Sabe a secreta área 51? Pois a área 41 é muito mais importante para a Boeing.
+8
Alexandre da Silva
flavioSSA
Jonathan_Bauru
Amengol
rodrigo mago
Netinho
Augusto Sposito
*Mustang*
12 participantes
Página 1 de 1
Sabe a secreta área 51? Pois a área 41 é muito mais importante para a Boeing.
Tá bom, o título foi chamativo..rs..mas continue lendo que vale a pena.
Tem uma parte nos aviões da Boeing que se chama “Seção 41″, que é a primeira coisa que você vê quando olha um de frente. É esta parte aqui ó:
A seção 41 é uma das partes mais complexas de uma aeronave (além das asas), tanto por sua construção como por seu projeto.
É ali no nariz do avião que tudo começa. Se o ar não for dividido e encaminhado de maneira certa pelo resto da fuselagem, o projeto já vai começar a falhar a partir daquele ponto, com arrasto e consumo de combustível que vão invibializar a operação.
Quando um fabricante encontra uma seção de nariz eficiente, é comum que ele a utilize em outros modelos de aeronaves. Temos como exemplo os Embraer Xingu, Brasília e ERJ-145
O projeto da seção frontal do Xingu foi tão bem feito que muitos anos depois, com pouquíssima adaptação, estava voando em um dos jatos regionais mais famosos do mundo, o ERJ145.
Voltando a seção 41 da Boeing, 40% de todo o controle e aviônicos da aeronave se encontra nesta área. Os Boeings 707, 727 e 737 possuíam a mesma seção 41 apesar de diferentes aviônicos e controles utilizados.
Agora olhem esta figura com as dimensões de um Boeing 767 e de um Boeing 777
O que dois aviões tão diferentes em tamanho poderiam ter em comum?
Esta é a seção 41 de um Boeing 767:
E esta é a seção 41 de um Boeing 777
Juntando as duas temos:
Não é muito legal?
Quando o projeto é bom demais, não precisa alterar, basta re-usar. No caso do 787, não foi usada a mesma seção 41 por motivos óbvios: o 787 é todo de material composto e a seção 41 é construída como uma parte única e depois é que são recortadas as janelas… mas isso é assunto para outro post.
O curioso é que ao entrar no cockpit de um B777 você tem a nítida impressão de que ele é muito maior do que o do B767, mesmo sendo a mesma seção 41. Isto se deve ao fato da disposição dos equipamentos internamente e da falta do imenso painel P61 que existe no 767. Eu mesmo sempre achei que eram seções diferentes e só recentemente pesquisando nas medidas das estações no manual de manutenção é que percebi se tratar da mesma seção 41, que vai se alargando no caso do 777.
Outras fabricantes que compartilharam suas seções frontais:
Caravelle e De Havilland Comet
Tupolev 204 e 334
Na natureza, nada se perde, nada se cria…rs
Fonte
aviação e musica
Tem uma parte nos aviões da Boeing que se chama “Seção 41″, que é a primeira coisa que você vê quando olha um de frente. É esta parte aqui ó:
A seção 41 é uma das partes mais complexas de uma aeronave (além das asas), tanto por sua construção como por seu projeto.
É ali no nariz do avião que tudo começa. Se o ar não for dividido e encaminhado de maneira certa pelo resto da fuselagem, o projeto já vai começar a falhar a partir daquele ponto, com arrasto e consumo de combustível que vão invibializar a operação.
Quando um fabricante encontra uma seção de nariz eficiente, é comum que ele a utilize em outros modelos de aeronaves. Temos como exemplo os Embraer Xingu, Brasília e ERJ-145
O projeto da seção frontal do Xingu foi tão bem feito que muitos anos depois, com pouquíssima adaptação, estava voando em um dos jatos regionais mais famosos do mundo, o ERJ145.
Voltando a seção 41 da Boeing, 40% de todo o controle e aviônicos da aeronave se encontra nesta área. Os Boeings 707, 727 e 737 possuíam a mesma seção 41 apesar de diferentes aviônicos e controles utilizados.
Agora olhem esta figura com as dimensões de um Boeing 767 e de um Boeing 777
O que dois aviões tão diferentes em tamanho poderiam ter em comum?
Esta é a seção 41 de um Boeing 767:
E esta é a seção 41 de um Boeing 777
Juntando as duas temos:
Não é muito legal?
Quando o projeto é bom demais, não precisa alterar, basta re-usar. No caso do 787, não foi usada a mesma seção 41 por motivos óbvios: o 787 é todo de material composto e a seção 41 é construída como uma parte única e depois é que são recortadas as janelas… mas isso é assunto para outro post.
O curioso é que ao entrar no cockpit de um B777 você tem a nítida impressão de que ele é muito maior do que o do B767, mesmo sendo a mesma seção 41. Isto se deve ao fato da disposição dos equipamentos internamente e da falta do imenso painel P61 que existe no 767. Eu mesmo sempre achei que eram seções diferentes e só recentemente pesquisando nas medidas das estações no manual de manutenção é que percebi se tratar da mesma seção 41, que vai se alargando no caso do 777.
Outras fabricantes que compartilharam suas seções frontais:
Caravelle e De Havilland Comet
Tupolev 204 e 334
Na natureza, nada se perde, nada se cria…rs
Fonte
aviação e musica
_________________
"...Se o vôo é a sublimação da vida do aviador, é nos hagares e nas oficinas de manutenção que melhor pode se sentir o milagre da técnica, conhecendo, na sua intidade a perfeição das maquinas em que voamos. É também junto a graxa que pode se avaliar o esforço, a competência e a dedicação dos nossos mecânicos e especialista em um Trabalho árduo e difícil...."
Cristiano Magnani - Mustang
Cristiano Magnani - Mustang
*Mustang*- Major
-
Inscrito em : 08/03/2011
Mensagens : 451
Reputação : 54
Idade : 43
Emprego/lazer : Mecanico de Aeronaves
Nacionalidade :
Re: Sabe a secreta área 51? Pois a área 41 é muito mais importante para a Boeing.
Ótimo post!! Muito interessante!!
Já havia reparado na semelhança das janelas dos B757, B767 e B747.
Abraços!!
Ah! Ponto pelo tópico!!
Já havia reparado na semelhança das janelas dos B757, B767 e B747.
Abraços!!
Ah! Ponto pelo tópico!!
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Sabe a secreta área 51? Pois a área 41 é muito mais importante para a Boeing.
Muito bom,só não apareceu as foto aqui.
@edit: recarreguei a página e apareceu.
Abraços.
@edit: recarreguei a página e apareceu.
Abraços.
Última edição por Netinho em Dom 20 Nov 2011, 20:31, editado 2 vez(es)
_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Re: Sabe a secreta área 51? Pois a área 41 é muito mais importante para a Boeing.
Aqui só a 3ª deu erro.
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Sabe a secreta área 51? Pois a área 41 é muito mais importante para a Boeing.
Muito boa a informação, nem sabia que existia isso, rsrsr!
rodrigo mago- Moderador
-
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 55
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade :
Re: Sabe a secreta área 51? Pois a área 41 é muito mais importante para a Boeing.
Ótima matéria. Muito informativa, parabéns!
Re: Sabe a secreta área 51? Pois a área 41 é muito mais importante para a Boeing.
Ué! A Tupolev copiou a frente do Fokker 100!? Muito interessante essa "Seção 41".
_________________
Gigabyte A320M-S2H, Ryzen 5 3600 3.6Ghz, Memória Corsair Vengeance 2x8GB DDR4 2400mhz, PCyes GTX 1660 DUAL OC 6GB, Fonte Aerocool Kcas 500W 80 Plus Bronze, Monitor LED Full HD Samsung 21,5'' S22B300.
Re: Sabe a secreta área 51? Pois a área 41 é muito mais importante para a Boeing.
Legal! Tambem não conhecia!
_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i9 12900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus TUF RTX 4060ti OC - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8138
Reputação : 794
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Sabe a secreta área 51? Pois a área 41 é muito mais importante para a Boeing.
Interessante, parabéns pelo aula dada.
_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W
Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Re: Sabe a secreta área 51? Pois a área 41 é muito mais importante para a Boeing.
olha até onde vai a ignorância do ser humano ... eu olhei o título e disse ''viche la vem treco de ET ''
eu ja tinha notado isso mesmo , no T7 e 67 nos embraer e como tu citou nos 737 que deve ser o mas visivel hehe
gostei bastante do tópico parabéns ponto pra ti
e isso vai valer agora aqui no site pra mim '' nunca jugue o tópico pelo título ''
eu ja tinha notado isso mesmo , no T7 e 67 nos embraer e como tu citou nos 737 que deve ser o mas visivel hehe
gostei bastante do tópico parabéns ponto pra ti
e isso vai valer agora aqui no site pra mim '' nunca jugue o tópico pelo título ''
Última edição por Gabriel Seabra em Seg 21 Nov 2011, 14:15, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro ao digitar)
_________________
Gabriel Seabra
Gabriel Seabra- Banido
-
Inscrito em : 18/06/2011
Mensagens : 1504
Reputação : 121
Idade : 28
Simulador preferido : FS9 forever
Emprego/lazer : estudante
Nacionalidade :
Re: Sabe a secreta área 51? Pois a área 41 é muito mais importante para a Boeing.
Ótimo post!
Mto legal.
Boeing, MDouglas, "Ônibus Espacial"...
Abraço.
Mto legal.
Boeing, MDouglas, "Ônibus Espacial"...
Abraço.
_________________
Clovis Shiguikyu
Shiguikyu©- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 12/09/2010
Mensagens : 34
Reputação : 0
Idade : 48
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade :
Re: Sabe a secreta área 51? Pois a área 41 é muito mais importante para a Boeing.
Valeu Mustang!
Conhecimento nunca é demais
Mais um pontinho
Conhecimento nunca é demais
Mais um pontinho
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: Sabe a secreta área 51? Pois a área 41 é muito mais importante para a Boeing.
Mustang, o 757 seria uma previa da tal area 41 que voce menciona.
Olhando melhor, apos sua explicação vejo nele algo comum aos modelos citados, inclusive a linha "Dream".
João Alfredo
Olhando melhor, apos sua explicação vejo nele algo comum aos modelos citados, inclusive a linha "Dream".
João Alfredo
_________________
É impossivel agradar Gregos e Troianos
campospinto- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 10/11/2011
Mensagens : 684
Reputação : 44
Idade : 67
Simulador preferido : FSX SE X-Plane
Emprego/lazer : Manutenção de micros/pedaladas
Nacionalidade :
Conteúdo patrocinado
Tópicos semelhantes
» Importante para Home Cockpit Boeing
» [Resolvido]Alguem sabe algum macete para alinhar mais facil com a pista na aproximação vor?
» Esquema para acender LED utilizando chave de alavanca/ enviar comando ao simulador
» Home Cockpit - baixo custo #1
» [Internacional] Boeing recebe contrato para mais duas modernizações AMP para aeronaves C-130 da USAF
» [Resolvido]Alguem sabe algum macete para alinhar mais facil com a pista na aproximação vor?
» Esquema para acender LED utilizando chave de alavanca/ enviar comando ao simulador
» Home Cockpit - baixo custo #1
» [Internacional] Boeing recebe contrato para mais duas modernizações AMP para aeronaves C-130 da USAF
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos