Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
+26
bruno_stelling
andre_michetti
mrichieri
Leandro Souza
nandogeoufc
Manoel Carvalho
scottbaima
Claudemir Correa
cmte.cassio
Cmtemariano
andre_sp
marckrp
valmir
Flavio Ribeiro
Eduardo Vieitas
rafaabsl
Márcio José Barbosa
Paulo Cesar Alievi
clovismtavares
gooddark
rodrigo mago
Joz
cwbspotter
Fabio5714
Edenio Rodrigues
allmax
30 participantes
Página 6 de 7
Página 6 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
galera.. sou novo no forum este é meu primeira mensagem... sempre gostei de simulação... estive pensando em como esse motor poderia ser acionado... entendo um pouquinho de eletronica, nada muito avançado... mais pensei que poderia ser feita uma ponte h chaveada por pwm podendo assim aumentar a tensao pra 24 v sem queimar o motor e tambem diminuindo o tempo de resposta, sendo que para cada tipo de atitide do aviao ele tera uma velocidade diferente onde o controlador fará com que o motor varie a velocidade do movimento...
andre_michetti- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 20/05/2013
Mensagens : 24
Reputação : 3
Idade : 32
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
Joz escreveu:Poderia utilizar um "Arduino", que é uma plataforma fácil, versátil e barata com comunicação USB, utilizando os parâmetros da atitude da aeronave retiradas a partir do FSUIPC.
Não conheço nada sobre o Arduino, assim como não conhecia sobre a Stargate... mas já consegui comprar esta última para incrementar os controles e adaptar os joysticks. Meu Deus... como evoluímos! As facilidades de hoje nem se comparam as dificuldades de ontem... Hoje existem "n" equipamentos (relativamente baratos) para facilitar a construção de um HC.
Pesquisei um pouco sobre o Arduíno, mas existe algum lugar que você poderia indicar para a aquisição?
Joz escreveu:Invés das extremidades, os macacos poderiam ficar mais próximos da homocinética. Com isso, a amplitude aumentaria, se utilizar a mesma amplitude, a velocidade aumentaria.
Huuummm... vou verificar as implicações disto.
Joz escreveu:Tente dar uma olhada no motor do macaco, normalmente esses motores funcionam com tensões até 24v.
Ok.
Joz escreveu:Como é a velocidade de deslocamento? (cm/s) com e sem o peso.
cm/seg ??? não seria cm/min?
Acho que não tem alteração aparente com peso ou sem... mas vou medir e depois posto aqui.
Manoel Carvalho- Major
-
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 327
Reputação : 101
Idade : 58
Simulador preferido : FS9/FSX/FGear
Emprego/lazer : Profissional de Tecnologia e Marketing / Música
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
andre_michetti escreveu:galera.. sou novo no forum este é meu primeira mensagem... sempre gostei de simulação... estive pensando em como esse motor poderia ser acionado... entendo um pouquinho de eletronica, nada muito avançado... mais pensei que poderia ser feita uma ponte h chaveada por pwm podendo assim aumentar a tensao pra 24 v sem queimar o motor e tambem diminuindo o tempo de resposta, sendo que para cada tipo de atitide do aviao ele tera uma velocidade diferente onde o controlador fará com que o motor varie a velocidade do movimento...
Seja bem vindo André!
Interessante tua sugestão... Sem querer abusar de tua boa vontade (já abusando...), teria como você desenhar este esquema? Se não for possível, poderia então descrever mais detalhadamente as ligações que você imaginou?
Desde já agradeço o apoio e a sugestão.
Manoel Carvalho- Major
-
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 327
Reputação : 101
Idade : 58
Simulador preferido : FS9/FSX/FGear
Emprego/lazer : Profissional de Tecnologia e Marketing / Música
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
assimm que eu chegar em casa vou montar o esquema basico do circuito em diagrama de blocos pra vc entender o funcionamento ... o problema maior no meu caso é que nao manjo muito em como comunicar o controlador com o pc... no caso o arduino ou pic.. mais isso é só eu estudar um pouquinho... estou indo pra faculdade.. assim que voltar faço o esquema...
andre_michetti- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 20/05/2013
Mensagens : 24
Reputação : 3
Idade : 32
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
O arduino é muito fácil de aprender e usar. Acredito que irá gostar da versatilidade do equipamento. Sobre a aquisição, compro no dx.com, é seguro e fácil de pagar. O problema é a demora que pode chegar a 3 meses! Pelo menos o frete é grátisManoel Carvalho escreveu:Não conheço nada sobre o Arduino, assim como não conhecia sobre a Stargate... mas já consegui comprar esta última para incrementar os controles e adaptar os joysticks. Meu Deus... como evoluímos! As facilidades de hoje nem se comparam as dificuldades de ontem... Hoje existem "n" equipamentos (relativamente baratos) para facilitar a construção de um HC.
Pesquisei um pouco sobre o Arduíno, mas existe algum lugar que você poderia indicar para a aquisição?
Ou problema que pode acontecer é ter que pagar imposto. Mesmo assim vale a pena.
Olá André, seja bem vindo ao forum. Sua contribuição será importantíssima para a comunidade. Sobre a comunicação com o PC, não é nada do outro mundo. Existem soluções prontas tanto para o FS quanto para o X-Plane, neste último eu tenho mais experiência. No arduino, existem vários "shields" onde é possível controlar motores DC, motores de passo e servo-motores (este é direto mesmo).andre_michetti escreveu:assimm que eu chegar em casa vou montar o esquema basico do circuito em diagrama de blocos pra vc entender o funcionamento ... o problema maior no meu caso é que nao manjo muito em como comunicar o controlador com o pc... no caso o arduino ou pic.. mais isso é só eu estudar um pouquinho... estou indo pra faculdade.. assim que voltar faço o esquema...
Abraços.
Joz- Coronel
-
Inscrito em : 23/10/2011
Mensagens : 1441
Reputação : 194
Idade : 45
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Especialista em Navegação Aérea
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
na verdade se for controlar servo motores seria melhor ainda.. pois a parte mais complicada do programa já estaria feita, pq o motor dc iria gerar o movimento e o movimento seria informado ao arduino ou pic por um encoder ou potenciometro para ele saber onde está... pensando no caso dos servos de aeromodelismo como base...
andre_michetti- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 20/05/2013
Mensagens : 24
Reputação : 3
Idade : 32
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
Joz, o senhor é o verdadeiro Mestre dos Magos! Como o Inventor e seus protótipos ou o Urubu com seus cockpits!
_________________
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
Interessante o site Joz, mas fiquei perdido em meio a tantas opções de placas...
Você poderia me indicar qual é a mais apropriada?
desde já, obrigado pela dica.
Você poderia me indicar qual é a mais apropriada?
desde já, obrigado pela dica.
_________________
[]´s
Manoel Carvalho
Manoel Carvalho- Major
-
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 327
Reputação : 101
Idade : 58
Simulador preferido : FS9/FSX/FGear
Emprego/lazer : Profissional de Tecnologia e Marketing / Música
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
O André falou tudo! O difícil, mas não impossível, é encontrar servo motores com capacidade para suportar meia tonelada.andre_michetti escreveu:na verdade se for controlar servo motores seria melhor ainda.. pois a parte mais complicada do programa já estaria feita, pq o motor dc iria gerar o movimento e o movimento seria informado ao arduino ou pic por um encoder ou potenciometro para ele saber onde está... pensando no caso dos servos de aeromodelismo como base...
Obrigado Flávio, sou apenas mais um que aprende uma coisa aqui outra ali e compartilho com a comunidade.Flavio Ribeiro escreveu:Joz, o senhor é o verdadeiro Mestre dos Magos! Como o Inventor e seus protótipos ou o Urubu com seus cockpits!
Realmente são muitas, mas pode começar com a básica, a Arduino UNO R3 é o modelo atual.Manoel Carvalho escreveu:Interessante o site Joz, mas fiquei perdido em meio a tantas opções de placas...
Você poderia me indicar qual é a mais apropriada?
desde já, obrigado pela dica.
http://dx.com/p/d1201-uno-r2-usb-board-module-blue-181806
Joz- Coronel
-
Inscrito em : 23/10/2011
Mensagens : 1441
Reputação : 194
Idade : 45
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Especialista em Navegação Aérea
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
Joz.. e se fizéssemos o seguinte... usássemos a placa de um servo de aeromodelismo usando a parte logica e ligada a um arduindo e a parte de potencia com uma ponte H mais parruda (feita em casa msm) ligada no motor do macaco e um potenciometro fixado no macaco indicando o quanto se moveu? Desculpe se estiver falando besteira.. huahuahua
andre_michetti- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 20/05/2013
Mensagens : 24
Reputação : 3
Idade : 32
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
achei a imagem de mais ou menos o quis dizer... (imagem da net)
seria mais ou menos este esquema só que calculando os mosfets no caso para aguentar a corrente do motor... sendo que seria bem mais facil de "interfacear" com o arduino.. pois seria um simples servo...
andre_michetti- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 20/05/2013
Mensagens : 24
Reputação : 3
Idade : 32
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
A ideia está ótima, basta tirar o servo que funciona numa boa!andre_michetti escreveu:Joz.. e se fizéssemos o seguinte... usássemos a placa de um servo de aeromodelismo usando a parte logica e ligada a um arduindo e a parte de potencia com uma ponte H mais parruda (feita em casa msm) ligada no motor do macaco e um potenciometro fixado no macaco indicando o quanto se moveu? Desculpe se estiver falando besteira.. huahuahua
Joz- Coronel
-
Inscrito em : 23/10/2011
Mensagens : 1441
Reputação : 194
Idade : 45
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Especialista em Navegação Aérea
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
pensei em usar a placa do servo msm por ser mais facil de acionar... no caso usaria somente uma saida do arduino para cada atuador... pois o controle está na placa do servo e o acionamento no arduino.. seria como fazer um servo gigante.. huahuahuha
andre_michetti- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 20/05/2013
Mensagens : 24
Reputação : 3
Idade : 32
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
Olá Cmtes, pelos comentarios dos amigos notamos que a maior dificuldade é a interface da plataforma com o PC/FS.
Então pretendemos ajudar a resolver esse gargalo, sugerindo a interface abaixo diagramada:
O uso de relés ainda é bastante pratica, porque ele isola um circuito de baixa potencia com o outro de maior potencia e de diferente voltagem.
Por enquanto é só uma ideia que os amigos poderão implementar.
Deveremos no futuro viabilizar a Stargate Drive, mas isso deve demorar pelo menos 1 ano. O motivo da demora fica por conta dos muitos compromissos já assumidos pelo nosso Pablo.
Enquanto isso, pretendemos iniciar em breve a construção da nossa plataforma que movimenta apenas o assento, usando dois motores de maquina de costura domestica já detalhada na pagina 6 e já implantada com sucesso pelo nosso Marckrp na pagina 7.
E vamos adiante , abraços
Então pretendemos ajudar a resolver esse gargalo, sugerindo a interface abaixo diagramada:
O uso de relés ainda é bastante pratica, porque ele isola um circuito de baixa potencia com o outro de maior potencia e de diferente voltagem.
Por enquanto é só uma ideia que os amigos poderão implementar.
Deveremos no futuro viabilizar a Stargate Drive, mas isso deve demorar pelo menos 1 ano. O motivo da demora fica por conta dos muitos compromissos já assumidos pelo nosso Pablo.
Enquanto isso, pretendemos iniciar em breve a construção da nossa plataforma que movimenta apenas o assento, usando dois motores de maquina de costura domestica já detalhada na pagina 6 e já implantada com sucesso pelo nosso Marckrp na pagina 7.
E vamos adiante , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
Boa tarde a todos... sigo na empreitada procurando informações a respeito de motores a serem usados... estive vendo o blog do manoel carvalho.. e fiquei de boca aberta.. parabéns.. a ideia do macaco eletrico foi excelente... deixo aqui alguns links de pessoas que, assim como nós, tem feito plataformas com baixo custo... é um material e tanto ...
http://www.simprojects.nl/motion_platform.htm
http://www.jimspage.co.nz/intro.htm
http://bffsimulation.com/index.php
alem de alguns projetos, é possivel calcular as forças e pesos, inclinação... muito bom
http://www.simprojects.nl/motion_platform.htm
http://www.jimspage.co.nz/intro.htm
http://bffsimulation.com/index.php
alem de alguns projetos, é possivel calcular as forças e pesos, inclinação... muito bom
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
mrichieri escreveu:Boa tarde a todos... sigo na empreitada procurando informações a respeito de motores a serem usados... estive vendo o blog do manoel carvalho.. e fiquei de boca aberta.. parabéns.. a ideia do macaco eletrico foi excelente... deixo aqui alguns links de pessoas que, assim como nós, tem feito plataformas com baixo custo... é um material e tanto ...
http://www.simprojects.nl/motion_platform.htm
http://www.jimspage.co.nz/intro.htm
http://bffsimulation.com/index.php
alem de alguns projetos, é possivel calcular as forças e pesos, inclinação... muito bom
Tem muita coisa boa nestes links. O que nos chamou mais atenção foi o uso de uma caixa de direção, que pelo tamanho deve ser de caminhão:
Achamos uma grande ideia e nos desmanches deve ter um preço baixo
Obrigado mrichieri , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
de fusca num serve não?
Joz- Coronel
-
Inscrito em : 23/10/2011
Mensagens : 1441
Reputação : 194
Idade : 45
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Especialista em Navegação Aérea
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
Deve servir se for compativel com a carga.Joz escreveu: de fusca num serve não?
Achamos que temos uma. Iremos procurar e testar.
Depois reportaremos , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
Segue vídeo com a mais nova experiência para plataforma de movimento.
A ideia será implementada junto com o Manoel carvalho no projeto do HC1. Inicialmente o código funcionava com o x-plane, mas com poucas modificações e a utilização do link2fs, o teste agora foi realizado com FS2004. O protótipo foi feito as pressas, e terminou que o movimento dos servo motores não foi passado corretamente pelas hastes. Deem uma olhada na posição dos motores.
A ideia será implementada junto com o Manoel carvalho no projeto do HC1. Inicialmente o código funcionava com o x-plane, mas com poucas modificações e a utilização do link2fs, o teste agora foi realizado com FS2004. O protótipo foi feito as pressas, e terminou que o movimento dos servo motores não foi passado corretamente pelas hastes. Deem uma olhada na posição dos motores.
Joz- Coronel
-
Inscrito em : 23/10/2011
Mensagens : 1441
Reputação : 194
Idade : 45
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Especialista em Navegação Aérea
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
Joz,
Parabéns pelos progressos demonstrados, pela transparência nas informações e solidariedade em compartilhar conosco! Torço para que uma solução para usuário final seja publicada em breve.
Um abraço!
Parabéns pelos progressos demonstrados, pela transparência nas informações e solidariedade em compartilhar conosco! Torço para que uma solução para usuário final seja publicada em breve.
Um abraço!
_________________
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
Joz,
Começou a usar o link2fs? Legal!!! Mais uma carta na manga para simuladores.
ABCS
Começou a usar o link2fs? Legal!!! Mais uma carta na manga para simuladores.
ABCS
bruno_stelling- Capitão
-
Inscrito em : 12/03/2013
Mensagens : 104
Reputação : 6
Idade : 53
Simulador preferido : X-Plane 10
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
Flavio Ribeiro escreveu:Joz,
Parabéns pelos progressos demonstrados, pela transparência nas informações e solidariedade em compartilhar conosco! Torço para que uma solução para usuário final seja publicada em breve.
Um abraço!
Valeu Flávio! Com essa troca de ideias, logo logo teremos exemplos desses projetos na prática.
bruno_stelling escreveu:Joz,
Começou a usar o link2fs? Legal!!! Mais uma carta na manga para simuladores.
ABCS
Valeu Bruno, sua sugestão do Link2FS foi ótima. E como a base da comunicação é feita também através de caracteres, ficou muito fácil adaptar meu projeto do X-Plane.
Joz- Coronel
-
Inscrito em : 23/10/2011
Mensagens : 1441
Reputação : 194
Idade : 45
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Especialista em Navegação Aérea
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
Olá Joz !
Pelo amor de Deus me ajude !
Estou quase louco pra tentar montar o esquema para comunicar o fsx com os drivers, não sei nem por onde começar , gostaria muito se fosse possível disponibilizar algum material a respeito, ou se for possível poderiamos marcar um encontro em BH, tenho facilidade com a parte mecânica, e algum conhecimento na eletronica.
Pelo amor de Deus me ajude !
Estou quase louco pra tentar montar o esquema para comunicar o fsx com os drivers, não sei nem por onde começar , gostaria muito se fosse possível disponibilizar algum material a respeito, ou se for possível poderiamos marcar um encontro em BH, tenho facilidade com a parte mecânica, e algum conhecimento na eletronica.
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
gooddark escreveu:Olá Joz !
Pelo amor de Deus me ajude !
Estou quase louco pra tentar montar o esquema para comunicar o fsx com os drivers, não sei nem por onde começar , gostaria muito se fosse possível disponibilizar algum material a respeito, ou se for possível poderiamos marcar um encontro em BH, tenho facilidade com a parte mecânica, e algum conhecimento na eletronica.
Olá goodark, o código ainda falta aprimorar algumas coisas. O código original seria para o x-plane e a comunicação seria via rede (UDP). O que eu fiz até agora foi uma adaptação bem simples pro MSFS e o experimento foi feito para testar a comunicação. No projeto do Manoel carvalho, invés de servo motores, vamos utilizar macacos elétricos e potenciômetros como sensores.
Mas para quem quiser experimentar, aí vai a receita:
1) Baixe e instale o Link2FS
2) Adquira ou monte uma placa Arduino
3) Baixe e instale o software do Arduino
4) Copie o meu código, MotionPlatform.ino, e carregue pro arduino.
5) Ligue os motores segundo o esquema abaixo:
Pronto agora é só rodar!
Quando estiver aqui em BH podemos bater um papo e trocar algumas ideias.
Joz- Coronel
-
Inscrito em : 23/10/2011
Mensagens : 1441
Reputação : 194
Idade : 45
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Especialista em Navegação Aérea
Nacionalidade :
Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10
Parabéns pelos avanços Joz.
A comunidade agradece.
Abc!
A comunidade agradece.
Abc!
allmax- Banido
-
Inscrito em : 04/03/2012
Mensagens : 74
Reputação : 3
Idade : 47
Nacionalidade :
Página 6 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Tópicos semelhantes
» trojeto de plataforma de movimento
» GNU Aerospace - uma nova plataforma para FX
» Plataforma de simulação para os próximos anos
» [Internacional] Pentágono escolhe Boeing 747-8 como nova plataforma para o Air Force One!
» [Brasil] Embraer apresenta nova plataforma do EMB 145 AEW&C desenvolvida para o Governo Indiano
» GNU Aerospace - uma nova plataforma para FX
» Plataforma de simulação para os próximos anos
» [Internacional] Pentágono escolhe Boeing 747-8 como nova plataforma para o Air Force One!
» [Brasil] Embraer apresenta nova plataforma do EMB 145 AEW&C desenvolvida para o Governo Indiano
Página 6 de 7
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos