[Brasil] SAFRAN Turbomeca inaugura novas instalações no Rio de Janeiro para montagem de motores
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[Brasil] SAFRAN Turbomeca inaugura novas instalações no Rio de Janeiro para montagem de motores
A SAFRAN Turbomeca, uma das maiores fabricantes de turbinas para helicópteros do mundo, inaugurou, no dia 05 de setembro (quarta-feira), a ampliação das instalações que abrigam a linha de montagem e banco de provas de sua turbina mais moderna, a Makila 2 e as Auxiliary Power Units (APUs) Saphir 20. Estas equiparão, a partir de agora, helicópteros de clientes civis e das Forças Armadas Nacionais. Com investimento de 10 milhões de euros, a empresa instalou novas linhas de montagem e o mais moderno banco de provas de turbinas da empresa em todo o mundo.
Esta linha de montagem é a única a produzir os novos motores Makila 2 fora da matriz, na França, e motores que equiparão helicópteros em vários países. A filial brasileira é responsável por toda a operação desenvolvida na América Latina e México, além de revisar e reparar turbinas que voam nos cinco continentes. Não à toa, este é o maior investimento da matriz em operações nos últimos dois anos. “A expansão é resultado do crescimento do mercado de helicópteros no Brasil, que é o quinto no mundo e pode terminar o ano na quarta colocação, superando o Reino Unido”, afirma François Haas, presidente da Turbomeca do Brasil e América Latina.
Com a presença de autoridades militares e civis, entre elas Julio Bueno, Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, bem como de representantes do Ministério da Defesa, a apresentação dos motores foi seguida de uma visita à linha de montagem. “Geramos no Brasil nos últimos anos mais de 250 empregos altamente qualificados e R$ 700 milhões de exportação de serviços de alto valor agregado”, pontua Olivier Andriès, presidente mundial da Turbomeca, reforçando que o Brasil representa 50% do mercado da América Latina.
Esta linha de montagem vai produzir motores que vão equipar 50 helicópteros da Helibrás em Itajubá. A capacidade de produção é de 400 motores por ano, além de reparos e manutenção. Antes da expansão, a capacidade era, em média de 150 motores/ano.
A atuação da Turbomeca junto a clientes militares merece destaque. São quatro helicópteros equipados com a turbina Makila 2 atualmente em ação nas Forças Armadas, sendo um em Belém, outro em São José dos Campos, um em Taubaté e outro em Brasília. A empresa assinou em 2011 um contrato GSP (Pacote de Apoio Global) com o Ministério da Defesa do Brasil, que abrange o apoio das turbinas de gás do Makila 2 A, operados pelas Forças Armadas Brasileiras e pelo grupo de transporte presidencial. Os dois contratos, somados, vão gerar entre 50 e 100 milhões de euros pelos próximos cinco anos.
A SAFRAN Turbomeca -Uma trajetória de grandes realizações. Assim pode ser descrita a presença e evolução da SAFRAN Turbomeca no Brasil ao longo destes 35 anos. A empresa se instalou no Brasil em 1978, inicialmente como um escritório comercial e um suporte técnico à entrada em operação dos helicópteros Esquilo, produzidos pela Helibrás e equipados com uma turbina Arriel 1. Com a crescente demanda por novos helicópteros e, consequentemente, por suporte de pós-venda, a empresa instalou em 1983 um Centro de Manutenção e Suporte de Motores e Peças de Reposição no Aeroporto de Jacarepaguá.
Em 2002, veio a instalação de um Centro de Revisão de Motores e seu primeiro banco de provas em Xerém/RJ. A empresa passou a revisar os motores Arriel 1 e seus acessórios no Brasil. Em 2003, foi assinado o primeiro grande contrato de manutenção da companhia, que passava, assim, a ser responsável pelo reparo e revisão de todas as turbinas que equipavam os helicópteros do Exército, modelos Arriel 1M1 e Arriel 1D1. A partir de então, a empresa investiu na implantação de novas linhas de revisão de motores: primeiramente a Makila 1, seguindo-se a Arriel 2. Nesta fase, ampliou seu suporte a outras frotas militares, parapúblicas e civis.
A partir da base de Xerém, a empresa presta o suporte Pós-Venda a toda a América Latina e ao México, não somente através da revisão, mas também do fornecimento de motores, acessórios e peças de reposição, dando suporte técnico aos operadores e treinando mecânicos e equipes de seus clientes em seu Centro de Treinamento, localizado em São José dos Campos.
Nos últimos anos, sob o comando de François Haas, a TMB conquistou clientes de grande representatividade que operam aeronaves em missões parapúblicas, corporativas e offshore. Desta forma, a empresa apresenta alto índice de crescimento, o que tem proporcionado um significativo aumento de sua estrutura, além de ter dobrado o número de colaboradores nos últimos três anos.
Atualmente, a TMB já acumula a revisão e reparos de mais de 1000 motores e quase 2000 FCUs (Unidade Controladora de Combustível) no Centro de Reparos de Xerém. Os planos de investimento da SAFRAN Turbomeca do Brasil permanecem em crescimento, com o objetivo de melhorar continuamente a qualidade de seus serviços e atender plenamente a crescente demanda do mercado aeronáutico.
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Esta linha de montagem é a única a produzir os novos motores Makila 2 fora da matriz, na França, e motores que equiparão helicópteros em vários países. A filial brasileira é responsável por toda a operação desenvolvida na América Latina e México, além de revisar e reparar turbinas que voam nos cinco continentes. Não à toa, este é o maior investimento da matriz em operações nos últimos dois anos. “A expansão é resultado do crescimento do mercado de helicópteros no Brasil, que é o quinto no mundo e pode terminar o ano na quarta colocação, superando o Reino Unido”, afirma François Haas, presidente da Turbomeca do Brasil e América Latina.
Com a presença de autoridades militares e civis, entre elas Julio Bueno, Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, bem como de representantes do Ministério da Defesa, a apresentação dos motores foi seguida de uma visita à linha de montagem. “Geramos no Brasil nos últimos anos mais de 250 empregos altamente qualificados e R$ 700 milhões de exportação de serviços de alto valor agregado”, pontua Olivier Andriès, presidente mundial da Turbomeca, reforçando que o Brasil representa 50% do mercado da América Latina.
Esta linha de montagem vai produzir motores que vão equipar 50 helicópteros da Helibrás em Itajubá. A capacidade de produção é de 400 motores por ano, além de reparos e manutenção. Antes da expansão, a capacidade era, em média de 150 motores/ano.
A atuação da Turbomeca junto a clientes militares merece destaque. São quatro helicópteros equipados com a turbina Makila 2 atualmente em ação nas Forças Armadas, sendo um em Belém, outro em São José dos Campos, um em Taubaté e outro em Brasília. A empresa assinou em 2011 um contrato GSP (Pacote de Apoio Global) com o Ministério da Defesa do Brasil, que abrange o apoio das turbinas de gás do Makila 2 A, operados pelas Forças Armadas Brasileiras e pelo grupo de transporte presidencial. Os dois contratos, somados, vão gerar entre 50 e 100 milhões de euros pelos próximos cinco anos.
A SAFRAN Turbomeca -Uma trajetória de grandes realizações. Assim pode ser descrita a presença e evolução da SAFRAN Turbomeca no Brasil ao longo destes 35 anos. A empresa se instalou no Brasil em 1978, inicialmente como um escritório comercial e um suporte técnico à entrada em operação dos helicópteros Esquilo, produzidos pela Helibrás e equipados com uma turbina Arriel 1. Com a crescente demanda por novos helicópteros e, consequentemente, por suporte de pós-venda, a empresa instalou em 1983 um Centro de Manutenção e Suporte de Motores e Peças de Reposição no Aeroporto de Jacarepaguá.
Em 2002, veio a instalação de um Centro de Revisão de Motores e seu primeiro banco de provas em Xerém/RJ. A empresa passou a revisar os motores Arriel 1 e seus acessórios no Brasil. Em 2003, foi assinado o primeiro grande contrato de manutenção da companhia, que passava, assim, a ser responsável pelo reparo e revisão de todas as turbinas que equipavam os helicópteros do Exército, modelos Arriel 1M1 e Arriel 1D1. A partir de então, a empresa investiu na implantação de novas linhas de revisão de motores: primeiramente a Makila 1, seguindo-se a Arriel 2. Nesta fase, ampliou seu suporte a outras frotas militares, parapúblicas e civis.
A partir da base de Xerém, a empresa presta o suporte Pós-Venda a toda a América Latina e ao México, não somente através da revisão, mas também do fornecimento de motores, acessórios e peças de reposição, dando suporte técnico aos operadores e treinando mecânicos e equipes de seus clientes em seu Centro de Treinamento, localizado em São José dos Campos.
Nos últimos anos, sob o comando de François Haas, a TMB conquistou clientes de grande representatividade que operam aeronaves em missões parapúblicas, corporativas e offshore. Desta forma, a empresa apresenta alto índice de crescimento, o que tem proporcionado um significativo aumento de sua estrutura, além de ter dobrado o número de colaboradores nos últimos três anos.
Atualmente, a TMB já acumula a revisão e reparos de mais de 1000 motores e quase 2000 FCUs (Unidade Controladora de Combustível) no Centro de Reparos de Xerém. Os planos de investimento da SAFRAN Turbomeca do Brasil permanecem em crescimento, com o objetivo de melhorar continuamente a qualidade de seus serviços e atender plenamente a crescente demanda do mercado aeronáutico.
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João Pedro Duarte
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