[Brasil] GOL lança recurso de navegação para voo RJ-SP.
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[Brasil] GOL lança recurso de navegação para voo RJ-SP.
A Gol é a primeira aérea brasileira a utilizar o RNP-AR Approach (Performance de Navegação Requerida). A novidade foi apresentada durante sobrevoo realizado hoje no Rio de Janeiro em um Boeing 737-800. Inicialmente apenas as frequencias entre as capitais fluminense (através do aeroporto Santos Dumont) e paulista (Congonhas) serão operadas com o sistema, que permite uma redução de quatro minutos na viagem. Segundo o comandante da Gol, Viggo, o RNP-AR também miniminiza o ruído, gera economia de combustível e, consequentemente, a emissão de gases poluentes na atmosfera.
"É um ganho de potencial com melhora de procedimentos e performance mais precisa, sem depender de sinais terrestres de rádio-navegação. Permite um voo com diminuição dos mínimos operacioniais (teto) de 1,5 mil pés para 300 pés", explicou.
O projeto de iniciativa do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) teve início em maio do ano passado com a contratação da GE Aviation PBN Services pela Gol. "É um ganho para toda aviação brasileira que a Gol contribuiu ao participar do projeto com o Decea, a Anac e a GE. Escolhemos o Rio por ser uma vitrine mundial. Os passageiros serão beneficiados com mais regularidade por ser possível o aumento da possibilidade de pouso quando houver restrição metereológica, e segurança", declarou o vice-presidente da Gol, Adalberto Bogsan, ressaltando que inicialmente 23 aeronaves operarão com o RNP-AR.
Alguns destinos de difícil acesso, como Alasca, nos Estados Unidos, e Cusco, no Peru, já contam com aéreas trabalhando com o sistema. A Lan, por exemplo, evitou no destino peruano 60 atrasos de voos, cancelamentos ou desvios de aeroportos alternativos entre dezembro de 2009 e fevereiro de 2010.
Fonte: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/gol-lanca-recurso-de-navegacao-para-voo-rio-sao-paulo_77931.html?pesquisa=1
A Gol realizou hoje o voo de homologação do RPN AR Proach - Performance de Navegação Requerida. O novo equipamento, que deve ser implantado em dois meses nas aéreas concorrentes como a Tam, Azul e Avianca permite entre outras coisas reduzir o tempo de voo entre destinos operados, economizar combustível e reduzir o ruído, além de permitir o pouso e decolagem em situações adversas de tempo. Na opinião de Adalberto Bogsan, vice presidente técnico da Gol o uso do equipamento é um passo importante para a aviação brasileira. "Ganhamos em tecnologia e beneficiamos a empresa e o passageiro que terá maior segurança e garantia de chegar no horário previsto do seu voo", adiantou.
Segundo ele 23 aviões utilizarão os equipamentos inicialmente em trechos como a Ponte Aérea, Curitiba, Navegantes, Florianópolis e Londrina, entre outros. O PRN AR Proach já é utilizado por empresas aéreas no exterior em países como China, Austrália, bem como destinos como Cusco. O custo médio de um equipamento destes é de US$ 300 mil e exige treinamento da equipe de bordo para sua utilização.
Participaram do voo inaugural diretores da Gol, da Webjet, da Anac, do Snea, da Celma, da Azul e Avianca. Após o voo de demonstração realizado no aeroporto Santos Dumont com duração de 1h20 os convidados foram recepcionados com um coquetel no restaurante 14 Bis no Santos Dumont.
Segundo o diretor de operações da Anac, Carlos Pelegrino, o benefício do novo equipamento será para a aviação brasileira. "A Gol foi parceira para o voo de homologação mas as demais companhias irão aderir ao uso do mesmo e o principal disso é que os passageiros ganham maior segurança a bordo", adiantou.
Prestigiaram o evento o presidente da Webjet, Julio Perotti, o CEO da GE-Celma, Sérgio Zuquim,o diretor de Operações da Azul, Ivan Carvalho, o diretor tecnico do Snea, Ronaldo Jenkins, representantes da diretoria da Gol e jornalistas da midia especializada, entre outros.
Fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/84149
A Anac certificou na tarde deste sábado, com um voo-teste da Gol, uma nova manobra de aproximação e pouso que reduz o ruído, diminui o tempo de viagem de 3 a 4 minutos, economiza combustível e a reduz emissão de CO2 na atmosfera.
De acordo com o vice-presidente técnico da Gol, Adalberto Bogsan, a manobra – chamada de “Performance de Navegação Requerida (RMP, na sigla, em inglês) – “garante em 80% a aproximação e o pouso dos voos em condições de neblina, chuva e mau tempo”.
O procedimento será inicialmente adotado nos voos São Paulo-Rio e 23 dos 120 aviões da frota da Gol estão habilitados a adotá-lo.
“Trafegamos com maior PIB do Brasil nessa rota. Visualizamos uma vantagem competitiva para a empresa, com diferenciais de preço e qualidade, em relação à concorrência.
A manobra consiste em reduzir a altitude gradativamente de 1500 pés (cerca de 500 metros) para 300 pés (cerca de 100 metros) a partir do Campo dos Afonsos (zona norte do Rio) – o que permite melhor visualização da pista –, até o Aeroporto Santos Dumont, no centro. Para o passageiro, a mudança de procedimento é imperceptível.
O procedimento já é muito usado na Austrália, Estados Unidos e Canadá e chegou ao Brasil pela Gol, e certificado pela Anac e pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). A Azul também pediu a certificação esta semana, em processo que dura um ano.
Segundo Carlos Eduardo Pellegrino, diretor de operações de aeronaves da Anac, a agência “está de portas abertas para que outras empresas tenham a mesma iniciativa para melhorar as condições de voo no país. Os planos são de expandir para os aeroportos de Navegantes e Londrina”.
De acordo com nota da Gol, “a performance permite a otimização do espaço aéreo por meio de trajetórias mais precisas, sem depender de sinais terrestres de rádio-navegação”. “Essa precisão torna possível o pouso em condições meteorológicas que normalmente poderiam obrigar aeronaves a aguardar para pouso, desviar para outros aeroportos ou até mesmo a empresa a cancelar voos antes da partida.”
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2012-05-05/anac-certifica-nova-manobra-para-pouso-que-promete-reduzir-tempo.html
Via CR.
"É um ganho de potencial com melhora de procedimentos e performance mais precisa, sem depender de sinais terrestres de rádio-navegação. Permite um voo com diminuição dos mínimos operacioniais (teto) de 1,5 mil pés para 300 pés", explicou.
O projeto de iniciativa do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) teve início em maio do ano passado com a contratação da GE Aviation PBN Services pela Gol. "É um ganho para toda aviação brasileira que a Gol contribuiu ao participar do projeto com o Decea, a Anac e a GE. Escolhemos o Rio por ser uma vitrine mundial. Os passageiros serão beneficiados com mais regularidade por ser possível o aumento da possibilidade de pouso quando houver restrição metereológica, e segurança", declarou o vice-presidente da Gol, Adalberto Bogsan, ressaltando que inicialmente 23 aeronaves operarão com o RNP-AR.
Alguns destinos de difícil acesso, como Alasca, nos Estados Unidos, e Cusco, no Peru, já contam com aéreas trabalhando com o sistema. A Lan, por exemplo, evitou no destino peruano 60 atrasos de voos, cancelamentos ou desvios de aeroportos alternativos entre dezembro de 2009 e fevereiro de 2010.
Fonte: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/gol-lanca-recurso-de-navegacao-para-voo-rio-sao-paulo_77931.html?pesquisa=1
A Gol realizou hoje o voo de homologação do RPN AR Proach - Performance de Navegação Requerida. O novo equipamento, que deve ser implantado em dois meses nas aéreas concorrentes como a Tam, Azul e Avianca permite entre outras coisas reduzir o tempo de voo entre destinos operados, economizar combustível e reduzir o ruído, além de permitir o pouso e decolagem em situações adversas de tempo. Na opinião de Adalberto Bogsan, vice presidente técnico da Gol o uso do equipamento é um passo importante para a aviação brasileira. "Ganhamos em tecnologia e beneficiamos a empresa e o passageiro que terá maior segurança e garantia de chegar no horário previsto do seu voo", adiantou.
Segundo ele 23 aviões utilizarão os equipamentos inicialmente em trechos como a Ponte Aérea, Curitiba, Navegantes, Florianópolis e Londrina, entre outros. O PRN AR Proach já é utilizado por empresas aéreas no exterior em países como China, Austrália, bem como destinos como Cusco. O custo médio de um equipamento destes é de US$ 300 mil e exige treinamento da equipe de bordo para sua utilização.
Participaram do voo inaugural diretores da Gol, da Webjet, da Anac, do Snea, da Celma, da Azul e Avianca. Após o voo de demonstração realizado no aeroporto Santos Dumont com duração de 1h20 os convidados foram recepcionados com um coquetel no restaurante 14 Bis no Santos Dumont.
Segundo o diretor de operações da Anac, Carlos Pelegrino, o benefício do novo equipamento será para a aviação brasileira. "A Gol foi parceira para o voo de homologação mas as demais companhias irão aderir ao uso do mesmo e o principal disso é que os passageiros ganham maior segurança a bordo", adiantou.
Prestigiaram o evento o presidente da Webjet, Julio Perotti, o CEO da GE-Celma, Sérgio Zuquim,o diretor de Operações da Azul, Ivan Carvalho, o diretor tecnico do Snea, Ronaldo Jenkins, representantes da diretoria da Gol e jornalistas da midia especializada, entre outros.
Fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/84149
A Anac certificou na tarde deste sábado, com um voo-teste da Gol, uma nova manobra de aproximação e pouso que reduz o ruído, diminui o tempo de viagem de 3 a 4 minutos, economiza combustível e a reduz emissão de CO2 na atmosfera.
De acordo com o vice-presidente técnico da Gol, Adalberto Bogsan, a manobra – chamada de “Performance de Navegação Requerida (RMP, na sigla, em inglês) – “garante em 80% a aproximação e o pouso dos voos em condições de neblina, chuva e mau tempo”.
O procedimento será inicialmente adotado nos voos São Paulo-Rio e 23 dos 120 aviões da frota da Gol estão habilitados a adotá-lo.
“Trafegamos com maior PIB do Brasil nessa rota. Visualizamos uma vantagem competitiva para a empresa, com diferenciais de preço e qualidade, em relação à concorrência.
A manobra consiste em reduzir a altitude gradativamente de 1500 pés (cerca de 500 metros) para 300 pés (cerca de 100 metros) a partir do Campo dos Afonsos (zona norte do Rio) – o que permite melhor visualização da pista –, até o Aeroporto Santos Dumont, no centro. Para o passageiro, a mudança de procedimento é imperceptível.
O procedimento já é muito usado na Austrália, Estados Unidos e Canadá e chegou ao Brasil pela Gol, e certificado pela Anac e pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). A Azul também pediu a certificação esta semana, em processo que dura um ano.
Segundo Carlos Eduardo Pellegrino, diretor de operações de aeronaves da Anac, a agência “está de portas abertas para que outras empresas tenham a mesma iniciativa para melhorar as condições de voo no país. Os planos são de expandir para os aeroportos de Navegantes e Londrina”.
De acordo com nota da Gol, “a performance permite a otimização do espaço aéreo por meio de trajetórias mais precisas, sem depender de sinais terrestres de rádio-navegação”. “Essa precisão torna possível o pouso em condições meteorológicas que normalmente poderiam obrigar aeronaves a aguardar para pouso, desviar para outros aeroportos ou até mesmo a empresa a cancelar voos antes da partida.”
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2012-05-05/anac-certifica-nova-manobra-para-pouso-que-promete-reduzir-tempo.html
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Re: [Brasil] GOL lança recurso de navegação para voo RJ-SP.
Apesar de ser Carioca porém hoje mais Curitibano que qualquer outra coisa não consigo "ver" por onde a aeronave vai passar, alguém poderia me esclarecer por cima do que a aeronave vai passar mais baixo, que bairro ou lugares conhecidos?
Abraço
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cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
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