Uso do FMC no Voo Controlado (Inclusive Real)
5 participantes
Página 1 de 1
Uso do FMC no Voo Controlado (Inclusive Real)
Amigos,
tenho a seguinte dúvida, Qndo vc. faz um planejamento de voo pelo FMC, inserino todas as informações de voo e rota, ele dá ao piloto e aeronave todas as coordenadas, exeplo, razão sde subida, fixos distancias entre eles, razão de descida, e por ae vai, o aparelho vai de um aerodromo até outro praticamente sozinho, então a pergunta:
Qndo vc. junta isso ao controle de voo, em algum dado momento do voo o controlador vai te mandar proceder diferente do que esta no FMC, então como é feito neste momento, desliga ele em voo e depois o reprograma, como é feitoem voo real FMC + Controle de voo?
espero ter sido claro na pergunta
abraço
tenho a seguinte dúvida, Qndo vc. faz um planejamento de voo pelo FMC, inserino todas as informações de voo e rota, ele dá ao piloto e aeronave todas as coordenadas, exeplo, razão sde subida, fixos distancias entre eles, razão de descida, e por ae vai, o aparelho vai de um aerodromo até outro praticamente sozinho, então a pergunta:
Qndo vc. junta isso ao controle de voo, em algum dado momento do voo o controlador vai te mandar proceder diferente do que esta no FMC, então como é feito neste momento, desliga ele em voo e depois o reprograma, como é feitoem voo real FMC + Controle de voo?
espero ter sido claro na pergunta
abraço
Paulo Júnior- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 12/10/2012
Mensagens : 49
Reputação : 0
Idade : 45
Nacionalidade :
Re: Uso do FMC no Voo Controlado (Inclusive Real)
Opa! Sim, nos casos de vetoração. Por exemplo. O controle lhe ordena ir até a proa 360, limitado pela radial 120 do BSI por exemplo. Nesse caso desativa-se a navegação pelo FMC, e esse passa a ser apenas um auxílio, onde pode ser inserida a restrição imposta pelo ATC.
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Uso do FMC no Voo Controlado (Inclusive Real)
Paulo Junior, ao VV !
Complementando a resposta do João, o FMC é um simples ferramenta de vôo, uma facilidade para diminuir a carga de trabalho da tripulação. Mas sempre que houver necessidade de se fazer alguma alteração desta programação, por qualquer motivo que seja, isto deve e pode ser feito pelos pilotos.
Acho que sua dúvida era mais no sentido de "se era possível" o avião voar sem o FMC, mas como falei ele é uma ferramenta que auxilia, mas não vital para o vôo.
Abraço
Complementando a resposta do João, o FMC é um simples ferramenta de vôo, uma facilidade para diminuir a carga de trabalho da tripulação. Mas sempre que houver necessidade de se fazer alguma alteração desta programação, por qualquer motivo que seja, isto deve e pode ser feito pelos pilotos.
Acho que sua dúvida era mais no sentido de "se era possível" o avião voar sem o FMC, mas como falei ele é uma ferramenta que auxilia, mas não vital para o vôo.
Abraço
_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber- Moderador
-
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade :
Re: Uso do FMC no Voo Controlado (Inclusive Real)
Paulo Júnior escreveu: Qndo vc. junta isso ao controle de voo, em algum dado momento do voo o controlador vai te mandar proceder diferente do que esta no FMC, então como é feito neste momento, desliga ele em voo e depois o reprograma, como é feitoem voo real FMC + Controle de voo?
Complementando mais ainda as respostas:
Vai depender do que o controle manda e a capacidade de o FMC cumprir isso. Em uma vetoração o piloto vai setando as proas e limites direto na aeronave, sem utilizar o FMC pois o este não possui a capacidade de aceitar uma vetoração. Quando a vetoração termina e o controle manda voar direto na proa de X, o piloto reprograma o FMC dando um direto para X e segue o voo com ele.
Já quando o piloto está em rota na aerovia tal e o controle manda voar na proa de Y ele simplesmente dá um direto Y, não há necessidade de passar para o voo manual ou para o HDG, colocar na proa de Y e depois alterar o FMC.
Em resumo, depende da situação, se o FMC consegue fazer o que foi pedido e do tempo para executar tal ação.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Uso do FMC no Voo Controlado (Inclusive Real)
Magenta line...é uma desgramada!
Brentano- Coronel
-
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 45
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade :
Re: Uso do FMC no Voo Controlado (Inclusive Real)
Muito oportuno o vídeo Preto !, fantástica a aula desse companheiro aí !
_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber- Moderador
-
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Almost Real (Quase Real) Florida West B767
» FS9 As Real As It Gets
» RC ou real ???
» Real H2O V2
» TAF real
» FS9 As Real As It Gets
» RC ou real ???
» Real H2O V2
» TAF real
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos