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Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10 - Página 3 Empty Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10

Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 13 Abr 2012, 11:59

Joz escreveu:
Márcio José Barbosa escreveu:Achei também um trabalho na internet para um simulador que também pode nos ajudar.
Vale a pena dar uma olhada.

Trabalho de: Denver Marchese Orsolin e Eduardo R. Rampelotto

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/viewFile/6754/4908


Tem também um outro fornecedor de Atuadores

http://www.dimarol.com.br/produtos_detalhes.php?cod_produto=25

Baixei o catálogo dos atuadores. Falta verificar o modelo apropriado e solicitar cotação.
Nas informações sobre os modelos, não entendi a parte que fala sobre o ciclo de trabalho não exceder 10%

Excelente o trabalho do Denver e Eduardo, com certeza é uma boa referência.

Achamos que o deslocamento de cada atuador deve ficar entre 30 cm á 40 cm (para o que a plataforma não fique muito alta) e a capacidade de carga de 100 Kg thumbsup , abraços

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Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10 - Página 3 Empty Cockpit

Mensagem por Márcio José Barbosa Ter 17 Abr 2012, 23:54

Cockpit bem interessante e não parece dificil de fazer a parte mecanica.



Este ultimo seria possivel utilizar os atuadores?

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Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 18 Abr 2012, 09:58

Otimos videos, muito inspirativos. Obrigado Márcio thumbsup , abraços

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Mensagem por rafaabsl Qui 19 Abr 2012, 22:52

isso proporciona o realismo que faltava para os home cockpits, a força física exercida sobre a cabine da aeronave.
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Mensagem por Eduardo Vieitas Qui 19 Abr 2012, 23:31

Márcio José Barbosa escreveu:Achei um video do trabalho que me referi anteriormente de Simulador de direção com 3 graus de liberdade desenvolvido por Denver Marchese Orsolin e Eduardo R. Rampelotto para o Trabalho de conclusão de curso de Engenharia de Controle e Automação orientado pelo Prof. Julio César Marques de Lima

PUCRS




Super criativo este projeto, saberia dizer se é open source o acesso aos dados? gostei muito da interface que faz os movimentos X, Y e Z que aparecce no video, ele deve ser o responsável pela distrubuição da corrente entre os motores de atuação, e mais creio que o caminho para começar seja este colocar um "pino mestre" ao centro da plataforma e deixar os atuadores nas laterais, inclusive poderia usar tipo um cardã como este pino do centro... vamos as ideias.. abraço
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Mensagem por allmax Sex 20 Abr 2012, 02:15

Fico feliz de ver que idéias positivas podem agregar o esforço de tanta gente em função de um mesmo objetivo. Parabéns a todos. Deixo minha sugestão.

No segundo vídeo postado pela Márcio José em seu último post, vejo a possibilidade de utilização ou do macaco elétrico sugerido pelo inventor, ou do Cilindro Pistão Elétrico sugerido pelo Márcio José, no centro da plataforma (para emulação de movimentos de subida e descida). Vejo ainda a potencial utilização dos motores elétricos de portões, desses modelos atuais mais rápidos, sugeridos pelo Joz nas laterais da plataforma (para emulação de movimentos de arfagem e rolamento).

É óbvio que não sei como fazer esse mecanismo funcionar a partir de um pc com fsx ou xp10, rss. Resta, ainda, o problema de desenvolver ou encontrar a usb que comande esse equipamento a partir do FXS ou XP.

Mas fica aqui a sugestão de um modo para unirmos os exemplos da net com as peças aventadas pelos participantes do fórum para construção da plataforma.

Uma coisa é certa, os progressos são animadores.

Saudações a todos.

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Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 20 Abr 2012, 09:34

allmax escreveu:Fico feliz de ver que idéias positivas podem agregar o esforço de tanta gente em função de um mesmo objetivo. Parabéns a todos. Deixo minha sugestão.

No segundo vídeo postado pela Márcio José em seu último post, vejo a possibilidade de utilização ou do macaco elétrico sugerido pelo inventor, ou do Cilindro Pistão Elétrico sugerido pelo Márcio José, no centro da plataforma (para emulação de movimentos de subida e descida). Vejo ainda a potencial utilização dos motores elétricos de portões, desses modelos atuais mais rápidos, sugeridos pelo Joz nas laterais da plataforma (para emulação de movimentos de arfagem e rolamento).

É óbvio que não sei como fazer esse mecanismo funcionar a partir de um pc com fsx ou xp10, rss. Resta, ainda, o problema de desenvolver ou encontrar a usb que comande esse equipamento a partir do FXS ou XP.

Mas fica aqui a sugestão de um modo para unirmos os exemplos da net com as peças aventadas pelos participantes do fórum para construção da plataforma.

Uma coisa é certa, os progressos são animadores.

Saudações a todos.

Olá Allmax, continuamos animados, aceite um pontinho thumbsup
Controlar os movimentos via usb para nós é a parte mais facil, considere como feita Very Happy
Problema mesmo é encontrar espaço no "shack" para acomodar a plataforma lol , abraços
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Mensagem por allmax Qui 10 maio 2012, 01:25

Saudações,

Inventor, obrigado pelo ponto.

Pesquisando sobre o assunto deste fórum, encontrei links com boas idéias:

http://buggies.builtforfun.co.uk/Sim/index.html

http://www.ceart.udesc.br/dapesquisa/edicoes_anteriores/7/files/2010/DESIGN.pdf

É isso aí! thumbsup

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Mensagem por Edenio Rodrigues Qui 24 maio 2012, 10:58

Cmtes, acreditamos que a nossa maior dificuldade, seja o pouco espaço que dispomos.
Então iremos construir um protótipo com as dimensões de um assento de 44cmx44cm sugerido pelo nosso Urubu-rei. vide https://www.voovirtual.com/t19272p30-projeto-king-air-350#156094
Inicialmente iremos controlar apenas os movimentos dos eixos x e y.
Tentaremos ir mostrando o desenvolvimento do projeto, que no momento está só na cabeça ("inventamos" melhor com as mãos) lol , abraços

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Mensagem por cwbspotter Qui 24 maio 2012, 11:07

Este é mais um projeto que irei acompanhar Edenio, boa sorte no mesmo!

Abraço

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Mensagem por Flavio Ribeiro Qui 24 maio 2012, 15:43

Inventor essa ideia está em torno da minha cabeça feito uma mariposa em volta de uma lampada incandescente desde 2010.
Li muito a respeito e pretendia construir um para mim.
No momento estou mais intereçado num cocpit genérico para mono e bi motores (como comentei noutra postagem).
Nas minhas pesquisas o modelo mais adequado é o Joyrider 2DOF Full Motion feitos com cano pvc e motores de parabrisa.

Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10 - Página 3 Joyrider

Na verdade não usaria o PVC e sim mandaria fazer com ferro desses de portão, as serralherias tem de diversos diâmetros. (ficaria bem mais caro e me tiraria o prazer de fazer eu mesmo e ainda sairia com fama de louco na cidade - pois o que eles não compreendem - é loucura!) mas tudo bem...

O cara disponibiliza muitas informações passo a passo da montagem e inclusive o softwara que retira as informações do simulador para reproduzí-las nos atuadores em forma de movimento (força G).

Maiores informações aqui:
http://www.x-simulator.de/wiki/Joyrider_2DOF_full_motion_simulator_by_TronicGr

Uma pena que ele não disponibilize gratuitamente as medidas que ele usou na construção. Ele vende um arquivo em PDF com todas essas informações. (não comprei o mesmo - fiquei tentando inferir _sem sucesso_ a partir das imagens)

Em todo caso deem uma espiada - penso que vale a pena!
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Mensagem por Edenio Rodrigues Qui 24 maio 2012, 17:34

Olá Flavio, boa tarde amigo. Para nós essa estoria de doido faz algum sentido: Construimos cockpit e voamos com ele sem sair do chão. scratch
Achamos pouco queremos agora simular o efeito da força G. espanto
Seria isso sinal de normalidade? Very Happy
Obrigado pela colaboração thumbsup , abraços


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Mensagem por allmax Dom 27 maio 2012, 23:29

"Dizem que sou louco por pensar assim
Se eu sou muito louco por eu ser feliz
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz

Se eles são bonitos, sou Alain Delon
Se eles são famosos, sou Napoleão

Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Eu juro que é melhor
Não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu

Se eles têm três carros, eu posso voar
Se eles rezam muito, eu já estou no céu

Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Eu juro que é melhor
Não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu

Sim sou muito louco, não vou me curar
Já não sou o único que encontrou a paz

Mas louco é quem me diz
E não é feliz, eu sou feliz" aplauso


Gostei da sugestão de projeto, Flavio. Também vou dar uma olhada. Só faço a observação de que o pvs usado em países como EUA e os da União Européia são mais expessos e resistentes que os usados no brasil. Para usar o pvc daqui, tenha certeza de que o material aguentará a carga. Tive más experiências tentando estruturar um cockpit com pvc, rss.

Tô "fazendo" um cockpit genérico, mais ou menos no esquema que mencionou, quando tiver ok posto umas fotos, quem sabe a ideia pode ser de alguma valia.

Abraço a todos!http://letras.terra.com.br/mutantes/47541/

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Mensagem por Flavio Ribeiro Seg 28 maio 2012, 13:14

Gostei da sugestão de projeto, Flavio. Também vou dar uma olhada. Só faço a observação de que o pvs usado em países como EUA e os da União Européia são mais expessos e resistentes que os usados no brasil. Para usar o pvc daqui, tenha certeza de que o material aguentará a carga. Tive más experiências tentando estruturar um cockpit com pvc, rss.

Tô "fazendo" um cockpit genérico, mais ou menos no esquema que mencionou, quando tiver ok posto umas fotos, quem sabe a ideia pode ser de alguma valia.

Oi allmax, gostei da "Balada do louco" Twisted Evil .
A respeito do PVC realmente aquele usado para esgoto de pia de cozinha e afins, não serve pois é muito fino e não resistiria a carga. Você está certo. Nesse caso o recomendado seria aquele tipo usado em tubos de irrigação, pois são mais espessos para suportar a pressão da água. Facilmente encontrados no BRASIL (Embora mais caros - óbvio).

Vocês acham que vale a pena adquirir o plano/projeto do "Joyrider 2DOF Full Motion"?
Penso que seria a forma mais rápida de chegar a um primeiro protótipo. Mas adoraria encontrar algo semelhante e FREE.

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Mensagem por valmir Qua 29 Ago 2012, 13:53

https://www.youtube.com/watch?v=VLxpMI6h_6c
este link funciona e a cabine tambem abraços valmir

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Mensagem por Joz Qua 29 Ago 2012, 16:57

Incrivel!
Valmir, que tecnologia você está utilizando?
Pneumática, hidráulica, servomotores eletricos, atuadores elétricos?
Conte-nos mais Blah

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Mensagem por valmir Qui 30 Ago 2012, 12:03

pneumática
antes de mais nada , parabenizo a galera ai do de graça recebei de graça dai, onde todos estao procurando soluçoes e ajudando uns aos outros , meu projeto ainda nao esta com resultados desejados, a pneumática é preciso um compressor a parte solenóides para fazer os comandos dos cilindros ,assim como um programa que busque as informaçoes do fs para mover os servos do horizonte artificial que é justamente o sinal que irá para o solenóide de comando , é claro que o sinal é fraquinho 5 volts apenas, mais através de uma fonte conversora
este sinal vem para 12 -ou 24 volts que é a voltagem do solenóide,

entao esta montado toda a sistemática do projeto ,nos meus videos em valmir265 temmais video da cabine sendo transportada
este projeto vai rodar o brasil, e peço que aqueles que me visitarem através deste forum ,gentileza menssionar, porque dai um dia irei a sua cidade sua presença serámuito importante para eu projetovalmjoc

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Mensagem por marckrp Sáb 29 Set 2012, 17:09



Estou em fase de testes com meu simulador 2 Dof , com movimento de Pitch e Bank de 30° , em 2 meses pretendo comercializa-lo como kit para montagem, estou tento problemas com a inclusão de um algoritimo para simular as vibrações enquanto o avião está no solo...

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Mensagem por Flavio Ribeiro Sáb 29 Set 2012, 19:10

marckrp escreveu:

Estou em fase de testes com meu simulador 2 Dof , com movimento de Pitch e Bank de 30° , em 2 meses pretendo comercializa-lo como kit para montagem, estou tento problemas com a inclusão de um algoritimo para simular as vibrações enquanto o avião está no solo...

Rapaz que notícia boa você nos trouxe!
Poderia acalmar a ansiedade colocando algumas fotos do progresso desse protótipo?
Já tem uma ideia do investimento?

Valeu!

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Mensagem por Edenio Rodrigues Sáb 29 Set 2012, 19:44

marckrp escreveu:
estou tento problemas com a inclusão de um algoritimo para simular as vibrações enquanto o avião está no solo...
Parabens amigo, seja bem vindo aplauso
Quanto as vibrações, já lemos em algum lugar, que usam um amplificador de som com um dispositivo(tipo de alto-falante), que converte sons em vibrações thumbsup , abraços

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Mensagem por marckrp Qua 03 Out 2012, 14:14

Caro Flavio Ribeiro, o cockpit ainda está sem a carenagem estando exposta toda a estrutura e mecânica,Mas posso lhe adiantar que é um monoposto inspirado em ultraleves;
neste cockpit você podera montar todos seus aparelhos ( total de carga 100 kg, piloto + equipamentos) juntamente com seu monitor.
O cockpit virá com seu próprio Software que faz a leitura de toda a telemetria do FSX.
Tenho em projeto uma plataforma 6Dof com capacidade para 500Kg, para um futuro lançamento. caso este 1° seja bem aceito.
Aproveitanto. Obrigado Inventor pela dica, mas já conhecia este sistema ,o aparelho é conhecido como ButtKicker, mas no meu caso eu
estou extraindo os dados do terreno do próprio FSX,assim quem estiver no cockpit sentirá os efeitos do solo ao aterrisar ou decolar em diferentes tipos de terreno.
grato..

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Mensagem por andre_sp Qua 03 Out 2012, 15:13

Seja Welcome marckrp

Espero que seu projeto dê resultados positivos thumbs2

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Mensagem por allmax Seg 15 Out 2012, 00:35

Olá Comandantes,

Fico feliz em ver que o tópico andou. Alguns com propostas para compartilhar, outros com projetos para comercialização. Penso que ambas as vertentes contribuem de modo diferente para o propósito de virmos a ter, num futuro próximo, em nossas casas simuladores articulados com movimentos a um custo razoável e tecnologia local.

Parabéns a todos!

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Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 15 Out 2012, 10:20

allmax escreveu:Olá Comandantes,

Fico feliz em ver que o tópico andou. Alguns com propostas para compartilhar, outros com projetos para comercialização. Penso que ambas as vertentes contribuem de modo diferente para o propósito de virmos a ter, num futuro próximo, em nossas casas simuladores articulados com movimentos a um custo razoável e tecnologia local.

Parabéns a todos!
É amigo, sua feliz iniciativa continua a estimular a nossa imaginação scratch .
No momento estamos 'enganchados" no projeto do rudder pedal damn
Mas tão logo concluirmos o 3º protótipo confused Iremos nos dedicar a construção da nossa plataforma thumbsup .

O nosso Pablo continua bastante intereçado, nos cobrando semanalmente a execução da parte mecanica.
Porque para ele a parte eletrônica e a extração dos dados do FS, com a nova controladora Stargate NG, é moleza Very Happy

Estamos "matutando" uma solução caseira, pratica, de baixo custo, usando apenas dois motores do tipo usado em maquina de costura domestica 220V/110V. Combinando os movimentos X e Y. wink

Então, vamos em frente Yesyes , abraços

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Mensagem por Flavio Ribeiro Seg 15 Out 2012, 21:24

Inventor escreveu:
allmax escreveu:Olá Comandantes,

Fico feliz em ver que o tópico andou. Alguns com propostas para compartilhar, outros com projetos para comercialização. Penso que ambas as vertentes contribuem de modo diferente para o propósito de virmos a ter, num futuro próximo, em nossas casas simuladores articulados com movimentos a um custo razoável e tecnologia local.

Parabéns a todos!
É amigo, sua feliz iniciativa continua a estimular a nossa imaginação scratch .
No momento estamos 'enganchados" no projeto do rudder pedal damn
Mas tão logo concluirmos o 3º protótipo confused Iremos nos dedicar a construção da nossa plataforma thumbsup .

O nosso Pablo continua bastante intereçado, nos cobrando semanalmente a execução da parte mecanica.
Porque para ele a parte eletrônica e a extração dos dados do FS, com a nova controladora Stargate NG, é moleza Very Happy

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Então, vamos em frente Yesyes , abraços


Noticias animadoras amigo!

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