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Mensagem por Abner Sáb 02 Jun 2012, 22:06

Certo! Belo vídeo!
Mas conversando com um ex-co-piloto da Trip, agora na Azul.
Fiz várias perguntas sobre como pilotar os ATR's.
Notei que no vídeo da Azul Linhas Aéreas Virtual, as manetes "Condition" foram passadas de FTR (Feather) para "100%".
Eu também fazia isto e decolava assim, até ter essa conversa com o co-piloto de ATR da Azul, que me disse que tenho que passar para "Auto" e não 100%.

"100%" é usado somente em Pane. E aí.... confused



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Mensagem por rafaabsl Dom 03 Jun 2012, 10:36

Abner escreveu:Certo! Belo vídeo!
Mas conversando com um ex-co-piloto da Trip, agora na Azul.
Fiz várias perguntas sobre como pilotar os ATR's.
Notei que no vídeo da Azul Linhas Aéreas Virtual, as manetes "Condition" foram passadas de FTR (Feather) para "100%".
Eu também fazia isto e decolava assim, até ter essa conversa com o co-piloto de ATR da Azul, que me disse que tenho que passar para "Auto" e não 100%.

"100%" é usado somente em Pane. E aí.... confused





brilhantes observações cmdt Abner! thumbsup
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Mensagem por Abner Dom 03 Jun 2012, 19:07

hahaha....
Eu gosto dos ATr's...
Mas ainda falta muito pra mim chegar lá.... lol
Foi um co-piloto da Azul que me falou...thumbsup
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Mensagem por Paolo Bazzoni Seg 04 Jun 2012, 09:22

Belo video amigo !

Esse ATR é da Flight one ?
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Mensagem por cwbspotter Seg 04 Jun 2012, 12:15

Afirmativo Paolo!

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Mensagem por gooddark Dom 17 Jun 2012, 19:12

Algumas informações no vídeo de instrução da azul virtual, não condiz com o real, manete de condição na posição overhide fica para mim fora do contexto uma vez que o correto é na posição auto.

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Mensagem por Brendon Felipe Dom 17 Jun 2012, 22:15

Então decola com as manetes em Auto Abner? oO

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Mensagem por gooddark Seg 18 Jun 2012, 20:08

Brendon Felipe escreveu:Então decola com as manetes em Auto Abner? oO
Respondendo a sua pergunta Brendon , sim decolamos com as manetes em auto e só utilizamos a posição 100 % (overhide) em caso de pane ( perca de um dos motores numa decolagem, go -around e climb) para suprir a demanda por falta de motor 1 ou 2.

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Mensagem por Brendon Felipe Seg 18 Jun 2012, 20:23

Grato gooddark, esclareceu tudo de uma única vez. Very Happy

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Mensagem por alexlimax Seg 18 Jun 2012, 20:38

Eu também usava as manetes "Condition" em 100%.

Mas após ver esse vídeo (logo abaixo),eu só uso ele em 100% em algumas situações "severas".

Reparem nos 2:23
https://www.youtube.com/watch?v=L33roVm7U_g.

É um ótimo vídeo!

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Mensagem por gooddark Seg 18 Jun 2012, 20:40

Apenas para complementar ...
As manetes de condição em auto permite a regulam automatica da rotação das hélices e seus respectivos passos pela Power management (PWR MGT). Sendo apenas necessário a redução manual na descida, para nao estrapolar a VMO que nos ATR's é de 250kt pois o ATR não tem Auto Throttle e nem auto Thrust.


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Mensagem por alexlimax Seg 18 Jun 2012, 21:40

gooddark escreveu:Apenas para complementar ...
As manetes de condição em auto permite a regulam automatica da rotação das hélices e seus respectivos passos pela Power management (PWR MGT). Sendo apenas necessário a redução manual na descida, para nao estrapolar a VMO que nos ATR's é de 250kt pois o ATR não tem Auto Throttle e nem auto Thrust.


O power management (PWR MGT) muda o angulo das hélices?
Reparei que as hélices ficam de um angulo meio diferente,de situações em situações;
as vezes todo reto,e as vezes meios "tortos",um curvatura quase igual as das bananas (não ligue pra minha comparação!)

Então,vê se tá correto..

PWR MGT em TO "Takoff"=Uso pra decolagem
PWR MGT em MCT "não sei qual o significado" = Nunca usei (poder explicar...)
PWR MGT em CLB "climbing"= Subida
PWR MGT em CRZ "cruise" = Cruzeiro
Para pouso eu uso a mesma de cruzeiro.é o correto? outra pergunta!
Eu vi no manual da Flight one, que na decolagem usasse 9° de subida,é o correto? scratch

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Mensagem por gooddark Seg 18 Jun 2012, 21:53


O power management (PWR MGT) muda o angulo das hélices?
Reparei que as hélices ficam de um angulo meio diferente,de situações em situações;
as vezes todo reto,e as vezes meios "tortos",um curvatura quase igual as das bananas (não ligue pra minha comparação!)

Então,vê se tá correto..

PWR MGT em TO "Takoff"=Uso pra decolagem
PWR MGT em MCT "não sei qual o significado" = Nunca usei (poder explicar...)
PWR MGT em CLB "climbing"= Subida
PWR MGT em CRZ "cruise" = Cruzeiro
Para pouso eu uso a mesma de cruzeiro.é o correto? outra pergunta!
Eu vi no manual da Flight one, que na decolagem usasse 9° de subida,é o correto? scratch
O power management (PWR MGT) muda o angulo das hélices?
- Sim, tem "efeito" no angulo da hélice, variando de passo máximo para mínimo conforme seleção no nob de PWR MGT
- Não ligo para sua comparação assobiar pois realmente elas ficam desta forma mesmo, chamamos elas de hélices semi-tarra , muito parecidas com aquelas espadas dos turcos e afins ... lol
Então,vê se tá correto..
Ok, vou citar as correções e os acertos
PWR MGT em TO "Takeoff"=Uso pra decolagem, correto mas deve se usar no pouso tambem, pois já imaginou um go-around com o nob do PWR MGT em CRZ , pode ter certeza que isto vai dar caca, então deixamos ela em TO para o máximo desempenho em caso de arremetidas.
PWR MGT em MCT "não sei qual o significado" = Ok, esta seleção é mais utilizada para condições de pane, onde ao selecionar o nob para MCT estando as manetes em condição para modo auto, se utiliza 100 % de hélice para fins de compensação em caso de pane de um dos motores ou quaisquer pane que possa comprometer uma decolagem e afins. (fiz a corretiva pois na ultima resposta cometi um trocadilho de informações)
PWR MGT em CLB "climbing"= Subida, ok está correto
PWR MGT em CRZ "cruise" = Cruzeiro e no momento da descida tambem utiliza o nob em CRZ

Eu vi no manual da Flight one, que na decolagem usasse 9° de subida,é o correto?
Esta por enquanto fico te devendo mas logo respondo pra você corretamente ok ?



Última edição por gooddark em Qua 20 Jun 2012, 16:03, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Brendon Felipe Seg 18 Jun 2012, 22:17

Cade o -curtir- daqui?

Só uma dúvida: Você voa AT72 na Azul/ou Trip né?

Esclarecimento total, grato por compartilhar as informações e ótimos voos.

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Mensagem por alexlimax Seg 18 Jun 2012, 22:18

gooddark escreveu:

O power management (PWR MGT) muda o angulo das hélices?
Reparei que as hélices ficam de um angulo meio diferente,de situações em situações;
as vezes todo reto,e as vezes meios "tortos",um curvatura quase igual as das bananas (não ligue pra minha comparação!)

Então,vê se tá correto..

PWR MGT em TO "Takoff"=Uso pra decolagem
PWR MGT em MCT "não sei qual o significado" = Nunca usei (poder explicar...)
PWR MGT em CLB "climbing"= Subida
PWR MGT em CRZ "cruise" = Cruzeiro
Para pouso eu uso a mesma de cruzeiro.é o correto? outra pergunta!
Eu vi no manual da Flight one, que na decolagem usasse 9° de subida,é o correto? scratch
O power management (PWR MGT) muda o angulo das hélices?
- Sim, tem "efeito" no angulo da hélice, variando de passo máximo para mínimo conforme seleção no nob de PWR MGT
- Não ligo para sua comparação assobiar pois realmente elas ficam desta forma mesmo, chamamos elas de hélices semi-tarra , muito parecidas com aquelas espadas dos turcos e afins ... lol
Então,vê se tá correto..
Ok, vou citar as correções e os acertos
PWR MGT em TO "Takeoff"=Uso pra decolagem, correto mas deve se usar no pouso tambem, pois já imaginou um go-around com o nob do PWR MGT em CRZ , pode ter certeza que isto vai dar caca, então deixamos ela em TO para o máximo desempenho em caso de arremetidas.
PWR MGT em MCT "não sei qual o significado" = Ok, esta seleção é mais utilizada para condições de pista molhada e nevascas ou gelo na pista ,significa maximum continuos thrust. (algo como impulso de continuidade máxima )
PWR MGT em CLB "climbing"= Subida, ok está correto
PWR MGT em CRZ "cruise" = Cruzeiro e no momento da descida tambem utiliza o nob em CRZ

Eu vi no manual da Flight one, que na decolagem usasse 9° de subida,é o correto?
Esta por enquanto fico te devendo mas logo respondo pra você corretamente ok ?


Ixi,pode virar professor lol
Excelente explicação,captei tudo hmm
Merece um pontinho pra reputação,mas eu ainda nem posso dá hmmm .
Vai ai meu muito obrigado! thumbsup

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Mensagem por gooddark Seg 18 Jun 2012, 22:27

Brendon Felipe escreveu:Cade o -curtir- daqui?

Só uma dúvida: Você voa AT72 na Azul/ou Trip né?

Esclarecimento total, grato por compartilhar as informações e ótimos voos.

Bom tirando os vôos que faço no jump- seat (carona em cockpit de atr) trabalho na manutenção de linha das aeronaves ATR 42-ALL e 72 - ALL (séries ) mas ainda sou Trip até que mude o contrário na gestão lol
Nas cias virtuais, sou membro da Real Brasil - equipe ATR.

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Mensagem por gooddark Seg 18 Jun 2012, 22:29



Ixi,pode virar professor lol
Excelente explicação,captei tudo hmm
Merece um pontinho pra reputação,mas eu ainda nem posso dá hmmm .
Vai ai meu muito obrigado! thumbsup

Relaxa, converti os pontos de reputação somente em saber que compreendeu a explicação. Apesar de ser uma simples explicação ok ?
Bons vôos e precisando pode contar comigo !

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Mensagem por gooddark Qua 20 Jun 2012, 16:07

Eu vi no manual da Flight one, que na decolagem usasse 9° de subida,é o correto?
Vamos a resposta: De acordo com as informações que obtive hoje, o correto nos 72- 200/212 e 500 é subida via IAS, na faixa de 170 Knots, sendo o pitch monitorado em 5º a 6º, agora para o modelo 600 utiliza se pitch 8º

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Mensagem por flavioSSA Qua 20 Jun 2012, 17:05

gooddark, favor ler novamente as regras do fórum:
6. Não é permitido Flood nem Spam. Caso a sua mensagem seja a última do tópico e queira acrescentar ou alterar alguma coisa antes de terem passado 24 horas de ter colocado o post, use o botão "edit" para editar o post em vez de criar um novo. Use também o botão "Multi-citação" caso queira citar várias mensagens, evitando assim o flood.

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