Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
+4
paulo
Carvalho
Luiz Marques Jr.
PedroFelipe
8 participantes
Página 1 de 1
Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
Pessoal, eu e um amigo estamos com um problema no X-Plane 10 e até agora não encontramos uma solução ou problema parecido na internet. É o seguinte: a aeronave sempre fica pendendo para a esquerda sem motivo aparente, mesmo em solo (baixa velocidade) e na decolagem se torna difícil controlá-la e termino saindo da pista para conseguir decolar. É preciso ficar constantemente segurando o yoke para a direita a fim de mantê-la estabilizada. Ativei o modo flight model e vejam o que está acontecendo com a asa esquerda (a sua direita):
O vento está em 0 nós e os controles devidamente regulados na posição central. O que pode estar havendo? Isso é normal?
O vento está em 0 nós e os controles devidamente regulados na posição central. O que pode estar havendo? Isso é normal?
Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
No meu caso acontece isso com FSX, eu preciso desconectar e conectar o manche do USB e ele volta ao normal. Experimenta ai quem sabe da certo.
Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
A Saitek não tem drivers oficiais para Mac OS X (sistema onde estou executando o XP10), então quando eu desconecto ele com o XP aberto e conecto novamente, eles param de funcionar. É preciso conectar antes de abrir o XP10.
Bem, eu tentei e não deu certo, mas isso também acontece quando eu tento decolar sem o manche também
Bem, eu tentei e não deu certo, mas isso também acontece quando eu tento decolar sem o manche também
_________________
MacBook 13.3" (Mid '10) - 2,4 GHz Intel Core 2 Duo - 250 GB HDD - 8 GB 1066 MHz DDR3 - NVIDIA GeForce 320M 256 MB
Prepar3D 1.3 - Saitek Pro Flight Yoke System - Saitek Pro Flight Multi Panel - Saitek Pro Flight Switch Panel
Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
Ela tende para a esquerda pelo efeito de torque da hélice e é normal sim bem como uma das asas ganhar mais sustentação antes da outra, voce tem que corrijir com o rudder, não com yoke e uma vez que diminua a rotação em rota essa ''puxada'' atenua mas não desaparece, são necessárias correções, asim como no real.
Carvalho- Moderador
-
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
Carvalho escreveu:Ela tende para a esquerda pelo efeito de torque da hélice e é normal sim bem como uma das asas ganhar mais sustentação antes da outra, voce tem que corrijir com o rudder, não com yoke e uma vez que diminua a rotação em rota essa ''puxada'' atenua mas não desaparece, são necessárias correções, asim como no real.
Entedido! Muito obrigado. Fica aí a resolução da dúvida para outros iniciantes no X-Plane
_________________
MacBook 13.3" (Mid '10) - 2,4 GHz Intel Core 2 Duo - 250 GB HDD - 8 GB 1066 MHz DDR3 - NVIDIA GeForce 320M 256 MB
Prepar3D 1.3 - Saitek Pro Flight Yoke System - Saitek Pro Flight Multi Panel - Saitek Pro Flight Switch Panel
Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
tive o mesmo problema ainda assim tenho que ficar compensando muito para a direita para conseguir voar normalmente se solto o manche ele desaba para esquerda, está td calibrado ainda não tive tempo de acertar os compensadores etc... isso que queima o XP muita gente desiste dele por esse motivo, e o Austin ainda não se tocou disso
paulo- Major
-
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 490
Reputação : 141
Idade : 56
Nacionalidade :
Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
Também senti isso e somado com o problema de configuração dos comandos, e é claro a minha preguiça (a principal causa) , até parei de usar o x-plane.
Vou trocar de PC logo, e dependendo dos comentários (melhor desempenho e redução dos bugs), acho que vou comprar (migrar) para o Prepar3D, e com isso reaproveitar todos (vários) add-ons que adquiri, em razão da compatibilidade com o FSX.
Vou trocar de PC logo, e dependendo dos comentários (melhor desempenho e redução dos bugs), acho que vou comprar (migrar) para o Prepar3D, e com isso reaproveitar todos (vários) add-ons que adquiri, em razão da compatibilidade com o FSX.
GustavoGermano- Major
-
Inscrito em : 30/12/2011
Mensagens : 449
Reputação : 37
Idade : 47
Simulador preferido : FSX, P3D, XP-10
Nacionalidade :
Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
Isso aparentemente é um bug do XP10. Eu estou tendo gravíssimos problemas com isso com várias aeronaves, como AT-6 e Tucano.
O Conex também teve o mesmo problema no computador dele.
O Conex também teve o mesmo problema no computador dele.
Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
Então, eu notei sim que para decolar com um cesnna você tem que usar muito pedal e freios no lado oposto ao que esta tendo a curva, ae o avião alinha, eu preciso de comentários de pilotos reais para dizer si isto é exagero ou si é assim mesmo a aeronave real. Contudo defendo o realismo ao extremo.
Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
Com aviões de props de alta velocidade está impossível segurar o avião na pista, mesmo com todo o freio direito acionado.
Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
SABACH escreveu:Então, eu notei sim que para decolar com um cesnna você tem que usar muito pedal e freios no lado oposto ao que esta tendo a curva, ae o avião alinha, eu preciso de comentários de pilotos reais para dizer si isto é exagero ou si é assim mesmo a aeronave real. Contudo defendo o realismo ao extremo.
Todo avião a pistão sempre tem um lado para o qual se tem que usar mais pedal do que para o outro, isso devido ao torque da hélice, eu além de quase piloto real (faltam 17 horas de voo) também construo aeromodelos de projeto próprio e pra reduzir esse efeito tenho que inclinar o motor uns 3º para o lado onde a hélice gira para que ele na decolagem não vá atropelar os observadores no lado da pista e durante o voo sempre tenho que compensar um pouco os ailerons pra poder fazer um voo hands off, isso é física real, bem vindos ao mundo real.
Alguns aviões mais avançados como os cherokee e tupi já compensam um pouco esse efeito no posicionamento do motor também, alguns usam tab fixo ajustáveis no solo, mas todos esses artificios são só pra garantir a estabilidade no voo de cruzeiro (pra vc não ter que voar o tempo todo calçando um dos pedais e tornar o voo cansativo), mas em outras condições de operação é perfeitamente normal aparecer essa assimetria.
Aviões perfeitamente neutros só os jatos sem vento de través, por isso se os jatos também estiverem com tendencia nessas condições ai sim, pode ser que haja algum problema de calibragem de joystick.
Ghost- Coronel
-
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 51
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade :
Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
o x737 também tem o mesmo problema aqui, Ghost. Bom saber que eu não sou o único incomodado com isso
É que realmente fica chato passar o voo todo compensando para o lado direito, para aproximar é uma dor de cabeça! Acostumado demais com o Flight Simulator/Prepar3D, isso é tudo novo para mim rs
É que realmente fica chato passar o voo todo compensando para o lado direito, para aproximar é uma dor de cabeça! Acostumado demais com o Flight Simulator/Prepar3D, isso é tudo novo para mim rs
_________________
MacBook 13.3" (Mid '10) - 2,4 GHz Intel Core 2 Duo - 250 GB HDD - 8 GB 1066 MHz DDR3 - NVIDIA GeForce 320M 256 MB
Prepar3D 1.3 - Saitek Pro Flight Yoke System - Saitek Pro Flight Multi Panel - Saitek Pro Flight Switch Panel
Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
Então Ghost, você sanou minha dúvida, isto não é bug, é realidade, os jatos aqui não tenho problemas, salvo si tiver vento de traves, o que seria normal ter que alinhar o avião. Eu tive problemas com isto, estranhei também, pois estava acostumado com o FSX, o avião vai retinho, só que após acostumar com o X Plane 10, eu sinto falta disto no FSX, fica muito fácil, mesmo com vento o avião decola lá sem problema.
Comandantes aptos a voar no X Plane 10, vamos nos especializar mais hein, assim quando voarmos na vida real, não estranhar certas coisas que são normais.
Comandantes aptos a voar no X Plane 10, vamos nos especializar mais hein, assim quando voarmos na vida real, não estranhar certas coisas que são normais.
Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
Estranho, eu tive esse problema em uma das atualizações, que mudava atribuição comandos, mas era até visível, pois se fosse para a vista externa a aeronave já era carregada na pista com o leme todo virado e no cockpit do heli via o pedal calçado, voce dava pedal e ele voltava para a mesma posição e nessa eu tive que assinalar o eixo do rudder para ficar sem função, retornar ao cockpit e reassinalar e funcionou, agora está normal, até aquele Sbach 300 da XPFR, que como todo acro, é bem arisco está controlável e como já faz umas duas atualizações(ou mais ) achei que fosse problema de calibragem do meu.
SABACH, quanto maior a potência e o diâmetro do propulsor, mais ele puxa, não se dá todo acelerador a um Corsair, por exemplo, porque ele vai literalmente rodar no eixo, a acelerarção tem que ser gradual, mas não é o caso de um Cessna ter que usar freios para se manter na direção, aqui, com meio curso, corrije com pedal e alinhado dá todo gás funciona dentro dos parâmetros.
Edit:No FSX voce devia voar com o ''autorudder''marcado porque tem o efeito também, melhor aplicado em uma que em outras aeronaves, mas em solo, no ar tem relativamente poucos FDEs que simulam bem o efeito, se levarmos em conta a quantidade de aviões feita para ele.
SABACH, quanto maior a potência e o diâmetro do propulsor, mais ele puxa, não se dá todo acelerador a um Corsair, por exemplo, porque ele vai literalmente rodar no eixo, a acelerarção tem que ser gradual, mas não é o caso de um Cessna ter que usar freios para se manter na direção, aqui, com meio curso, corrije com pedal e alinhado dá todo gás funciona dentro dos parâmetros.
Edit:No FSX voce devia voar com o ''autorudder''marcado porque tem o efeito também, melhor aplicado em uma que em outras aeronaves, mas em solo, no ar tem relativamente poucos FDEs que simulam bem o efeito, se levarmos em conta a quantidade de aviões feita para ele.
Última edição por Carvalho em Dom 01 Abr 2012, 17:54, editado 1 vez(es)
Carvalho- Moderador
-
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
Vamos lá:
1- Ao abir o x-plane fazer movimentos completos com todos os controles.
2- Se estiver ainda puxando, ir no menu Joystick & Equipaments na aba Null zone, deixar o joystick e o pedal no centro e clicar sobre o botão CENTER YOKE AND PEDALS AND HIT THIS BUTTON.
Se ainda assim o problema persistir:
3- Você sai do x-plane, vai ao painel de controle do seu computador e calibra novamente seu joystick.
Talvez numa outra inicialização do x-plane o ponto neutro do joystick esteja um pouco deslocado novamente, pois ele capta a posição em que o joystick se encontra na hora da inicialização ao invés do FSX que capta direto a calibração do windows, então repita o procedimento nº 2.
1- Ao abir o x-plane fazer movimentos completos com todos os controles.
2- Se estiver ainda puxando, ir no menu Joystick & Equipaments na aba Null zone, deixar o joystick e o pedal no centro e clicar sobre o botão CENTER YOKE AND PEDALS AND HIT THIS BUTTON.
Se ainda assim o problema persistir:
3- Você sai do x-plane, vai ao painel de controle do seu computador e calibra novamente seu joystick.
Talvez numa outra inicialização do x-plane o ponto neutro do joystick esteja um pouco deslocado novamente, pois ele capta a posição em que o joystick se encontra na hora da inicialização ao invés do FSX que capta direto a calibração do windows, então repita o procedimento nº 2.
Ghost- Coronel
-
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 51
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade :
Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10
Meus comandos estão ajustados agora, eu percebi que ao decolar é melhor acelerar gradual como o Carvalho falou, que acelerar ele de vez, achei que esta mais sútil, obrigado pelas dicas.
PS> no FSX eu uso desativo o "autorudder" e realmente em certos aviões o funcionamento é mais realista.
PS> no FSX eu uso desativo o "autorudder" e realmente em certos aviões o funcionamento é mais realista.
Tópicos semelhantes
» aeronave puxanndo para esquerda
» Dicas para aumentar o desempenho do X-Plane 10 e dicas para se preparar para o PP tirando o máximo proveito deste simulador
» preciso de ajuda para melhorar o meu pc para jogar x plane 10
» XP-Plane novos predios para e casas para São Paulo
» [Internacional] 4ª aeronave A330 chega na Austrália para conversão MRTT para RAAF
» Dicas para aumentar o desempenho do X-Plane 10 e dicas para se preparar para o PP tirando o máximo proveito deste simulador
» preciso de ajuda para melhorar o meu pc para jogar x plane 10
» XP-Plane novos predios para e casas para São Paulo
» [Internacional] 4ª aeronave A330 chega na Austrália para conversão MRTT para RAAF
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos