012, 15:23

Osmar escreveu:cara que show

Valeu Osmar
Se voce gostou desse, siga acompanhando que assim que me sobrar um tempinho, vou postar um fms caseiro que fiz, usando uma plaquinha de teclado, push buttons e sucata... acho que o pessoal vai curtir.
Mas já adianto que, no caso, eu usava um monitor de pc no console, para mostrar a tela, além de outros instrumentos, pois sobrava espaço.
O projeto era para um legacy, então basta olhar o console do legacy para ter uma ideia de como ficava.
Mas para quem quer um boeing, airbus, atr e outros nesse estilo, cai como uma luva.
Com essa mesma plaquinha, além de comandar o fms (no caso eu usava o da wilco, com 57 funções), eu tinha cerca de 300 botões e chaves para o fs, sem contar essas 57 do fms.

Bom, agora mais duas fotos do atual estágio do skymonster...
Como mencionei, resolvi mudar o projeto para o super skymaster, modelo da carenado, para usar nos fs e xpx.
Então tive que desmontar a frente e refazer. Por enquanto ainda está só na estrutura primária, acabamento anterior removido.
Mas dá para se ter uma idéia de como é facil e relaxante a pessoa moldar um para-brisa todo curvado no acrílico. Método utilizado: Secador de cabelo, um pano, olhos e mãos, além da furadeira e tico-tico.
Digo relaxante porque cada vez que essa coisa racha, lá se vão R$ 140,00.
Então eu recomendo aos amigos, não tentem isso em casa... é melhor comprar um para-brisas pronto.
Ou faça como o amigo urubu... rachou? ponto, vira a página, enrola a esposa e compra outro. Uma hora dá certo. O meu deu certo na terceira tentativa... que jóia, não é?
Grande abraço a todos.
Urubu

O Cessna do Urubu - Página 2 Dsc00747
O Cessna do Urubu - Página 2 Dsc00748

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Qua 28 Nov 2012, 20:25

Mais 3 fotos.
Hoje fiz os desembaçadores dos para-brisas.
O dia inteiro para achar a curva que batesse com o acrílico e o revestimento interno do nariz, depois a confecção das peças. Essa parte foi a mais fácil... madeirit, eucatex, cola e lixa.
Esse monta-desmonta é cansativo e trabalhoso, mas é necessário.
Na última foto, uma maneira inusitada de abrir as janelas. O problema é que cada mexida nesse acrílico custa caro, é pura ansiedade, só torcendo para não ouvir aquele "plac"... o que significaria mais R$ 140,00 pro lixo.
Mas deu certo, pelo menos até agora.
Abraço a todos.
Urubu

O Cessna do Urubu - Página 2 Dsc00749
O Cessna do Urubu - Página 2 Dsc00750
O Cessna do Urubu - Página 2 Dsc00751

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino

Mensagem por Flavio Ribeiro Qua 28 Nov 2012, 21:24

Sem palavras...

Ah

Com essa mesma plaquinha, além de comandar o fms (no caso eu usava o da wilco, com 57 funções), eu tinha cerca de 300 botões e chaves para o fs, sem contar essas 57 do fms.

Quero ver essa gambiarra aí... eu comprei 40 push buttons para montar uma button box genérica... baseada numa placa de teclado... mas não cheguei a concretizar. mas tenho a penca de botões ainda.

Pois o projeto evoluiu na minha cabeça embalado nos projetos que os companheiros tem alavancado aqui. Tô acompanhando todos e certamente pretendo usar a experiencia de cada companheiro aqui.

Um abraço!

Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino

Mensagem por Thiago Qui 29 Nov 2012, 11:50

Cara, esses desembassadores vão funcionar de verdade? Talvez você esteja dando muita atenção a coisas que não são tão necessárias, mas vejo o quão detalhista você é, e eu também sou assim... em certos momentos a busca pela modelagem perfeita nos deixa inquietos, até o momento que atingimos o nosso objetivo e a satisfação desejada... o problema é conseguir equilibrar isso tudo, torço para que você consiga terminar isso o mais rápido possível, boa sorte.. esperamos vários vídeos futuramente... o projeto está fabuloso, e maus uma vez parabéns!

O Cessna do Urubu - Página 2 Panoramic_show_wave-1
Thiago
Thiago
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Reputação : 55
Emprego/lazer : Arquiteto

Mensagem por Joz Qui 29 Nov 2012, 12:02

Marco Antonio Ferrarini escreveu:Mais 3 fotos.

shocked “Isso non ecziste!”
Parabéns Urubu, você incrível mesmo.

Joz
Joz
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 23/10/2011
Reputação : 194
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Especialista em Navegação Aérea

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Qui 29 Nov 2012, 20:38

Flavio Ribeiro escreveu:Sem palavras...

Ah

Quero ver essa gambiarra aí... eu comprei 40 push buttons para montar uma button box genérica... baseada numa placa de teclado... mas não cheguei a concretizar. mas tenho a penca de botões ainda.

Pois o projeto evoluiu na minha cabeça embalado nos projetos que os companheiros tem alavancado aqui. Tô acompanhando todos e certamente pretendo usar a experiencia de cada companheiro aqui.

Um abraço!

Flavio, aguenta mais um tempinho que a coisa aqui está "braba".
Segure teus 40 botões, arrume um teclado, daqueles bem xing-ling, próprio para ser destruído...
Pode ser usb ou ps2, não importa.
Essa coisa é fácil, mas demanda muita paciencia para mapear o teclado, só que na minha opinião, compensa.
Abração.

Thiago escreveu:Cara, esses desembassadores vão funcionar de verdade? Talvez você esteja dando muita atenção a coisas que não são tão necessárias, mas vejo o quão detalhista você é, e eu também sou assim... em certos momentos a busca pela modelagem perfeita nos deixa inquietos, até o momento que atingimos o nosso objetivo e a satisfação desejada... o problema é conseguir equilibrar isso tudo, torço para que você consiga terminar isso o mais rápido possível, boa sorte.. esperamos vários vídeos futuramente... o projeto está fabuloso, e maus uma vez parabéns!

Valeu Thiagão.
Cara, vão funcionar sim. Vou usar o mesmo sistema do king. É simples, um circulador de ar, com uma caixa feita de eucatex, direcionando o ar por conduítes. E ainda vai ter arzinho nos pés dos pilotos... O macete é fazer sair o mesmo ar que o circulador puxar, não tem segredo.
Cara, o skymaster real tem, então o Urubu se vê obrigado a reproduzir... não tem jeito, se eu não fizer, para mim fica uma coisa incompleta. Veja, eu desmontei toda a frente que era do modelo pressurized, destruí aquelas ventarolas que me deram um trabalho incrível... mas nem me lembro mais.
Tenho pouco mais de 3 meses para finalizar, mas estou confiante.
De um jeito ou de outro, vocês vão ver esse monstrengo voando.
Grande abraço.

Joz escreveu:
Marco Antonio Ferrarini escreveu:Mais 3 fotos.

shocked “Isso non ecziste!”
Parabéns Urubu, você incrível mesmo.

Grande Joz... fala, aviador!
Valeu a força, meu amigo.
E os projetos? seguindo firme ou ainda dando um tempo pra cuidar da vida... real?
Forte abraço

E hoje iniciei a cobertura externa da parte frontal.
Vai uma foto, mas o trabalho inicial é medir, cortar, ajeitar... acabamento só mais tarde.
Porisso está parecendo mais uma carroça.
Abraço geral aos amigos, agora vou tomar umas geladinhas.
Urubu

O Cessna do Urubu - Página 2 Dsc00758

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Sex 30 Nov 2012, 20:24

Fala pessoal
Como prometido, seguem as fotos do sistema de pedais do 337.
Bolei esse esqueminha faz tempo, para um projeto que fiz com uns amigos, de um Learjet 45.
Só adaptei as medidas para o cessna.
Caso alguem queira usar, serve para praticamente qualquer avião, até para um 737, basta pensar um pouco e adaptar. E, conforme demonstro abaixo, reparem no custo baixo além da simplicidade do projeto.
E posso garantir, a coisa aguenta bem o tranco.
Os pedais em si, sistema de freios, centralizador, posição do potenciometro e tal, mostrarei mais tarde, pois essa é outra etapa. Aqui está apenas a base da coisa.

Ingredientes:
1 cabo de enxada, R$ 7,00
1 araldite, 14 gramas, a R$ 16,00, da qual usei menos de 1/3
4 dobradiças, R$ 4,00
2 suportes de estante, R$ 4,00
2 gonzos, R$ 1,90 cada
alguns parafusos, a R$ 0,05 cada em média
1 metro de cantoneira de ferro galvanizado, a R$ 10,00
alguns pedaços de sobra de cedrinho, nem tem como atribuir um valor... talvez uns R$ 2,00

Modo de preparo:
Medidas e riscos, extremamente alinhados.
Furei as extremidades do cabo de enxada, exatamente no centro, onde introduzi e colei a parte macho dos gonzos.
Cortei os suportes de estante, pedaços de 15cm, furei no diâmetro exato dos parafusos para não ficar com jogo e coloquei arruelas entre eles e a madeira.
Fiz quatro quadrados de cedrinho, dois com cortes para alojar a parte femea dos gonzos, que estão presos com aqueles parafusos, para facilitar a remoção em caso de manutenção. Os outros dois servem para dar a distancia do fundo do piso, para o cabo de enxada girar livre. Tudo colado com araldite além de aparafusado.
Distancia entre eixo do cabo de enxada e parafusos nas pontas dos losangos: 5cm
As peças em forma de losango, inicialmente eram retangulos de 12x9 cm, para furar e sobrar 1cm em cada ponta.
A forma retangular facilita na hora de alinhar com o cabo de enxada. Depois cortei para dar forma de losango, pois ocupa menos espaço.
Distancia do eixo do cabo para os eixos das dobradiças: 14cm.
Mudando essa distancia, voce muda a inclinação das barras dos pedais, como quiser, se quiser.
A diferença entre a posição do eixo do cabo de enxada e do eixo das dobradiças, em relação à base, não interfere no movimento, mas obviamente não pode ser exagerada.
Se quiser que a ponta do losango fique abaixo do piso, basta aumentar a base dos gonzos.
No meu caso, quis poupar altura na elevação da cabine, então fiz uma abertura no piso para a ponta dos losangos, os quais serão ocultos por duas caixas que o skymaster possui abaixo dos pedais, por onde sai ar para refrigeração dos pés.
A distância dos eixos das dobradiças para os parafusos que vão nos suportes das barras dos pedais é de 5cm, ou seja, a mesma distancia entre o eixo do cabo e os parafusos nas pontas dos losangos.
Medi o diâmetro do cabo de enxada com um paquímetro, desses plásticos, que custa R$ 8,00.
Fiz os furos com a tico-tico, bem justos, levei os retangulos para a posição, passei araldite antes, alinhei, esperei secar, depois reforcei com um parafuso transversal em cada um. Só depois, cortei para ficar com o formato de losango.
O cabo de enxada é feito de uma madeira muito resistente e são praticamente perfeitos na forma.
Os quatro retangulos onde fixei as cantoneiras, são de cedrinho, e o tamanho pode variar de acordo com cada projeto. Quanto mais próxima a barra do pedal, da lateral onde voce vai aparafusar a haste de movimento, mais confiável fica o sistema.
Bom, ainda não envernizei, pois faltam alguns detalhes. Vou trocar as dobradiças por outras novas, pois fiz a base inicialmente para testes, mas como está funcionando muito bem, falta pouco.
Só mais um detalhe:
O curso dos pedais, com essas medidas, vai tranquilamente a 11 cm para frente e 11 cm para trás. Só para citar, o 737 tem curso de 10cm. Como o cessna tem curso de 9cm, adaptei para barrar nessa distancia, com tabletes de borracha (de câmara de ar de pneu) colados nos batentes.

Por hoje é isso, seguem as fotos, abraço a todos.
Urubu

O Cessna do Urubu - Página 2 Dsc00760

O Cessna do Urubu - Página 2 Dsc00761

O Cessna do Urubu - Página 2 Dsc00762

O Cessna do Urubu - Página 2 Dsc00763

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino

Mensagem por Ricardo Gonçalves Sex 30 Nov 2012, 20:52

He,he,he grande Urubu...este conjunto de pedais ficou show de bola... aplauso ...a criança está tomando forma!!! thumbsup

Intel Core i5-10400F 2.90GHz, Placa Mãe Asus TUF GAMING B460M Plus, Memória RAM Fury HyperX 16GB DDR4 2666Mhz, SSD 500GB M.2, SSD 240Gb, NVIDIA GeForce GTX 1660 6Gb DDR5 192 bits, Fonte Cooler Master GX 650W

O Cessna do Urubu - Página 2 Ricardo%2520Gon%25C3%25A7alves%252FVV236
Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/01/2012
Reputação : 248
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Sáb 01 Dez 2012, 12:15

Ricardo Gonçalves escreveu:He,he,he grande Urubu...este conjunto de pedais ficou show de bola... aplauso ...a criança está tomando forma!!! thumbsup

Valeu Ricardo.
Dei uma olhada no seu pedal e ficou excelente... e voce me disse que não tinha prática com madeira, parafusos e tal... sei... faz de conta...
Grande abraço ao amigo
Urubu

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino

Mensagem por Ricardo Gonçalves Sáb 01 Dez 2012, 12:25

Mandei outra novela mexicana via MP para você... lol Uma daquelas que torra a paciência. assobiar

Intel Core i5-10400F 2.90GHz, Placa Mãe Asus TUF GAMING B460M Plus, Memória RAM Fury HyperX 16GB DDR4 2666Mhz, SSD 500GB M.2, SSD 240Gb, NVIDIA GeForce GTX 1660 6Gb DDR5 192 bits, Fonte Cooler Master GX 650W

O Cessna do Urubu - Página 2 Ricardo%2520Gon%25C3%25A7alves%252FVV236
Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/01/2012
Reputação : 248
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário