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Técnicas de pouso pmdg737NGX

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Jorge Luis Rohwedder
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Mensagem por Jorge Luis Rohwedder Seg 20 Fev 2012, 12:13

Olá, pessoal, é um imenso prazer fazer parte desta comunidade. happy
e já emendando uma primeira conversa, gostaria de compartilhar com todos as minhas experiências no pouso do 737NGX, na mão, é claro.
Procuro sempre pousar com flaps 40, auto brake 2 ou 3 dependendo do comprimento da pista e spoilers armados.
No momento do flare, tenho tido problemas com flutuação, não conseguindo pousar legal na área do toque. zangado
Poderiam descrever quais são suas técnicas?
Uma outra coisa que me chamou atenção, ontem por exemplo, estava fazendo minha aproximação em Aspen (KASE), e deu um crash, e olhando a screen do dito cujo crash, o 737NGX estava pelo menos à 50 ft. de altitude, totalmente livre de quaisquer obstáculos.
Estaria fazendo algo errado?

Agradeço a todos
Jorge

Jorge Luis Rohwedder
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Mensagem por glmz159 Seg 20 Fev 2012, 12:39

Olha amigo. Primeiramente, seja Welcome ao Fórum.
Em questão do 737NGX, a GOL na vida real utiliza em qualquer aeroporto com pista "grande" o AutoBrake setado em 3, seja em Guarulhos, Salvador, Salgado Filho, menos CGO, SDU, Ilhéus e outros com pista menores, ai vai no MAX mesmo.
Isso ai de flutuar, para mim não tem técnica, a única coisa que posso te dizer é prática e cuidar o GPWS, ex: quando esta para pousar, "minimous" da pista, vai alarmar "40", "30", "20", "10" e toque, assim sempre cuida para deixar um espaço de tempo entre esses números.
Exemplo:
1 - Lambida: "30"...... "20".......(uma puxada)......"10"......Toque.
2 - Porrada: "30". "20". "10". Toque.

Me baseio nisso, e acredito que a maioria também use este método.

Abraço.

Edit:
PS: Não esquece das PAPIs também. thumbsup

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Mensagem por avoador Seg 20 Fev 2012, 13:25

Se voce esta flutuando antes do toque,leve em consideraçao que esta com um pouco de excesso de velocidade...experimente se aproximar com menos velocidade...tente por exemplo vir com menos 5 kts...

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Mensagem por henriquesteppan Seg 20 Fev 2012, 13:43

Eu uso a técnica do 40,30,20,10 e procuro chegar acima da cabeceira com 3 luzes vermelhas e 1 branca no papi. No 20 eu já corto a potencia totalmente (idle), isso ajuda a não flutuar.
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Mensagem por asjsouzajr Seg 20 Fev 2012, 16:35

Gente, não existe receita de bolo perfeita para um pouso perfeito (leia-se suave).
Não adianta cada um dizer como faz para fazer um bom pouso, pois o "feeling" na hora do flare é algo muito pessoal.
Apenas 3 coisas podem garantir um bom pouso, são elas:

- aproximação estabilizada
- velocidades em acordo com o peso e vento
- Treino, muito treino, aí mais um pouco de treino e pra fechar mais um pouco de treino.

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Mensagem por Brentano Ter 21 Fev 2012, 00:16

Como o Aldo falou, pouso é treino.
Uma coisa que o NGX simula e vários outros add-ons não simulam é o efeito solo, se você lamber demais vai flutuar. O negócio é voar o avião até o toque, ou seja, mire em um ponto da cabeceira oposta e cuide da razão no "olhômetro". Com exceção de um auto-land, todo pouso é uma manobra visual, então não fique olhando pra instrumento, olhe pra fora da janela. Praticando bastante, você nem vai precisar dos callouts (40, 30...etc).

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Mensagem por ricardo_r Ter 21 Fev 2012, 01:10

Não tenho o PMDG, tenho o iFly mas a receita deve ser a mesma:

Na finalíssima tente sempre manter Vref+5 para ter maior margem de manobra, mas tente sobretudo manter um gradiente de descida consistente. Corte a potência só mesmo quando já estiver firme e entre 10/20 pés do solo e não exagere o flare, basta levantar um "cheirinho" o nariz pois se a descida for bem feita e à velocidade correcta o avião já deverá fazer-se à pista com o nariz ligeiramente levantado.
Pense que quer levar o avião em frente na pista, e não para cima que é o que acontece derivado ao corte de potência se for cedo de mais, não deixar suficiente força de propulsão para anular o efeito solo. Experimente usar flaps 30. Na verdade em muitas companhias operadoras de 737NG o procedimento normal é aterrar com flaps 30 (excepto alguns casos como LOWI, SBRJ por exemplo... aí tem de ser 40 se não fica curto)

Só falta dizer que na base disso tudo, a final tem de ser o mais "tranquila" possível, isto é, não andar a correr atrás das PAPI sempre a subir e a descer (não se preocupe, na maior parte dos casos tem tempo para corrigir a altura tranquilamente e quanto mais acima e abaixo mais difícil vai ser acertar), evitar mexer na potência (tente sempre usar o trim) só pequenos ajustes quando necessário. Da minha experiência com o iFly o N1 vem ali nos 62/60 e picos % na final.

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Mensagem por SABACH Ter 21 Fev 2012, 01:36

Pela idade de quem postou, é alguém que sabe o que fala e não precisa de treino, eu acho que é problema mesmo é na simulação, você com certeza esta fazendo os procedimentos corretos, porem o avião não responde corretamente, infelizmente eu passo por isto também, mas não com este avião. Na minha opinião o problema esta na simulação!
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Mensagem por Brentano Ter 21 Fev 2012, 03:05

SABACH escreveu:Pela idade de quem postou, é alguém que sabe o que fala e não precisa de treino, eu acho que é problema mesmo é na simulação, você com certeza esta fazendo os procedimentos corretos, porem o avião não responde corretamente, infelizmente eu passo por isto também, mas não com este avião. Na minha opinião o problema esta na simulação!
Amigo, independente da idade, se você não for um ninja, qualquer coisa precisa de treino. E mesmo que a "simulação" tenha problemas (afinal até os simuladores Nível D tem problemas, que dirá um simulador de desktop como FSX ou X-Plane), com a prática você chega à um entendimento daquilo que deve ser feito. E mesmo que ele seja eventualmente piloto real de 737, o feeling de vôo no simulador é diferente. Precisa de treino como se fosse um novato, até porque no simulador você tem apenas o "apelo" visual e sonoro. E se você passa por isso também, talvez precise treinar mais o avião em questão ou talvez seja o comportamento do avião real.

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Mensagem por Jorge Luis Rohwedder Qua 22 Fev 2012, 14:23

Agradeço à todos as respostas que foram de grande valia.
Tenho treinado muito os pousos, e tenho conseguido bons e maus resultados.
Acredito que o meu problema em particular é o joystick (que é bem simples, o joystick Cobra da Clone), pois quando do flare o 737 levanta demais ou quase nada o nariz, pois não tenho muito controle, Vocês tem alguma sujestão, quanto à um bom joystick, ou já deveria pensar num yoke?
Mais uma vez, obrigado

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Mensagem por marcos1sp Qua 22 Fev 2012, 15:20

Eu acho que o problema não é o joy. Como o Preto e mais alguns disseram, treino no café da manhã, treino no almoço, treino no café da tarde, treino no jantar e treino no chá da noite. Não se esqueça do treino antes de dormir.
Por mais que nós treinamos, as vezes os pousos não acontecem como nós queremos.

Para voce ter uma base, procure videos de aviões pousando na internet.
Verá alguns pousos que você questionará. Como um piloto com tanta experiencia consegue pousar desta maneira? thumbsup

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Mensagem por Jorge Luis Rohwedder Qui 23 Fev 2012, 00:23

isso é uma grande verdade, talvez esteja exigindo demais!

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