O Cessna do Urubu
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O Cessna do Urubu
Meus caros amigos.
Como eu já havia prometido, mas a preguiça não me deixava cumprir a promessa...
E como tomei uma escovada dos amigos então cá estou, com outro tópico, dando sequência à construção do cessna 337 skymaster. Para quem não viu, as primeiras fotos estão no meu tópico sobre o projeto king Air 350 que, pelos motivos lá explicados, tive que interromper.
O mesmo será continuado pelo amigo Américo, em momento oportuno, e dado sequência lá no outro tópico, ou um novo, como preferir o pessoal da administração.
Abrindo o presente, temos duas fotos, a primeira mostra a ventarola já moldada, aguardando a massa, uma boa e cuidadosa lixada, depois a pintura definitiva.
Usei dois pedaços de madeirit 15mm, o externo sem angulo e o interno moldado, juntamente com mais duas chapas de eucatex 3mm cada. Ainda vai o compensado de 4mm por fora, que será a "lataria" do avião.
As curvas compostas foram feitas na tico-tico, à mão, depois lixadas também à mão, pois foi o único jeito que encontrei para obter esse resultado. Ressalto que fazer isso com a tico-tico é muito perigoso e requer muita prática e cuidado com a segurança.
A segunda foto é uma tomadinha mais-ou-menos geral de como está ficando o monstrinho.
Notem que instalei hoje o lado esquerdo do para-brisas, com direito à curvatura no pilar central.
Isso foi conseguido usando duas técnicas: Secador de cabelo, no máximo para moldar o acrílico e muito, muito cuidado para essa porcaria não rachar... (na primeira tentativa ).
Aparece na foto um pouco de sujeira que deve ter sido realçada pelo flash, mas ao vivo está limpinho.
Tive que fazer um revestimento interno até o nariz, para sustentar o apoio do para-brisa, que vai depois.
Por cima disso vão, revestimento externo e a cobertura do painel de instrumentos.
Os parafusos usados são apenas para manter a coisa no lugar e acertar o formato, depois serão retirados pois o para-brisas será preso pela cobertura externa.
Dá para notar também a divisão entre as duas partes da cabine e aquela chapa metálica que aparece logo no vértice da ventarola será a responsável pela união das duas partes. São 8 peças dessa, tres de cada lado mais duas em cima.
Elas ficarão por baixo da "lataria" e só orifícios dos parafusos da parte dianteira aparecerão, então para montar e desmontar as partes é só encaixar e aparafusar.
Por hoje é isso, espero que o pessoal goste e dê seus palpites e sugestões que serão bem vindas.
Abraço a todos.
Urubu
Como eu já havia prometido, mas a preguiça não me deixava cumprir a promessa...
E como tomei uma escovada dos amigos então cá estou, com outro tópico, dando sequência à construção do cessna 337 skymaster. Para quem não viu, as primeiras fotos estão no meu tópico sobre o projeto king Air 350 que, pelos motivos lá explicados, tive que interromper.
O mesmo será continuado pelo amigo Américo, em momento oportuno, e dado sequência lá no outro tópico, ou um novo, como preferir o pessoal da administração.
Abrindo o presente, temos duas fotos, a primeira mostra a ventarola já moldada, aguardando a massa, uma boa e cuidadosa lixada, depois a pintura definitiva.
Usei dois pedaços de madeirit 15mm, o externo sem angulo e o interno moldado, juntamente com mais duas chapas de eucatex 3mm cada. Ainda vai o compensado de 4mm por fora, que será a "lataria" do avião.
As curvas compostas foram feitas na tico-tico, à mão, depois lixadas também à mão, pois foi o único jeito que encontrei para obter esse resultado. Ressalto que fazer isso com a tico-tico é muito perigoso e requer muita prática e cuidado com a segurança.
A segunda foto é uma tomadinha mais-ou-menos geral de como está ficando o monstrinho.
Notem que instalei hoje o lado esquerdo do para-brisas, com direito à curvatura no pilar central.
Isso foi conseguido usando duas técnicas: Secador de cabelo, no máximo para moldar o acrílico e muito, muito cuidado para essa porcaria não rachar... (na primeira tentativa ).
Aparece na foto um pouco de sujeira que deve ter sido realçada pelo flash, mas ao vivo está limpinho.
Tive que fazer um revestimento interno até o nariz, para sustentar o apoio do para-brisa, que vai depois.
Por cima disso vão, revestimento externo e a cobertura do painel de instrumentos.
Os parafusos usados são apenas para manter a coisa no lugar e acertar o formato, depois serão retirados pois o para-brisas será preso pela cobertura externa.
Dá para notar também a divisão entre as duas partes da cabine e aquela chapa metálica que aparece logo no vértice da ventarola será a responsável pela união das duas partes. São 8 peças dessa, tres de cada lado mais duas em cima.
Elas ficarão por baixo da "lataria" e só orifícios dos parafusos da parte dianteira aparecerão, então para montar e desmontar as partes é só encaixar e aparafusar.
Por hoje é isso, espero que o pessoal goste e dê seus palpites e sugestões que serão bem vindas.
Abraço a todos.
Urubu
Marco Antonio Ferrarini- Primeiro-Tenente
-
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Re: O Cessna do Urubu
Parabéns!! Tá ficando lindo.
Fernando Ventura- Aspirante
-
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Re: O Cessna do Urubu
quero ver mais pra frente resultado
Miguel Junior- Major
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Re: O Cessna do Urubu
Muito bom.... tbm tou curioso pra ver pronto
Osmar- Major
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Re: O Cessna do Urubu
Fernando Ventura escreveu:Parabéns!! Tá ficando lindo.
Fala Dom Fernando, obrigado a força.
Mas cadê aquela novidade? Não esqueci. Pensei que tinha perdido o amigo!
Grande abraço
Miguel Junior escreveu:quero ver mais pra frente resultado
Yes, sir!!!
Seja bem vindo ao meu humilde post, seu Miguel. Será um prazer tê-lo acompanhando meu trabalho e cobrando, criticando, palpitando, sugerindo... e se eu merecer, uma forcinha também ajuda.
E temos algo em comum... também quero ver resultado.
Grande abraço e agradeço o comentário.
Osmar escreveu:Muito bom.... tbm tou curioso pra ver pronto
Fala seu Osmar
Agradeço o elogio. Também temos algo em comum pois sou outro curioso para saber como é que esse monstrinho vai ficar quando pronto.
Um abraço e também será um prazer tê-lo acompanhando o projeto... sinta-se à vontade.
Seguem mais algumas fotos... o monstrinho todo remendado, porque essa é a forma que o urubu tem de acertar as curvas e dimensões.
Eu vou remendando... parafusos e fita crepe e o que mais estiver à mão.
Depois olho, confiro as medidas, quando chego onde quero, saem os remendos e parafusos e entra o acabamento.
Essa cobertura no nariz ficará por baixo da "lataria", ela serve apenas para sustentar o suporte do para-brisas. Desse jeito as curvas saem exatinhas.
Não sei se dá para ver nas fotos mas, reparem o cantinho do monitor, bem na borda da cobertura.
Truques necessários para posicionar os instrumentos, por cortesia da equipe de design de paineis da cessna.
Hoje chegou o acrílico novo dos para-brisas, porque o que eu tinha aqui de reserva... Fiz um favor à mim mesmo e derrubei minha parafusadeira nele... já era!!!, só R$ 140,00 de prejuizo.
Mas faz parte.
No mais, grande abraço a todos.
Urubu
Marco Antonio Ferrarini- Primeiro-Tenente
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Re: O Cessna do Urubu
Grande Urubu e mais uma obra prima... é sempre um prazer ver o andamento dos seus projetos.
Um abraço.
Um abraço.
Ricardo Gonçalves- Coronel
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Re: O Cessna do Urubu
Excelente trabalho... não desista
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A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
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Re: O Cessna do Urubu
Ricardo Gonçalves escreveu:Grande Urubu e mais uma obra prima... é sempre um prazer ver o andamento dos seus projetos.
Um abraço.
Valeu Ricardo
Mas o prazer também é meu, de ver o teu trabalho, como disse lá no teu tópico.
Grande abraço
andre_sp escreveu:Excelente trabalho... não desista
Obrigado Andre
Não pretendo desistir... por vezes surgem umas "carniças" diferentes na vidinha do urubu, então ele tem que pegar uma térmica e voar para longe.
Mas esse sky-monstrinho está ganhando minha simpatia, vai ser difícil deixá-lo para outro terminar.
Valeu a força
Um abraço
Urubu
Marco Antonio Ferrarini- Primeiro-Tenente
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Re: O Cessna do Urubu
É...
O cockpit do puxa-empurra vai tomando forma.
Belíssimo! Também ficarei de olho no post.
O cockpit do puxa-empurra vai tomando forma.
Belíssimo! Também ficarei de olho no post.
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ArthurLM1- Tenente-Coronel
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Re: O Cessna do Urubu
Urubu,
Cada vez que abro um novo post seu fico mais admirado com sua inventividade, perfeição de projeto e execução.
Você nos inspira a tentar fazer as coisas.
Um grande abraço
Cada vez que abro um novo post seu fico mais admirado com sua inventividade, perfeição de projeto e execução.
Você nos inspira a tentar fazer as coisas.
Um grande abraço
zubaboy- Capitão
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Re: O Cessna do Urubu
ArthurLM1 escreveu:É...
O cockpit do puxa-empurra vai tomando forma.
Belíssimo! Também ficarei de olho no post.
Fala Arthur
Cara, eu reparei na tua idade e me lembrei... quando eu tinha 16 anos, nem computador existia no Brasil, ou se exitia, eu não fazia a menor ideia.
Voce é um felizardo!!! E se está aqui no forum, já demonstra que tem interesse por algo nobre que é a aviação, seja ela virtual ou real.
É um prazer tê-lo "de olho" no meu projeto e, fique à vontade, como todos, para opinar.
Valeu pelo elogio, grande abraço.
Urubu
zubaboy escreveu:Urubu,
Cada vez que abro um novo post seu fico mais admirado com sua inventividade, perfeição de projeto e execução.
Você nos inspira a tentar fazer as coisas.
Um grande abraço
Meu amigo Zuba... palavras como as suas é que nos inspiram a continuar.
Veja como são as coisas, esse nosso hobby dá prazer para quem faz e para quem acompanha.
Avião é tudo de bom... que não nos perguntem por quê, pois só sabemos que é!
Vamos aproveitar então e dar uma olhada no monstrinho.
Ao fazer um cockpit, a gente tem que pensar nas partes, nas etapas... se voce pula alguma coisa, tem que desmontar tudo para refazer.
Então, meu estilo é fazer o mais modular possível, para facilitar a execução.
Na primeira foto, aparece só a estrutura dianteira, a parte que vai suportar o para-brisas e as ventarolas.
Eu desmontei removendo apenas 8 parafusos.
Ainda estava sem lixar e com furos e parafusos, tudo à mostra.
Já na segunda foto, passei a primeira mão de massa, sumiram os parafusos e os furos.
Uma dica, para quem não conhece.
Se você faz um furo errado, ou apenas para fixar algo que vai ser removido posteriormente, acaba ficando com um furo indesejado.
Eu passo algumas gotas de super bonder, depois preencho com serragem, o próprio pó do que vai sendo lixado. Aguardo alguns segundos para secar, depois é só lixar e... já era o furo.
Parafusos também, sempre rebaixados com relação à superfície... mesmo processo, fim do problema.
A não ser que seja um parafuso que apareça no avião real, obviamente.
Depois a boa e velha massa... pronto, fica joinha!
Valeu, por hoje é isso, forte abraço a todos.
Urubu
Marco Antonio Ferrarini- Primeiro-Tenente
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Re: O Cessna do Urubu
Olá pessoal
Hoje vou poluir o forum com um monte de fotos mas a intenção é mostrar como estou fazendo o manche do 337. Espero que o pessoal da administração não fique zangado comigo.
Estou usando a madeira cedrinho beneficiada, medida 2,1cm de espessura por 7cm de largura.
Usei 1,5m, custou menos de 5 reais. Essa madeira é bem rígida e na hora da compra, escolhe-se a mais reta e alinhada.
O metal é aço e ferro galvanizado, cortado e furado por mim, mas soldado numa serralheria, custo 10,00 R$, incluindo a barrinha de ferro galvanizado de 60 cm que liga as hastes dos manches.
Diversos parafusos, ao custo de uns 5 centavos cada, nem dá para levar em conta.
Cola superbonder, para fixar a peça antes de parafusar e araldite, para dar firmeza, mesmo nas peças parafusadas. 6 gramas de superbonder, R$ 7,40, uma araldite, 14 reais.
Uma barra de 1 metro de rosca, 1/2 polegada, mais quatro porcas inoxidáveis, menos de 10 reais.
Uma barra de trilho para cortina de box, aquelas que voce encaixa na parede pois tem uma mola que regula a largura. Custa menos de 10 reais e só usei 70 cm, da parte mais larga, para envolver a rosca.
A madeira ainda será melhor lixada e envernizada, as peças de metal serão cobertas com zarcão para evitar ferrugem. As buchas no painel são provisórias, vou usar outro material, embora o alumínio deslize suavemente nessas buchas para adaptador de mangueiras. Mas vai ter um acabamento para deixar parecido com o estilo da cessna.
O princípio de funcionamento é o mesmo que a própria cessna usa, não inventei nada novo, apenas simplifiquei, e devido ao tamanho, curso e posição da alavanca central, não se percebe mudança de angulo no manche quando voce puxa ou empurra nos extremos.
Medidas caprichadas, tudo bem encaixado e apertado na dose certa, mais uma boa lubrificação, está funcionando macio, a sensação, mesmo agora, antes de finalizar, é a mesma de um cessna real.
Farei um sistema de molas para centralização, mas de forma um pouco diferente do usual, para ficar o mais próximo possível do avião real. Essa parte, mais a fixação de potenciometros, fica para o próximo capitulo.
Ah sim, cortei um pedaço de madeirit velho, só respeitando a largura e a posição do eixo, apenas para ter a noção de posição e poder movimentar. Os manches definitivos serão moldados na sequência.
A parte frontal cabine, que sustenta para-brisas e ventarolas, está praticamente pronta, será branca, já dei duas demãos de massa e duas de tinta base, mais pequenas correções com massa. Agora resta uns 10 minutos de lixa e depois a pintura com esmalte sintético. Estou dependendo de encontrar as dobradiças certas para fazer as ventarolas abrirem.
Por último, gostaria de tocar num assunto até engraçado.
Recebi um email de um amigo aqui do forum, comentando que, em conversa com outro colega, esse lhe dissera que gostaria de comentar meus tópicos e trocar ideias comigo mas, como escreve mal, não tem coragem porque, segundo ele, eu escrevo bem e ele ficaria com vergonha.
Não sei quem é. Meu amigo, eticamente, não disse o nome do sr. envergonhado.
O que posso dizer.. meu, eu escrevo normalmente, às vezes erro feio, comigo não existe essa de intelectual, quem dera eu fosse.
Para mostrar quem eu sou e talvez deixá-lo mais a vontade, veja a última foto... esse é o óculos do urubu, usado para todos os trabalhos nos meus cockpits e para ler letra de contrato ou bula de remedio... por aí voce pode ver o valor que dou às "aparências". Preciso dizer mais alguma coisa?
Forte abraço à todos e desculpem o tamanho do texto.
Urubu
Hoje vou poluir o forum com um monte de fotos mas a intenção é mostrar como estou fazendo o manche do 337. Espero que o pessoal da administração não fique zangado comigo.
Estou usando a madeira cedrinho beneficiada, medida 2,1cm de espessura por 7cm de largura.
Usei 1,5m, custou menos de 5 reais. Essa madeira é bem rígida e na hora da compra, escolhe-se a mais reta e alinhada.
O metal é aço e ferro galvanizado, cortado e furado por mim, mas soldado numa serralheria, custo 10,00 R$, incluindo a barrinha de ferro galvanizado de 60 cm que liga as hastes dos manches.
Diversos parafusos, ao custo de uns 5 centavos cada, nem dá para levar em conta.
Cola superbonder, para fixar a peça antes de parafusar e araldite, para dar firmeza, mesmo nas peças parafusadas. 6 gramas de superbonder, R$ 7,40, uma araldite, 14 reais.
Uma barra de 1 metro de rosca, 1/2 polegada, mais quatro porcas inoxidáveis, menos de 10 reais.
Uma barra de trilho para cortina de box, aquelas que voce encaixa na parede pois tem uma mola que regula a largura. Custa menos de 10 reais e só usei 70 cm, da parte mais larga, para envolver a rosca.
A madeira ainda será melhor lixada e envernizada, as peças de metal serão cobertas com zarcão para evitar ferrugem. As buchas no painel são provisórias, vou usar outro material, embora o alumínio deslize suavemente nessas buchas para adaptador de mangueiras. Mas vai ter um acabamento para deixar parecido com o estilo da cessna.
O princípio de funcionamento é o mesmo que a própria cessna usa, não inventei nada novo, apenas simplifiquei, e devido ao tamanho, curso e posição da alavanca central, não se percebe mudança de angulo no manche quando voce puxa ou empurra nos extremos.
Medidas caprichadas, tudo bem encaixado e apertado na dose certa, mais uma boa lubrificação, está funcionando macio, a sensação, mesmo agora, antes de finalizar, é a mesma de um cessna real.
Farei um sistema de molas para centralização, mas de forma um pouco diferente do usual, para ficar o mais próximo possível do avião real. Essa parte, mais a fixação de potenciometros, fica para o próximo capitulo.
Ah sim, cortei um pedaço de madeirit velho, só respeitando a largura e a posição do eixo, apenas para ter a noção de posição e poder movimentar. Os manches definitivos serão moldados na sequência.
A parte frontal cabine, que sustenta para-brisas e ventarolas, está praticamente pronta, será branca, já dei duas demãos de massa e duas de tinta base, mais pequenas correções com massa. Agora resta uns 10 minutos de lixa e depois a pintura com esmalte sintético. Estou dependendo de encontrar as dobradiças certas para fazer as ventarolas abrirem.
Por último, gostaria de tocar num assunto até engraçado.
Recebi um email de um amigo aqui do forum, comentando que, em conversa com outro colega, esse lhe dissera que gostaria de comentar meus tópicos e trocar ideias comigo mas, como escreve mal, não tem coragem porque, segundo ele, eu escrevo bem e ele ficaria com vergonha.
Não sei quem é. Meu amigo, eticamente, não disse o nome do sr. envergonhado.
O que posso dizer.. meu, eu escrevo normalmente, às vezes erro feio, comigo não existe essa de intelectual, quem dera eu fosse.
Para mostrar quem eu sou e talvez deixá-lo mais a vontade, veja a última foto... esse é o óculos do urubu, usado para todos os trabalhos nos meus cockpits e para ler letra de contrato ou bula de remedio... por aí voce pode ver o valor que dou às "aparências". Preciso dizer mais alguma coisa?
Forte abraço à todos e desculpem o tamanho do texto.
Urubu
Marco Antonio Ferrarini- Primeiro-Tenente
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Re: O Cessna do Urubu
Grande Urubu, este cessna tá ficando bonitão...
Mas os óculos...modelo exclusivo...RaiBamba!!!
Abraços.
Mas os óculos...modelo exclusivo...RaiBamba!!!
Abraços.
Ricardo Gonçalves- Coronel
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Re: O Cessna do Urubu
Grande, Marco!
O esqueletão ta ficando show!
Pra variar, gostei dos óculos também!
O esqueletão ta ficando show!
Pra variar, gostei dos óculos também!
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ArthurLM1- Tenente-Coronel
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Re: O Cessna do Urubu
Ricardo Gonçalves escreveu:Grande Urubu, este cessna tá ficando bonitão...
Mas os óculos...modelo exclusivo...RaiBamba!!!
Abraços.
Fala Ricardo
Gostei do raibamba, mas acho que está mais para raibomba.
O pior é que eu levei essa coisa, bem escondidinho, num jantar que uns caras aqui da cidade organizaram e convidaram a gente... Era aquela coisa, todo mundo cheio de frescura, odeio esse tipo de, digamos, evento.
Na hora de ler a lista da bóia, que o pessoal adora chamar de menu... adivinha só:
Puxei o bitelo, naturalmente... cara, foi um silêncio só.
Minha mulher e eu, bem sérios, e o resto da cambada se entreolhando... meu amigo, eu li, escolhi o rango e guardei o óculos e seguimos normalmente... ninguém teve coragem de tocar no assunto, nem sequer uma palavra.
Mas nós tivemos que nos segurar para não explodir de rir na cara do povo.
Prá você ver o que é a tal da hipocrisia.
Forte abraço.
ArthurLM1 escreveu:Grande, Marco!
O esqueletão ta ficando show!
Pra variar, gostei dos óculos também!
E aí Arthur, valeu o apoio cara.
Mas não siga o exemplo dos óculos, pelo menos por enquanto... deixa para quando voce tiver mais de 50... com a vida ganha e tal.
Daí o povo tem que te engolir. E você... só na risada!
Abração do amigo Urubu.
E para não perder o jeito, vai mais uma foto.
Antes, tenho que confessar. O Urubu não gostou do sistema anterior do manche.
Tava tudo funcionando legalzinho... mas eu não sou muito chegado à "legalzinhos"
Então, abri mão dos meus princípios e adquiri os famosos trilhos que todo mundo usa.
Paguei 13,60 o par. Cortei para adaptar, meti um cano na espessura correta e passou de "legalzinho" para "perfeitão".
Aquele parafuso quase na ponta, matém a rosca, mais o cano e brevemente a base do manche, tudo bem firme, mas desmontável.
Agora estou trabalhando na mecânica dos pedais, e nessa parte vai ter novidade.
Devo concluir amanhã, depois entro na fase de moldagem dos manches e pedais.
Abraço a atodos.
Urubu
Marco Antonio Ferrarini- Primeiro-Tenente
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Re: O Cessna do Urubu
Ricardo Gonçalves escreveu:Grande Urubu, este cessna tá ficando bonitão...
Mas os óculos...modelo exclusivo...RaiBamba!!!
Abraços.
Gostei desse modelo
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Rodrigo Nogueira Braga
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rodrigo mago- Moderador
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Re: O Cessna do Urubu
rodrigo mago escreveu:Ricardo Gonçalves escreveu:Grande Urubu, este cessna tá ficando bonitão...
Mas os óculos...modelo exclusivo...RaiBamba!!!
Abraços.
Gostei desse modelo
Fala Rodrigo, valeu a força.
Meu óculos combina com sua bancada, aquela que você usou para fazer o suporte do MCP
A minha está bem próxima daquele estilo, só vou ficar contente quando empatar com você.
E por falar nisso, seu trabalho ficou magnífico.
Vi que voce combinou madeirit com mdf e montou um suporte sensacional.
Me impressionou especialmente o acabamento da cobertura; tenho aqui alguns metros de corino, com o qual pretendo cobrir o glare do cessna, e outras partes.
Espero, ao menos, chegar perto do resultado que voce conseguiu. Parabéns.
Inclusive, queria ressaltar que procuro acompanhar todos os posts dos colegas.
Só não posto comentários porque, sinceramente, meu tempo é escasso.
Se eu comento o post de um amigo e falta tempo para comentar outro, eu me sinto mal com isso.
Se comentar todos, não me sobra tempo para o projeto, pois mesmo aposentado, além do projeto do king air e do cessna, ainda tenho que viajar constantemente do litoral para Curitiba, para ajudar minha mãe pois meu pai faleceu e agora nós estamos tentando tocar a empresa da família.
Além disso, como os amigos sabem, só fico no Brasil até março que vem... por isso meu tempo é realmente curto.
E ainda por cima, quando escrevo, não consigo me conter e acaba saindo um bíblia.
Bom, hoje montei a base do mecanismo dos pedais do cessna... e funcionou!!!
Sistema genuíno made by urubu. Logo postarei as primeiras fotos.
No mais, forte abraço a todos.
Urubu
Marco Antonio Ferrarini- Primeiro-Tenente
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Re: O Cessna do Urubu
Marco Antonio Ferrarini escreveu:rodrigo mago escreveu:
Gostei desse modelo
Fala Rodrigo, valeu a força.
Meu óculos combina com sua bancada, aquela que você usou para fazer o suporte do MCP
A minha está bem próxima daquele estilo, só vou ficar contente quando empatar com você.
E por falar nisso, seu trabalho ficou magnífico.
Vi que voce combinou madeirit com mdf e montou um suporte sensacional.
Me impressionou especialmente o acabamento da cobertura; tenho aqui alguns metros de corino, com o qual pretendo cobrir o glare do cessna, e outras partes.
Espero, ao menos, chegar perto do resultado que voce conseguiu. Parabéns.
Inclusive, queria ressaltar que procuro acompanhar todos os posts dos colegas.
Só não posto comentários porque, sinceramente, meu tempo é escasso.
Se eu comento o post de um amigo e falta tempo para comentar outro, eu me sinto mal com isso.
Se comentar todos, não me sobra tempo para o projeto, pois mesmo aposentado, além do projeto do king air e do cessna, ainda tenho que viajar constantemente do litoral para Curitiba, para ajudar minha mãe pois meu pai faleceu e agora nós estamos tentando tocar a empresa da família.
Além disso, como os amigos sabem, só fico no Brasil até março que vem... por isso meu tempo é realmente curto.
E ainda por cima, quando escrevo, não consigo me conter e acaba saindo um bíblia.
Bom, hoje montei a base do mecanismo dos pedais do cessna... e funcionou!!!
Sistema genuíno made by urubu. Logo postarei as primeiras fotos.
No mais, forte abraço a todos.
Urubu
Legal que gostou do meu suporte, mas seu cockpit tá ficando massa, coisa de profissional! Infelizmente eu não tenho espaço físico pra fazer um desse, mas não descarto a possibilidade e contarei com a ajuda de vocês Estamos torcendo pelo sucesso da construção de seu home-cockpit. Se precisar de alguma coisa, é só falar, abração!!!
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Rodrigo Nogueira Braga
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Re: O Cessna do Urubu
Valeu Rodrigo Mago, qualquer coisa, também fico à sua disposição.
Andei meio ocupado por esses dias mas deu para fazer algumas coisas e refazer outras.
Chegou o acrilico novo, para o para-brisas, e mudei o método de fixação para evitar dissabores.
Nada de pré-furos, estou posicionando com pedaços de eucatex e grampeador (grampos só no eucatex) para marcar e ir cortando até ajustar. E não tirei ainda o plástico de proteção para evitar riscos. Ele vai ser fixado com a própria cobertura, sem parafusos ou cola.
O dispositivo dos pedais já está pronto e funcionando, mas ainda sem as pedaleiras, as quais vou construir na sequencia, junto com os manches.
Iniciei também a cobertura do painel, por enquanto só o corte da parte superior.
Seguem algumas fotos para ilustrar.
Abraço a todos.
Urubu
Andei meio ocupado por esses dias mas deu para fazer algumas coisas e refazer outras.
Chegou o acrilico novo, para o para-brisas, e mudei o método de fixação para evitar dissabores.
Nada de pré-furos, estou posicionando com pedaços de eucatex e grampeador (grampos só no eucatex) para marcar e ir cortando até ajustar. E não tirei ainda o plástico de proteção para evitar riscos. Ele vai ser fixado com a própria cobertura, sem parafusos ou cola.
O dispositivo dos pedais já está pronto e funcionando, mas ainda sem as pedaleiras, as quais vou construir na sequencia, junto com os manches.
Iniciei também a cobertura do painel, por enquanto só o corte da parte superior.
Seguem algumas fotos para ilustrar.
Abraço a todos.
Urubu
Marco Antonio Ferrarini- Primeiro-Tenente
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Re: O Cessna do Urubu
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Re: O Cessna do Urubu
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Re: O Cessna do Urubu
Caro Urubu,
Esse foi nosso último papo lá no tópico Projeto King Air 350
Como pode ver pela foto abaixo comecei a fazer este humilde HC e ainda não havia chegado a uma conclusão quanto aos assentos, até que vi seu tópico do King air.
Tenho 45cm do lado esquerdo e 40 do lado direito (fiz assim porque quis mais espaço do meu lado e porque o meu copila será meu filhote de 7 anos, que não precisa de tanto espaço). A altura se não me engano seria uns 30cm para o assento. Tenho uns trilhos (universal) de banco de carros, para poder deslizar o assento para traz e facilitar minha entrada (imagina 1,80 - 90kg neste espacinho ai).
Na verdade queria te pedir para me dizer como eu consigo desenhar estes seus assentos (abaixo) na madeira para que eu possa cortar. (tomei a liberdade de colocar sua foto aqui para mostrar o que estou falando: caso me permita, caso contrário, por favor me diga que eu retiro imediatamente)
Tomei muito gosto por mexer com madeira quando comecei a fazer este meu último HC. E é uma forma de ter independência na feitura do projeto. Comecei pela plataforma com 5 rodas para poder movimentar o bicho em razão do peso, depois idealizei o resto através de uma foto de uma cabine de um Baron se não me engano. Ainda ficou faltando, além dos assentos, a cobertura do painel, aquela preta que dá o acabamento, estava pensando em comprar uma espuma tipo de tatame para colocar ali, mas se conseguir fazer um igual ao seu, por parar o meu onde está e já faço os assentos pensando no novo.
Fugindo um pouco do assunto, gostei muito desse seu novo projeto, quanto me cobraria pelos esquemas de montagem, corte da madeira, etc. Gostaria de adaptar os meus equipamentos em um desse seu, inclusive porque entendi que você disse que ele é todo de encaixe o que facilita o desmonte e transporte. Pelo que vi a minha estrutura de equipamentos é parecida com a sua, ou seja tenha um espaço para o PC atras do painel. A minha unica dúvida é quanto ao acrílico que você coloca na frente, não dificulta a visão, digo, dos monitores a frente? Na verdade nem sei se você utiliza monitores ou outra solução para as imagens!?!?!
Bem acho que por enquanto é isso, vamos cobrindo as lacunas passo a passo.
Gde abraço.
Fabio Mariano
Esse foi nosso último papo lá no tópico Projeto King Air 350
Marco Antonio Ferrarini escreveu:Fala Fabio
Valeu o apoio.
Não deixe de dar uma olhada no outro tópico, "o cessna do urubu", pois lá irei aos poucos mostrando algumas dicas que aprendi.
Sobre os assentos, te ajudo sem problemas.
Mas me passe mais detalhes, tipo se voce está fazendo uma aeronave específica ou genérico, e também o espaço que voce dispõe e qual é sua dificuldade.
Não obstante, achei este desenho nos meus arquivos de projetos, com algumas medidas, em milímetros.
Deve ser de um 737 pelo jeitão. Não me lembro de onde baixei por isso não posso dar o devido crédito ao autor, mas ela dá uma boa noção de tamanho e principalmente os angulos do encosto... só achei o descanço de braço muito baixo.
Dê mais uma olhada com calma nesse tópico do king air, que algumas páginas atrás eu passei as medidas dos meus assentos para o Inventor, talvez te ajude também.
Fora isso, qualquer coisa, fique à vontade, comigo não tem essa de cara de pau, quando eu preciso, também pergunto para o pessoal.
Abração
Urubu
Como pode ver pela foto abaixo comecei a fazer este humilde HC e ainda não havia chegado a uma conclusão quanto aos assentos, até que vi seu tópico do King air.
Tenho 45cm do lado esquerdo e 40 do lado direito (fiz assim porque quis mais espaço do meu lado e porque o meu copila será meu filhote de 7 anos, que não precisa de tanto espaço). A altura se não me engano seria uns 30cm para o assento. Tenho uns trilhos (universal) de banco de carros, para poder deslizar o assento para traz e facilitar minha entrada (imagina 1,80 - 90kg neste espacinho ai).
Na verdade queria te pedir para me dizer como eu consigo desenhar estes seus assentos (abaixo) na madeira para que eu possa cortar. (tomei a liberdade de colocar sua foto aqui para mostrar o que estou falando: caso me permita, caso contrário, por favor me diga que eu retiro imediatamente)
Tomei muito gosto por mexer com madeira quando comecei a fazer este meu último HC. E é uma forma de ter independência na feitura do projeto. Comecei pela plataforma com 5 rodas para poder movimentar o bicho em razão do peso, depois idealizei o resto através de uma foto de uma cabine de um Baron se não me engano. Ainda ficou faltando, além dos assentos, a cobertura do painel, aquela preta que dá o acabamento, estava pensando em comprar uma espuma tipo de tatame para colocar ali, mas se conseguir fazer um igual ao seu, por parar o meu onde está e já faço os assentos pensando no novo.
Fugindo um pouco do assunto, gostei muito desse seu novo projeto, quanto me cobraria pelos esquemas de montagem, corte da madeira, etc. Gostaria de adaptar os meus equipamentos em um desse seu, inclusive porque entendi que você disse que ele é todo de encaixe o que facilita o desmonte e transporte. Pelo que vi a minha estrutura de equipamentos é parecida com a sua, ou seja tenha um espaço para o PC atras do painel. A minha unica dúvida é quanto ao acrílico que você coloca na frente, não dificulta a visão, digo, dos monitores a frente? Na verdade nem sei se você utiliza monitores ou outra solução para as imagens!?!?!
Bem acho que por enquanto é isso, vamos cobrindo as lacunas passo a passo.
Gde abraço.
Fabio Mariano
Cmtemariano- Segundo-Tenente
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Re: O Cessna do Urubu
Pessoal me permitam desvirtuar o assunto do tópico só por um instante...
Me digam aí qual o melhor material para a estrutura, o MDF ou o Madeirite? poderiam dizer os pontos fortes e fracos de cada um?
Aproveito para parabenizar os construtores, todos eles, pelos seus projetos. O nível está altíssimo!
Um abraço!
Me digam aí qual o melhor material para a estrutura, o MDF ou o Madeirite? poderiam dizer os pontos fortes e fracos de cada um?
Aproveito para parabenizar os construtores, todos eles, pelos seus projetos. O nível está altíssimo!
Um abraço!
_________________
Re: O Cessna do Urubu
Alan Garcia escreveu:Qualidade de primeira, Parabens !
harmach escreveu:Show, Cmte, estou gostando de ver!!!!
Obrigado Alan e Harmach, fiquem à vontade; críticas, sugestões e apoio são sempre bem vindos.
Cmtemariano escreveu:Caro Urubu
Como pode ver...
Fabio Mariano
Fala Mariano
Seguinte, vamos no passo-a-passo.
Seu cockpit... humilde? fala sério. Está muito bom; dá para ver a organização tanto na parte física quanto nas idéias, parabéns.
A largura de assentos reais varia em torno de 40 a 46 cm, não me lembro de assento mais largo.
Para o seu porte, 42cm não fica ruim, mas 44 seria ideal. Quanto a altura, voce deve levar em conta que o ideal é voce ajustar o assento para que tua linha de visada acompanhe a inclinação da cobertura do painel, se ficar um pouco acima não tem problema. Porisso, teste antes com uma base mais o estofado, e vá gradualmente ajustando até que voce consiga olhar e ver por sobre a cobertura, acompanhando o angulo desta. Use alguma coisa tipo caixote, pedaços de madeira, e vá subindo ou descendo a base, até ficar satisfeito.
Quanto à estrutura dos assentos mostrada na foto, eu usei madeira que sobrou de uma obra que fiz em casa. Ela tem péssimo aspecto mas é bem resistente.
Ocorre que do jeito que aparece na foto, o assento ficaria instável.
Veja, a regra é que a ponta do encosto fique na mesma posição, verticalmente, em relação à ponta da base.
Se voce olhar no tópico, tem outras fotos, eu acrescentei um prolongamento para dar essa sustentação.
No tópico eu passei as medidas desse assento para o Inventor, já dá para voce ter uma base.
Eu faço rascunhos até achar o formato adequado, depois um desenho em escala do que pretendo cortar e então transfiro direto para a madeira. O problema é que nunca guardo esses desenhos.
Se vou fazer um modelo fiel ao real, a solução é muita pesquisa. Mas a ergonomia nunca foge muito de um certo padrão.
Se voce colocar essa foto num psp da vida e for girando até a base ficar na vertical, vai achar os ângulos, depois é só dimensionar a foto, pixel por milímetro, imprimir e transferir... é uma idéia.
Quanto à cobertura do painel, vou tomar a liberdade de sugerir: base de madeirit, 15mm (fica robusta) ou eucatex de 3mm, pode até colar duas chapas juntas.
Pequenos talhos nas regiões onde voce queira curvar.
Se usar o madeirit de 15mm, faça talhos com um serrote, na região da curva, espaçados de 3 em 3mm e com profundidade de 7,5mm. Fica fácil fazer a curva. Depois uma espuma fina colada, e por cima um corino... fica chique.
Se for no eucatex, faça talhos com um estilete, aí é no feefing.
Sobre o projeto, o problema é que não faço plantas, chamo carinhosamente meu sistema de "arquivos .rab" (rabiscos).
O king, como eu disse no tópico, eu estava fazendo para passar o tempo, porque gosto mesmo de lidar com projetos desse tipo e mexer com madeira e tal, assim como voce, que pegou o gosto pela coisa.
Mas surgiu esse desafio de fazer o skymaster, sob encomenda. Cobrei o valor que empresas cobram para fazer apenas o painel. Não pretendo dizer o que farei com o dinheiro da venda, mas te digo que não ficarei com ele. Então, estou fazendo pelo prazer de fazer e depois pelo prazer do que vou fazer com o dinheiro.
Só ficarei no Brasil até março do ano que vem e até lá estou na correria, sinceramente.
Depois disso, se voce tiver interesse, podemos manter contato e me comprometo a ajudá-lo em qualquer projeto que decida iniciar, mas sem dinheiro envolvido, nem esquente a cabeça, para mim será um prazer.
Quanto ao acrílico, posso te dizer que a imagem distorce menos que pra-brisas dos cessnas reais, os quais conheço bem Nas últimas fotos ainda estava com o plástico protetor, talvez porisso voce tenha tido uma má impressão.
Para o cenário eu uso projetor; monitores de pc ou tv eu uso só para testes, porque o esquema de montar o projetor na "oficina" é cansativo e arriscado.
Bom, espero ter respondido pelo menos em parte. Se voce tiver alguma dúvida, mande seu email por mp para fazermos contato.
Grande abraço.
Antes que me esqueça, uma novidadezinha... mudei o projeto para o skymaster normal, igual ao modelo da carenado. Com o lançamento do 337 carenado para x-plane, o comprador agora tem opção para usar no FSX ou FS9 e no XPX.
Flavio Ribeiro escreveu:Pessoal me permitam desvirtuar o assunto do tópico só por um instante...
Me digam aí qual o melhor material para a estrutura, o MDF ou o Madeirite? poderiam dizer os pontos fortes e fracos de cada um?
Aproveito para parabenizar os construtores, todos eles, pelos seus projetos. O nível está altíssimo!
Um abraço!
Fala Flávio
Meu amigo, eu sou fã do madeirit e do eucatex.
MDF é perfeito na forma, mas é o dobro do preço, tem maior tendencia ao mofo e se for trabalhar como eu, na mão, esfarela demais. Para quem corta a laser não existe esse problema.
O madeirit voce tem que escolher muito bem a peça, e depois onde vai cortar, pois há tendencia ao empenamento, o que se resolve com um bom suporte/estrutura.
Ele tem aquelas falhas (buraquinhos), entre as camadas que são coladas para formá-lo. Eu resolvo isso com massa.
Também é mais leve.
Ambos devem ser tratados com algum verniz para evitar mofo.
Cabe a voce pesar prós e contras, levando em conta orçamento e jeito de trabalhar.
Abraço a todos
Urubu
Marco Antonio Ferrarini- Primeiro-Tenente
-
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Idade : 63
Nacionalidade :
Re: O Cessna do Urubu
Valeu!
Estou coletando as ultimas informações já tenho o projeto todo na cabeça e até montei um croqui estilo "paper model" basicamente painel e throttle quadrant com seis manetes. para bimotores turbo hélices... genericão... aí pensei...
Como fazer para colocar a função de reverse nas manetes? será que dá pra usar um push button escondido que seria acionado pela própria manete depois do idle? E, gostaria que fossem independentes...
Alguma ideia?
Estou coletando as ultimas informações já tenho o projeto todo na cabeça e até montei um croqui estilo "paper model" basicamente painel e throttle quadrant com seis manetes. para bimotores turbo hélices... genericão... aí pensei...
Como fazer para colocar a função de reverse nas manetes? será que dá pra usar um push button escondido que seria acionado pela própria manete depois do idle? E, gostaria que fossem independentes...
Alguma ideia?
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