Dúvida DHC-6 Twin Otter X
4 participantes
Página 1 de 1
Dúvida DHC-6 Twin Otter X
Então pessoal, estou usando o DHC-6 Twin Otter X da Aerosoft, ótima aeronave e ainda bem que logo teremos uma versão extended dela , mas estou com uma dúvida. Eu percebi que o reverso dela é acionável no ar, algo bastante peculiar para mim, aí está minha dúvida, pode usar o reverso no ar? pode realizar o push back somente com o reverso? (Já que não é turbofan), esse reverso equivale a um spoiler?
Grato desde já !!!
Abraços !
Grato desde já !!!
Abraços !
-
Inscrito em : 26/10/2011
Reputação : 1
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante, Futuro Piloto.
Nacionalidade :
Re: Dúvida DHC-6 Twin Otter X
Bruno nunca escutei falar de nenhuma aeronave que possa usar reverso no ar e não creio que ele seja uma exceção posso estar enganado pois não sou nenhum expert né hehehhe. Sobre o reverso os jatos até podem usar para push por exemplo o F100 é um que não tem problema nenhum em fazer isso tanto que tem vários vídeos na internet mostrando isso e o motivo caso você não saiba que permite ele fazer isso com segurança diferente de um 737 é a disposição do motor que comparando um com o outro o do F100 fica muito mais distante do solo, sendo assim a chance de ingerir FOD fica menor quase nula nele. E se for ver com certeza deve sair mais barato usar trator em uma frota de aeronaves para o push do que gastar uma enormidade de combustível para isso, claro que não é somente esse motivo tem vários outros que não fazem viável esse tipo de operação constantemente. Espero ter sido claro suficiente.
Edit: depois de ver esse seu tópico comecei a correr atras de informações, e ja vi aqui no fórum mesmo uma aeronave usando reverso em voo, tudo bem que é militar e não da para levar muito em conta devido eles não terem tantas limitações como uma civil, mais ja serve para quebrar o que falei acima que aeronave não usa reverso em voo. Segue o link do vídeo e eu postei informações que li em outro fórum nele sobre essa descida que ele faz: https://www.voovirtual.com/t18240-aproximacao-brutal-do-c-17#142375
Abraço
Edit: depois de ver esse seu tópico comecei a correr atras de informações, e ja vi aqui no fórum mesmo uma aeronave usando reverso em voo, tudo bem que é militar e não da para levar muito em conta devido eles não terem tantas limitações como uma civil, mais ja serve para quebrar o que falei acima que aeronave não usa reverso em voo. Segue o link do vídeo e eu postei informações que li em outro fórum nele sobre essa descida que ele faz: https://www.voovirtual.com/t18240-aproximacao-brutal-do-c-17#142375
Abraço
Última edição por cwbspotter em Ter 03 Abr 2012, 08:35, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Complemento)
cwbspotter- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 04/04/2011
Reputação : 249
Nacionalidade :
Eu tinha visto esse mesmo vídeo e também o reverso sendo acionado, mas fiquei achando que você imaginação minha mas e mesmo.
-
Nacionalidade :
Pelo que li sobre o vídeo sim, além de reverso é usado spoiler, por isso também a camera começa a tremer quando o piloto toma essas ações.Bruno Silva 3 escreveu:Eu tinha visto esse mesmo vídeo e também o reverso sendo acionado, mas fiquei achando que você imaginação minha mas e mesmo.
-
Nacionalidade :
Não me veio agora exatamente o modelo, mas tem um Tupolev que pode abrir o reverso a poucos metros do solo antes do toque. Mas trata-se de uma aeronave a reação.
Com relação a utilização de reverso em voo, principalmente aeronaves a hélice, este procedimento é errado e extremamente perigoso. Temos um caso famoso de um Bandeirante da FAB que os pilotos burlavam o sistema de proteção da aeronave e conseguiam dar reverso em voo. Os pilotos faziam isso pra fazer uma aproximação extremamente veloz e a poucos metros do pouso davam reverso pra perder velocidade. Num belo dia houve disparo de hélice num dos motores e... caixão.
Me recordei agora que existe um acidente de um Twin Otter acidentado por conta de reverso em voo também. Foi um da Air Caraibes em 2001 se não me engano.
Conclusão: reverso em voo, não!!!
Com relação a utilização de reverso em voo, principalmente aeronaves a hélice, este procedimento é errado e extremamente perigoso. Temos um caso famoso de um Bandeirante da FAB que os pilotos burlavam o sistema de proteção da aeronave e conseguiam dar reverso em voo. Os pilotos faziam isso pra fazer uma aproximação extremamente veloz e a poucos metros do pouso davam reverso pra perder velocidade. Num belo dia houve disparo de hélice num dos motores e... caixão.
Me recordei agora que existe um acidente de um Twin Otter acidentado por conta de reverso em voo também. Foi um da Air Caraibes em 2001 se não me engano.
Conclusão: reverso em voo, não!!!
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Reputação : 325
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Esse do tupolev também desconhecia, para mim nenhum poderia fazer isso em voo, mais agora ja são dois na lista sendo que o C-17 eu não sei se pode ou se é uma operação não permitida sendo aplicada...
Edit: esqueci de citar Duley, esse da FAB heheh acho que toda faculdade usa ele como exemplo.
Edit: esqueci de citar Duley, esse da FAB heheh acho que toda faculdade usa ele como exemplo.
Última edição por cwbspotter em Ter 03 Abr 2012, 11:10, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Complemento)
-
Nacionalidade :
Interessante, não irei mais utilizar em voo o reverso, agora o que eu mais estranhei foi que ao contrário dos demais aviões ele acionou no ar.
-
Nacionalidade :
Duley escreveu:Com relação a utilização de reverso em voo, principalmente aeronaves a hélice, este procedimento é errado e extremamente perigoso. Temos um caso famoso de um Bandeirante da FAB que os pilotos burlavam o sistema de proteção da aeronave e conseguiam dar reverso em voo. Os pilotos faziam isso pra fazer uma aproximação extremamente veloz e a poucos metros do pouso davam reverso pra perder velocidade. Num belo dia houve disparo de hélice num dos motores e... caixão.
Não seria o EMB-120 em Fortaleza? não lembro de ter acontecido algo desse tipo com Bandeirante da FAB...
https://www.youtube.com/watch?v=4o9LcB1XEjk
Quanto ao reverso em voo, o DC-8 se eu não me engano tinha a capacidade de utilizar o reverso nos motores 2 e 3 durante o voo, mas isso foi proibido devido ao risco.
O DHC-6 é uma aeronave de grande performance em pistas curtas e se eu não estou enganado, pode-se utilizar o reverso dele pouco antes de tocar a pista!
Abs
Romulo- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 12/03/2011
Reputação : 27
Nacionalidade :
Po eu quando escutei a história foi exatamente como o Duley citou, e que nem falei escutei em Aeroclube e Faculdade onde rola bastante "historinha" hehehe, agora o que é fato ou não ja não sei...Romulo escreveu:Duley escreveu:Com relação a utilização de reverso em voo, principalmente aeronaves a hélice, este procedimento é errado e extremamente perigoso. Temos um caso famoso de um Bandeirante da FAB que os pilotos burlavam o sistema de proteção da aeronave e conseguiam dar reverso em voo. Os pilotos faziam isso pra fazer uma aproximação extremamente veloz e a poucos metros do pouso davam reverso pra perder velocidade. Num belo dia houve disparo de hélice num dos motores e... caixão.
Não seria o EMB-120 em Fortaleza? não lembro de ter acontecido algo desse tipo com Bandeirante da FAB...
https://www.youtube.com/watch?v=4o9LcB1XEjk
Quanto ao reverso em voo, o DC-8 se eu não me engano tinha a capacidade de utilizar o reverso nos motores 2 e 3 durante o voo, mas isso foi proibido devido ao risco.
O DHC-6 é uma aeronave de grande performance em pistas curtas e se eu não estou enganado, pode-se utilizar o reverso dele pouco antes de tocar a pista!
Abs
-
Nacionalidade :
Tem razão Romulo. Pensei certo e escrevi errado. Foi com Brasília e não Bandeirante.
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Reputação : 325
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :