[Internacional] Boeing vai modernizar cockpits dos aviões E-3 AWACS dos EUA e da OTAN
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[Internacional] Boeing vai modernizar cockpits dos aviões E-3 AWACS dos EUA e da OTAN
Boeing vai modernizar cockpits dos aviões E-3 AWACS dos EUA e da OTAN
A frota de aeronaves E-3 Sentry AWACS da OTAN (acima) e da USAF terão novos painés no convés de voo. (Foto: NATO)
A Boeing Company recebeu um contrato de US$ 368 milhões para Desenvolvimento, engenharia e Manufatura (EMD) para desenvolvimento de um projeto que moderniza o convés de vôo e aviônicos da frota de aeronaves E-3 (707) de Sistema de Alerta Embarcado e Controle Aéreo (AWACS) dos EUA e da OTAN.
O contrato, concedido pelo Centro de Sistemas Electrônicos da Base Aérea de Hanscom, Massachusetts, é a segunda fase de um programa de cooperação entre a Força Aérea dos EUA e da OTAN. A fase inicial incluiu a revisão dos requisitos de subsistemas concluída em março.
Nos termos do contrato EMD, a Boeing vai integrar os novos e existentes aviônicos e sistemas de comunicação, desenvolver um projeto para instalar o novo equipamento, atualizar uma aeronave de cada frota de AWACS, realizar voo de teste dos novos sistemas, desenvolver suporte de logística nas bases, e treinar as tripulações de voo e pessoal de manutenção.
Layout do novo painel de voo das aeronaves AWACS. (Foto: Boeing)
“Esse movimento de sistemas analógicos para uma plataforma digital de voo permitirá que as frotas de AWACS dos EUA e da OTAN possam atender as atuais e futuras exigências de identificação aérea do gerenciamento de tráfego para voos no espaço aéreo em todo o mundo”, disse Jon Hunsberger, gerente do programa AWACS para a Boeing. “Eles também oferecem capacidade de crescimento para todas as necessidades futuras e resolvem o problema de diminuição de fontes de produção dos sistemas aviônicos de voo.”
O convés de vôo atualizado contará com cinco telas principais no conceito glass, oferecendo ao piloto e ao co-piloto uma inteface de fácil utilização e personalizável, com informações de motores, navegação e dados do radar. A atualização também irá resultar numa economia de custos de pessoal, porque a tripulação do convés de vôo será reduzido de quatro para três.
A instalação está prevista para começar numa aeronave AWACS da OTAN, numa instalação da Boeing em Seattle, durante o terceiro trimestre de 2013. A modificação do AWACS dos EUA começa em 2014. Ambos serão concluídos até o final de 2015. Contratos de produção para as aeronaves remanescentes nas frotas serão concedidos mais tarde.
A Rockwell Collins fornecerá o sistema de gestão conjunto de voo, incluindo displays glass e de dados de vôo e gestão de computadores. Outros fornecedores incluem a Telephonics de Nova York, Thales da Bélgica, EMS do Canadá e Raytheon de Maryland.
A atualização do convés de vôo será o último reforço para as frotas AWACS. Sob o atual programa Block 40/45 para a frota dos EUA, a Boeing está oferecendo um conjunto de hardware, suporte de instalação, teste de qualificação de produção, desenvolvimento de equipamentos de treinamento e apoio logístico. Os aprimoramentos Block 40-45 incluem novos computadores, monitores, ferramentas avançadas de gerenciamento de batalha e uma arquitetura aberta, permitindo rápidos upgrades de software. Uma equipe liderada pela Boeing completou uma atualização do sistema principal missão para a frota da OTAN em 2008, como parte do programa de Modernização Mid-Term de US$ 1,32 bilhão
Fonte: Cavok
A frota de aeronaves E-3 Sentry AWACS da OTAN (acima) e da USAF terão novos painés no convés de voo. (Foto: NATO)
A Boeing Company recebeu um contrato de US$ 368 milhões para Desenvolvimento, engenharia e Manufatura (EMD) para desenvolvimento de um projeto que moderniza o convés de vôo e aviônicos da frota de aeronaves E-3 (707) de Sistema de Alerta Embarcado e Controle Aéreo (AWACS) dos EUA e da OTAN.
O contrato, concedido pelo Centro de Sistemas Electrônicos da Base Aérea de Hanscom, Massachusetts, é a segunda fase de um programa de cooperação entre a Força Aérea dos EUA e da OTAN. A fase inicial incluiu a revisão dos requisitos de subsistemas concluída em março.
Nos termos do contrato EMD, a Boeing vai integrar os novos e existentes aviônicos e sistemas de comunicação, desenvolver um projeto para instalar o novo equipamento, atualizar uma aeronave de cada frota de AWACS, realizar voo de teste dos novos sistemas, desenvolver suporte de logística nas bases, e treinar as tripulações de voo e pessoal de manutenção.
Layout do novo painel de voo das aeronaves AWACS. (Foto: Boeing)
“Esse movimento de sistemas analógicos para uma plataforma digital de voo permitirá que as frotas de AWACS dos EUA e da OTAN possam atender as atuais e futuras exigências de identificação aérea do gerenciamento de tráfego para voos no espaço aéreo em todo o mundo”, disse Jon Hunsberger, gerente do programa AWACS para a Boeing. “Eles também oferecem capacidade de crescimento para todas as necessidades futuras e resolvem o problema de diminuição de fontes de produção dos sistemas aviônicos de voo.”
O convés de vôo atualizado contará com cinco telas principais no conceito glass, oferecendo ao piloto e ao co-piloto uma inteface de fácil utilização e personalizável, com informações de motores, navegação e dados do radar. A atualização também irá resultar numa economia de custos de pessoal, porque a tripulação do convés de vôo será reduzido de quatro para três.
A instalação está prevista para começar numa aeronave AWACS da OTAN, numa instalação da Boeing em Seattle, durante o terceiro trimestre de 2013. A modificação do AWACS dos EUA começa em 2014. Ambos serão concluídos até o final de 2015. Contratos de produção para as aeronaves remanescentes nas frotas serão concedidos mais tarde.
A Rockwell Collins fornecerá o sistema de gestão conjunto de voo, incluindo displays glass e de dados de vôo e gestão de computadores. Outros fornecedores incluem a Telephonics de Nova York, Thales da Bélgica, EMS do Canadá e Raytheon de Maryland.
A atualização do convés de vôo será o último reforço para as frotas AWACS. Sob o atual programa Block 40/45 para a frota dos EUA, a Boeing está oferecendo um conjunto de hardware, suporte de instalação, teste de qualificação de produção, desenvolvimento de equipamentos de treinamento e apoio logístico. Os aprimoramentos Block 40-45 incluem novos computadores, monitores, ferramentas avançadas de gerenciamento de batalha e uma arquitetura aberta, permitindo rápidos upgrades de software. Uma equipe liderada pela Boeing completou uma atualização do sistema principal missão para a frota da OTAN em 2008, como parte do programa de Modernização Mid-Term de US$ 1,32 bilhão
Fonte: Cavok
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