Alinhamento na pista
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Alinhamento na pista
Comandantes,
Ás vezes, dependendo do avião, quando eu inicio a decolagem a partir da cabeceira da pista o avião não fica alinhado à pista, saindo pela esquerda ou direita e é difícil manter alinhado pois só um pequeno toque na seta já vira o avião muito para o outro lado.
Tem algum comando que faça com que o avião se posicione alinhado à pista antes da decolagem?
Muito obrigado.
Ás vezes, dependendo do avião, quando eu inicio a decolagem a partir da cabeceira da pista o avião não fica alinhado à pista, saindo pela esquerda ou direita e é difícil manter alinhado pois só um pequeno toque na seta já vira o avião muito para o outro lado.
Tem algum comando que faça com que o avião se posicione alinhado à pista antes da decolagem?
Muito obrigado.
andregusmao- Aspirante
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Inscrito em : 15/03/2012
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Re: Alinhamento na pista
Para alinhar bem é usando o leme.
Mas tu voa com joystick ou no teclado?
No teclado é meio complicado viu.
Mas na hora de alinhar, a dica é CTRL + S, ai muda para visão em cima da sua aeronave e fica mais fácil para alinhar.
Mas tu voa com joystick ou no teclado?
No teclado é meio complicado viu.
Mas na hora de alinhar, a dica é CTRL + S, ai muda para visão em cima da sua aeronave e fica mais fácil para alinhar.
Re: Alinhamento na pista
Eu só uso teclado.
O estranho é que mesmo iniciando um vôo novo a partir da cabeceira, às vezes a aeronave já entra desalinhada. Acontece isso com vários modelos. Com outros vem alinhado certinho.
O estranho é que mesmo iniciando um vôo novo a partir da cabeceira, às vezes a aeronave já entra desalinhada. Acontece isso com vários modelos. Com outros vem alinhado certinho.
andregusmao- Aspirante
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Inscrito em : 15/03/2012
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Re: Alinhamento na pista
Voar com teclado é duro.
O Vento influencia bastante no alinhamento sem falar do modelo da aeronave, geralmente os bimotores a pistão tem uma tendência de rolar para a direita, snme.
O Vento influencia bastante no alinhamento sem falar do modelo da aeronave, geralmente os bimotores a pistão tem uma tendência de rolar para a direita, snme.
Re: Alinhamento na pista
andregusmao escreveu:Comandantes,
Ás vezes, dependendo do avião, quando eu inicio a decolagem a partir da cabeceira da pista o avião não fica alinhado à pista, saindo pela esquerda ou direita e é difícil manter alinhado pois só um pequeno toque na seta já vira o avião muito para o outro lado.
Tem algum comando que faça com que o avião se posicione alinhado à pista antes da decolagem?
Muito obrigado.
Vamos iniciar do mais simples....
Aeronaves monomotoras a pistão tem uma tendencia natural de ir para a esquerda durante a corrida de decolagem. Isso porque o fato do grupo motor-hélice da aeronave virar para a direita (olhando-se da cabine do avião) causa uma tendencia da aeronave em girar para o lado oposto, a esquerda. Lei de ação e reação de Newton. Existem outros fatores (3 para ser exato), mas o mais importante é esse.
Para corrigir esta tendencia, basta usar o leme da aeronave para a direita, bem tranquilo e simples.
Aeronaves multimotoras depende. Se for um Seneca então não tem tendencia nenhuma! Isso porque o Seneca é equipado com motores contra-rotativos, ou seja, o motor da esquerda gira para a direita e o motor da direita gira para a esquerda. Assim, a força de torque de um motor anula a do outro, fazendo com que o avião não tenha tendencia nenhuma de ir para a esquerda ou direita. Mas isso se for um Seneca, ou algum outro avião que tenha motores contra-rorativos. Existem aviões multimotores aonde os 2 motores giram para a direita, então a força de torque aumenta muito nesses aviões em comparação a aeronaves monomotoras. King-Air é um exemplo de avião aonde os 2 motores giram para a direita.
Aeronaves a jato são otimas porque não tem tendencia nenhuma de ir para a esquerda ou direita durante a decolagem, já que eles não tem torque. Decolar um avião a jato no simulador é mais facil do que decolar qualquer outro tipo de avião. Em condições normais de voo, claro...
Essas caracteristicas que tratei são caracteristicas da construção da aeronave, ou seja que independe de algum fator externo.
Vamos tratar agora de um fator externo, vejamos o que o vento faz na aeronave.
Numa decolagem com vento cruzado, ou de través, o avião sofre duas tendências distintas:
1. De aproar o vento, conseqüência do efeito “cata-vento” ou área lateral maior atrás do centro de gravidade. Esta tendência deve ser corrigida pelo uso do leme de direção;
2. De levantar, prematuramente, a asa do lado do vento, à medida que a velocidade vai aumentando. Este efeito é mais acentuado nos aviões com asas enflechadas. Deve ser corrigido pelo uso dos ailerons.
Ao longo de uma decolagem com vento pela esquerda, por exemplo, o piloto terá que usar o leme de direção para a direita, a fim de manter a proa e corrigir a tendência do avião de aproar o vento; ao mesmo tempo, para evitar que a asa esquerda levante, terá que aplicar o comando dos ailerons para a esquerda. Temos assim uma situação em que é necessário cruzar os comandos durante a corrida no solo.
Ou seja, em uma situação e vento de través pela esquerda um avião monomotor a pistão terá muito mais tendencia de ir para a esquerda do que com vento pela direita.
Se estivermos voando uma aeronave a jato e o comando de ailerons for exagerado, os Spoilers poderam abrir, ocasionando um arrasto adicional que prejudicara o desempenho de decolagem, além de aumentar a tendência do avião aproar o vento. Deve ser usada a mínima correção possível, compatível com as condições de vento.
Já pudemos perceber que cada aeronave se comporta de maneira diferente nessa situação, então é preciso que você como piloto esteja preparado para está situação.
Ao rodar o avião para deixar o solo, este cruzamento de comandos tem que ser desfeito, neutralizando suavemente o leme de direção e usando os ailerons de acordo com a necessidade, para manter as asas niveladas.
Tratando ainda mais de aeronaves a jato, note que, havendo uma falha de motor do lado do vento, haverá menos disponibilidade de curso do leme de direção para corrigir e tendência resultante dessa falha, pois parte do curso do leme já está sendo usada para corrigir o efeito do vento de través. Isto é mais critico nos pesos baixos, quando a V1 está próxima ou limitada pela Vmcg (velocidade mínima de controle direcional no solo).
Pode ainda acontecer que, numa decolagem estática com vento cruzado, o motor do lado oposto ao vento sofra estol de compressor pelo efeito da “sombra” da fuselagem, produzindo um fluxo turbulento sobre o motor nas rotações elevadas. Nestas condições é recomendável efetuar uma decolagem rolando (rolling takeoff). Uma "rolling takeoff" nada mais é que iniciar a decolagem sem parada na cabeceira, ou seja, alinha-se com a pista e sem esperar a aeronave parar aplica-se potencia maxima nos motores dando inicio a decolagem.
Acho que era isso pessoal, duvidas, estamos ai.....
Abrcs
Re: Alinhamento na pista
Professor Fabbrine, que aula amigo .
Excelentes dicas, até para os mais experientes , abraços
Excelentes dicas, até para os mais experientes , abraços
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Re: Alinhamento na pista
Cmte Fabbrini,
Na verdade o meu maior problema é com alguns Boeing que tendem a ir para a esquerda e daí corrigir a rota no teclado é um parto. Mas vou seguir suas orientações e verificar a situação do vento.
Muito obrigado.
Na verdade o meu maior problema é com alguns Boeing que tendem a ir para a esquerda e daí corrigir a rota no teclado é um parto. Mas vou seguir suas orientações e verificar a situação do vento.
Muito obrigado.
andregusmao- Aspirante
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Re: Alinhamento na pista
Cmte Fabbrini por essa aula de procedimentos.
André sua simulação irá melhorar em 100% quando você puder investir em um Joystick.andregusmao escreveu:Cmte Fabbrini,
Na verdade o meu maior problema é com alguns Boeing que tendem a ir para a esquerda e daí corrigir a rota no teclado é um parto. Mas vou seguir suas orientações e verificar a situação do vento.
Muito obrigado.
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Paulo Ricardo
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