TAF real
3 participantes
Página 1 de 1
TAF real
Alguém poderia me ajudar com o TAF? Tenho prova teórica e prática...
Não etendo a partir do TX30.
TAF SBNT 121000Z 1212/1312 11012KT 9999 BKN027 TX30/1214Z TN24/1308Z BECMG 1216/1218 12009KT SCT025 BECMG 1221/1223 14007KT SCT020 BECMG 1308/1310 12012KT BKN027 RMK PBS=
Não etendo a partir do TX30.
TAF SBNT 121000Z 1212/1312 11012KT 9999 BKN027 TX30/1214Z TN24/1308Z BECMG 1216/1218 12009KT SCT025 BECMG 1221/1223 14007KT SCT020 BECMG 1308/1310 12012KT BKN027 RMK PBS=
_________________
Re: TAF real
Veja se ajuda: https://sites.google.com/site/invacivil/meteorologia/taf
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12021
Reputação : 1270
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: TAF real
André Luiz escreveu:Alguém poderia me ajudar com o TAF? Tenho prova teórica e prática...
Não etendo a partir do TX30.
TAF SBNT 121000Z 1212/1312 11012KT 9999 BKN027 TX30/1214Z TN24/1308Z BECMG 1216/1218 12009KT SCT025 BECMG 1221/1223 14007KT SCT020 BECMG 1308/1310 12012KT BKN027 RMK PBS=
Essa página postada pelo andre_sp é muito boa. Vou decodificar esse pra você.
O TAF é referente ao aeroporto de Natal (SBNT). Nota-se que é um AD internacional pela validade do TAF (24h, 12Z do dia 12 às 12z do dia 13). No período das 12z até as 16z teremos vento 110º (verdadeiros) c/ 12kt, 10km ou mais e teto de 2700'.
A partir das 16z e até as 18z haverá uma mudança, o vento passará a ser 120º 09kt e não teremos mais teto e sim nuvens esparsas a 2500'. A visibilidade permanece 10km ou mais.
Das 21z as 23z acontecerá uma mudança, passando a 140º 07KT e nuvens esparças a 2000'.
Novamente uma mudança, das 08z as 10z, passará a ser 120º 12KT e teto de 2700 (nublado a 2700').
O TX/TN significam as temperaturas máximas e mínimas (respectivamente) e o horário. Nesse caso teremos a máxima às 14z do dia 12 com 30ºC e a mínima às 08z do dia 13, 24ºC. O RMK PBS é o indicativo de quem fez o TAF (não interessa ao piloto).
Com relação às mudanças temos 3 tipos:
BECMG (becoming/tornando-se). Significa mudança lenta tanto que é dado um horário de começo para a mudança e um para o fim da mudança.
FRM (from/a partir de). Significa uma mudança rápida, "instantânea". É dado só o horário da mudança. Exemplo: FRM 12/12 5000 BNK001
E por fim a TEMPO (temporary/temporária) indica uma condição transitória, ou seja, se era previsto 5000 BNK005 para o período do TAF e temos um TEMPO 12/12 13/01 FEW080 indica que das 12z as 01z teremos visibilidade 10km ou mais e poucas nuvens a 8000'.
Alonguei bastante o assunto mas é isso aí.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos