Algumas dúvidas gerais
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Algumas dúvidas gerais
Olá amigos, sou novato e tenho algumas dúvidas básicas que provavelmente vocês poderão me ajudar.
A aeronave que estou usando para aprender a voar é o A320 da Wilco e tenho as seguintes dúvidas.
1) Como é definido o trim de decolagem? e a V1, VR e V2?
2) O que significa o Cost Index que colocamos no FMGS?
2) Teoricamente ao alcançar a VR o trim é acionado automaticamente e a aeronave decola sozinha ou geralmente se usa o joystick? Uma subida normal em decolagem fica em torno de 15 graus?
3) Para voos nacionais geralmente usamos as aerovias de baixa altitude ou isso não importa?
Acho que por enquanto essas são minhas principais dúvidas, estou planejando um vôo e assim que eu terminar vou pedir novamente a ajuda de vocês para saber se estou simulando próximo à realidade.
Faltou dizer, caso seja necessário. Eu uso o FS2004, como já disse o A320 da Wilco e minha máquina é um Intel core 2 duo 2.7GHZ, 4GB memoria e video onboard (notebook), Joystick Thrustmaster.
Obrigado!
A aeronave que estou usando para aprender a voar é o A320 da Wilco e tenho as seguintes dúvidas.
1) Como é definido o trim de decolagem? e a V1, VR e V2?
2) O que significa o Cost Index que colocamos no FMGS?
2) Teoricamente ao alcançar a VR o trim é acionado automaticamente e a aeronave decola sozinha ou geralmente se usa o joystick? Uma subida normal em decolagem fica em torno de 15 graus?
3) Para voos nacionais geralmente usamos as aerovias de baixa altitude ou isso não importa?
Acho que por enquanto essas são minhas principais dúvidas, estou planejando um vôo e assim que eu terminar vou pedir novamente a ajuda de vocês para saber se estou simulando próximo à realidade.
Faltou dizer, caso seja necessário. Eu uso o FS2004, como já disse o A320 da Wilco e minha máquina é um Intel core 2 duo 2.7GHZ, 4GB memoria e video onboard (notebook), Joystick Thrustmaster.
Obrigado!
vieiratn- Capitão
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Inscrito em : 26/09/2011
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Re: Algumas dúvidas gerais
1-) A Trimagem do estabilizador para decolagem é definida pela posição do CG e visa minimizar esforços e adequar a ação do profundor no momento da decolagem sem que haja risco de tail strike ou dificuldades para a tripulação rodar a aeronave na VR. Existem tabelas impressas de ajuste do trim, e em aeronaves modernas este ajuste é fornecido pelo computador na execução do preflight e takeoff, além de também costar na takeoff sheet que o despacho fornece.
Definir V1,VR e V2 é complicado em poucas palavras, mas na sua decolagem a V1 é a velocidade maxima a qual você pode iniciar uma abortagem e parar com segurança na cabeceira da pista caso ocorra um problema critico durante a corrida, isto significa que acima desta velocidade será impossível parar dentro dos limites da pista e a sua aeronave lhe garantirá seguir na decolagem com margens sufuciente de segurança para regressar e efetuar o pouso.
VR é a velocidade em que você altera o pitch da aeronave fazendo com que ela passe a deixar o solo e acelerando mais rapidamente atingindo sua Vlof e seguindo até a V2 que é a velocidade de segurança com a qual você subira mantendo margens sobre a velocidade minima de controle no ar ou a velocidade de stall, aquela que for maior.
2/1-)Cost index é a razão entre o preço do combustivel no trecho e o custo operacional da aeronave como leasing, tripulantes e etc. O indice de custo varia de acordo com a etapa e visa prover ao operador o regime de cruzeiro mais economico de voo de acordo com com as condições da etapa.
2/2-)Se a aeronave foi devidamente balanceada e configurada não se usa trim para rodar uma aeronave, apenas o pitch e com limitações, cerca de 3°, para evitar por ex., um tail strike. Dependendo da situação, a posição do CG muito proximo dos limites traseiros, pouco peso ou ajuste incorreto de trim (nose up). a aeronave podera sair do chão já na VR.
Quanto ao angulo, uma vez decolado, você poderam empregar ângulos maiores por volta dos 15° até uma pouco mais, sempre visando o conforto dos passageiros e a segurança mantendo as velocidades dentro do padrão de cada seguimento.
3-) Gasta-se tempo e dinheiro para subir, e o principal "milhas", uma etapa muito curta pode não ser o suficiente para subir e descer sem ultrapassar o destino, e por mais que desse para subir até um nivel ótimo a fase de cruzeiro seria extremamente curta e não representaria economia alguma. Se tratando de uma etapa mais longa mesmo sendo um voo domestico estas restrições diminuem e você poderá cruzar em níveis mais convenientes.
Definir V1,VR e V2 é complicado em poucas palavras, mas na sua decolagem a V1 é a velocidade maxima a qual você pode iniciar uma abortagem e parar com segurança na cabeceira da pista caso ocorra um problema critico durante a corrida, isto significa que acima desta velocidade será impossível parar dentro dos limites da pista e a sua aeronave lhe garantirá seguir na decolagem com margens sufuciente de segurança para regressar e efetuar o pouso.
VR é a velocidade em que você altera o pitch da aeronave fazendo com que ela passe a deixar o solo e acelerando mais rapidamente atingindo sua Vlof e seguindo até a V2 que é a velocidade de segurança com a qual você subira mantendo margens sobre a velocidade minima de controle no ar ou a velocidade de stall, aquela que for maior.
2/1-)Cost index é a razão entre o preço do combustivel no trecho e o custo operacional da aeronave como leasing, tripulantes e etc. O indice de custo varia de acordo com a etapa e visa prover ao operador o regime de cruzeiro mais economico de voo de acordo com com as condições da etapa.
2/2-)Se a aeronave foi devidamente balanceada e configurada não se usa trim para rodar uma aeronave, apenas o pitch e com limitações, cerca de 3°, para evitar por ex., um tail strike. Dependendo da situação, a posição do CG muito proximo dos limites traseiros, pouco peso ou ajuste incorreto de trim (nose up). a aeronave podera sair do chão já na VR.
Quanto ao angulo, uma vez decolado, você poderam empregar ângulos maiores por volta dos 15° até uma pouco mais, sempre visando o conforto dos passageiros e a segurança mantendo as velocidades dentro do padrão de cada seguimento.
3-) Gasta-se tempo e dinheiro para subir, e o principal "milhas", uma etapa muito curta pode não ser o suficiente para subir e descer sem ultrapassar o destino, e por mais que desse para subir até um nivel ótimo a fase de cruzeiro seria extremamente curta e não representaria economia alguma. Se tratando de uma etapa mais longa mesmo sendo um voo domestico estas restrições diminuem e você poderá cruzar em níveis mais convenientes.
Braconi- Coronel
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Re: Algumas dúvidas gerais
No A320 Wilco, lá onde se coloca os Flaps, sempre coloco, exemplo:
2/1.5 (2 Flaps e 1.5 de Trim).
Abraço.
2/1.5 (2 Flaps e 1.5 de Trim).
Abraço.
_________________
glmz159- Tenente-Coronel
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Re: Algumas dúvidas gerais
Que aula!
Muito obrigado pelas respostas.
Abraços!
Muito obrigado pelas respostas.
Abraços!
vieiratn- Capitão
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Inscrito em : 26/09/2011
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Re: Algumas dúvidas gerais
Olá vieiratn
Um conselho que lhe dou, se é novato e está a aprender a voar,aconselho-o a começar com uma aeronave tipo cessna, e depois de estar bem faliliarizado com ela ,ir progredindo aos poucos até chegar aos jatos.
el_lopes- Major-Brigadeiro
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Re: Algumas dúvidas gerais
Sei que esse é um dos meus maiores "erros", pois, como sempre sonhei em ser piloto comercial de Cia. aérea, não tenho o interesse em pilotar aviões menores.
Já fiz muitos vôos com o C172 (ou C170, não me lembro de momento) default do FS2004 em VFR, mas, uma hora enjoei deles e já parti para o Boeing default do FS2004 também, que já voei muitas vezes, porém, em ambos os casos mais voei casualmente do que tentei simular algo.
Estou fascinado pelo A320 da Wilco, foi amor à primeira vista!
Já fiz muitos vôos com o C172 (ou C170, não me lembro de momento) default do FS2004 em VFR, mas, uma hora enjoei deles e já parti para o Boeing default do FS2004 também, que já voei muitas vezes, porém, em ambos os casos mais voei casualmente do que tentei simular algo.
Estou fascinado pelo A320 da Wilco, foi amor à primeira vista!
vieiratn- Capitão
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Inscrito em : 26/09/2011
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