Engine Start A320 -28ºC
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Engine Start A320 -28ºC
Alguém saberia me explicar o porque desta fumaça ?
Obrigado.
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Bruno Nascimento- Banido
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Re: Engine Start A320 -28ºC
A fumaça deve ser a combinação dos gases de escapamento mais o frio, mas não tenho certeza pois depois "normaliza".
Vídeo interessante
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biazi- Tenente-Coronel
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Re: Engine Start A320 -28ºC
Que que é isso?? Motor a álcool?!?!
Brincadeiras a parte, a fumaça é devido a baixa temperatura.
É como ligar o carro no frio.
Abraços!!
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Augusto Sposito- Banido
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Re: Engine Start A320 -28ºC
Esta com cara de motor novinho em folha no primeiro acionamento.
cafejava- Tenente-Coronel
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Re: Engine Start A320 -28ºC
É gasolina adulterada ...
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flavioSSA- Marechal-do-Ar
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Re: Engine Start A320 -28ºC
flaviossa escreveu:É gasolina adulterada ...
Rachei o bico aqui!!
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Augusto Sposito- Banido
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Re: Engine Start A320 -28ºC
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Bruno Nascimento- Banido
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Re: Engine Start A320 -28ºC
O motivo não sei, mais uma coisa que sei é que se eu tivesse la dentro iria ficar no mínimo tenso com isso! Hahahahaha.
Abraço
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cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
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Re: Engine Start A320 -28ºC
cafejava escreveu:Esta com cara de motor novinho em folha no primeiro acionamento.
A informação do Cafejava é procedente.
Motor revisado recém instalado, rodando pela primeira vez.
Braconi- Coronel
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Re: Engine Start A320 -28ºC
Não sei não... Primeira vez acionando o motor?? Me parece que não.
Quando se testa o motor, para que ligar os dois?!
E veja o vídeo abaixo...
É menos fumaça... é... mas leve em consideração que o Airbus estava em uma temperatura extremamente baixa.
Abração!!
Quando se testa o motor, para que ligar os dois?!
E veja o vídeo abaixo...
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Augusto Sposito- Banido
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Re: Engine Start A320 -28ºC
Augusto Sposito escreveu:Não sei não... Primeira vez acionando o motor?? Me parece que não.
Quando se testa o motor, para que ligar os dois?!
E veja o vídeo abaixo...
É menos fumaça... é... mas leve em consideração que o Airbus estava em uma temperatura extremamente baixa.
Abração!!
O motor direito poderia estar acionado para gerar pneumatica fazendo o papel de uma APU que por alguma razão não foi empregada , logo estava acionado para possibilitar o cruzamento de sangria para girar o motor esquerdo "o fumaçento"
Braconi- Coronel
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Re: Engine Start A320 -28ºC
Braconi escreveu:O motor direito poderia estar acionado para gerar pneumatica fazendo o papel de uma APU que por alguma razão não foi empregada , logo estava acionado para possibilitar o cruzamento de sangria para girar o motor esquerdo "o fumaçento"
Não pensei nisso....
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Augusto Sposito- Banido
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Re: Engine Start A320 -28ºC
Augusto Sposito escreveu:Braconi escreveu:O motor direito poderia estar acionado para gerar pneumatica fazendo o papel de uma APU que por alguma razão não foi empregada , logo estava acionado para possibilitar o cruzamento de sangria para girar o motor esquerdo "o fumaçento"
Não pensei nisso....
É tudo pura especulação técnica de um amador.
Mas é um assunto interessante.
Braconi- Coronel
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Re: Engine Start A320 -28ºC
No vídeo do A320 penso que pode ser gelo que tenha se formado no interior do motor em função da baixa temperatura, e após o acionamento e aquecimento das estruturas do mesmo, o gelo derreteu e virou vapor.
Já no vídeo do 747, percebo uma fumaça mais escura, um puco azulado poder ser, o que me parece ser óleo sendo queimado....
Enfim, já que perguntaram o que poderia ser, vai aí mais um opinião de um humilde entusiasta !
Abraços
Já no vídeo do 747, percebo uma fumaça mais escura, um puco azulado poder ser, o que me parece ser óleo sendo queimado....
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Leber- Moderador
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Re: Engine Start A320 -28ºC
Leber escreveu:No vídeo do A320 penso que pode ser gelo que tenha se formado no interior do motor em função da baixa temperatura, e após o acionamento e aquecimento das estruturas do mesmo, o gelo derreteu e virou vapor.
Já no vídeo do 747, percebo uma fumaça mais escura, um puco azulado poder ser, o que me parece ser óleo sendo queimado....
Enfim, já que perguntaram o que poderia ser, vai aí mais um opinião de um humilde entusiasta !
Abraços
Faz sentido o que você diz.
São várias possibilidades ....
Nesta horas que um mecânico ou piloto que participe regularmente no forum faz a diferença.
Braconi- Coronel
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Re: Engine Start A320 -28ºC
Palpite! seria mistura rica? Acontecia muito com os 737 da Varig no SDU, tipo dava o ignition, e quando abria o combustivel demorava para girar, e quando girava soltava essa fumaça branca por um breve periodo... sei la não sou mecanico... abraço
Eduardo Vieitas- Segundo-Tenente
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Re: Engine Start A320 -28ºC
Olha Bruno, sinceramente!Nunca tinha visto isso acontecer em Embraers, muito menos em Airbus, mas posso perguntar a um mecânico da Azultec.
Vamos ver se ele pode me responder algo.
Vamos ver se ele pode me responder algo.
Abner- Coronel
- Inscrito em : 26/03/2011
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Re: Engine Start A320 -28ºC
Abner escreveu:Olha Bruno, sinceramente!Nunca tinha visto isso acontecer em Embraers, muito menos em Airbus, mas posso perguntar a um mecânico da Azultec.
Vamos ver se ele pode me responder algo.
Abner, adoraria! Muito obrigado!
Um abraço!!
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Bruno Nascimento- Banido
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Re: Engine Start A320 -28ºC
Então Bruno! Hoje pela primeira vez, notei acontecer algo bem parecido
com o PR-AZA, enquanto taxiava para decolagem. O motor "2" enfumaçou tudo.
A aeronave parou por alguns minutos, depois simplesmente prosseguiu, porém eu não sei se o AZA decolou mesmo, pois eu já estava de saída para ir embora. Amanhã eu pergunto sobre isso.
Abraçs!!
com o PR-AZA, enquanto taxiava para decolagem. O motor "2" enfumaçou tudo.
A aeronave parou por alguns minutos, depois simplesmente prosseguiu, porém eu não sei se o AZA decolou mesmo, pois eu já estava de saída para ir embora. Amanhã eu pergunto sobre isso.
Abraçs!!
Abner- Coronel
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Re: Engine Start A320 -28ºC
Abner escreveu:Então Bruno! Hoje pela primeira vez, notei acontecer algo bem parecido
com o PR-AZA, enquanto taxiava para decolagem. O motor "2" enfumaçou tudo.
A aeronave parou por alguns minutos, depois simplesmente prosseguiu, porém eu não sei se o AZA decolou mesmo, pois eu já estava de saída para ir embora. Amanhã eu pergunto sobre isso.
Abraçs!!
Ótimo... vamos aguardar novidades!!
E o porque da fumaça no táxi né
Um abraço!
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Bruno Nascimento- Banido
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Re: Engine Start A320 -28ºC
Não seria condensação? Na temperatura que estava é muito provável hehehe.
Brentano- Coronel
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Re: Engine Start A320 -28ºC
O pouco que consegui ver sobre é uma proteção do próprio cfm. É o tal do "crank" durante a partida encharcou a camara, ele mesmo em conjunto com o fadec fazem a "limpeza" dela e inicia uma partida normal. Foi o que consegui, isso acontece bastante em fokker 100. Nao é um procedimento normal claro mais também parece que não é preciso de alarde para o mesmo. Espero ter ajudado!
AbraçOs
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cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
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Re: Engine Start A320 -28ºC
cwbspotter escreveu:O pouco que consegui ver sobre é uma proteção do próprio cfm. É o tal do "crank" durante a partida encharcou a camara, ele mesmo em conjunto com o fadec fazem a "limpeza" dela e inicia uma partida normal. Foi o que consegui, isso acontece bastante em fokker 100. Nao é um procedimento normal claro mais também parece que não é preciso de alarde para o mesmo. Espero ter ajudado!
AbraçOs
Obrigado cmte!!
Ainda não procurei pesquisar sobre esta partida, mas vou procurar saber!!
Forte abraço!
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Bruno Nascimento- Banido
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Re: Engine Start A320 -28ºC
Só complementando que engoli umas palavras, essa encharcada na câmara se da devido a falta de centelhamento na primeira partida, dai para frente o "computador" toma conta fazendo a devida "limpeza" da câmara e iniciando uma partida normal. Coisas que esse motor fantástico faz!
Creio que seja +- isso!
Creio que seja +- isso!
Última edição por cwbspotter em Seg 07 maio 2012, 23:39, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erros..)
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
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Re: Engine Start A320 -28ºC
Então povo, a quem possa interessa, segue abaixo comentário do colega Fabbrini, que é Primeiro Oficial da Azul e que assistiu o vídeo deste motor ligando, e teceu seus comentários (de um profissional) sobre o que pode ter acontecido !
"Olhei o video e não tenho certeza...... Mas acredito ser pela baixa temperatura mesmo. O motor deve ter ficado muito tempo nessa condição e acumulou muito gelo antes de ser religado. Ai quando ligaram o motor ele derreteu o gelo e fez toda essa fumaça branca que não é nada mais do que vapor.... Se você ja viu aqueles caminhões movidos a turbinas pode ver que eles tambem soltam essa fumaça branca quando querem, o que eles fazem é jogar agua no motor que faz essa fumaça toda...."
Obrigado novamente ao Fabbrini pela atenção,
Abraço a todos
"Olhei o video e não tenho certeza...... Mas acredito ser pela baixa temperatura mesmo. O motor deve ter ficado muito tempo nessa condição e acumulou muito gelo antes de ser religado. Ai quando ligaram o motor ele derreteu o gelo e fez toda essa fumaça branca que não é nada mais do que vapor.... Se você ja viu aqueles caminhões movidos a turbinas pode ver que eles tambem soltam essa fumaça branca quando querem, o que eles fazem é jogar agua no motor que faz essa fumaça toda...."
Obrigado novamente ao Fabbrini pela atenção,
Abraço a todos
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Leber- Moderador
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