[Brasil] Empresas aéreas escondem média de atrasos dos voos.
Página 1 de 1
[Brasil] Empresas aéreas escondem média de atrasos dos voos.
Folha de São Paulo
São Paulo, terça-feira, 05 de junho de 2012
Empresas aéreas escondem média de atrasos dos voos
Companhias deixam informação sobre pontualidade sem destaque na internet
Norma entrou em vigor ontem; dado serve para ajudar cliente escolher passagem de empresa por sua pontualidade
RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO
Companhias aéreas esconderam dos passageiros o percentual de voos atrasados e cancelados. Desde ontem, elas são obrigadas a publicar os dados em seus sites.
Resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determina que as informações têm de ser apresentadas quando o passageiro selecionar destino e dia do voo.
A intenção da agência, com a norma, é dar mais opções ao passageiro ao escolher a empresa em que voará.
A Folha testou o serviço nos sites de 12 companhias nacionais e internacionais. Só dois mostravam atrasos e cancelamentos claramente - o da KLM e o da United.
Uma das piores foi a página da TAM, onde encontrar o ícone "Pontualidade Anac" exigia clicar em quatro lugares, três dos quais sem indicação. A reportagem só descobriu o caminho após pedir ajuda a uma assessora de imprensa.
Ocultar os dados sob títulos diversos foi outro subterfúgio. Na Avianca, o índice só aparecia ao clicar sobre o número de escalas do voo. Na Azul, em "Detalhes".
A Gol usou um relógio. Pela manhã, a Webjet não tinha o índice. A informação foi colocada no ar à tarde, ao lado da tabela de voos -após a reportagem procurar a empresa.
Houve quem colocasse a informação perdida, como a Air France, que usou título sem destaque no fim da página. A KLM é do mesmo grupo da Air France. Na Emirates, ela só era exibida na página inicial, e não na escolha de voos, como diz a norma. Três empresas não mostravam os índices: British, Iberia e American Airlines.
Ontem, o Procon autuou Azul, Avianca e Webjet por não informarem, em seus balcões de vendas em Congonhas, a média de atrasos. As empresas terão 15 dias para apresentar defesa e, em seguida, o órgão vai definir se aplica multa.
MUDANÇAS
Sem dar números, a Anac disse fiscalizar as empresas, inclusive se notar cumprimento insatisfatório da norma. A multa pode chegar a R$ 10 mil.
A redação pode ser alterada se a norma estiver sendo desvirtuada pelas empresas, diz a agência, que também exibe os índices em seu site.
São Paulo, terça-feira, 05 de junho de 2012
Empresas aéreas escondem média de atrasos dos voos
Companhias deixam informação sobre pontualidade sem destaque na internet
Norma entrou em vigor ontem; dado serve para ajudar cliente escolher passagem de empresa por sua pontualidade
RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO
Companhias aéreas esconderam dos passageiros o percentual de voos atrasados e cancelados. Desde ontem, elas são obrigadas a publicar os dados em seus sites.
Resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determina que as informações têm de ser apresentadas quando o passageiro selecionar destino e dia do voo.
A intenção da agência, com a norma, é dar mais opções ao passageiro ao escolher a empresa em que voará.
A Folha testou o serviço nos sites de 12 companhias nacionais e internacionais. Só dois mostravam atrasos e cancelamentos claramente - o da KLM e o da United.
Uma das piores foi a página da TAM, onde encontrar o ícone "Pontualidade Anac" exigia clicar em quatro lugares, três dos quais sem indicação. A reportagem só descobriu o caminho após pedir ajuda a uma assessora de imprensa.
Ocultar os dados sob títulos diversos foi outro subterfúgio. Na Avianca, o índice só aparecia ao clicar sobre o número de escalas do voo. Na Azul, em "Detalhes".
A Gol usou um relógio. Pela manhã, a Webjet não tinha o índice. A informação foi colocada no ar à tarde, ao lado da tabela de voos -após a reportagem procurar a empresa.
Houve quem colocasse a informação perdida, como a Air France, que usou título sem destaque no fim da página. A KLM é do mesmo grupo da Air France. Na Emirates, ela só era exibida na página inicial, e não na escolha de voos, como diz a norma. Três empresas não mostravam os índices: British, Iberia e American Airlines.
Ontem, o Procon autuou Azul, Avianca e Webjet por não informarem, em seus balcões de vendas em Congonhas, a média de atrasos. As empresas terão 15 dias para apresentar defesa e, em seguida, o órgão vai definir se aplica multa.
MUDANÇAS
Sem dar números, a Anac disse fiscalizar as empresas, inclusive se notar cumprimento insatisfatório da norma. A multa pode chegar a R$ 10 mil.
A redação pode ser alterada se a norma estiver sendo desvirtuada pelas empresas, diz a agência, que também exibe os índices em seu site.
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Empresas aéreas escondem média de atrasos dos voos.
10 mil? Que multa cara! Pode ter certeza que agora eles estão preocupados.
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Natal: 47% de atrasos - média geral é de 17%
» [Brasil]Empresas aéreas reduzem voos para o Nordeste para diminuir prejuízos
» [Brasil] TAM e Gol alteram sites para informar os atrasos de voos.
» [Brasil] Atrasos em voos leva Anac a multar Gol e notificar TAM
» [Brasil] Anac enquadra empresas aéreas
» [Brasil]Empresas aéreas reduzem voos para o Nordeste para diminuir prejuízos
» [Brasil] TAM e Gol alteram sites para informar os atrasos de voos.
» [Brasil] Atrasos em voos leva Anac a multar Gol e notificar TAM
» [Brasil] Anac enquadra empresas aéreas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos