[Internacional] Companhia aérea Pluna deve divulgar na terça-feira solução para quem teve voos cancelados
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[Internacional] Companhia aérea Pluna deve divulgar na terça-feira solução para quem teve voos cancelados
ZERO HORA
08/07/2012 | 17h48
Companhia aérea Pluna deve divulgar na terça-feira solução para quem teve voos cancelados
Clientes da empresa aérea uruguaia deverão ficar oito dias sem informações sobre viagens já pagas
Passageiros que compraram bilhetes da companhia aérea Pluna, do Uruguai, deverão ficar oito dias sem qualquer informação sobre reembolso ou reacomodação em voos de outras empresas.
Neste domingo, a Pluna anunciou que poderá apresentar soluções somente a partir das 10h de terça-feira.
A falta de orientações vem irritando os passageiros desde o dia 3, quando a Pluna cancelou os voos em função de uma greve dos funcionários. Na sexta-feira, a empresa confirmou a suspensão das operações por tempo indeterminado, devido à crise que enfrenta. Não foi divulgado o número de clientes afetados. No entanto, o presidente da Associação de Agências de Viagens do Uruguai, Sergio Bañales, informou à agência de notícias Ansa que são 10 mil uruguaios e 5 mil brasileiros e argentinos.
Uma das prejudicadas é a advogada Alda Maria de Oliveira, 59 anos, que comprou dois bilhetes para o Chile, ida e volta, por R$ 2.826. Ela e a filha, Shariza, 24 anos, pretendem embarcar no dia 18 desde Porto Alegre. Durante o final de semana, as duas buscaram em vão por informações junto à Pluna e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
— Não disseram nada sobre a devolução do dinheiro ou reacomodação em outros voos — queixou-se Alda, que comprou as passagens no mês passado.
A Pluna promete apresentar soluções a partir de terça-feira. Desde 1949 operando no Brasil, oferecia voos semanais para Montevidéu, Buenos Aires, Punta del Este e Santiago do Chile. Na Capital gaúcha, eram dois voos diários. A suspensão de atividades foi decidida pelo governo uruguaio, que administra a empresa desde 15 de junho, após a saída do principal sócio, o fundo americano Leadgate.
A Anac informou, neste domingo, que poderá ter um quadro melhor da situação — como o número de brasileiros prejudicados — a partir de segunda-feira. A agência de fiscalização poderá multar a Pluna em até R$ 360 mil por voo, se a companhia não prestar assistência integral aos passageiros. Outra pena seria a cassação da autorização para operar no Brasil.
A Anac garante que está atenta ao atendimento aos passageiros atingidos pelo cancelamento dos voos, nos aeroportos onde a Pluna funcionava. A agência dispõe do reforço de 220 Inspetores de Aviação Civil (Inspac) para fiscalizar as empresas aéreas e os terminais do país.
Notícias do jornal uruguaio El País dão conta de que a Pluna enfrenta ações trabalhistas gigantescas. Os valores são desencontrados, mas o montante não baixaria de US$ 15 milhões — cerca de R$ 30 milhões.
A Pluna disponibilizou um telefone para atender a passageiros do Brasil: (11) 3711.9158
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08/07/2012 | 17h48
Companhia aérea Pluna deve divulgar na terça-feira solução para quem teve voos cancelados
Clientes da empresa aérea uruguaia deverão ficar oito dias sem informações sobre viagens já pagas
Passageiros que compraram bilhetes da companhia aérea Pluna, do Uruguai, deverão ficar oito dias sem qualquer informação sobre reembolso ou reacomodação em voos de outras empresas.
Neste domingo, a Pluna anunciou que poderá apresentar soluções somente a partir das 10h de terça-feira.
A falta de orientações vem irritando os passageiros desde o dia 3, quando a Pluna cancelou os voos em função de uma greve dos funcionários. Na sexta-feira, a empresa confirmou a suspensão das operações por tempo indeterminado, devido à crise que enfrenta. Não foi divulgado o número de clientes afetados. No entanto, o presidente da Associação de Agências de Viagens do Uruguai, Sergio Bañales, informou à agência de notícias Ansa que são 10 mil uruguaios e 5 mil brasileiros e argentinos.
Uma das prejudicadas é a advogada Alda Maria de Oliveira, 59 anos, que comprou dois bilhetes para o Chile, ida e volta, por R$ 2.826. Ela e a filha, Shariza, 24 anos, pretendem embarcar no dia 18 desde Porto Alegre. Durante o final de semana, as duas buscaram em vão por informações junto à Pluna e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
— Não disseram nada sobre a devolução do dinheiro ou reacomodação em outros voos — queixou-se Alda, que comprou as passagens no mês passado.
A Pluna promete apresentar soluções a partir de terça-feira. Desde 1949 operando no Brasil, oferecia voos semanais para Montevidéu, Buenos Aires, Punta del Este e Santiago do Chile. Na Capital gaúcha, eram dois voos diários. A suspensão de atividades foi decidida pelo governo uruguaio, que administra a empresa desde 15 de junho, após a saída do principal sócio, o fundo americano Leadgate.
A Anac informou, neste domingo, que poderá ter um quadro melhor da situação — como o número de brasileiros prejudicados — a partir de segunda-feira. A agência de fiscalização poderá multar a Pluna em até R$ 360 mil por voo, se a companhia não prestar assistência integral aos passageiros. Outra pena seria a cassação da autorização para operar no Brasil.
A Anac garante que está atenta ao atendimento aos passageiros atingidos pelo cancelamento dos voos, nos aeroportos onde a Pluna funcionava. A agência dispõe do reforço de 220 Inspetores de Aviação Civil (Inspac) para fiscalizar as empresas aéreas e os terminais do país.
Notícias do jornal uruguaio El País dão conta de que a Pluna enfrenta ações trabalhistas gigantescas. Os valores são desencontrados, mas o montante não baixaria de US$ 15 milhões — cerca de R$ 30 milhões.
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