Pmdg Ngx fmc.
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Pmdg Ngx fmc.
Boa tarde pessoal, como ja dito tenho o 737 ngx da pmdg no meu fsx, programo a decolagem, vejo as cartas no ais web sid e stars etc... porém não sei como programar o perfil de descida desta aeronave, ou seja, não sei como fazer o avião descer sozinho(automaticamente) quando eu estiver chegando no aeroporto. Se alguém puder me ajudar fico grato? Abraço a todos os membros do V.Virtual.
Gabriel R Siqueira- Segundo-Tenente
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Re: Pmdg Ngx fmc.
Gabriel tudo bom? Alguns posts abaixo foi postado um vídeo que vai lhe servir! Mas simplesmente bastaria você colocar a STAR certinha, e com ela programada zerar o ALT no seu MCP. Dessa forma ele vai descer conforme a programação do FMC sozinho, ou então ir diminuindo aos poucos a altitude conforme o controle for autorizando. Repare que depois que você programas sua STAR vai aparecer em sua rota uma marcação verde informando seu TD que nada mais é que o ponto idal para iniciar a descida( ponto no qual ele vai iniciar a descida sozinho ). E se chegar próximo a essa marcação sem você diminuir sua altitude no MCP vai acender a luz do FMC informando que você tem que resetar sua altitude...
Abraços
Abraços
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
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Re: Pmdg Ngx fmc.
Gabriel
Só complementando o Cwbspotter, a mensagem para resetar é a 3 nm de T/D e escreve "Reset TGL"
Só complementando o Cwbspotter, a mensagem para resetar é a 3 nm de T/D e escreve "Reset TGL"
Danillo- Tenente-Coronel
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Re: Pmdg Ngx fmc.
Tudo bem obrigado. Caro cwbspotter como faço isso ''zerar o ALT no seu MCP. Dessa forma ele vai descer conforme a programação do FMC sozinho, ou então ir diminuindo aos poucos a altitude'' o que é MCP??? e ''Repare que depois que você programas sua STAR vai aparecer em sua rota uma marcação verde informando seu TD que nada mais é que o ponto idal para iniciar a descida( ponto no qual ele vai iniciar a descida sozinho )'' o que é TD??? ''E se chegar próximo a essa marcação sem você diminuir sua altitude no MCP vai acender a luz do FMC informando que você tem que resetar sua altitude...'' que é "Reset TGL" correto? devo mudar a altitude no fmc ou no pinel da aeronave???... desculpem fazer tantas perguntas mas migrei para esta aeronave a pouco tempo. Obrigado e abraço a todos do V.Virtual. Aguardo.
Gabriel R Siqueira- Segundo-Tenente
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Re: Pmdg Ngx fmc.
Então Gabriel, como você ja falou em SID e STAR, eu pensei que você ja teria um entendimento mais avançado. Vamos tentar ser mais simples a altitude que falo é ali na parte do piloto automático, ali que você tem que zerar. TD = Top of Descent retratado como TOD ou T/D, ou seja como citei acima o ponto ideal para iniciar sua descida. Sobre o "Reset TGL" é a menssagem que o colega citou que vai aparecer em seu FMC caso você não diminua a sua altitude onde eu citei até 3mn. do TD. Não sei se eu sou a pessoa mais indicada para lhe falar sobre isso, não consigo sair muito de termos técnicos para facilitar a compreensão..como está começando na aeronave, é muito interessante fazer o que poucos tem vontade, ler bastante sobre, comer o manual dela e assistir vídeos nem que seja no YouTube para tender entender de forma mais mastigada. Não adianta tentar ser muito simples explicando sobre algo muiito complexo, eu pelo menos pense assim. Como tem outro post com assunto parecido aqui nessa parte do fórum aconselho a ver que ja tem uns vídeos postados lá. Visite o site virtualroutes.org e se possível veja sobre o dvd do NGx que é muito didático tenho e indico! Vale lembrar que quanto mais voar em soemnte uma aeronave mais vai aprender sobre ela. Eu diferente de muitos do fórum, só possuo duas aeronaves de grande porte, o Ngx e o 767 level-d. Porém muita coisa que você me perguntar sobre elas é provável que eu saiba, posso não saber explicar corretamente mais na prática sei fazer, mais isso só acontece porque li e li muiiito sobre as duas, principalmente o 767 que quando comecei nele no fs2004 não existia essa imensidão de vídeos no youtube que tem hoje, então foi com muita dificuldade e lendo 90% em ingles que comecei a aprende rum pouco sobre hehehe. Então minha ultima dica é sempre essa, ler, ler e ler mais...
Edit: um bom complemento que é necessário foi o que o colega pjspiloto falou, eu nem entrei nos méritos pois como você não sabia o que vinha a ser MCP para esplicar o que vem a ser um LNAV é complicado hehehe. Mais vai nos vídeos para ter uma base depois dai você vai "sacar" melhor lendo.
Abraços
Edit: um bom complemento que é necessário foi o que o colega pjspiloto falou, eu nem entrei nos méritos pois como você não sabia o que vinha a ser MCP para esplicar o que vem a ser um LNAV é complicado hehehe. Mais vai nos vídeos para ter uma base depois dai você vai "sacar" melhor lendo.
Abraços
Última edição por cwbspotter em Dom 17 Jun 2012, 21:08, editado 2 vez(es)
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
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Re: Pmdg Ngx fmc.
cwbspotter, obrigado pelas dicas irei fazer o indicado e claro praticar. Isso que tu disse é a pura verdade para qualquer coisa que queremos ter um entendimento avançado devemos nos informar e estudar sobre o assunto, e com relação ao entendimento da aeronava algumas coisas ja tenho em mente pois voava com o 738 antigo da pmdg e sempre voei no e-jets da wilco 190 e 195, ou seja, ja sei trabalhar com cartas e montar planos de voo. Mais uma vez obrigado cwbspotter. Abraço Gabriel.
Gabriel R Siqueira- Segundo-Tenente
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Re: Pmdg Ngx fmc.
Reset TGL?
A mensagem é "Reset MCP ALT" e ocorre a 5nm do TD (vide pg. 1126 do FCOM V2).
No final das contas, falaram, falaram e falaram mas não responderam a pergunta (mas tudo que foi falado está mais que aprovado ). Você precisa estar com o modo VNAV ativado e com o perfil vertical programado, ou seja, no mínimo STAR programada (para descer segundo a STAR) ou a aeronave vai descer para o aeroporto como se fosse direto (vai planejar chegar ao aeroporto na altitude dele).
Nos outros modos de navegação vertical (LVL CHG e V/S) a descida é manual, somente no VNAV a aeronave descerá sozinha caso você atinja o TD e no seletor de altitude esteja uma altitude menor que a de cruzeiro.
A mensagem é "Reset MCP ALT" e ocorre a 5nm do TD (vide pg. 1126 do FCOM V2).
No final das contas, falaram, falaram e falaram mas não responderam a pergunta (mas tudo que foi falado está mais que aprovado ). Você precisa estar com o modo VNAV ativado e com o perfil vertical programado, ou seja, no mínimo STAR programada (para descer segundo a STAR) ou a aeronave vai descer para o aeroporto como se fosse direto (vai planejar chegar ao aeroporto na altitude dele).
Nos outros modos de navegação vertical (LVL CHG e V/S) a descida é manual, somente no VNAV a aeronave descerá sozinha caso você atinja o TD e no seletor de altitude esteja uma altitude menor que a de cruzeiro.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Pmdg Ngx fmc.
Boa Tarde pjspiloto, após receber ajuda do cwbspotter, realizei um voo de SBPA-SBCT VIA SID: ELATE 1 E STAR GARCI 1, programei direitinho e etc. Quando recebi a mensagem do FMC de Top Descent ou TD zerei o altitude do MCP, próximo ao AUTO PILOT. Gostaria de saber se devo zerar o Altitude ao receber a mensagem ou devo por a altitude do próximo waypoint? e se quero saber se é isso mesmo que deve ser feito para que o avião realize o processo de descida automaticamente e logo realizando um pouso ILS. O VNAV pode estar acoplado junto com o LNAV, não conflito entre ambos??? por favor ajuda.
Ah e o que seria : '' somente no VNAV a aeronave descerá sozinha caso você atinja o TD e no seletor de altitude esteja uma altitude menor que a de cruzeiro''.
Obrigado Gabriel
Ah e o que seria : '' somente no VNAV a aeronave descerá sozinha caso você atinja o TD e no seletor de altitude esteja uma altitude menor que a de cruzeiro''.
Obrigado Gabriel
Gabriel R Siqueira- Segundo-Tenente
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Re: Pmdg Ngx fmc.
Sobre zerar ou diminuir a ALT até o próximo fixo a resposta é seguir o que o controlador autoriza! Como por exemplo digamos que você está no FL200 e o controlador te autorizou descer somente ao FL180, mesmo que na STAR esteja previsto você estar passando ali no FL150. Eu faço dessa forma usando o Radar Contact que é um ATC melhorado para o simulador e fazia dessa forma quando voava online. Caso não tenha controle online ou então não seja dada uma restrição de ALT na descida eu coloco em "0".
O resto deixo para o outro amigo explicar melhor!
Abraços
O resto deixo para o outro amigo explicar melhor!
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cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
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Re: Pmdg Ngx fmc.
Obrigado cwbspotter por sua atenção , porém ainda tenho dúvidas.
Boa Tarde pjspiloto, após receber ajuda do cwbspotter, realizei um voo de SBPA-SBCT VIA SID: ELATE 1 E STAR GARCI 1, programei direitinho e etc. Quando recebi a mensagem do FMC de Top Descent ou TD zerei o altitude do MCP, próximo ao AUTO PILOT. Gostaria de saber se devo zerar o Altitude ao receber a mensagem ou devo por a altitude do próximo waypoint? e se quero saber se é isso mesmo que deve ser feito para que o avião realize o processo de descida automaticamente e logo realizando um pouso ILS. O VNAV pode estar acoplado junto com o LNAV, não conflito entre ambos??? por favor ajuda.
Ah e o que seria : '' somente no VNAV a aeronave descerá sozinha caso você atinja o TD e no seletor de altitude esteja uma altitude menor que a de cruzeiro''.
Boa Tarde pjspiloto, após receber ajuda do cwbspotter, realizei um voo de SBPA-SBCT VIA SID: ELATE 1 E STAR GARCI 1, programei direitinho e etc. Quando recebi a mensagem do FMC de Top Descent ou TD zerei o altitude do MCP, próximo ao AUTO PILOT. Gostaria de saber se devo zerar o Altitude ao receber a mensagem ou devo por a altitude do próximo waypoint? e se quero saber se é isso mesmo que deve ser feito para que o avião realize o processo de descida automaticamente e logo realizando um pouso ILS. O VNAV pode estar acoplado junto com o LNAV, não conflito entre ambos??? por favor ajuda.
Ah e o que seria : '' somente no VNAV a aeronave descerá sozinha caso você atinja o TD e no seletor de altitude esteja uma altitude menor que a de cruzeiro''.
Gabriel R Siqueira- Segundo-Tenente
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Re: Pmdg Ngx fmc.
Olá Gabriel Siqueira,
No Youtube você encontrará muitos tutoriais sobre o Pmdg Ngx fmc, onde facilitará o entendimento das explicações do Cmtes. Cwbspotter e Pjspilot.
Espero que tenha ajudado.
No Youtube você encontrará muitos tutoriais sobre o Pmdg Ngx fmc, onde facilitará o entendimento das explicações do Cmtes. Cwbspotter e Pjspilot.
Espero que tenha ajudado.
Larrubia- Brigadeiro
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Re: Pmdg Ngx fmc.
Gabriel R Siqueira escreveu:Obrigado cwbspotter por sua atenção , porém ainda tenho dúvidas.
Boa Tarde pjspiloto, após receber ajuda do cwbspotter, realizei um voo de SBPA-SBCT VIA SID: ELATE 1 E STAR GARCI 1, programei direitinho e etc. Quando recebi a mensagem do FMC de Top Descent ou TD zerei o altitude do MCP, próximo ao AUTO PILOT.
1) Gostaria de saber se devo zerar o Altitude ao receber a mensagem ou devo por a altitude do próximo waypoint?
2) quero saber se é isso mesmo que deve ser feito para que o avião realize o processo de descida automaticamente e logo realizando um pouso ILS.
3) O VNAV pode estar acoplado junto com o LNAV, não conflito entre ambos??? por favor ajuda.
4) Ah e o que seria : '' somente no VNAV a aeronave descerá sozinha caso você atinja o TD e no seletor de altitude esteja uma altitude menor que a de cruzeiro''.
1) Conforme já falado pelo cwb, você pode setar a altitude que o controlador autorizar, caso voo online. Em caso de voo offline, ajuste para a próxima restrição que você tiver, seja na STAR ou IAC. Normalmente na STAR há pelo menos uma restrição de altitude mínima, como exemplo digamos que é 5000' no ponto X. Você pode setar 5000' e aguardar chegar no ponto X ou pode colocar uma altitude menor que esta. Deste modo caso o FMC esteja programado corretamente, o avião procurará passar a 5000' ou acima no ponto X e continuará a descida seguindo as restrições do FMC até a altitude que você setou no seletor.
Como recomendação geral e operação mais realista, selecione 5000' e pouco antes de X, selecione a próxima altitude para evitar que a aeronave nivele em X e depois comece a descer denovo, tirando você do perfil vertical.
2) Com o VNAV ligado, o FMC seguirá o que está programado, ou seja, vai executar uma STAR (se houver), cumprindo seu perfil vertical e vai seguir o perfil do ILS, só não sei lhe confirmar até que altitude o VNAV ficará engajado caso você não mexa em nada. Mas conforme você pode ver nos tutoriais, você deixará o VNAV e o LNAV engajados até interceptar o LOC e o Glide. Pra mais informações sobre essa transição, sugiro que você consulte os tutoriais da PMDG.
3) VNAV e LNAV são complementos um do outro. LNAV = Lateral Navigation; VNAV = Vertical Navigation, ou seja, um é o perfil lateral (a rota em si) e o outro é a altitude (subidas/descidas/voo nivelado).
4) O que eu quis dizer é que somente no modo VNAV a aeronave descerá sozinha caso você atinja o T/D e no seu seletor de altitude esteja uma altitude menor que a de cruzeiro, ou seja, se você estiver no modo Altitude Hold e colocar uma altitude menor ou maior no seletor, a aeronave não descerá se você não selecionar um modo de descida/subida (seja o LVL CHG ou V/S).
Significa também que para a aeronave descer sozinha, a altitude no seletor deve ser menor que a altitude de cruzeiro, ou seja, se você está a 30.000', o seletor deve estar em 29.900' ou abaixo para que a ANV inicie a descida no TD. Lembrando que a aeronave descerá somente até a altitude do seletor, se você não diminuir, a aeronave ficará nivelada até o fim da rota.
Por fim, não há necessidade de abrir outro tópico com sua dúvida conforme você fez. É só manter este mesmo que a galera vai ajudando conforme as dúvidas que aparecerem. Além disso, aqui no VV o tópico fica como "supervisionado", enviando um email para mim assim que há uma resposta.
Bons estudos e voos
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Pmdg Ngx fmc.
Obrigado pjspiloto, desculpe criar mais de um tópico sobre o mesmo assunto, sou novo no V. Virtual e além disso, esta dúvida estava me tirando o sono, enfim mais uma vez desculpe e obrigado por me ajudar valeu muito a explicação. Abraço Gabriel
Gabriel R Siqueira- Segundo-Tenente
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