Overspeed
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AAPM97
Fabio Assis
PauloHSF
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Overspeed
Boeing 777-300ER dando overspeed a 330 Knots...
oque tem de errado?
oque tem de errado?
PauloHSF- Segundo-Tenente
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Re: Overspeed
Altitude, a qual você está voando?
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Re: Overspeed
FL350
PauloHSF- Segundo-Tenente
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Re: Overspeed
FL350 é medido por mach não knots.
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Fabio Assis- Banido
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Re: Overspeed
Eu estava a 35.000 pés a 330 knots.
PauloHSF- Segundo-Tenente
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Re: Overspeed
sua aeronave pode estar configurada errado.
E já fiquei em overspeed com um Concorde a 370knots
E já fiquei em overspeed com um Concorde a 370knots
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André Andrade Prudente Marques
Re: Overspeed
AAPM97 escreveu: sua aeronave pode estar configurada errado.
E já fiquei em overspeed com um Concorde a 370knots
como concertar a configuração da aeronave?
PauloHSF- Segundo-Tenente
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Re: Overspeed
PauloHSF escreveu:Boeing 777-300ER dando overspeed a 330 Knots...
oque tem de errado?
Caro colega
Não tenho as tabelas de referência de altitude e velocidade do 777 e nem me atrevo a ser um especialista no assunto, tem gente no fórum muito mais preparada para te responder, mas vou tentar te ajudar.
A primeira coisa que deve ser considerada é que nestas altitudes se aplicam habitualmente as medidas em mach , que levam em conta temperatura e pressão do ar e são mais fidedignas para desempenho em cruzeiro. Procure aplicar as medidas nesta unidade.
Pra que você compreenda melhor ,vamos pensar em termos de nós:
Minha impressão é de que a velocidade que você se refere de 330 nós é a indicada(medida nos pitots) ou seja, a velocidade real de solo(ground speed) deve estar superior a 500 knots, que é muito elevada para esta aeronave. Para proteção estrutural, o que importa sempre é a velocidade indicada, pois considera efeitos do vento nas asas e estruturas, para que se trabalhe dentro dos limites de segurança e não danifique os componentes do avião(areonave a 310 nós com vento de proa de 25 nós esta voando a 330 nós!!)
Quanto mais alto o nível de vôo, mais rarefeito o ar e consequentemente menor a velocidade indicada, já que a pressão de impacto nos pitots será menor.
Acredito que a velocidade ideal neste nível de vôo, deve estar algo entre 270 a 290 knots indicada (velocidade de solo próxima a 500knots). Estes parâmetros vão depender de carga e combustível e parêmetros da aeronave .
Vale a pena dar uma lida melhor a este respeito e passar a aplicar os parâmetros e unidades recomendados a cada nível de vôo. Vale a pena ampliar os conhecimentos para sanar estas dúvidas e voar melhor.
Espero ter ajudado
Um abraço e siga em frente que o assunto é bem legal!!!
Última edição por alpassos em Qua 22 Fev 2012, 00:36, editado 1 vez(es)
alpassos- Capitão
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Re: Overspeed
Muito obrigado, ajudou bastante...
e tentarei aprender mais sobre o assunto, alias estou apenas começando.
Valeu!
e tentarei aprender mais sobre o assunto, alias estou apenas começando.
Valeu!
PauloHSF- Segundo-Tenente
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Re: Overspeed
Se voar 777 com FMC, ele da a velocidade correta, e como eu havia dito FL350 é Mach e não knots, ou seja, se você estiver acima de mach .86 (que deve representar uns 290/300kts no FL350) vai dar overspeed.
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Fabio Assis- Banido
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Re: Overspeed
Bom, quanto maior a altitude menor será a sua velocidade indicada. Isso tem haver com a pressão etc...
Então ter um overspeed a 330kts no FL350 não é nada anormal.
Fabio, em qualquer nível de voo tu pode usar a designação mach ou knots, uma não impossibilita a outra de ser usada, como há uma velocidade limite, também há um mach limite.
Ah! A wikipedia en mostra mach .89 ou 512 knots como velocidade máxima para o 777-300ER no FL350.
Então ter um overspeed a 330kts no FL350 não é nada anormal.
Fabio, em qualquer nível de voo tu pode usar a designação mach ou knots, uma não impossibilita a outra de ser usada, como há uma velocidade limite, também há um mach limite.
Ah! A wikipedia en mostra mach .89 ou 512 knots como velocidade máxima para o 777-300ER no FL350.
Re: Overspeed
Foi exatamente com esses dados do wikipedia que eu me assustei, pois la está 512Knots, e ele estava dando overspeed a 330knots.
Mas já consegui entender essa relação dsa velocidade com a altitude e tudo mais, mesmo assim...
Obrigado a todos!
Mas já consegui entender essa relação dsa velocidade com a altitude e tudo mais, mesmo assim...
Obrigado a todos!
PauloHSF- Segundo-Tenente
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Re: Overspeed
Este 773 parece não estar muito bem modelado...
Se não me engano este parâmetro pode ser alterado no aircraft.cfg...
Se não me engano este parâmetro pode ser alterado no aircraft.cfg...
Re: Overspeed
Pressão? O que a pressão tem a ver com overspeed? Ter overspeed a 330knots no FL350 você vai ter em qualquer aeronave, FL350 é medido por Mach, não por Knots!!!
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Re: Overspeed
Meu deus do céu Fabio....
Tu ainda me pergunta oque Pressão tem haver com velocidade?! Não custa usar o google para pesquisar e não sair falando besteira.
Tem certeza que voando no FL350 a 330kts eu terei overspeed com qualquer aeronave? Te provo agora que não....
Tu sabe ao menos oque é Mach?!
Como tu me diz que eu não posso usar a noção de nós em qualquer que seja o FL!?
Mais uma vez, estuda. E eu só vou responder aqui se tu for pesquisar na internet e colcar as fontes de suas informações.
Tu ainda me pergunta oque Pressão tem haver com velocidade?! Não custa usar o google para pesquisar e não sair falando besteira.
Tem certeza que voando no FL350 a 330kts eu terei overspeed com qualquer aeronave? Te provo agora que não....
Tu sabe ao menos oque é Mach?!
Como tu me diz que eu não posso usar a noção de nós em qualquer que seja o FL!?
Mais uma vez, estuda. E eu só vou responder aqui se tu for pesquisar na internet e colcar as fontes de suas informações.
Re: Overspeed
É só olhar o GS, lá mostra a sua velocidade real, e não a sua velocidade de 330 KIAS que você esta achando pouca e o avião da overspeed, o avião deve esta superior a 540 KTAS, por isto o overspeed. Não exagere na velocidade, ou então pegue um concorde, e suba mais alto.
Re: Overspeed
Tratando-se de velocidade do som, realmente a pressão não tem relação alguma com a variação do numero de mach.
É muito vago para dizer sobre o caso do 77 do nosso amigo sem mais detalhes, mas a lógica diz que subindo e mantendo mach constante a velocidade verdadeira diminuirá não por conta da pressão e sim da queda da temperatura caso o gradiente seja positivo.
O numero de mach varia apenas com a TAS e a velocidade do som no nível considerado, é óbvio que subindo até o nível onde haja isotermia a tendencia será a diminuição do numero de mach com a altitude, mas não por consequencia da variação da pressão.
É muito vago para dizer sobre o caso do 77 do nosso amigo sem mais detalhes, mas a lógica diz que subindo e mantendo mach constante a velocidade verdadeira diminuirá não por conta da pressão e sim da queda da temperatura caso o gradiente seja positivo.
O numero de mach varia apenas com a TAS e a velocidade do som no nível considerado, é óbvio que subindo até o nível onde haja isotermia a tendencia será a diminuição do numero de mach com a altitude, mas não por consequencia da variação da pressão.
Braconi- Coronel
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Re: Overspeed
sergiotucano escreveu:Meu deus do céu Fabio....
Tu ainda me pergunta oque Pressão tem haver com velocidade?! Não custa usar o google para pesquisar e não sair falando besteira.
Tem certeza que voando no FL350 a 330kts eu terei overspeed com qualquer aeronave? Te provo agora que não....
Tu sabe ao menos oque é Mach?!
Como tu me diz que eu não posso usar a noção de nós em qualquer que seja o FL!?
Mais uma vez, estuda. E eu só vou responder aqui se tu for pesquisar na internet e colcar as fontes de suas informações.
Amigo, você está confundindo Knots, com GS (Ground Speed) Obviamente no FL350 a aeronave está acima de 330knots, mas no indicador de knots, no chamado PFD (Primary Flight Display) a indicação de knots vai baixando de acordo com que a altitude vai aumentando, ai que entra o fator mach, passa a ser medida a velocidade em Mach e não por knots, mas se você quiser saber a quantos knots reais está voando, basta olhar a indicação GS no ND (Navegation Display). Estou muito cansado para abrir o FS e tirar uma foto e mostrar isso a você. Pesquisar na internet, no wikipedia não vai lhe trazer conhecimento nenhum, mas se o sr. insistir em achar que é o comandante pois estuda no wikipedia, vá em frente.
Aos moderadores, peço desculpas por ter criado dois posts na mesma pagina, não estou conseguindo apagar o anterior, então o moderador que puder fazer esse favor eu agradeço.
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