Dúvida sobre altímetro
+2
André Luiz
vieiratn
6 participantes
Página 1 de 1
Dúvida sobre altímetro
Galera, beleza?
Tenho uma dúvida sobre como saber os códigos que tenho que setar no altímetro para cada aeroporto (origem e destino) e também geralmente qual é a altitude em que setamos o 29.92 (standard) e setamos o altímetro para o pouso.
Obrigado!
Tenho uma dúvida sobre como saber os códigos que tenho que setar no altímetro para cada aeroporto (origem e destino) e também geralmente qual é a altitude em que setamos o 29.92 (standard) e setamos o altímetro para o pouso.
Obrigado!
vieiratn- Capitão
-
Inscrito em : 26/09/2011
Reputação : 2
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Securitário
Nacionalidade :
Re: Dúvida sobre altímetro
Na aproximação você seta para pouso e nos niveis de cruzeiro voce seta o standard
Respondendo a pergunta, vai depender do local onde você estiver.. por exemplo nos EUA o nível para ajuste do altimetro é o 180, sempre que passar por essa altitude você deverá setar em STD ou caso esteja descendo para o ajuste local... você consegue o ajuste setando no rádio a frequencia ATIS do aerodromo que você estará decolando ou descendo, o FS assume que o mundo todo seja da maneira americana então se você utiliza o ATC do FS default ele sempre vai mandar você setar no 180, embora saibamos que há diferenças, por exemplo aqui no RJ e SP a altitude para ajuste é 6000 pés, Salvador é 2000'... caso queira simular como no real voce terá interpretar as cartas de voo do tipo aprox. (STAR e IAC), saída (SID), etc... espero ter ajudado.
-
Inscrito em : 04/03/2011
Reputação : 55
Emprego/lazer : Arquiteto
Nacionalidade :
Entendi.
Para decolar se utiliza o standard?
vieiratn- Capitão
-
Nacionalidade :
vieiratn escreveu:Entendi.
Para decolar você usa o ajuste de altimetro do aerodromo, e o ajuste padrão você só insere quando atingir a altitude de transição "TA" que também varia de um lugar para outro. Acima desta, você deixa de considerar altitude e passa a utilizar níveis de voo.
Nas cartas SID você encontra a TA respectiva de cada aerodromo.
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Reputação : 119
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Perfeito!
Última dúvida que sobrou sobre o assunto, como eu descubro o ajuste de altímetro do aeroporto que estou? Na carta ADC diz? Estou em SBPA, seria essa elevação, no caso 11'?
Obrigado!
Última dúvida que sobrou sobre o assunto, como eu descubro o ajuste de altímetro do aeroporto que estou? Na carta ADC diz? Estou em SBPA, seria essa elevação, no caso 11'?
Obrigado!
vieiratn- Capitão
-
Nacionalidade :
O ajuste do altimetro você obterá através do orgão atc, através de metar, via atis ou afis .
Considerando que no flight não existe "erro de altimetro", uma vez que você possua a elevação do aerodromo, será possível ajustar o altimetro até que ele acuse esta dada altitude, então o valor encontrado na janela de ajuste sera o QNH para as condições.
Considerando que no flight não existe "erro de altimetro", uma vez que você possua a elevação do aerodromo, será possível ajustar o altimetro até que ele acuse esta dada altitude, então o valor encontrado na janela de ajuste sera o QNH para as condições.
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Reputação : 119
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Esse Braconi entende.....muito!
Inscrito em : 26/06/2011
Reputação : 143
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Analista Contábil
Nacionalidade :
Braconi escreveu:O ajuste do altimetro você obterá através do orgão atc, através de metar, via atis ou afis .
Só para complementar esta explicação:
O altimetro será setado sempre na TA (Transition Altitude) ou TL (Transition Level).
Segue uma tabela:
TA | 955.1 à 1013.2 | 1013.3 à 1031.6 |
2000' | FL030 | FL025 |
3000' | FL040 | FL035 |
4000' | FL050 | FL045 |
5000' | FL060 | FL055 |
6000' | FL070 | FL065 |
7000' | FL080 | FL075 |
Vamos pegar VIX, a TA é de 4000. O TA é mostrado nas SID's e IAC's.
Se o metar passar o QNH de 1014 então a TL é FL045. Oque isso siginifica?
No solo eu seto o altimetro para 1014 e quando passar do FL045 eu volto para o Standard, 1013.
Alguns aerodromos, como o GIG, possui um ponto de ajuste de altímetro, isso é feito para um melhor sequenciamento das aeronaves.
Se não me enganho CNF, GRU, GIG e alguns outros possuem este ponto de ajuste, na carta é a Letra Q.
Última edição por sergiotucano em Sáb 25 Fev 2012, 23:04, editado 1 vez(es)
Galera, muito obrigado.
As explicações foram muito esclarecedoras!
=)
As explicações foram muito esclarecedoras!
=)
vieiratn- Capitão
-
Nacionalidade :