Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
+4
cwbspotter
Paolo Bazzoni
rafaabsl
Abner
8 participantes
Página 1 de 1
Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
Certo! Belo vídeo!
Mas conversando com um ex-co-piloto da Trip, agora na Azul.
Fiz várias perguntas sobre como pilotar os ATR's.
Notei que no vídeo da Azul Linhas Aéreas Virtual, as manetes "Condition" foram passadas de FTR (Feather) para "100%".
Eu também fazia isto e decolava assim, até ter essa conversa com o co-piloto de ATR da Azul, que me disse que tenho que passar para "Auto" e não 100%.
"100%" é usado somente em Pane. E aí....
Mas conversando com um ex-co-piloto da Trip, agora na Azul.
Fiz várias perguntas sobre como pilotar os ATR's.
Notei que no vídeo da Azul Linhas Aéreas Virtual, as manetes "Condition" foram passadas de FTR (Feather) para "100%".
Eu também fazia isto e decolava assim, até ter essa conversa com o co-piloto de ATR da Azul, que me disse que tenho que passar para "Auto" e não 100%.
"100%" é usado somente em Pane. E aí....
Abner- Coronel
- Inscrito em : 26/03/2011
Mensagens : 1750
Reputação : 90
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
Abner escreveu:Certo! Belo vídeo!
Mas conversando com um ex-co-piloto da Trip, agora na Azul.
Fiz várias perguntas sobre como pilotar os ATR's.
Notei que no vídeo da Azul Linhas Aéreas Virtual, as manetes "Condition" foram passadas de FTR (Feather) para "100%".
Eu também fazia isto e decolava assim, até ter essa conversa com o co-piloto de ATR da Azul, que me disse que tenho que passar para "Auto" e não 100%.
"100%" é usado somente em Pane. E aí....
brilhantes observações cmdt Abner!
rafaabsl- Coronel
-
Inscrito em : 19/02/2011
Mensagens : 1064
Reputação : 30
Idade : 38
Simulador preferido : Fsx, X-plane 10
Emprego/lazer : Tecnico em Redes de Computadores/ Cantor
Nacionalidade :
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
hahaha....
Eu gosto dos ATr's...
Mas ainda falta muito pra mim chegar lá....
Foi um co-piloto da Azul que me falou...
Eu gosto dos ATr's...
Mas ainda falta muito pra mim chegar lá....
Foi um co-piloto da Azul que me falou...
Abner- Coronel
- Inscrito em : 26/03/2011
Mensagens : 1750
Reputação : 90
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
Belo video amigo !
Esse ATR é da Flight one ?
Esse ATR é da Flight one ?
Paolo Bazzoni- Capitão
-
Inscrito em : 26/04/2012
Mensagens : 167
Reputação : -2
Idade : 45
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Técnico Quimico
Nacionalidade :
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
Afirmativo Paolo!
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
Algumas informações no vídeo de instrução da azul virtual, não condiz com o real, manete de condição na posição overhide fica para mim fora do contexto uma vez que o correto é na posição auto.
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
Então decola com as manetes em Auto Abner? oO
_________________
W11 | MSFS2020 | Intel I7-11700 4.90 GHz | 32GB RAM 3200 MHz Dual Channel | Nvidia RTX 3080 10GB GDDR6X
Brendon Felipe- Major
-
Inscrito em : 25/08/2011
Mensagens : 429
Reputação : 20
Idade : 30
Nacionalidade :
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
Respondendo a sua pergunta Brendon , sim decolamos com as manetes em auto e só utilizamos a posição 100 % (overhide) em caso de pane ( perca de um dos motores numa decolagem, go -around e climb) para suprir a demanda por falta de motor 1 ou 2.Brendon Felipe escreveu:Então decola com as manetes em Auto Abner? oO
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
Grato gooddark, esclareceu tudo de uma única vez.
_________________
W11 | MSFS2020 | Intel I7-11700 4.90 GHz | 32GB RAM 3200 MHz Dual Channel | Nvidia RTX 3080 10GB GDDR6X
Brendon Felipe- Major
-
Inscrito em : 25/08/2011
Mensagens : 429
Reputação : 20
Idade : 30
Nacionalidade :
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
Eu também usava as manetes "Condition" em 100%.
Mas após ver esse vídeo (logo abaixo),eu só uso ele em 100% em algumas situações "severas".
Reparem nos 2:23
https://www.youtube.com/watch?v=L33roVm7U_g.
É um ótimo vídeo!
Mas após ver esse vídeo (logo abaixo),eu só uso ele em 100% em algumas situações "severas".
Reparem nos 2:23
https://www.youtube.com/watch?v=L33roVm7U_g.
É um ótimo vídeo!
_________________
off
alexlimax- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 02/10/2011
Mensagens : 624
Reputação : 20
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
Apenas para complementar ...
As manetes de condição em auto permite a regulam automatica da rotação das hélices e seus respectivos passos pela Power management (PWR MGT). Sendo apenas necessário a redução manual na descida, para nao estrapolar a VMO que nos ATR's é de 250kt pois o ATR não tem Auto Throttle e nem auto Thrust.
As manetes de condição em auto permite a regulam automatica da rotação das hélices e seus respectivos passos pela Power management (PWR MGT). Sendo apenas necessário a redução manual na descida, para nao estrapolar a VMO que nos ATR's é de 250kt pois o ATR não tem Auto Throttle e nem auto Thrust.
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
gooddark escreveu:Apenas para complementar ...
As manetes de condição em auto permite a regulam automatica da rotação das hélices e seus respectivos passos pela Power management (PWR MGT). Sendo apenas necessário a redução manual na descida, para nao estrapolar a VMO que nos ATR's é de 250kt pois o ATR não tem Auto Throttle e nem auto Thrust.
O power management (PWR MGT) muda o angulo das hélices?
Reparei que as hélices ficam de um angulo meio diferente,de situações em situações;
as vezes todo reto,e as vezes meios "tortos",um curvatura quase igual as das bananas (não ligue pra minha comparação!)
Então,vê se tá correto..
PWR MGT em TO "Takoff"=Uso pra decolagem
PWR MGT em MCT "não sei qual o significado" = Nunca usei (poder explicar...)
PWR MGT em CLB "climbing"= Subida
PWR MGT em CRZ "cruise" = Cruzeiro
Para pouso eu uso a mesma de cruzeiro.é o correto? outra pergunta!
Eu vi no manual da Flight one, que na decolagem usasse 9° de subida,é o correto?
_________________
off
alexlimax- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 02/10/2011
Mensagens : 624
Reputação : 20
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
O power management (PWR MGT) muda o angulo das hélices?
O power management (PWR MGT) muda o angulo das hélices?
Reparei que as hélices ficam de um angulo meio diferente,de situações em situações;
as vezes todo reto,e as vezes meios "tortos",um curvatura quase igual as das bananas (não ligue pra minha comparação!)
Então,vê se tá correto..
PWR MGT em TO "Takoff"=Uso pra decolagem
PWR MGT em MCT "não sei qual o significado" = Nunca usei (poder explicar...)
PWR MGT em CLB "climbing"= Subida
PWR MGT em CRZ "cruise" = Cruzeiro
Para pouso eu uso a mesma de cruzeiro.é o correto? outra pergunta!
Eu vi no manual da Flight one, que na decolagem usasse 9° de subida,é o correto?
- Sim, tem "efeito" no angulo da hélice, variando de passo máximo para mínimo conforme seleção no nob de PWR MGT
- Não ligo para sua comparação pois realmente elas ficam desta forma mesmo, chamamos elas de hélices semi-tarra , muito parecidas com aquelas espadas dos turcos e afins ...
Então,vê se tá correto..
Ok, vou citar as correções e os acertos
PWR MGT em TO "Takeoff"=Uso pra decolagem, correto mas deve se usar no pouso tambem, pois já imaginou um go-around com o nob do PWR MGT em CRZ , pode ter certeza que isto vai dar caca, então deixamos ela em TO para o máximo desempenho em caso de arremetidas.
PWR MGT em MCT "não sei qual o significado" = Ok, esta seleção é mais utilizada para condições de pane, onde ao selecionar o nob para MCT estando as manetes em condição para modo auto, se utiliza 100 % de hélice para fins de compensação em caso de pane de um dos motores ou quaisquer pane que possa comprometer uma decolagem e afins. (fiz a corretiva pois na ultima resposta cometi um trocadilho de informações)
PWR MGT em CLB "climbing"= Subida, ok está correto
PWR MGT em CRZ "cruise" = Cruzeiro e no momento da descida tambem utiliza o nob em CRZ
Eu vi no manual da Flight one, que na decolagem usasse 9° de subida,é o correto?
Esta por enquanto fico te devendo mas logo respondo pra você corretamente ok ?
Última edição por gooddark em Qua 20 Jun 2012, 16:03, editado 1 vez(es)
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
Cade o -curtir- daqui?
Só uma dúvida: Você voa AT72 na Azul/ou Trip né?
Esclarecimento total, grato por compartilhar as informações e ótimos voos.
Só uma dúvida: Você voa AT72 na Azul/ou Trip né?
Esclarecimento total, grato por compartilhar as informações e ótimos voos.
_________________
W11 | MSFS2020 | Intel I7-11700 4.90 GHz | 32GB RAM 3200 MHz Dual Channel | Nvidia RTX 3080 10GB GDDR6X
Brendon Felipe- Major
-
Inscrito em : 25/08/2011
Mensagens : 429
Reputação : 20
Idade : 30
Nacionalidade :
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
gooddark escreveu:O power management (PWR MGT) muda o angulo das hélices?
O power management (PWR MGT) muda o angulo das hélices?
Reparei que as hélices ficam de um angulo meio diferente,de situações em situações;
as vezes todo reto,e as vezes meios "tortos",um curvatura quase igual as das bananas (não ligue pra minha comparação!)
Então,vê se tá correto..
PWR MGT em TO "Takoff"=Uso pra decolagem
PWR MGT em MCT "não sei qual o significado" = Nunca usei (poder explicar...)
PWR MGT em CLB "climbing"= Subida
PWR MGT em CRZ "cruise" = Cruzeiro
Para pouso eu uso a mesma de cruzeiro.é o correto? outra pergunta!
Eu vi no manual da Flight one, que na decolagem usasse 9° de subida,é o correto?
- Sim, tem "efeito" no angulo da hélice, variando de passo máximo para mínimo conforme seleção no nob de PWR MGT
- Não ligo para sua comparação pois realmente elas ficam desta forma mesmo, chamamos elas de hélices semi-tarra , muito parecidas com aquelas espadas dos turcos e afins ...
Então,vê se tá correto..
Ok, vou citar as correções e os acertos
PWR MGT em TO "Takeoff"=Uso pra decolagem, correto mas deve se usar no pouso tambem, pois já imaginou um go-around com o nob do PWR MGT em CRZ , pode ter certeza que isto vai dar caca, então deixamos ela em TO para o máximo desempenho em caso de arremetidas.
PWR MGT em MCT "não sei qual o significado" = Ok, esta seleção é mais utilizada para condições de pista molhada e nevascas ou gelo na pista ,significa maximum continuos thrust. (algo como impulso de continuidade máxima )
PWR MGT em CLB "climbing"= Subida, ok está correto
PWR MGT em CRZ "cruise" = Cruzeiro e no momento da descida tambem utiliza o nob em CRZ
Eu vi no manual da Flight one, que na decolagem usasse 9° de subida,é o correto?
Esta por enquanto fico te devendo mas logo respondo pra você corretamente ok ?
Ixi,pode virar professor
Excelente explicação,captei tudo
Merece um pontinho pra reputação,mas eu ainda nem posso dá .
Vai ai meu muito obrigado!
_________________
off
alexlimax- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 02/10/2011
Mensagens : 624
Reputação : 20
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
Brendon Felipe escreveu:Cade o -curtir- daqui?
Só uma dúvida: Você voa AT72 na Azul/ou Trip né?
Esclarecimento total, grato por compartilhar as informações e ótimos voos.
Bom tirando os vôos que faço no jump- seat (carona em cockpit de atr) trabalho na manutenção de linha das aeronaves ATR 42-ALL e 72 - ALL (séries ) mas ainda sou Trip até que mude o contrário na gestão
Nas cias virtuais, sou membro da Real Brasil - equipe ATR.
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
Ixi,pode virar professor
Excelente explicação,captei tudo
Merece um pontinho pra reputação,mas eu ainda nem posso dá .
Vai ai meu muito obrigado!
Relaxa, converti os pontos de reputação somente em saber que compreendeu a explicação. Apesar de ser uma simples explicação ok ?
Bons vôos e precisando pode contar comigo !
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
Vamos a resposta: De acordo com as informações que obtive hoje, o correto nos 72- 200/212 e 500 é subida via IAS, na faixa de 170 Knots, sendo o pitch monitorado em 5º a 6º, agora para o modelo 600 utiliza se pitch 8ºEu vi no manual da Flight one, que na decolagem usasse 9° de subida,é o correto?
Re: Acionamento ATR 72 - Azul Linhas Aéreas Virtual.
gooddark, favor ler novamente as regras do fórum:
6. Não é permitido Flood nem Spam. Caso a sua mensagem seja a última do tópico e queira acrescentar ou alterar alguma coisa antes de terem passado 24 horas de ter colocado o post, use o botão "edit" para editar o post em vez de criar um novo. Use também o botão "Multi-citação" caso queira citar várias mensagens, evitando assim o flood.
Aqui: https://www.voovirtual.com/t122-regras-do-forum
6. Não é permitido Flood nem Spam. Caso a sua mensagem seja a última do tópico e queira acrescentar ou alterar alguma coisa antes de terem passado 24 horas de ter colocado o post, use o botão "edit" para editar o post em vez de criar um novo. Use também o botão "Multi-citação" caso queira citar várias mensagens, evitando assim o flood.
Aqui: https://www.voovirtual.com/t122-regras-do-forum
_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i9 12900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus TUF RTX 4060ti OC - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8138
Reputação : 794
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Segunda ‘Semana Rosa & Azul’ da Azul Linhas Aéreas
» ATR 72 Azul Linhas Aéreas
» ATR 72 Azul Linhas Aéreas GO PRO
» ATR72-600 - PR-ATK - Azul Linhas Aéreas
» Comandante Azul Linhas Aéreas
» ATR 72 Azul Linhas Aéreas
» ATR 72 Azul Linhas Aéreas GO PRO
» ATR72-600 - PR-ATK - Azul Linhas Aéreas
» Comandante Azul Linhas Aéreas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos