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Mensagem por Gustavo Tadeu Bonfim Qui 03 maio 2012, 17:51

Caros, em nossas queridas cartas aéreas, nos deparamos com procedimentos RNAV. Eu tentei fazer sozinho nessa aeronave (PMDG 737 NGX) mas não consegui, alguém pode me ajudar?

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Mensagem por willian402m Qui 03 maio 2012, 17:55

mas por qual motivo não consegui ?? qual aerodromo e qual RNAV tentou ??

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Mensagem por Gustavo Tadeu Bonfim Qui 03 maio 2012, 17:58

Não consegui porque não sei, e não achei videos explicativos.Smile

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Mensagem por Braconi Qui 03 maio 2012, 18:20

Gustavo Tadeu Bonfim escreveu: Não consegui porque não sei, e não achei videos explicativos.Smile


Você sabe exatamente o que é um procedimento RNAV?, eu pergunto isto pois se a sua dúvida é exatamente como programar fica mais fácil explicar a programação e execução.

Mas se você não saber o que é exatamente como funciona um procedimento RNAV, teremos que explicar antes para facilitar.



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Mensagem por chico.nascimento Qui 03 maio 2012, 22:02

Ontem eu fiz um RNAV com o NGX em Aracaju (SBAR). Fui no VNAV e LNAV até os mínimos de 600' com o bichão alinhado e na rampa! Foi bem tranquilão! O NGX é espetacular!!

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Mensagem por willian402m Qui 03 maio 2012, 22:31

bom fazer RNAV no NGX é muito fácil, te aconselho guardar o NGX hangar e treinar RNAV com turbo-hélices, pois ali você vai aprender a ler e interpretar os instrumentos, por que pra mim qualquer um faz um RNAV com NGX, quero ver fazer RNAV usando os instrumentos e não o CMD thumbsup
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Mensagem por chico.nascimento Qui 03 maio 2012, 22:38

Exatamente o que o willian402m disse! Para fazer um RNAV em uma aeronave toda automatizada é mais tranquilo e você consegue ver o quanto os instrumentos te deixam "na cara do gol". Mas é show de bola fazer com uma aeronave não tão automatizada, seguindo os procedimentos da carta e ver o quanto gratificante é você finalizar o procedimento de cara com a pista!!

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Mensagem por Braconi Qui 03 maio 2012, 22:48

Senhores não confundam um procedimento RNAV com um procedimento VOR/DME ou nenhum outro procedimento.
thumbsup
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Mensagem por Galeno Qui 03 maio 2012, 23:07

Eu também acho que houve uma confusãozinha...

Gustavao, o NGX faz procedimento RNAV, basta que você tenha o AIRAC atualizado... vide as SID/STARs do GIG e BSB, todas agora são RNAV.

[]s
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Mensagem por Ultra Qui 03 maio 2012, 23:12

Completando...

Para executar RNAV a aeronave tem que ser homologada, caso contrário não faz.

Abraços


EDIT:

Aqui uma boa explicação figurada...

https://sites.google.com/site/invacivil/voo-de-cheque/procedimento-ifr/prodedimento-rnav-gnss

thumbsup


Última edição por Ultra em Qui 03 maio 2012, 23:30, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Braconi Qui 03 maio 2012, 23:25

Nossos amigos estão confundindo pois existem procedimentos com perfís idênticos publicados.

Como dito a aeronave precisa ser homologada com equipamento por ex. GNSS, é obvio que uma aeronave equipada com uma sistema FMS contará com além de uma constelação de satélites, tera a disposição seus VOR´s NDB´, INS e etc para atender quando requisitado o RNP do área navegada para se enquandrar nas restrições laterais do procedimento.

Eu posso executar um RNAV manualmente inclusive no NGX com o A/T e o PA fora, com a aeronave totalmente na mão bastanto apenas manter os olhos no ND e manter a aeronave sobre a linha magenta com uma precisão
de dar inveja em qualquer piloto automático.

É tão impossível fazer uma chegada RNAV se baseando pela carta apenas, que se eu jogar uma STAR RNAV no colo de um comandante ele jamais sabera onde estará, uma vez que não existem marcações e muito menos as distâncias dos auxílios neste tipo de publicação. Porém o mesmo perfil com uma STAR VOR/DME o cara sobrevoa a vertical de qualquer fixo apenas setando seus 2 VOR´s e acompanhando o que determina a STAR.

Ultra escreveu:Completando...

Para executar RNAV
Aqui uma boa explicação figurada...

https://sites.google.com/site/invacivil/voo-de-cheque/procedimento-ifr/prodedimento-rnav-gnss

thumbsup

Acabo de adicionar aos favoritos thumbsup


Última edição por Braconi em Sex 04 maio 2012, 13:42, editado 1 vez(es)
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Mensagem por chico.nascimento Sex 04 maio 2012, 08:09

Braconi, excelente explicação!

Um dia eu estava aguardando um voo em Rio Preto (por coincidência o mesmo exemplo do link que você postou) e um ERJ da Passaredo executou o procedimento RNAV. Eu o acompanhava com rádio e ele ia reportando os fixos que ele passava. Estava de noite e do aeroporto eu consegui o acompanhar no procedimento. Se não me engano (não sou piloto! apenas um entusiasta) se a aeronave não estiver acoplada no VNAV os mínimos são maiores.

Em tempo, esse link também está nos meus favoritos!! Obrigado pela excelente explicação!

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Mensagem por Paulo Stavis Sex 04 maio 2012, 10:31

Pra galerinha lá de cima:
Façam vocês então esse tal procedimento "com os instrumentos". Só não sei qual vocês vão usar..... lol

Brincadeirinha....

RNAV é basicamente um procedimento que não é baseado em radio-auxílio. Você voará com sistemas autônomos (Inercial, GPS) cruzando os dados, caso disponíveis, com um DME ou VOR, dependendo da qualificação da aeronave.
O NGX possui a capacidade de executar procedimentos mais precisos que o RNAV, os chamados RNP. Basicamente falando, também, com o RNP você tem a garantia de estar afastado X milhas da rota planejada para a aproximação. Por exemplo, se você estiver voando um procedimento de precisão 0.3nm (e sua aeronave e você forem capacitados e tudo estiver ok), você com total certeza estará afastado lateralmente da rota, no máximo, 0.3nm. Algumas aeronaves conseguem fazer até o RNP 0.15, ou seja, o erro da navegação é de no máximo 300m laterais.

No caso específico do RNAV, existem dois tipos: O RNAV normal (leia-se somente LNAV) e o Baro-VNAV (leia-se LNAV e VNAV). Como exemplo vou utilizar o RNAV da pista 11 do Afonso Pena (SBCT). Você pode notar que nos mínimos, existem 2 opções: LNAV e LNAV/VNAV.
Se você não possui a capacidade de executar o Baro-VNAV, você vai utilizar a primeira opção. Ela funciona igual a um procedimento VOR/NDB: Você desce até a MDA e aguarda o MAPT.
Agora, se você possui a capacidade Baro-VNAV, ele funciona igual a um ILS CAT I: Você desce até a DA, se não avistar, arremete.
Nesta carta, a diferença entre os 2 é quase nula. Mas com o passar do tempo, a tendência é que o Baro-VNAV em conjunto com o GBAS substituam o ILS CAT I.

Passada a fase basicão, pra você executar tudo isso no teu NGX a primeira coisa é ter as cartas na database. Conforme já falei em outro tópico aqui, nem sempre a database do AIRAC está atualizada conforme as ultimas cartas.
Supondo que esteja tudo ok para o RNAV normalzão, você vai selecionar o procedimento normalmente porém vai manter o LNAV ligado até o MAPT, executando a navegação vertical como se fosse um procedimento VOR (até pode usar o VNAV, mas fica limitado a descer até a MDA conforme o procedimento).

Se a situação (e o aeroporto) permitir o Baro-VNAV (exemplo da carta acima), você vai utilizar a rampa fornecida pelo FMC. Portanto quanto você estiver um pouco antes do FAF, ainda com LNAV e VNAV ligado, aperte o botão "Approach". Com isso, o avião executará a rampa virtual. Você observará no seu PFD a marcação FAC e G/P (ver página 235 do FCOM v2). Assim que a aeronave se aproximar da rampa idela, voará a mesma como se fosse ILS (até as marcações de desvido vertical e lateral são parecidos).

Passar esse procedimento via forum é complicado, o ideal é você dar uma lida no FCOM e no FCTM (já indico a pg. 235 também) e ir treinando.
Abraço!

PS: Pode ter ficado algum deslize nos conceitos do RNAV/RNP pois tentei simplificar ao máximo o assunto.
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Mensagem por chico.nascimento Sex 04 maio 2012, 10:49

pjspiloto escreveu:Pra galerinha lá de cima:
(...)
Se a situação (e o aeroporto) permitir o Baro-VNAV (exemplo da carta acima), você vai utilizar a rampa fornecida pelo FMC. Portanto quanto você estiver um pouco antes do FAF, ainda com LNAV e VNAV ligado, aperte o botão "Approach". Com isso, o avião executará a rampa virtual. Você observará no seu PFD a marcação FAC e G/P (ver página 235 do FCOM v2). Assim que a aeronave se aproximar da rampa idela, voará a mesma como se fosse ILS (até as marcações de desvido vertical e lateral são parecidos).
(...)

Show de bola! Nem sabia que isso era possível! Vivendo e aprendendo! Já quero testar um procedimento Baro-VNAV no NGX!

Obrigado mais uma vez pelas ótimas explicações

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Mensagem por cwbspotter Sex 04 maio 2012, 12:59

chico.nascimento escreveu:
pjspiloto escreveu:Pra galerinha lá de cima:
(...)
Se a situação (e o aeroporto) permitir o Baro-VNAV (exemplo da carta acima), você vai utilizar a rampa fornecida pelo FMC. Portanto quanto você estiver um pouco antes do FAF, ainda com LNAV e VNAV ligado, aperte o botão "Approach". Com isso, o avião executará a rampa virtual. Você observará no seu PFD a marcação FAC e G/P (ver página 235 do FCOM v2). Assim que a aeronave se aproximar da rampa idela, voará a mesma como se fosse ILS (até as marcações de desvido vertical e lateral são parecidos).
(...)

Show de bola! Nem sabia que isso era possível! Vivendo e aprendendo! Já quero testar um procedimento Baro-VNAV no NGX!

Obrigado mais uma vez pelas ótimas explicações
Somos dois, também desconhecia isso do approach! Muito obrigado, aceite um ponto! Good post
Ps: um tópico que tinha tudo para ser simples, virou uma baita aula de RNAV.

Abraço

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Mensagem por Paulo Stavis Sex 04 maio 2012, 13:25

Isso que esses procedimentos do Brasil são bem simples. Show é fazer o RNP lá de Queenstown, o de Insbruck e mais alguns aeroportos bem restritos.
Obrigado pelo ponto!
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Mensagem por Braconi Sex 04 maio 2012, 14:17

pjspiloto escreveu:
PS: Pode ter ficado algum deslize nos conceitos do RNAV/RNP pois tentei simplificar ao máximo o assunto.

O importante é compartilhar a informação e o conhecimento vem com o tempo thumbsup
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Mensagem por Leonardo.Moura Sex 04 maio 2012, 16:05

pjspiloto escreveu:Pra galerinha lá de cima:
Façam vocês então esse tal procedimento "com os instrumentos". Só não sei qual vocês vão usar..... lol

Brincadeirinha....

RNAV é basicamente um procedimento que não é baseado em radio-auxílio. Você voará com sistemas autônomos (Inercial, GPS) cruzando os dados, caso disponíveis, com um DME ou VOR, dependendo da qualificação da aeronave.
O NGX possui a capacidade de executar procedimentos mais precisos que o RNAV, os chamados RNP. Basicamente falando, também, com o RNP você tem a garantia de estar afastado X milhas da rota planejada para a aproximação. Por exemplo, se você estiver voando um procedimento de precisão 0.3nm (e sua aeronave e você forem capacitados e tudo estiver ok), você com total certeza estará afastado lateralmente da rota, no máximo, 0.3nm. Algumas aeronaves conseguem fazer até o RNP 0.15, ou seja, o erro da navegação é de no máximo 300m laterais.

No caso específico do RNAV, existem dois tipos: O RNAV normal (leia-se somente LNAV) e o Baro-VNAV (leia-se LNAV e VNAV). Como exemplo vou utilizar o RNAV da pista 11 do Afonso Pena (SBCT). Você pode notar que nos mínimos, existem 2 opções: LNAV e LNAV/VNAV.
Se você não possui a capacidade de executar o Baro-VNAV, você vai utilizar a primeira opção. Ela funciona igual a um procedimento VOR/NDB: Você desce até a MDA e aguarda o MAPT.
Agora, se você possui a capacidade Baro-VNAV, ele funciona igual a um ILS CAT I: Você desce até a DA, se não avistar, arremete.
Nesta carta, a diferença entre os 2 é quase nula. Mas com o passar do tempo, a tendência é que o Baro-VNAV em conjunto com o GBAS substituam o ILS CAT I.

Passada a fase basicão, pra você executar tudo isso no teu NGX a primeira coisa é ter as cartas na database. Conforme já falei em outro tópico aqui, nem sempre a database do AIRAC está atualizada conforme as ultimas cartas.
Supondo que esteja tudo ok para o RNAV normalzão, você vai selecionar o procedimento normalmente porém vai manter o LNAV ligado até o MAPT, executando a navegação vertical como se fosse um procedimento VOR (até pode usar o VNAV, mas fica limitado a descer até a MDA conforme o procedimento).

Se a situação (e o aeroporto) permitir o Baro-VNAV (exemplo da carta acima), você vai utilizar a rampa fornecida pelo FMC. Portanto quanto você estiver um pouco antes do FAF, ainda com LNAV e VNAV ligado, aperte o botão "Approach". Com isso, o avião executará a rampa virtual. Você observará no seu PFD a marcação FAC e G/P (ver página 235 do FCOM v2). Assim que a aeronave se aproximar da rampa idela, voará a mesma como se fosse ILS (até as marcações de desvido vertical e lateral são parecidos).

Passar esse procedimento via forum é complicado, o ideal é você dar uma lida no FCOM e no FCTM (já indico a pg. 235 também) e ir treinando.
Abraço!

PS: Pode ter ficado algum deslize nos conceitos do RNAV/RNP pois tentei simplificar ao máximo o assunto.

Bela explicação!! Eu também não sabia desse modo. Na verdade já tinah lido, mas confesso que passei batido e nunca usei, agora vou dar uma trinada nele! wink

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Mensagem por Julio Giunti Sex 04 maio 2012, 21:46

O RNAV faz parte já do conceito CNS\ATM que o DECEA está implementando no espaço aéreo brasileiro.

O PBN, performance based navigation é um sistema de navegação baseado em performance que utiliza o RNP, required navigation performance. O RNP pode ser RNP-15, RNP-10 ou RNP-5 aonde os números são os limites de desvio do eixo das rotas em milhas para cada lado. Por exemplo, uma aeronave habilitada RNP-5 tem um desvio do eixo da rota de no máximo cinco milhas para cada lado da aerovia.

Ou seja, em lugares que haviam apenas uma aerovia por conta dos tamanhos laterais que se tinham devido a serem baseadas em radio auxilios, agora pode se colocar mais uma ou duas lado a lado por conta da maior exatidão da navegação das aeronaveis atuais.

Muitas aerovias no Brasil já foram retiradas de serviço e foram substituidas por aerovias RNAV e só aeronaves com PBN e RNP são habilitadas a voar nelas, e com isso, haverá economia de combustível, tempo de vôo e menos poluição do meio ambiente.

No SBGL ja está em testes o GBAS que é um sistema de pouso por instrumentos semelhante ao ILS sem uso de muitos equipamentos.

Até 2015 teremos a desativação de todos NDBS, os VOR passarão a ser DVOR (VOR Doppler).

E o futuro é termos um controle do espaço aéreo aonde voaremos ponto a ponto sem navegação por radio auxilios e aerovias...apenas respeitando os níveis de cruzeiro pares e impares...tudo baseado navegação satelital ou autonoma...

E aproximações ou rotas RNAV, PBN ou RNP são requisitos de navegação que precisam ser homologados (tanto aeronave como piloto) e constarem no plano de vôo...

Carater de curiosidade que me veio a mente agora, no SBGR o ILS CAT III já está habilitado e funcionando, porém sabem quem irá utilizar ele? Provavelmente apenas companhias internacionais que requeiram que seus pilotos e aeronaves sejam habilitados para uso. As cias aéreas brasileiras pelo que me consta nenhuma treina ou treinou seus pilotos ou habilitou suas aeronaves para operar CAT III, ou seja, se Guarulhos ficar em operação CAT III as cias nacionais irão alternar como sempre fazem para outros aeroportos. E no cenário que a aviação brasileira se encontra, duvido que eles irão gastar grana pra treinar seus pilotos para voar CAT III em apenas um aeroporto...pois não valeria o investimento...
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Mensagem por Braconi Sáb 05 maio 2012, 11:40

As coisas ainda estão meio obscuras, as pessoas se referem ao PBN ou RNP como se fosse um método de navegação.
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Mensagem por Gustavo Tadeu Bonfim Seg 07 maio 2012, 12:52

Pessoal, muito obrigado, eu estava fazendo um GRU - CNF, e quando fui fazer o procedimento, a aeronave faz sozinha. Realmente estava tendo uma confusão. Vlw, abraços.

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Mensagem por Leonardo Moreira Seg 07 maio 2012, 14:26

Aproveitando o tópico e deixando como curiosidade: novo procedimento RNAV homologado para 02 SDU

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Mensagem por Leonardo.Moura Seg 07 maio 2012, 14:31

Leonardo, que programa de cartas e esse?

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Mensagem por Leonardo Moreira Seg 07 maio 2012, 14:34

Leonardo.Moura escreveu:Leonardo, que programa de cartas e esse?

Oficial da Jeppesen, é pago. A imagem eu peguei com um amigo que assina Smile

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Mensagem por Leonardo.Moura Seg 07 maio 2012, 14:43

Ha ta... Esse procedimento ainda nao esta no aisweb... hmmm

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