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Dúvida - Pouso ILS

4 participantes

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Dúvida - Pouso ILS Empty Dúvida - Pouso ILS

Mensagem por moura_andre Sex 14 Set 2012, 11:50

Pessoal, eu já procurei em toda a internet e não consigo tirar minha dúvida sobre pouso ILS. Eu consegui fazer um pouso do SBSC ao SBGL, tem um vídeo na internet que um colega nosso ensina como fazer o pouso ILS. Só que quando tento fazer em outros aeroportos não consigo! Veja só (Utilizando um Cesna): A frequência do ILS obtida no mapa é colocada no NAV 1 e NAV 2, até então tudo bem, e o HDG obtido também no mapa do aeroporto é posto no próprio HDG do avião, no VOR 1, VOR 2 e no ADF.

E é justamente aí que começa o problema. Em um voo do SBAR ao SBSV, repetindo o mesmo procedimento passado na vídeo-aula, teria uma frequência de ILS em 109.300 e HDG de 101, obtidos no mapa do aeroporto de Salvador, só que ao invés de aproar sentido o aeroporto de Salvador ele aproa sentido o oceano atlântico!

E é isso q não consigo entender, quer dizer, independente do meu ponto de origem, o HDG que me levará a um determinado aeroporto sempre será o mesmo?! Não tem lógica, se eu quiser chegar no Rio de Janeiro, partindo de Natal/RN ou se eu partisse de Manaus ou se eu partisse de Porto Alegre, seria o mesmo HDG indicado no mapa do aeroporto de Galeão?! POr favor me ajudem!

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Dúvida - Pouso ILS Empty Re: Dúvida - Pouso ILS

Mensagem por Valdir Ávila Sex 14 Set 2012, 12:09

É ai que entra as cartas STAR amigo.. dependendo do fixo que voce esta tem uma STAR que te levará até proximo da cabeceira ativa. Apartir dae a carta utilizada é a IAC.
Este procedimento é para voos IFR.

As cartas voce pode achar aqui : http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=cartas

Espero ter ajudado... mas mais alguem ae te dará mais dicas.


Última edição por Valdir Ávila em Sex 14 Set 2012, 12:11, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : IAC e não SID)
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Dúvida - Pouso ILS Empty Re: Dúvida - Pouso ILS

Mensagem por Paulo Stavis Sex 14 Set 2012, 12:35

Valdir, viajou legal. Não adianta falar em fixo, STAR e IAC para um colega que está começando no IFR.

Moura esqueça o que o Valdir falou, vamos partir do zero:

O ILS só serve para aproximação. Esse "HDG" que você acha só serve para aproximação, ele não é utilizado para voar entre os dois aeroportos.
Inicialmente você pode usar o GPS do FS para localizar o aeroporto de destino. Ele vai lhe mostrar a rota e vai indicar qual a proa para voar até o destino.

Supondo que você chegou próximo ao destino, o próximo passo é descobrir a frequência e o curso da pista. Agora sim, esse "HDG" que você achou (que na verdade é um curso, CRS) vai ser colocado lá no indicador do NAV 1, que é o VOR 1. A frequência vai no NAV 1.

No GPS você vai notar uma espécie de flecha verde que vai até a pista. A intenção é você voar pro começo dessa flecha para poder interceptar o ILS e alinhar com a pista. Daí pra frente é o que o tutorial te mostrou...

Mais pra frente você vai descobrir que normalmente há um NDB no começo dessa flecha verde (que é a representação do localizador) e que colocando a frequência desse NDB no ADF, ele indica onde está essa estação. Aí é só voar na proa desse NDB e interceptar o ILS.
Maaais pra frente ainda você vai saber sobre umas tais cartas de navegação IFR que servem para nortear o seu voo. Nesse meio tempo eu sugiro uma lida nos manuais IFR que estão disponíveis em vários tópicos aqui no VV (faça uma busca).
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Dúvida - Pouso ILS Empty Re: Dúvida - Pouso ILS

Mensagem por andre_sp Sex 14 Set 2012, 12:47

Seja Welcome moura_andre thumbs2

Vamos lá, muita calma nessa hora. yes

Desculpe-me ser óbvio, mas nem todos os aeroportos tem ILS, com isso o procedimento só pode ser executado naqueles que possuem tal dispositivo.

Sinceramente acho que você está dando "um passo além da perna", e isso é bastante comum. O pessoal quer usar ILS muito antes do que deveria. Existem vários conceitos a serem aprendidos antes. wink

A frequência e o curso da pista que tem ILS pode sim ser obtida no mapa do FS, porém, se quiser uma simulação mais real, utilize-se das obtidas nas cartas aéreas. Não há obrigatoriedade de se plotar (colocar) essa frequência em ambos os rádios de navegação (NAV).

Como disse acima o Paulo, ACHO que você está confundindo HDG com o CRS (Course/Curso).

A busca de tópicos daqui vai te ajudar bastante thumbsup

Abraços!

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Mensagem por moura_andre Sex 14 Set 2012, 13:32

Ahh sim, então o ILS só serve para aproximação! Eu achava que serviria para todo o voo, agora deu uma clareada. E eu achava que todos os aeroportos possuíam o ILS, muito obrigado pessoal, explicação muito elucidativa, vou dar uma pesquisada nos tópicos! Vlw thumbsup

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Mensagem por Paulo Stavis Sex 14 Set 2012, 13:34

moura_andre escreveu:Ahh sim, então o ILS só serve para aproximação! Eu achava que serviria para todo o voo, agora deu uma clareada. E eu achava que todos os aeroportos possuíam o ILS, muito obrigado pessoal, explicação muito elucidativa, vou dar uma pesquisada nos tópicos! Vlw thumbsup

Exatamente. O ILS na verdade não é do aeroporto e sim da cabeceira portanto pode ter aeroporto que tem 5 pistas mas somente uma das 10 cabeceiras tem ILS.
Qualquer dúvida fique a vontade para postar que estamos aí pra ajudar. thumbsup
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Mensagem por Valdir Ávila Sex 14 Set 2012, 14:01

Paulo Stavis escreveu:Valdir, viajou legal. Não adianta falar em fixo, STAR e IAC para um colega que está começando no IFR.

Moura esqueça o que o Valdir falou, vamos partir do zero:

O ILS só serve para aproximação. Esse "HDG" que você acha só serve para aproximação, ele não é utilizado para voar entre os dois aeroportos.
Inicialmente você pode usar o GPS do FS para localizar o aeroporto de destino. Ele vai lhe mostrar a rota e vai indicar qual a proa para voar até o destino.

Supondo que você chegou próximo ao destino, o próximo passo é descobrir a frequência e o curso da pista. Agora sim, esse "HDG" que você achou (que na verdade é um curso, CRS) vai ser colocado lá no indicador do NAV 1, que é o VOR 1. A frequência vai no NAV 1.

No GPS você vai notar uma espécie de flecha verde que vai até a pista. A intenção é você voar pro começo dessa flecha para poder interceptar o ILS e alinhar com a pista. Daí pra frente é o que o tutorial te mostrou...

Mais pra frente você vai descobrir que normalmente há um NDB no começo dessa flecha verde (que é a representação do localizador) e que colocando a frequência desse NDB no ADF, ele indica onde está essa estação. Aí é só voar na proa desse NDB e interceptar o ILS.
Maaais pra frente ainda você vai saber sobre umas tais cartas de navegação IFR que servem para nortear o seu voo. Nesse meio tempo eu sugiro uma lida nos manuais IFR que estão disponíveis em vários tópicos aqui no VV (faça uma busca).

Pô amigo ...so tentei ajudar...
Não precisava toda esta sua delicadeza..
Fica mal para o colega que acaba de chegar ao forum, e se deparar com tratamentos assim..

pega leve... só tentei ajudar..
se minha ajuda não foi fundamentada.... voce que é um exímio entendedor poderia explicar de uma maneira mais polida (educada) a forma tosca que eu expliquei.

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Mensagem por andre_sp Sex 14 Set 2012, 14:04

A quem possa interessar mais um pouco sobre ILS:

https://www.voovirtual.com/t4000-ils-componentes-e-suas-categorias

thumbsup

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Mensagem por Paulo Stavis Sex 14 Set 2012, 14:10

Valdir Ávila escreveu:Pô amigo ...so tentei ajudar...
Não precisava toda esta sua delicadeza..
Fica mal para o colega que acaba de chegar ao forum, e se deparar com tratamentos assim..

pega leve... só tentei ajudar..
se minha ajuda não foi fundamentada.... voce que é um exímio entendedor poderia explicar de uma maneira mais polida (educada) a forma tosca que eu expliquei.

Em momento algum fui mal educado com você. Só falei que você viajou. Se a intenção fosse desmoralizar sua postagem eu nem teria me pronunciado. Infelizmente algumas pessoas não param pra ler e analisar o que os colegas escrevem e saem falando coisa sem sentido.
E isso é exatamente o que você fez. O rapaz não sabia sair de A para B e você vem falando de STAR e fixo.

Nada contra, pode postar e tentar ajudar a vontade. Só preste mais atenção ao que é perguntado e adeque a sua explicação ao nível de conhecimento de quem perguntou. Não adianta eu explicar para o colega sobre voo IFR sem ele saber o básico.
Segue o tópico, qualquer coisa tratar via MP thumbsup
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