Dúvida sobre voo VFR
3 participantes
Página 1 de 1
Dúvida sobre voo VFR
Olá a todos, me chamo Cleisson sou de Ouro Preto-MG e entusiasta da aviação real quanto virtual. Pesquisando sobre voos VFR gostaria de tirar uma dúvida com vocês:
Digamos que eu deseje sobrevoar minha cidade e região num voo proveniente de Belo Horizonte. No que pesquisei eu deveria decolar de um dos aeródromos e percorrer os corredores adequados até aqui. Pois bem, a região sobre a qual desejo voar está dentro da TMA porém fora dos corredores. Nesse caso, eu teria autorização para sobrevoá-la livremente de acordo com as regras de voo VFR? Na figura abaixo está a região.
https://i.servimg.com/u/f60/20/40/57/92/tma_bh11.jpg
Digamos que eu deseje sobrevoar minha cidade e região num voo proveniente de Belo Horizonte. No que pesquisei eu deveria decolar de um dos aeródromos e percorrer os corredores adequados até aqui. Pois bem, a região sobre a qual desejo voar está dentro da TMA porém fora dos corredores. Nesse caso, eu teria autorização para sobrevoá-la livremente de acordo com as regras de voo VFR? Na figura abaixo está a região.
palestrino87- Recruta
-
Inscrito em : 25/01/2022
Reputação : 0
Nacionalidade :
Re: Dúvida sobre voo VFR
palestrino87 escreveu:Olá a todos, me chamo Cleisson sou de Ouro Preto-MG e entusiasta da aviação real quanto virtual. Pesquisando sobre voos VFR gostaria de tirar uma dúvida com vocês:
Sim, positivo. Poderia sobrevoar a região porém deve coordenar com o APP da área. Provavelmente você voaria pela REA até a posição ITABIRITO e dai faria o sobrevoo.
As REAs são rotas digamos que "recomendadas", não que seja obrigatório voar somente nos corredores. São mais para organização do fluxo e não por outras restrições em si.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 718
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Muito obrigado pela explicação
palestrino87- Recruta
-
Inscrito em : 25/01/2022
Reputação : 0
Nacionalidade :
Um exemplo real desta situação:
Durante meu curso de PC, estava voltando de uma navegação para Curitiba com pln para pouso no SBBI pegando a REA de entrada pelo setor que vinha voando. Entrei na REA, sempre em contato com o APP, e pedi para o controle se seria possível o sobrevoo do bairro Ahu e depois um TGL em SBCT. Quase impossível, mas o não nós já temos rsrsrsrs
O APP me passou aguarde.
Um minuto ou menos negou o sobrevoo do Ahu pois havia tráfego de rotativos na região, mas me liberou um TGL no SBCT, após o TGL me colocou na proa da R595 e corredor ATUBA.
Sempre tem que coordenar com o ATC, as vezes dá certo outras não.
Abraços !
Durante meu curso de PC, estava voltando de uma navegação para Curitiba com pln para pouso no SBBI pegando a REA de entrada pelo setor que vinha voando. Entrei na REA, sempre em contato com o APP, e pedi para o controle se seria possível o sobrevoo do bairro Ahu e depois um TGL em SBCT. Quase impossível, mas o não nós já temos rsrsrsrs
O APP me passou aguarde.
Um minuto ou menos negou o sobrevoo do Ahu pois havia tráfego de rotativos na região, mas me liberou um TGL no SBCT, após o TGL me colocou na proa da R595 e corredor ATUBA.
Sempre tem que coordenar com o ATC, as vezes dá certo outras não.
Abraços !
Não podes responder a tópicos