[Brasil] Entenda o que é o bioqueresene a base de cana-de-açucar.
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[Brasil] Entenda o que é o bioqueresene a base de cana-de-açucar.
Mercado&Eventos
19/06 - 14:16
Entenda o que é o bioqueresene a base de cana-de-açucar
Por: Lisia Minelli
O bioquerosene desenvolvido pela Amyris em parceria com a Azul é feito de cana-de-açucar e por isso, totalmente renovável. Seu principal efeito é a diminuição da emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, capaz de reduzir este efeito em até 82%. A cada duas toneladas de cana é possível obter em média 100 milhões de litros de combustível.
Esse combustível, chamado de AMJ 700, é feito com o uso de microorganismos modificados que trabalham como fábricas vivas, convertendo o açúcar em puro hidrocarboneto. Tal método resulta em um querosene renovável que, após certificado, atenderá aos padrões mais rigorosos da aviação e da ASTM - American Society for Testing and Materials.
O novo bioquerosene pode ainda ser misturado em proporções de até 50% ao querosene fóssil já utilizado hoje em dia, sem ter nenhum tipo de alteração nos motores; e utiliza a mesma estrutura de abastecimento e distribuição já existentes. Desenvolvido a partir do conceito drop-in, não foi necessário implementar qualquer modificação ou adaptação da aeronave antes do voo.
"O Brasil conta com uma abundância de terra produtiva, o que faz da cana-de-açúcar não seja competitiva com o cultivo de outros produtos, como para a alimentação. Esperamos que isso seja um incentivo maior aos produtores de cana, que hoje sofrem com as variações do álcool para produção automotiva. Esperamos também que seja possível adotar esse combustível em voos comerciais no médio prazo, com uma produção em larga escala, sendo economicamente viável", finalizou Adalberto Febeliano, da Azul.
19/06 - 14:16
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Por: Lisia Minelli
O bioquerosene desenvolvido pela Amyris em parceria com a Azul é feito de cana-de-açucar e por isso, totalmente renovável. Seu principal efeito é a diminuição da emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, capaz de reduzir este efeito em até 82%. A cada duas toneladas de cana é possível obter em média 100 milhões de litros de combustível.
Esse combustível, chamado de AMJ 700, é feito com o uso de microorganismos modificados que trabalham como fábricas vivas, convertendo o açúcar em puro hidrocarboneto. Tal método resulta em um querosene renovável que, após certificado, atenderá aos padrões mais rigorosos da aviação e da ASTM - American Society for Testing and Materials.
O novo bioquerosene pode ainda ser misturado em proporções de até 50% ao querosene fóssil já utilizado hoje em dia, sem ter nenhum tipo de alteração nos motores; e utiliza a mesma estrutura de abastecimento e distribuição já existentes. Desenvolvido a partir do conceito drop-in, não foi necessário implementar qualquer modificação ou adaptação da aeronave antes do voo.
"O Brasil conta com uma abundância de terra produtiva, o que faz da cana-de-açúcar não seja competitiva com o cultivo de outros produtos, como para a alimentação. Esperamos que isso seja um incentivo maior aos produtores de cana, que hoje sofrem com as variações do álcool para produção automotiva. Esperamos também que seja possível adotar esse combustível em voos comerciais no médio prazo, com uma produção em larga escala, sendo economicamente viável", finalizou Adalberto Febeliano, da Azul.
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