[Internacional] Kobac, a nova aeronave COIN desenvolvida na Sérvia
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[Internacional] Kobac, a nova aeronave COIN desenvolvida na Sérvia
Kobac, a nova aeronave COIN desenvolvida na Sérvia
A nova aeronave de ataque leve Kobac, desenvolvida pela UTVA e técnicos militares na Sérvia.
A empresa UTVA da Sérvia apresentou pela primeira vez ao público, no último dia 2 de setembro, a aeronave de ataque leve chamada de Kobac (Gavião), que é um projeto baseado no avião de treinamento com motor a pistão Lasta 95, já vendido para a força aérea iraquiana, e que era conhecido anteriormente como Lasta-TP.
A aeronave de ataque leve Kobac apresentada no dia 2 de setembro no show aéreo que marcou os 100 anos da Força Aérea da Sércia. (Foto: Igor Salinger)
O projeto do Kobac foi feito pela UTVA em parceria com o Instituto Militar Técnico e com a agência nacional de comércio de armas Yugoimport-SDPR. A aeronave foi oficialmente revelada pelo Ministro da Defesa da Sérvia, Dragan Sutanovac, no dia 2 de abril, durante uma cerimônia na fábrica UTVA em [url=http://maps.google.com/maps?ll=44.8666666667,20.6333333333&spn=0.1,0.1&q=44.8666666667,20.6333333333 (Pan%C4%8Devo)&t=h]Pancevo[/url], conforme vídeo abaixo. O projetista chefe Vojislav Devic disse que o avião foi “concebido para formação avançada em todas as condições meteorológicas, dia e noite, mas também para ser capaz de tarefas de patrulha de fronteira e ataques contra alvos no solo”.
Para o projeto do Kobac, a aeronave Lasta 95 recebeu diversas modificações, sendo a principal o novo motor turboélice de 1.000 shp num nariz mais alongado. Apesar de não ser confirmado o modelo do motor, acredita-se que seja uma versão do robusto e confiável motor Pratt & Whitney Canada PT6A. Um novo profundor foi projetado para lidar com o aumento da potência. Além disso foram adicionados pontos fixos nas asas que receberam reforços, possibilitando a instalação de tanques de combustíveis externos de 420 libras, além de uma carga interna de 344 libras, aumentando a autonomia para quase cinco horas de voo. O Kobac possui um peso máximo de decolagem de 1.650 kg (3.640 lb) e uma velocidade máxima de 270kt (500 km/h) em nível vôo e 298 kts em mergulho.
O Kobac foi projetado com base no avião Lasta 95 visto ao fundo.
Os cinco pontos fixos (o Lasta-95 possui dois) podem levar mais de 1.100 libras de armamentos dos mais variados tipos, incluindo bombas de queda livre, lançadores de foguetes de 7 ou 16 tubos e pods de canhões de 0,5 polegadas ou 20mm. Os pontos fixos externos podem levar mísseis ar-ar ou ar-superfície e bombas, e o ponto fixo central pode levar um pod de guerra eletrônica.
Dentre as novidades do Kobac estão a inclusão do motor turboélice e o novo cockpit digital no conceito glass.
O novo cockpit do Kobac, incluindo um canopie com maior visibilidade, possui uma melhor ergonomia, três telas multinfunção que apresentam dados táticos e imagens dos sensores na tela maior no centro, e um banco traseiro mais elevado (cerca de 4 polegadas) permitindo uma boa visão frontal. As duas posições possuem assentos ejetáveis Martin-Baker Mk 15B. Foi ainda instalado um sistema HOTAS (mãos no acelerador e no manche), e um moderno sistema de ataque e navegação.
Após o lançamento do demonstrador de tecnologia Kobac em maio, a aeronave agora está passando por trabalho de conclusão, e deve realizar seu primeiro vôo até o final de 2013, ou durante 2014.
Fonte: Cavok
A nova aeronave de ataque leve Kobac, desenvolvida pela UTVA e técnicos militares na Sérvia.
A empresa UTVA da Sérvia apresentou pela primeira vez ao público, no último dia 2 de setembro, a aeronave de ataque leve chamada de Kobac (Gavião), que é um projeto baseado no avião de treinamento com motor a pistão Lasta 95, já vendido para a força aérea iraquiana, e que era conhecido anteriormente como Lasta-TP.
A aeronave de ataque leve Kobac apresentada no dia 2 de setembro no show aéreo que marcou os 100 anos da Força Aérea da Sércia. (Foto: Igor Salinger)
O projeto do Kobac foi feito pela UTVA em parceria com o Instituto Militar Técnico e com a agência nacional de comércio de armas Yugoimport-SDPR. A aeronave foi oficialmente revelada pelo Ministro da Defesa da Sérvia, Dragan Sutanovac, no dia 2 de abril, durante uma cerimônia na fábrica UTVA em [url=http://maps.google.com/maps?ll=44.8666666667,20.6333333333&spn=0.1,0.1&q=44.8666666667,20.6333333333 (Pan%C4%8Devo)&t=h]Pancevo[/url], conforme vídeo abaixo. O projetista chefe Vojislav Devic disse que o avião foi “concebido para formação avançada em todas as condições meteorológicas, dia e noite, mas também para ser capaz de tarefas de patrulha de fronteira e ataques contra alvos no solo”.
Para o projeto do Kobac, a aeronave Lasta 95 recebeu diversas modificações, sendo a principal o novo motor turboélice de 1.000 shp num nariz mais alongado. Apesar de não ser confirmado o modelo do motor, acredita-se que seja uma versão do robusto e confiável motor Pratt & Whitney Canada PT6A. Um novo profundor foi projetado para lidar com o aumento da potência. Além disso foram adicionados pontos fixos nas asas que receberam reforços, possibilitando a instalação de tanques de combustíveis externos de 420 libras, além de uma carga interna de 344 libras, aumentando a autonomia para quase cinco horas de voo. O Kobac possui um peso máximo de decolagem de 1.650 kg (3.640 lb) e uma velocidade máxima de 270kt (500 km/h) em nível vôo e 298 kts em mergulho.
O Kobac foi projetado com base no avião Lasta 95 visto ao fundo.
Os cinco pontos fixos (o Lasta-95 possui dois) podem levar mais de 1.100 libras de armamentos dos mais variados tipos, incluindo bombas de queda livre, lançadores de foguetes de 7 ou 16 tubos e pods de canhões de 0,5 polegadas ou 20mm. Os pontos fixos externos podem levar mísseis ar-ar ou ar-superfície e bombas, e o ponto fixo central pode levar um pod de guerra eletrônica.
Dentre as novidades do Kobac estão a inclusão do motor turboélice e o novo cockpit digital no conceito glass.
O novo cockpit do Kobac, incluindo um canopie com maior visibilidade, possui uma melhor ergonomia, três telas multinfunção que apresentam dados táticos e imagens dos sensores na tela maior no centro, e um banco traseiro mais elevado (cerca de 4 polegadas) permitindo uma boa visão frontal. As duas posições possuem assentos ejetáveis Martin-Baker Mk 15B. Foi ainda instalado um sistema HOTAS (mãos no acelerador e no manche), e um moderno sistema de ataque e navegação.
Após o lançamento do demonstrador de tecnologia Kobac em maio, a aeronave agora está passando por trabalho de conclusão, e deve realizar seu primeiro vôo até o final de 2013, ou durante 2014.
Fonte: Cavok
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