Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.

ADF... como encontro a frequencia de destino? Gse_multipart13851

ADF... como encontro a frequencia de destino?

+2
Leber
Roberto BR
6 participantes

Ir para baixo

Resolvido ADF... como encontro a frequencia de destino?

Mensagem por Roberto BR Qua 22 Ago 2012, 13:49

Sobre o numero de frequencia a q devo por no ADF, alguem sabe me dizer como e onde acho esse numero? como sei que é o numero correspondente ao aeroporto de destino?

obrigado cmts...
Roberto BR
Roberto BR
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 02/08/2012
Reputação : 14
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Publicitario
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: ADF... como encontro a frequencia de destino?

Mensagem por Leber Qua 22 Ago 2012, 14:04

Roberto,

As informações referentes a Rádio Auxílios, você encontra nas cartas do aeródromo em questão, em então nas ERC (En Route Charts), que sempre trazem as frequências de VOR, NDB, ILS, e estão devidamente especificadas.

thumbsup

Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Reputação : 370
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !

Mensagem por Barites Qua 22 Ago 2012, 14:18

O numero que você vai plotar no ADF e chamado de NDB Non-Directional Beacon, O NDB consiste de um auxílio do gênero radial, que opera na faixa de 200 a 415Khz e, em algumas situações entre 1605 e 1800Khz, e encontrado nas cartas aereas. eu iria postar uma carta aqui de ex: mais não to conseguindo carregar a foto.

Intel i5 @3.0ghz, nvidea GT9800 1gb 256bits, Asus P7P55D PRO, kingstone 8GB ram 1333mhz ddr3, Samsung 1tb 7500 rpm, Corsair TX 500W, samsung LCD 22/17´, gs yoke 737 / gs dualthotlle compact usb, w764 bits
Barites
Barites
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 18/06/2012
Reputação : 16
Simulador preferido : FSX,FS2004
Emprego/lazer : tec quimica ind./simulador/sinuca

Mensagem por andre_sp Qua 22 Ago 2012, 14:28

Barites escreveu:O numero que você vai plotar no ADF e chamado de NDB Non-Directional Beacon, O NDB consiste de um auxílio do gênero radial, que opera na faixa de 200 a 415Khz e, em algumas situações entre 1605 e 1800Khz, e encontrado nas cartas aereas. eu iria postar uma carta aqui de ex: mais não to conseguindo carregar a foto.
Então, aqui vai a IAC (app por instrumentos) de Navegantes. Destaque em vermelho, com o código morse ao lado.

ADF... como encontro a frequencia de destino? SBNF_IAC

Ou seja, nesse caso o valor a ser plotado é 235.
thumbsup

Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Reputação : 1270
Emprego/lazer : Aviação

Mensagem por Roberto BR Qua 22 Ago 2012, 15:24

Muito obrigado pelas instruções cmts...ajudou e muito.

mais uma perguntinha essas cartas aereas existem no FSX? o padrão das mesmas serve para o mundo todo? tipo se eu fizer um voo Rio-Londres a carta de voo sera como esta postada pelo Andre?

muito obrigado amigos...

Gabinete Xpredator - Placa Mãe ASUS H87-PRO - Processador Intel Core i7 - 4770s - RAM Corsair 2x8GB DDR3 - HD WD Red 3.0 TB - SSD Samsung 840 EVO 250GB - ASUS GeForce GTX 780 DirectCU II OC - Fonte Corsair CX750 - Sistema de Refrigeração Noctua NH-U14S
ADF... como encontro a frequencia de destino? 5ys3up
Roberto BR
Roberto BR
Major
Major

Masculino

Mensagem por Barites Qua 22 Ago 2012, 15:54

Sim, as cartas é padrão independente se você voa fsx ou fs9 igual para todos. claro que cada localização tem a sua navegação.

Intel i5 @3.0ghz, nvidea GT9800 1gb 256bits, Asus P7P55D PRO, kingstone 8GB ram 1333mhz ddr3, Samsung 1tb 7500 rpm, Corsair TX 500W, samsung LCD 22/17´, gs yoke 737 / gs dualthotlle compact usb, w764 bits
Barites
Barites
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 18/06/2012
Reputação : 16
Simulador preferido : FSX,FS2004
Emprego/lazer : tec quimica ind./simulador/sinuca

Mensagem por Leber Qua 22 Ago 2012, 20:33

Roberto BR escreveu:Muito obrigado pelas instruções cmts...ajudou e muito.

mais uma perguntinha essas cartas aereas existem no FSX? o padrão das mesmas serve para o mundo todo? tipo se eu fizer um voo Rio-Londres a carta de voo sera como esta postada pelo Andre?

muito obrigado amigos...

Roberto,

Vejo que está com um pouco de dificuldades quanto as cartas de navegação aérea. Esta que o André postou, se aplica apenas para uma aproximação por instrumentos para o aeroporto de Navegantes/SC. Entretanto, todos os grandes aeroportos possuem este tipo de carta. Desta forma, se você quiser voar Rio-Londres, partindo do Galeão e chegando em Heatrow, você terá que procurar por estas cartas específicas para cada um dos aeroportos.

Sugiro que você dê uma olhada no link que vou postar abaixo, onde há uma explicação sobre cada tipo de carta e as informações que elas trazem.

https://www.voovirtual.com/t11119-cartas-de-voo-e-aproximacoes-com-os-diversos-detalhes?highlight=cartas

Abraço

Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Reputação : 370
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !

Mensagem por Roberto BR Qui 23 Ago 2012, 12:27

Muito obrigado Leber, ajudou bastante...

abraço

Leber escreveu:
Roberto BR escreveu:Muito obrigado pelas instruções cmts...ajudou e muito.

muito obrigado amigos...

Roberto,

Vejo que está com um pouco de dificuldades quanto as cartas de navegação aérea. Esta que o André postou, se aplica apenas para uma aproximação por instrumentos para o aeroporto de Navegantes/SC. Entretanto, todos os grandes aeroportos possuem este tipo de carta. Desta forma, se você quiser voar Rio-Londres, partindo do Galeão e chegando em Heatrow, você terá que procurar por estas cartas específicas para cada um dos aeroportos.

Sugiro que você dê uma olhada no link que vou postar abaixo, onde há uma explicação sobre cada tipo de carta e as informações que elas trazem.

https://www.voovirtual.com/t11119-cartas-de-voo-e-aproximacoes-com-os-diversos-detalhes?highlight=cartas

Abraço
Roberto BR
Roberto BR
Major
Major

Masculino

Mensagem por Roberto BR Qua 19 Set 2012, 18:17

Alguem bode me dar uma mãozinha e dizer nessa carta qual é o numero do NDB nessa carta de voo?

http://www.thun-airfield.ch/cms/fileadmin/fvt/documents/06_Der%20Flugplatz/Thun_AD1u2.pdf

obrigado desde ja

Roberto BR escreveu:Muito obrigado Leber, ajudou bastante...

abraço

Leber escreveu:

Roberto,

Abraço
Roberto BR
Roberto BR
Major
Major

Masculino

Mensagem por Ultra Qua 19 Set 2012, 18:34

Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/03/2010
Reputação : 411
Simulador preferido : MSFS

Mensagem por Roberto BR Qui 20 Set 2012, 15:15

Obrigado Ultra por tentar ajudar, mais continuo não entendendo qual é anumeração do NDB?! quando clico nos pontos(aeroportos) quais desses numeros são o NDB. Me expolique mais detalhado se puder.

Obrigadão amigo

Abç

Ultra escreveu:Dica:

http://skyvector.com/

thumbsup
Roberto BR
Roberto BR
Major
Major

Masculino

Mensagem por Paulo Stavis Qui 20 Set 2012, 18:14

Roberto BR escreveu:Alguem bode me dar uma mãozinha e dizer nessa carta qual é o numero do NDB nessa carta de voo?

http://www.thun-airfield.ch/cms/fileadmin/fvt/documents/06_Der%20Flugplatz/Thun_AD1u2.pdf

obrigado desde ja

Essa é uma carta de aeroporto, não vai indicar a frequência do NDB. Deu pra notar que é um AD somente VFR então é dificil que tenha NDB.
Geralmente só AD IFR possui um NDB.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 718
Simulador preferido : P3Dv4

Mensagem por Roberto BR Sex 21 Set 2012, 12:29

poxa seria legal se alguns dos mais experientes pudessem postar alguns NDB dos aeroportos mais usados ou ate mesmo so dos aeroportos brasileiros, para os novatos que ainda estão aprendendo. thumbsup

abraço a todos que puderem e tentam ajudar

Gabinete Xpredator - Placa Mãe ASUS H87-PRO - Processador Intel Core i7 - 4770s - RAM Corsair 2x8GB DDR3 - HD WD Red 3.0 TB - SSD Samsung 840 EVO 250GB - ASUS GeForce GTX 780 DirectCU II OC - Fonte Corsair CX750 - Sistema de Refrigeração Noctua NH-U14S
Roberto BR
Roberto BR
Major
Major

Masculino

Mensagem por Paulo Stavis Sex 21 Set 2012, 12:33

Roberto BR escreveu:poxa seria legal se alguns dos mais experientes pudessem postar alguns NDB dos aeroportos mais usados ou ate mesmo so dos aeroportos brasileiros, para os novatos que ainda estão aprendendo. thumbsup

abraço a todos que puderem e tentam ajudar

Não adianta eu te dar o peixe. O interessante é ter a rede para pescar thumbsup
Pega as cartas de aproximação dos aeroportos no aisweb e procure o NDB, veja a frequência. Não sabe o que é tal coisa? Abre o aip brasil, abreviaturas (no ais web), procura no google e descobre.

Mais fácil que isso só abrindo o mapa do proprio FS e vendo por lá.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino

Mensagem por Roberto BR Sáb 22 Set 2012, 08:14

thumbsup

Roberto BR
Roberto BR
Major
Major

Masculino

Mensagem por Roberto BR Ter 09 Out 2012, 15:22

Caraca não aguento mais amigos, ve se me ajudem ai por favor...ja estou queimando o resto dos neuronios que tenho a procura do ndb na carta de app mas não consigo identificar. como por ex. nessa carta em anexo.

Eu identifico o Ils 109.30, proa 096°, VOR 114.80..mas o NDB naaaaada.

http://servicos.decea.gov.br/arquivos/ais/cartas/emendas/20120823/sbgl_ils-y-rwy-10_iac_20120628.pdf?CFID=bdbdbc2c-11c7-4372-b7ea-6593dd368d1a&CFTOKEN=0

Roberto BR escreveu: thumbsup
Roberto BR
Roberto BR
Major
Major

Masculino

Mensagem por Paulo Stavis Ter 09 Out 2012, 15:50

Roberto BR escreveu:Caraca não aguento mais amigos, ve se me ajudem ai por favor...ja estou queimando o resto dos neuronios que tenho a procura do ndb na carta de app mas não consigo identificar. como por ex. nessa carta em anexo.

http://servicos.decea.gov.br/arquivos/ais/cartas/emendas/20120823/sbgl_ils-y-rwy-10_iac_20120628.pdf?CFID=bdbdbc2c-11c7-4372-b7ea-6593dd368d1a&CFTOKEN=0

Essa carta não possui nenhum NDB. Veja se você encontra nesta aqui.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino

Mensagem por Roberto BR Ter 09 Out 2012, 19:00

Ola Paulo, creio eu que nessa carta seja 400(400 CAX) nessa carta.

Mais eu estou tentando entender como nesse tutorial abaixo, o cara ensina um pouso ILS com frequencia NDB de 290, mais carta de APP desse mesmo aeroporto não consigo achar essa frequencia.
https://www.youtube.com/watch?v=-bXVRYyE4l4

Agora me deixou mais uma duvida, a pista que nao tem NDB não existe condição de fazer um ILS como por ex. com o cessna? So se pode pousa VFR quando nao tem NDB? pois sem a frequencia para por no ADF como posso fazer a rampa de descida?

Obrigado pela atenção

Paulo Stavis escreveu:
Roberto BR escreveu:Caraca não aguento mais amigos, ve se me ajudem ai por favor...ja estou queimando o resto dos neuronios que tenho a procura do ndb na carta de app mas não consigo identificar. como por ex. nessa carta em anexo.

Essa carta não possui nenhum NDB. Veja se você encontra nesta aqui.
Roberto BR
Roberto BR
Major
Major

Masculino

Mensagem por Paulo Stavis Ter 09 Out 2012, 19:18

Roberto BR escreveu:1) creio eu que nessa carta seja 400(400 CAX) nessa carta.

2) Mais eu estou tentando entender como nesse tutorial abaixo, o cara ensina um pouso ILS com frequencia NDB de 290, mais carta de APP desse mesmo aeroporto não consigo achar essa frequencia.

3) Agora me deixou mais uma duvida, a pista que nao tem NDB não existe condição de fazer um ILS como por ex. com o cessna? pois sem a frequencia para por no ADF como posso fazer a rampa de descida?

Obrigado pela atenção

1) Correto Roberto. Nessa carta temos também os seguintes NDBs: PAI 355 (está no mesmo quadrado que o VOR), NOVA 215 e AFS 270. Todos eles estão ligados ao procedimento, seja balizando algum pedaço dele ou definindo um fixo.

2) Esse NDB eu não sei de onde ele tirou. Pelo código morse o identificador é UB, mas também não encontro em nenhuma carta. Talvez ele foi retirado de serviço já que o vídeo é de 2011.

3) Observe o vídeo tutorial. Nele o ADF fica apontando para frente só (o ADF apontará para a estação NDB sempre), não há relação com a rampa. O que dá a rampa é o próprio ILS (o 109.300) que você colocou no NAV 1 e aparece no indicador do VOR 1.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino

Mensagem por Roberto BR Ter 09 Out 2012, 19:32

muito obrigado paulo pela ajuda...ja estava ficando louuuco confused

Mas então a verdade é que sem NDB nada de pouso ILS com cessna? somente pouso visual?

abraço e mais uma vez obrigado

Paulo Stavis escreveu:
Roberto BR escreveu:1) creio eu que nessa carta seja 400(400 CAX) nessa carta.

2) Mais eu estou tentando entender como nesse tutorial abaixo, o cara ensina um pouso ILS com frequencia NDB de 290, mais carta de APP desse mesmo aeroporto não consigo achar essa frequencia.

3) Agora me deixou mais uma duvida, a pista que nao tem NDB não existe condição de fazer um ILS como por ex. com o cessna? pois sem a frequencia para por no ADF como posso fazer a rampa de descida?

Obrigado pela atenção

1) Correto Roberto. Nessa carta temos também os seguintes NDBs: PAI 355 (está no mesmo quadrado que o VOR), NOVA 215 e AFS 270. Todos eles estão ligados ao procedimento, seja balizando algum pedaço dele ou definindo um fixo.

2) Esse NDB eu não sei de onde ele tirou. Pelo código morse o identificador é UB, mas também não encontro em nenhuma carta. Talvez ele foi retirado de serviço já que o vídeo é de 2011.

3) Observe o vídeo tutorial. Nele o ADF fica apontando para frente só (o ADF apontará para a estação NDB sempre), não há relação com a rampa. O que dá a rampa é o próprio ILS (o 109.300) que você colocou no NAV 1 e aparece no indicador do VOR 1.
Roberto BR
Roberto BR
Major
Major

Masculino

Mensagem por Paulo Stavis Ter 09 Out 2012, 19:35

Roberto BR escreveu:muito obrigado paulo pela ajuda...ja estava ficando louuuco confused

Mas então a verdade é que sem NDB nada de pouso ILS com cessna? somente pouso visual?

Negativo.
Falando curto e grosso, o NDB não serve pra nada quanto ao pouso com ILS. Você tendo somente o ILS já é possível interceptá-lo e usar para a aproximação.

Pra falar a verdade eu não entendi o que ele fez no vídeo. Eu posso usar como exemplo carta de Curitibaessa. Neste caso o que você faria é setar o NDB PNH e voaria para ele somente pra chegar até o começo do localizador. Após interceptar o LOC, ele não lhe serve pra mais nada.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino

Mensagem por Roberto BR Ter 09 Out 2012, 19:43

Ahh perfeito...e eu aqui quebrando cabeça achando que sem ele nada iria dar certo...

Valeuuu paulo

abç

Paulo Stavis escreveu:
Roberto BR escreveu:muito obrigado paulo pela ajuda...ja estava ficando louuuco confused

Negativo.
Falando curto e grosso, o NDB não serve pra nada quanto ao pouso com ILS. Você tendo somente o ILS já é possível interceptá-lo e usar para a aproximação.

Pra falar a verdade eu não entendi o que ele fez no vídeo. Eu posso usar como exemplo carta de Curitibaessa. Neste caso o que você faria é setar o NDB PNH e voaria para ele somente pra chegar até o começo do localizador. Após interceptar o LOC, ele não lhe serve pra mais nada.
Roberto BR
Roberto BR
Major
Major

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo