[Brasil] Infraero mobiliza aeroportos no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Página 1 de 1
[Brasil] Infraero mobiliza aeroportos no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
A Infraero realizou nesta sexta-feira (21/9) a Campanha Nacional da Multa Moral para sensibilizar os motoristas sobre o uso correto das vagas nos estacionamentos dos aeroportos. A ação já faz parte das atividades da empresa no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Os empregados da Infraero distribuíram panfletos nos terminais de passageiros administrados pela empresa e fixaram folhetos educativos no para-brisa dos veículos que estacionaram de forma indevida nas vagas reservadas às pessoas com deficiência.
No Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão, a campanha contou com a participação de empregados de diversos setores do aeroporto e eles aprovaram a iniciativa. “É preciso ser consciente e ter respeito, pois quem mais precisa acaba ficando prejudicado”, afirmou o operador do Centro de Gerenciamento Aeroportuário do Galeão, Carlos Alberto Pereira.
Outro aeroporto bastante mobilizado na campanha foi o do Recife, onde os empregados reforçaram a necessidade de se sensibilizar os usuários e passageiros. “Se faz necessário que constantemente a gente faça campanhas dessa natureza, já que consciência as pessoas já possuem. Porém, muitas ainda não são sensíveis à causa”, avaliou o coordenador de terminal de passageiros, Lenarte Moura, que também integra a Comissão Permanente de Gerenciamento da Acessibilidade (CPGA) do aeroporto.
Em Florianópolis, além das ações da campanha voltadas para os passageiros e usuários, os empregados da Infraero também participaram da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que neste ano ofereceu atividades relacionadas à acessibilidade, como oficinas de linguagem de sinais e palestras sobre o tema.
Passageiros aprovam a campanha
A Campanha Nacional da Multa Moral da Infraero foi aprovada pelos passageiros do Aeroporto Internacional de Manaus. Para Gleide Roberto Gonzaga, que é cadeirante e aguardava o embarque no saguão, é necessário que haja um reforço na divulgação dos direitos das pessoas com deficiência. “É importante que todos se conscientizem das limitações e dificuldades vivenciadas no dia-a-dia por uma pessoa com deficiência. Precisamos ter nossos direitos respeitados”, destacou.
Objetivos
Um dos principais objetivos da campanha, além de reforçar as ações de acessibilidade da Infraero, é sensibilizar os passageiros e usuários para que eles colaborem com o uso correto das instalações aeroportuárias destinadas às pessoas com deficiência. “Com esse trabalho, a Infraero mostra que os usuários dos aeroportos podem colaborar para que todos utilizem as instalações da melhor maneira, sem prejudicar o conforto de quem necessita de acessibilidade”, afirmou o superintendente de Gestão Operacional da Infraero, Marçal Goulart.
Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Anualmente, no dia 21 de setembro, a Infraero realiza ações em todos os aeroportos de sua rede. A multa moral é uma campanha educativa com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre o respeito às vagas exclusivas. Além disso, a empresa se preocupa em cumprir as normas de acessibilidade, garantindo o direito de ir e vir de todo cidadão, e prepara seus funcionários para o atendimento correto às pessoas com deficiência.
As ações de acessibilidade da Infraero começaram a ser adotadas em 2004 e já capacitaram 12 mil colaboradores da Infraero, empresas terceirizadas e comunidade aeroportuária nos cursos de atendimento à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, além de 3,5 mil empregados da Infraero que participaram do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos aeroportos administrados pela empresa.
Outro trabalho constante é a adaptação das instalações aeroportuárias, feito dentro da Norma NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ANBT). A Norma NBR 9050 trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Além disso, as obras de reforma e ampliação dos terminais administrados pela Infraero vão incluir itens de acessibilidade para sanitários, salas de embarque e desembarque, balcões de informações e vagas de estacionamento, além de equipamentos como elevadores e ônibus adaptados.
via
Os empregados da Infraero distribuíram panfletos nos terminais de passageiros administrados pela empresa e fixaram folhetos educativos no para-brisa dos veículos que estacionaram de forma indevida nas vagas reservadas às pessoas com deficiência.
No Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão, a campanha contou com a participação de empregados de diversos setores do aeroporto e eles aprovaram a iniciativa. “É preciso ser consciente e ter respeito, pois quem mais precisa acaba ficando prejudicado”, afirmou o operador do Centro de Gerenciamento Aeroportuário do Galeão, Carlos Alberto Pereira.
Outro aeroporto bastante mobilizado na campanha foi o do Recife, onde os empregados reforçaram a necessidade de se sensibilizar os usuários e passageiros. “Se faz necessário que constantemente a gente faça campanhas dessa natureza, já que consciência as pessoas já possuem. Porém, muitas ainda não são sensíveis à causa”, avaliou o coordenador de terminal de passageiros, Lenarte Moura, que também integra a Comissão Permanente de Gerenciamento da Acessibilidade (CPGA) do aeroporto.
Em Florianópolis, além das ações da campanha voltadas para os passageiros e usuários, os empregados da Infraero também participaram da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que neste ano ofereceu atividades relacionadas à acessibilidade, como oficinas de linguagem de sinais e palestras sobre o tema.
Passageiros aprovam a campanha
A Campanha Nacional da Multa Moral da Infraero foi aprovada pelos passageiros do Aeroporto Internacional de Manaus. Para Gleide Roberto Gonzaga, que é cadeirante e aguardava o embarque no saguão, é necessário que haja um reforço na divulgação dos direitos das pessoas com deficiência. “É importante que todos se conscientizem das limitações e dificuldades vivenciadas no dia-a-dia por uma pessoa com deficiência. Precisamos ter nossos direitos respeitados”, destacou.
Objetivos
Um dos principais objetivos da campanha, além de reforçar as ações de acessibilidade da Infraero, é sensibilizar os passageiros e usuários para que eles colaborem com o uso correto das instalações aeroportuárias destinadas às pessoas com deficiência. “Com esse trabalho, a Infraero mostra que os usuários dos aeroportos podem colaborar para que todos utilizem as instalações da melhor maneira, sem prejudicar o conforto de quem necessita de acessibilidade”, afirmou o superintendente de Gestão Operacional da Infraero, Marçal Goulart.
Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Anualmente, no dia 21 de setembro, a Infraero realiza ações em todos os aeroportos de sua rede. A multa moral é uma campanha educativa com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre o respeito às vagas exclusivas. Além disso, a empresa se preocupa em cumprir as normas de acessibilidade, garantindo o direito de ir e vir de todo cidadão, e prepara seus funcionários para o atendimento correto às pessoas com deficiência.
As ações de acessibilidade da Infraero começaram a ser adotadas em 2004 e já capacitaram 12 mil colaboradores da Infraero, empresas terceirizadas e comunidade aeroportuária nos cursos de atendimento à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, além de 3,5 mil empregados da Infraero que participaram do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos aeroportos administrados pela empresa.
Outro trabalho constante é a adaptação das instalações aeroportuárias, feito dentro da Norma NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ANBT). A Norma NBR 9050 trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Além disso, as obras de reforma e ampliação dos terminais administrados pela Infraero vão incluir itens de acessibilidade para sanitários, salas de embarque e desembarque, balcões de informações e vagas de estacionamento, além de equipamentos como elevadores e ônibus adaptados.
via
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Aeroportos da Infraero realizam campanha educativa no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
» [Brasil] Simulação de acidente aéreo mobiliza centenas de pessoas no Salgado Filho
» [Brasil] Simulação de acidente mobiliza 200 pessoas no aeroporto Salgado Filho, na Capital.
» [Brasil] Presidente da Infraero faz balanço dos aeroportos no país.
» [Brasil] Número de passageiros dos aeroportos da Infraero cresce 8,36%.
» [Brasil] Simulação de acidente aéreo mobiliza centenas de pessoas no Salgado Filho
» [Brasil] Simulação de acidente mobiliza 200 pessoas no aeroporto Salgado Filho, na Capital.
» [Brasil] Presidente da Infraero faz balanço dos aeroportos no país.
» [Brasil] Número de passageiros dos aeroportos da Infraero cresce 8,36%.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos