[Internacional]Asa voadora gira no ar para superar barreira do som
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[Internacional]Asa voadora gira no ar para superar barreira do som
Asa voadora gira no ar para superar barreira do som
Com duas cabines de pilotagem, esse avião bidirecional está sendo projetado para girar em pleno voo
Imagem: Ge-Chen Zha/University of Miami
Supersônico sem estrondo
A NASA decidiu financiar o desenvolvimento de um projeto inovador de avião-asa que pode voar para qualquer lado.
O grande objetivo da asa voadora é eliminar o boom sônico, o estrondo causado quando um avião quebra a barreira do som e que forçava o Concorde - o único avião supersônico comercial a operar até hoje - a acelerar a toda velocidade apenas quando estivesse sobre o oceano.
O projeto de Gecheng Zha, da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, chama-se SBiDir-FW - Supersonic Bi-Directional Flying Wing, asa voadora supersônica bidirecional, em tradução livre.
Avião bidirecional
Ao contrário dos "tubos com asas" atuais, o novo avião "semiplano" tem um desenho simétrico nos eixos longitudinal e transversal, o que faz com que seu desenho lembre uma estrela quando olhado de cima ou de baixo.
Para a decolagem, e durante toda a etapa de voo subsônico, o avião adota uma direcionalidade que lhe dá uma maior área de sustentação e um menor ângulo de ataque - ele fica mais largo do que comprido.
Para o voo supersônico, o avião gira 90 graus - o que inclui suas turbinas - adotando um ângulo que reduz o arrasto e lhe dá uma menor área sustentação - o que eram as asas passa a ser o corpo do avião.
As simulações computadorizadas mostram que esse desenho é capaz de eliminar o boom sônico, criando ondas sinuosas suaves, que não se chocam para criar a explosão sônica.
Essa bidirecionalidade impõe ao projeto uma exigência inusitada: o SBiDir-FW precisará ter duas cabinas de pilotagem, uma para cada situação.
Com isto, tem-se um avião esguio e com baixo arrasto aerodinâmico para os voos em alta velocidade, e um avião com grande área de asas para voar em baixa velocidade e para decolar e pousar.
O avião em posição de baixa velocidade (esquerda) e em posição de voo supersônico (direita)
Imagem: Berger et al./29th AIAA
Aviões hipersônicos
Segundo os pesquisadores, o conceito é capaz de lidar também com as exigências do voo hipersônico - com velocidades acima de cinco vezes a velocidade do som - um passo possível para veículos que decolem de aeroportos comuns e cheguem ao espaço.
O projeto recebeu um financiamento do Programa de Conceitos Avançados da NASA para que a ideia possa ser detalhada, eventualmente juntando-se aos conceitos futuristas já estudados pela agência espacial.
"Eu espero desenvolver um avião economicamente viável e ambientalmente amigável para o transporte supersônico civil nos próximos 20 ou 30 anos. Imagine voar de Nova Iorque a Tóquio em quatro horas, em vez de 15 horas," disse Ge-Chen Zha.
Fontes: Site Inovação Tecnológica / Meio Bit
Via: Aviationnews
Com duas cabines de pilotagem, esse avião bidirecional está sendo projetado para girar em pleno voo
Imagem: Ge-Chen Zha/University of Miami
Supersônico sem estrondo
A NASA decidiu financiar o desenvolvimento de um projeto inovador de avião-asa que pode voar para qualquer lado.
O grande objetivo da asa voadora é eliminar o boom sônico, o estrondo causado quando um avião quebra a barreira do som e que forçava o Concorde - o único avião supersônico comercial a operar até hoje - a acelerar a toda velocidade apenas quando estivesse sobre o oceano.
O projeto de Gecheng Zha, da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, chama-se SBiDir-FW - Supersonic Bi-Directional Flying Wing, asa voadora supersônica bidirecional, em tradução livre.
Avião bidirecional
Ao contrário dos "tubos com asas" atuais, o novo avião "semiplano" tem um desenho simétrico nos eixos longitudinal e transversal, o que faz com que seu desenho lembre uma estrela quando olhado de cima ou de baixo.
Para a decolagem, e durante toda a etapa de voo subsônico, o avião adota uma direcionalidade que lhe dá uma maior área de sustentação e um menor ângulo de ataque - ele fica mais largo do que comprido.
Para o voo supersônico, o avião gira 90 graus - o que inclui suas turbinas - adotando um ângulo que reduz o arrasto e lhe dá uma menor área sustentação - o que eram as asas passa a ser o corpo do avião.
As simulações computadorizadas mostram que esse desenho é capaz de eliminar o boom sônico, criando ondas sinuosas suaves, que não se chocam para criar a explosão sônica.
Essa bidirecionalidade impõe ao projeto uma exigência inusitada: o SBiDir-FW precisará ter duas cabinas de pilotagem, uma para cada situação.
Com isto, tem-se um avião esguio e com baixo arrasto aerodinâmico para os voos em alta velocidade, e um avião com grande área de asas para voar em baixa velocidade e para decolar e pousar.
O avião em posição de baixa velocidade (esquerda) e em posição de voo supersônico (direita)
Imagem: Berger et al./29th AIAA
Aviões hipersônicos
Segundo os pesquisadores, o conceito é capaz de lidar também com as exigências do voo hipersônico - com velocidades acima de cinco vezes a velocidade do som - um passo possível para veículos que decolem de aeroportos comuns e cheguem ao espaço.
O projeto recebeu um financiamento do Programa de Conceitos Avançados da NASA para que a ideia possa ser detalhada, eventualmente juntando-se aos conceitos futuristas já estudados pela agência espacial.
"Eu espero desenvolver um avião economicamente viável e ambientalmente amigável para o transporte supersônico civil nos próximos 20 ou 30 anos. Imagine voar de Nova Iorque a Tóquio em quatro horas, em vez de 15 horas," disse Ge-Chen Zha.
Fontes: Site Inovação Tecnológica / Meio Bit
Via: Aviationnews
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