[Brasil] Avião da Azul pousa em aeroporto errado...
+9
flavioSSA
Amilckar
Abner
cafejava
Netinho
Augusto Sposito
Vitor SBNF
Alvega
Fortunati
13 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] Avião da Azul pousa em aeroporto errado...
Última edição por Fortunati em Seg 31 Out 2011, 20:14, editado 1 vez(es)
Placa-Mãe: ASUS M5A78L-M LX
Placa Gráfica: NVidia GeForce GT 610 - 2048Mb – DDR3
Memória RAM: 6Gb - Kingston 669.6MHz – DDR3
Discos Rígidos: Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows 7 Profissional 64bit - Service Pack 2
Fortunati- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 12/05/2010
Reputação : 48
Simulador preferido : FS2004 e FSX
Emprego/lazer : Música ( sax ), Aviação, Plastimodelismo e Flight Simulator
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Avião da Azul pousa em aeroporto errado...
Fortunati, favor ler as regras para colocação de notícias e editar o título do tópico para ficar de acordo.
https://www.voovirtual.com/t2008-colocacao-de-noticias-de-aviacao-real
https://www.voovirtual.com/t2008-colocacao-de-noticias-de-aviacao-real
Opa! Valeu, Alvega.
Grato pelo alerta. Não tinha me atentado para esse detalhe.
Um abraço.
João
Grato pelo alerta. Não tinha me atentado para esse detalhe.
Um abraço.
João
Placa-Mãe: ASUS M5A78L-M LX
Placa Gráfica: NVidia GeForce GT 610 - 2048Mb – DDR3
Memória RAM: 6Gb - Kingston 669.6MHz – DDR3
Discos Rígidos: Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows 7 Profissional 64bit - Service Pack 2
Fortunati- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 12/05/2010
Reputação : 48
Simulador preferido : FS2004 e FSX
Emprego/lazer : Música ( sax ), Aviação, Plastimodelismo e Flight Simulator
Nacionalidade :
É brincadeira um negócio desses acontecer novamente em Teresina. Acho que todas as companhias aéreas brasileiras já passaram por esse episódio. As duas partes precisam rever os procedimentos: as companhias e quem elabora as cartas e procedimentos por instrumentos.
Outra barbaridade: como assim decolaram de novo e pousaram no aeroporto correto???
É cômodo, é prático, podem até dizer que foi feito pensando nos passageiros. Mas alguém que acabou de errar de aeroporto não pode simplesmente decolar e continuar no comando de uma aeronave. Nem questiono a competência da tripulação porque não estou em condições de fazer isso, mas questiono, no mínimo, as condições psicológicas deles e o equipamento. Você acaba de pousar numa pista curta com temperatura beirando 30ºC. Aí decola em seguida. Imagina um RTO!!! Os freios vão fritar e cadê os bombeiros nesse caso???
Vergonha do Brasil nesses casos...
Outra barbaridade: como assim decolaram de novo e pousaram no aeroporto correto???
É cômodo, é prático, podem até dizer que foi feito pensando nos passageiros. Mas alguém que acabou de errar de aeroporto não pode simplesmente decolar e continuar no comando de uma aeronave. Nem questiono a competência da tripulação porque não estou em condições de fazer isso, mas questiono, no mínimo, as condições psicológicas deles e o equipamento. Você acaba de pousar numa pista curta com temperatura beirando 30ºC. Aí decola em seguida. Imagina um RTO!!! Os freios vão fritar e cadê os bombeiros nesse caso???
Vergonha do Brasil nesses casos...
Inscrito em : 27/03/2011
Reputação : 3
Emprego/lazer : Engenheiro Civil
Nacionalidade :
6KM???
Imagem do Uol.
Tudo bem que já vi avião pousando em Taxiway, mas errar o aeroporto??
Me fez lembrar do caso do VASP que caiu na Amazônia.
Imagem do Uol.
Tudo bem que já vi avião pousando em Taxiway, mas errar o aeroporto??
Me fez lembrar do caso do VASP que caiu na Amazônia.
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Reputação : 447
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Quando pensa que já se viu de tudo nesta vida
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Não faz nem um mês em pousei no aeroporto errado em Atenas na Grécia.... quando percebi a M... que havia feito, tentei corrigir da mesma forma que os pilotos da Azul aí... era noite e eu não estava habituado com a região. Ocorre que entre o aeroporto que pousei, e o que eu queria pousar havia uma grande montanha, e se não fosse o GPWS eu teria colidido com ela.
Tudo bem que é ridículo comparar meu voo no FS com um voo real, mas o história desse tipo de incidente mostra que ele não é tão incomum assim né.
Tudo bem que é ridículo comparar meu voo no FS com um voo real, mas o história desse tipo de incidente mostra que ele não é tão incomum assim né.
cafejava- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Reputação : 22
Emprego/lazer : Analista de Sistemas / Ciclismo e Aviação
Nacionalidade :
Eita! Vou rir deles se eu ver eles aqui!
Brincadeira!
Brincadeira!
Abner- Coronel
- Inscrito em : 26/03/2011
Reputação : 90
Será que vai sobrar prá alguém?
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Reputação : 512
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Poxa ... tem uma referêncial visual ENORME para os pilotos se basearem que é o rio ... se não for desatenção não vejo como o erro pode ser cometido assim.
Também não tenho respaldo técnico para falar, mas em minha opinião foi erro dos pilotos mesmo, e um bem feio.
Também não tenho respaldo técnico para falar, mas em minha opinião foi erro dos pilotos mesmo, e um bem feio.
flavioSSA- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 04/09/2009
Reputação : 794
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade :
Ainda bem que o E190 é bom para pistas curtas, senão alguns passageiros teriam que desembarcar, seria o fim da picada.
Porém, não desço a lenha na tripulação técnica. Há de se considerar quantas horas já haviam voado, clima e a quantidade de escalas. Depois disso aplicar medidas corretivas.
Mas não é comparando, eu mesmo já pousei no Domingos Rego achando que era o Petrônio Portela em uma aproximação pela 02 com aeroportos default do FS9. Em vez de "decolar" outra vez, disse "bolas!" e fechei o FS!
Porém, não desço a lenha na tripulação técnica. Há de se considerar quantas horas já haviam voado, clima e a quantidade de escalas. Depois disso aplicar medidas corretivas.
Mas não é comparando, eu mesmo já pousei no Domingos Rego achando que era o Petrônio Portela em uma aproximação pela 02 com aeroportos default do FS9. Em vez de "decolar" outra vez, disse "bolas!" e fechei o FS!
Arm.: Seagate ST1000DM010-2EP102 1 TB | A-Data NVMe 256 GB (Windows 10 instalado no HD SATA)
Víd.: GeForce GTX 1660 SUPER 6 GB GDDR6
Res: 1920x1080~60Hz
PSU: 360 W 80 plus bronze
Ajuste no FS: Alto (flertando com médio) - 30 FPS
Bayma- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 28/02/2011
Reputação : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de sistemas
Nacionalidade :
Mesmo assim... pousar em aeroporto errado!
Pilotos erraram feio em?
Depois disso a Azul vai ficar manchada em Teresina!
Só um pouco de atenção ajudaria ai...
Abraços!
Pilotos erraram feio em?
Depois disso a Azul vai ficar manchada em Teresina!
Só um pouco de atenção ajudaria ai...
Abraços!
Inscrito em : 22/07/2011
Reputação : 45
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Amilckar escreveu:Será que vai sobrar prá alguém?
Estou tentando trazer um Comandante e uma Comissária da Azul para o Voovirtual.
Tomara que não tenha sido ele. Né Amilckar!
Ela disse que depois vai dar uma olhadinha por aqui...
Abner- Coronel
Abner escreveu:Amilckar escreveu:Será que vai sobrar prá alguém?
Valeu Abner, seria bacana tê-los por aqui!!!
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Reputação : 512
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Amilckar escreveu:Abner escreveu:Amilckar escreveu:Será que vai sobrar prá alguém?
Valeu Abner, seria bacana tê-los por aqui!!!
É eu também falei isso!
Mas também é porque eles são muito ocupados...
Voam muito!
Abner- Coronel
Recebido de um piloto da Azul que não pode se identificar.
O incidente está sendo investigado pelo Safety da Azul.
O que se sabe é que o RNAV da RWY02 de SBTE está suspenso por NOTAM, e o procedimento em uso é o VOR ou VOR/DME RWY02, quando operando nessa cabeceira.
Eu fiz esse procedimento na última vez que fui a Teresina, e se observamos bem a carta, o curso de aproximação final é o 008º (ou RDL 188 de TRS). Note que o eixo da pista está orientado no rumo 020º aproximadamente, portando a final está defasada 12º em relação ao eixo da pista. A pista de Timon fica a apenas 3,2nm a esquerda da RWY02, perfeitamente paralela, o que num avião a jato representa muito pouco, e coincidência ou não, o curso da aproximação final "direciona" a visão do piloto da aeronave para a pista de TIMON.
O afastamento do procedimento é longo: são 02:30min. Numa aeronave que afasta com 210kts de velocidade indicada (sem considerar a Vs), são 9nm de afastamento, até iniciar a curva base. O afastamento é 3x maior que a distância de Timon para SBTE. Imagine você, interceptando a final do procedimento, olha a frente e visualiza duas pistas. O risco da confusão passa a existir, uma vez que era operação diurna e o balizamento de SBTE não ajudaria na diferenciação das localidades.
Claro que esses fatos não justificam o equívoco, e a suposição que levanto aqui são observações minha, de quem já operou lá. A verdade somente será conhecida ao término das investigações e com o relatório que será divulgado, com as devidas recomendações.
Não tiro a culpa dos pilotos. Hoje, a aeronave oferece muitos recursos que dificilmente levam um piloto a uma falha grave como essa.
Só uma ressalva. A Azul usa as cartas da Jepensen e não do DECEA. Na carta do procedimento da Jepensen, não aparece a pista de TIMON ao lado da de Teresina ou qualquer ressalva a respeito de sua existência, o que ocorre na carta do DECEA. Quando voando IFR, dificilmente a tripulação irá se preocupar com a VAC, uma vez que há um APP e uma TWR na localidade que fornecem informação e alerta sobre demais tráfegos e o procedimento publicado "protege" a aeronave. Em Teresina o controle é NÃO RADAR, a separação é provida pelo APP apenas pela Posição e Distância informadas pelos pilotos.
Abs
Cristiano
O incidente está sendo investigado pelo Safety da Azul.
O que se sabe é que o RNAV da RWY02 de SBTE está suspenso por NOTAM, e o procedimento em uso é o VOR ou VOR/DME RWY02, quando operando nessa cabeceira.
Eu fiz esse procedimento na última vez que fui a Teresina, e se observamos bem a carta, o curso de aproximação final é o 008º (ou RDL 188 de TRS). Note que o eixo da pista está orientado no rumo 020º aproximadamente, portando a final está defasada 12º em relação ao eixo da pista. A pista de Timon fica a apenas 3,2nm a esquerda da RWY02, perfeitamente paralela, o que num avião a jato representa muito pouco, e coincidência ou não, o curso da aproximação final "direciona" a visão do piloto da aeronave para a pista de TIMON.
O afastamento do procedimento é longo: são 02:30min. Numa aeronave que afasta com 210kts de velocidade indicada (sem considerar a Vs), são 9nm de afastamento, até iniciar a curva base. O afastamento é 3x maior que a distância de Timon para SBTE. Imagine você, interceptando a final do procedimento, olha a frente e visualiza duas pistas. O risco da confusão passa a existir, uma vez que era operação diurna e o balizamento de SBTE não ajudaria na diferenciação das localidades.
Claro que esses fatos não justificam o equívoco, e a suposição que levanto aqui são observações minha, de quem já operou lá. A verdade somente será conhecida ao término das investigações e com o relatório que será divulgado, com as devidas recomendações.
Não tiro a culpa dos pilotos. Hoje, a aeronave oferece muitos recursos que dificilmente levam um piloto a uma falha grave como essa.
Só uma ressalva. A Azul usa as cartas da Jepensen e não do DECEA. Na carta do procedimento da Jepensen, não aparece a pista de TIMON ao lado da de Teresina ou qualquer ressalva a respeito de sua existência, o que ocorre na carta do DECEA. Quando voando IFR, dificilmente a tripulação irá se preocupar com a VAC, uma vez que há um APP e uma TWR na localidade que fornecem informação e alerta sobre demais tráfegos e o procedimento publicado "protege" a aeronave. Em Teresina o controle é NÃO RADAR, a separação é provida pelo APP apenas pela Posição e Distância informadas pelos pilotos.
Abs
Cristiano
Cristiano Ferreira- Capitão
-
Inscrito em : 13/01/2011
Reputação : 3
Nacionalidade :