Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Gse_multipart13851

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

+4
paulo
Carvalho
Luiz Marques Jr.
PedroFelipe
8 participantes

Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por PedroFelipe Dom 01 Abr 2012, 00:36

Pessoal, eu e um amigo estamos com um problema no X-Plane 10 e até agora não encontramos uma solução ou problema parecido na internet. É o seguinte: a aeronave sempre fica pendendo para a esquerda sem motivo aparente, mesmo em solo (baixa velocidade) e na decolagem se torna difícil controlá-la e termino saindo da pista para conseguir decolar. É preciso ficar constantemente segurando o yoke para a direita a fim de mantê-la estabilizada. Ativei o modo flight model e vejam o que está acontecendo com a asa esquerda (a sua direita):

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 YPwYO

O vento está em 0 nós e os controles devidamente regulados na posição central. O que pode estar havendo? Isso é normal? mad
PedroFelipe
PedroFelipe
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 13/03/2011
Mensagens : 269
Reputação : 20
Idade : 29
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Geek, entusiasta da aviação e desenvolvedor web.
Nacionalidade : Brasil

http://www.pedrofelipe.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por Luiz Marques Jr. Dom 01 Abr 2012, 00:40

No meu caso acontece isso com FSX, eu preciso desconectar e conectar o manche do USB e ele volta ao normal. Experimenta ai quem sabe da certo.
Luiz Marques Jr.
Luiz Marques Jr.
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 28/09/2009
Mensagens : 158
Reputação : 0
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Professor Natação
Nacionalidade : Brasil

https://www.youtube.com/user/lcmj2007/videos

Ir para o topo Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por PedroFelipe Dom 01 Abr 2012, 00:49

A Saitek não tem drivers oficiais para Mac OS X (sistema onde estou executando o XP10), então quando eu desconecto ele com o XP aberto e conecto novamente, eles param de funcionar. É preciso conectar antes de abrir o XP10.

Bem, eu tentei e não deu certo, mas isso também acontece quando eu tento decolar sem o manche também Sad

_________________
MacBook 13.3" (Mid '10) - 2,4 GHz Intel Core 2 Duo - 250 GB HDD - 8 GB 1066 MHz DDR3 - NVIDIA GeForce 320M 256 MB

Prepar3D 1.3 - Saitek Pro Flight Yoke System - Saitek Pro Flight Multi Panel - Saitek Pro Flight Switch Panel
PedroFelipe
PedroFelipe
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 13/03/2011
Mensagens : 269
Reputação : 20
Idade : 29
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Geek, entusiasta da aviação e desenvolvedor web.
Nacionalidade : Brasil

http://www.pedrofelipe.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por Carvalho Dom 01 Abr 2012, 01:17

Ela tende para a esquerda pelo efeito de torque da hélice e é normal sim bem como uma das asas ganhar mais sustentação antes da outra, voce tem que corrijir com o rudder, não com yoke e uma vez que diminua a rotação em rota essa ''puxada'' atenua mas não desaparece, são necessárias correções, asim como no real.

_________________
Si vis pacem, para bellum
Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 6aa2fa68
Carvalho
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por PedroFelipe Dom 01 Abr 2012, 01:40

Carvalho escreveu:Ela tende para a esquerda pelo efeito de torque da hélice e é normal sim bem como uma das asas ganhar mais sustentação antes da outra, voce tem que corrijir com o rudder, não com yoke e uma vez que diminua a rotação em rota essa ''puxada'' atenua mas não desaparece, são necessárias correções, asim como no real.

Entedido! Muito obrigado. Fica aí a resolução da dúvida para outros iniciantes no X-Plane thumbsup

_________________
MacBook 13.3" (Mid '10) - 2,4 GHz Intel Core 2 Duo - 250 GB HDD - 8 GB 1066 MHz DDR3 - NVIDIA GeForce 320M 256 MB

Prepar3D 1.3 - Saitek Pro Flight Yoke System - Saitek Pro Flight Multi Panel - Saitek Pro Flight Switch Panel
PedroFelipe
PedroFelipe
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 13/03/2011
Mensagens : 269
Reputação : 20
Idade : 29
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Geek, entusiasta da aviação e desenvolvedor web.
Nacionalidade : Brasil

http://www.pedrofelipe.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por paulo Dom 01 Abr 2012, 10:33

tive o mesmo problema ainda assim tenho que ficar compensando muito para a direita para conseguir voar normalmente se solto o manche ele desaba para esquerda, está td calibrado ainda não tive tempo de acertar os compensadores etc... isso que queima o XP muita gente desiste dele por esse motivo, e o Austin ainda não se tocou disso

paulo
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 490
Reputação : 141
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por GustavoGermano Dom 01 Abr 2012, 12:48

Também senti isso e somado com o problema de configuração dos comandos, e é claro a minha preguiça (a principal causa) , até parei de usar o x-plane.
Vou trocar de PC logo, e dependendo dos comentários (melhor desempenho e redução dos bugs), acho que vou comprar (migrar) para o Prepar3D, e com isso reaproveitar todos (vários) add-ons que adquiri, em razão da compatibilidade com o FSX.

GustavoGermano
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 30/12/2011
Mensagens : 449
Reputação : 37
Idade : 47
Simulador preferido : FSX, P3D, XP-10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por julio.tux Dom 01 Abr 2012, 15:07

Isso aparentemente é um bug do XP10. Eu estou tendo gravíssimos problemas com isso com várias aeronaves, como AT-6 e Tucano.

O Conex também teve o mesmo problema no computador dele.
julio.tux
julio.tux
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 08/09/2011
Mensagens : 215
Reputação : 27
Idade : 34
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

http://dumont-sim.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por SABACH Dom 01 Abr 2012, 15:24

Então, eu notei sim que para decolar com um cesnna você tem que usar muito pedal e freios no lado oposto ao que esta tendo a curva, ae o avião alinha, eu preciso de comentários de pilotos reais para dizer si isto é exagero ou si é assim mesmo a aeronave real. Contudo defendo o realismo ao extremo. thumbsup

SABACH
SABACH
Banido

Masculino
Inscrito em : 27/12/2009
Mensagens : 1455
Reputação : 40
Idade : 41
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : Hammond e piano (músico)
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002192577954&ref=t

Ir para o topo Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por julio.tux Dom 01 Abr 2012, 15:35

Com aviões de props de alta velocidade está impossível segurar o avião na pista, mesmo com todo o freio direito acionado.
julio.tux
julio.tux
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 08/09/2011
Mensagens : 215
Reputação : 27
Idade : 34
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

http://dumont-sim.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por Ghost Dom 01 Abr 2012, 17:26

SABACH escreveu:Então, eu notei sim que para decolar com um cesnna você tem que usar muito pedal e freios no lado oposto ao que esta tendo a curva, ae o avião alinha, eu preciso de comentários de pilotos reais para dizer si isto é exagero ou si é assim mesmo a aeronave real. Contudo defendo o realismo ao extremo. thumbsup


Todo avião a pistão sempre tem um lado para o qual se tem que usar mais pedal do que para o outro, isso devido ao torque da hélice, eu além de quase piloto real (faltam 17 horas de voo) também construo aeromodelos de projeto próprio e pra reduzir esse efeito tenho que inclinar o motor uns 3º para o lado onde a hélice gira para que ele na decolagem não vá atropelar os observadores no lado da pista e durante o voo sempre tenho que compensar um pouco os ailerons pra poder fazer um voo hands off, isso é física real, bem vindos ao mundo real.
Alguns aviões mais avançados como os cherokee e tupi já compensam um pouco esse efeito no posicionamento do motor também, alguns usam tab fixo ajustáveis no solo, mas todos esses artificios são só pra garantir a estabilidade no voo de cruzeiro (pra vc não ter que voar o tempo todo calçando um dos pedais e tornar o voo cansativo), mas em outras condições de operação é perfeitamente normal aparecer essa assimetria.
Aviões perfeitamente neutros só os jatos sem vento de través, por isso se os jatos também estiverem com tendencia nessas condições ai sim, pode ser que haja algum problema de calibragem de joystick.

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 51
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por PedroFelipe Dom 01 Abr 2012, 17:29

o x737 também tem o mesmo problema aqui, Ghost. Bom saber que eu não sou o único incomodado com isso lol

É que realmente fica chato passar o voo todo compensando para o lado direito, para aproximar é uma dor de cabeça! mad Acostumado demais com o Flight Simulator/Prepar3D, isso é tudo novo para mim rs

_________________
MacBook 13.3" (Mid '10) - 2,4 GHz Intel Core 2 Duo - 250 GB HDD - 8 GB 1066 MHz DDR3 - NVIDIA GeForce 320M 256 MB

Prepar3D 1.3 - Saitek Pro Flight Yoke System - Saitek Pro Flight Multi Panel - Saitek Pro Flight Switch Panel
PedroFelipe
PedroFelipe
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 13/03/2011
Mensagens : 269
Reputação : 20
Idade : 29
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Geek, entusiasta da aviação e desenvolvedor web.
Nacionalidade : Brasil

http://www.pedrofelipe.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por SABACH Dom 01 Abr 2012, 17:40

Então Ghost, você sanou minha dúvida, isto não é bug, é realidade, os jatos aqui não tenho problemas, salvo si tiver vento de traves, o que seria normal ter que alinhar o avião. Eu tive problemas com isto, estranhei também, pois estava acostumado com o FSX, o avião vai retinho, só que após acostumar com o X Plane 10, eu sinto falta disto no FSX, fica muito fácil, mesmo com vento o avião decola lá sem problema.

Comandantes aptos a voar no X Plane 10, vamos nos especializar mais hein, assim quando voarmos na vida real, não estranhar certas coisas que são normais. thumbsup
SABACH
SABACH
Banido

Masculino
Inscrito em : 27/12/2009
Mensagens : 1455
Reputação : 40
Idade : 41
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : Hammond e piano (músico)
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002192577954&ref=t

Ir para o topo Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por Carvalho Dom 01 Abr 2012, 17:46

Estranho, eu tive esse problema em uma das atualizações, que mudava atribuição comandos, mas era até visível, pois se fosse para a vista externa a aeronave já era carregada na pista com o leme todo virado e no cockpit do heli via o pedal calçado, voce dava pedal e ele voltava para a mesma posição e nessa eu tive que assinalar o eixo do rudder para ficar sem função, retornar ao cockpit e reassinalar e funcionou, agora está normal, até aquele Sbach 300 da XPFR, que como todo acro, é bem arisco está controlável e como já faz umas duas atualizações(ou mais lol ) achei que fosse problema de calibragem do meu.
SABACH, quanto maior a potência e o diâmetro do propulsor, mais ele puxa, não se dá todo acelerador a um Corsair, por exemplo, porque ele vai literalmente rodar no eixo, a acelerarção tem que ser gradual, mas não é o caso de um Cessna ter que usar freios para se manter na direção, aqui, com meio curso, corrije com pedal e alinhado dá todo gás funciona dentro dos parâmetros.
Edit:No FSX voce devia voar com o ''autorudder''marcado porque tem o efeito também, melhor aplicado em uma que em outras aeronaves, mas em solo, no ar tem relativamente poucos FDEs que simulam bem o efeito, se levarmos em conta a quantidade de aviões feita para ele.


Última edição por Carvalho em Dom 01 Abr 2012, 17:54, editado 1 vez(es)

_________________
Si vis pacem, para bellum
Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 6aa2fa68
Carvalho
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por Ghost Dom 01 Abr 2012, 17:50

Vamos lá:
1- Ao abir o x-plane fazer movimentos completos com todos os controles.
2- Se estiver ainda puxando, ir no menu Joystick & Equipaments na aba Null zone, deixar o joystick e o pedal no centro e clicar sobre o botão CENTER YOKE AND PEDALS AND HIT THIS BUTTON.
Se ainda assim o problema persistir:
3- Você sai do x-plane, vai ao painel de controle do seu computador e calibra novamente seu joystick.

Talvez numa outra inicialização do x-plane o ponto neutro do joystick esteja um pouco deslocado novamente, pois ele capta a posição em que o joystick se encontra na hora da inicialização ao invés do FSX que capta direto a calibração do windows, então repita o procedimento nº 2.

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 51
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por SABACH Dom 01 Abr 2012, 18:00

Meus comandos estão ajustados agora, eu percebi que ao decolar é melhor acelerar gradual como o Carvalho falou, que acelerar ele de vez, achei que esta mais sútil, obrigado pelas dicas. thumbsup

PS> no FSX eu uso desativo o "autorudder" e realmente em certos aviões o funcionamento é mais realista.
SABACH
SABACH
Banido

Masculino
Inscrito em : 27/12/2009
Mensagens : 1455
Reputação : 40
Idade : 41
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : Hammond e piano (músico)
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002192577954&ref=t

Ir para o topo Ir para baixo

Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10 Empty Re: Aeronave curvando para a esquerda no X-Plane 10

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos