Dúvidas de um leigo
+4
Amengol
Julio Giunti
Jonathan_Bauru
cleisson_fsx_op
8 participantes
Página 1 de 1
Dúvidas de um leigo
Vendo alguns vídeos de aterrissagens ficou na minha cabeça uma dúvida acredito que meio boba. Por quê os spoilers abrem e fecham compulsoriamente antes do toque na pista? E como os pilotos fazem isso? No Flight Simulator dá para fazer a mesma coisa?
Não sei se este é o lugar certo no site pra me tirarem esta dúvida, desculpe se não for. Obrigado pela atenção.
Não sei se este é o lugar certo no site pra me tirarem esta dúvida, desculpe se não for. Obrigado pela atenção.
cleisson_fsx_op- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 15/11/2011
Reputação : -6
Nacionalidade :
Re: Dúvidas de um leigo
Porque os spoilers é ultilizado também como aileron para ajudar na movimentação da aeronave no ar, para faciliar as curvas e etc.
Se durante a aproximação final a aeronave estiver acima da velocidade ideal para o procedimento executado ele abre os spoilers para diminuir a velocidade. Porém, ele tem um certo limite para se ajustar ao ideal, após isso é considerado aproximação desestabilizada e uma aproximação perdida é executada para iniciar um novo procedimento. O limite é estabelecido no SOP da companhia.
Mas os spoilers são geralmente mais usados durante a descida nas seguintes ocasiões:
A pedido do ATCO para fazer ou manter separação de tráfego
Para o comandante manter a velocidade de descida ideal da STAR que está executando
Para entrada na TMA, cuja velocidade tem que ser no máximo de 250KT abaixo do FL100 (este item nem sempre é respeitado mas o limite existe).
Mas os spoilers são geralmente mais usados durante a descida nas seguintes ocasiões:
A pedido do ATCO para fazer ou manter separação de tráfego
Para o comandante manter a velocidade de descida ideal da STAR que está executando
Para entrada na TMA, cuja velocidade tem que ser no máximo de 250KT abaixo do FL100 (este item nem sempre é respeitado mas o limite existe).
Julio Giunti- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 19/08/2011
Reputação : 59
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade :
Cleisson, a principal função dos spoilers é diminuir a sustentação na asa. No pouso ele ajuda a manter o avião no chão logo após o toque.
Também pode ser usado em vôo para reduzir a velocidade, o que é bastante comum.
Amengol.
Também pode ser usado em vôo para reduzir a velocidade, o que é bastante comum.
Amengol.
completando o que ja foi dito, sim.. no FS da pra fazer a mesma coisa =)
Inscrito em : 17/03/2010
Reputação : 11
Nacionalidade :
Ahhh esses spoilers!!!!
No meu tempo de copiloto quase apanhava dos comandantes mais antigos se acionasse algum spoiler com o avião voando. Tinha que calcular antecipadamente a descida pra não deixar o avião embalar demais. Afinal acionar um dispositivo que quebra a sustentação é o anti-voo. Um contrasenso! Bons tempos o do power off, com o avião limpo e pouso suave.
Hoje o FMC pede: drag required! E dá-lhe spoiler. E dá-lhe avião vibrando! E dá-lhe pouso brusco.
Mas o mundo moderno não quer saber de velhos romanticos...
No meu tempo de copiloto quase apanhava dos comandantes mais antigos se acionasse algum spoiler com o avião voando. Tinha que calcular antecipadamente a descida pra não deixar o avião embalar demais. Afinal acionar um dispositivo que quebra a sustentação é o anti-voo. Um contrasenso! Bons tempos o do power off, com o avião limpo e pouso suave.
Hoje o FMC pede: drag required! E dá-lhe spoiler. E dá-lhe avião vibrando! E dá-lhe pouso brusco.
Fauzi Hussein- Aspirante
-
Inscrito em : 19/12/2011
Reputação : 2
Nacionalidade :
Vish maria!Fauzi Hussein escreveu:Ahhh esses spoilers!!!![...]Hoje o FMC pede: drag required! E dá-lhe spoiler. E dá-lhe avião vibrando! E dá-lhe pouso brusco.
CaptainCRJ- Banido
-
Inscrito em : 21/02/2012
Reputação : 2
Simulador preferido : Flight Simulato
Emprego/lazer : Simulação de voo
Nacionalidade :
Fauzi Hussein escreveu:Ahhh esses spoilers!!!!
kkkkkk... me parece que até hoje é assim!! Um amigo meu é Copila na TRIP e ele me falou que eles evitam o máximo usar o spoiler em vôo, quando usa eles sacaneiam!! hehehehehe... Eles usam esse calculo de descida pra evitar a embalada da aeronave, e muitas vezes "sujam" o avião lá em cima mesmo!!
-
Inscrito em : 04/03/2011
Reputação : 59
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de Sistemas/Gerente de Projetos
Nacionalidade :