[Brasil] Aeroportos da Infraero realizam campanha educativa no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
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[Brasil] Aeroportos da Infraero realizam campanha educativa no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
A Infraero promove nesta sexta-feira (21/9) a Campanha Nacional da Multa Moral para sensibilizar os motoristas sobre o uso correto das vagas nos estacionamentos dos aeroportos. A ação já faz parte das atividades da empresa no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Com o slogan “O desrespeito não é motivo para comemoração”, a campanha será realizada em todos os aeroportos da Infraero no País e terá a fixação de folhetos educativos no para-brisa dos veículos que estiverem estacionados de forma indevida nas vagas reservadas às pessoas com deficiência, além de panfletos que serão entregues nos terminais de passageiros.
Um dos principais objetivos da campanha, além de reforçar as ações de acessibilidade da Infraero, é sensibilizar os passageiros e usuários para que eles colaborem com o uso correto das instalações aeroportuárias destinadas às pessoas com deficiência. “Com esse trabalho, a Infraero mostra que os usuários dos aeroportos podem colaborar para que todos utilizem as instalações da melhor maneira, sem prejudicar o conforto de quem necessita de acessibilidade”, afirma o superintendente de Gestão Operacional da Infraero, Marçal Goulart.
Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Anualmente, no dia 21 de setembro, a Infraero realiza ações em todos os aeroportos de sua rede. A multa moral é uma campanha educativa com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre o respeito às vagas exclusivas. Além disso, a empresa se preocupa em cumprir as normas de acessibilidade, garantindo o direito de ir e vir de todo cidadão, e prepara seus funcionários para o atendimento correto às pessoas com deficiência.
As ações de acessibilidade da Infraero começaram a ser adotadas em 2004 e já capacitaram 12 mil colaboradores da Infraero, empresas terceirizadas e comunidade aeroportuária nos cursos de atendimento à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, além de 3,5 mil empregados da Infraero que participaram do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos aeroportos administrados pela empresa.
Outro trabalho constante é o de adaptação das instalações aeroportuárias, que são feitos dentro da Norma NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ANBT). A Norma NBR 9050 trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Além disso, nas obras de reforma e ampliação dos terminais administrados pela Infraero serão contemplados itens de acessibilidade como sanitários acessíveis e adaptados, pisos táteis, rampas de acesso, elevadores e ônibus adaptados, bebedouros em Braille, telefones para surdos, balcões de informações acessíveis, semáforo sonoro, balcões adaptados, vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos, entre outros.
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Com o slogan “O desrespeito não é motivo para comemoração”, a campanha será realizada em todos os aeroportos da Infraero no País e terá a fixação de folhetos educativos no para-brisa dos veículos que estiverem estacionados de forma indevida nas vagas reservadas às pessoas com deficiência, além de panfletos que serão entregues nos terminais de passageiros.
Um dos principais objetivos da campanha, além de reforçar as ações de acessibilidade da Infraero, é sensibilizar os passageiros e usuários para que eles colaborem com o uso correto das instalações aeroportuárias destinadas às pessoas com deficiência. “Com esse trabalho, a Infraero mostra que os usuários dos aeroportos podem colaborar para que todos utilizem as instalações da melhor maneira, sem prejudicar o conforto de quem necessita de acessibilidade”, afirma o superintendente de Gestão Operacional da Infraero, Marçal Goulart.
Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Anualmente, no dia 21 de setembro, a Infraero realiza ações em todos os aeroportos de sua rede. A multa moral é uma campanha educativa com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre o respeito às vagas exclusivas. Além disso, a empresa se preocupa em cumprir as normas de acessibilidade, garantindo o direito de ir e vir de todo cidadão, e prepara seus funcionários para o atendimento correto às pessoas com deficiência.
As ações de acessibilidade da Infraero começaram a ser adotadas em 2004 e já capacitaram 12 mil colaboradores da Infraero, empresas terceirizadas e comunidade aeroportuária nos cursos de atendimento à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, além de 3,5 mil empregados da Infraero que participaram do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos aeroportos administrados pela empresa.
Outro trabalho constante é o de adaptação das instalações aeroportuárias, que são feitos dentro da Norma NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ANBT). A Norma NBR 9050 trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Além disso, nas obras de reforma e ampliação dos terminais administrados pela Infraero serão contemplados itens de acessibilidade como sanitários acessíveis e adaptados, pisos táteis, rampas de acesso, elevadores e ônibus adaptados, bebedouros em Braille, telefones para surdos, balcões de informações acessíveis, semáforo sonoro, balcões adaptados, vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos, entre outros.
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João Pedro Duarte
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