[Portugal] C-130 arriscam-se a ficar em terra por falta de modernização
Página 1 de 1
[Portugal] C-130 arriscam-se a ficar em terra por falta de modernização
C-130 arriscam-se a ficar em terra por falta de modernização
Ministro garante que as alterações aos aviões militares vão ser feitas dentro dos prazos
previstos na Lei da Programação Militar, antes de serem impedidos de voar.
Por falta de dinheiro, a tão esperada modernização dos Hércules C-130 não vai acontecer tão cedo, apurou a Renascença. Os aviões militares arriscam-se mesmo a perder, em breve, a licença para sobrevoar alguns países.
A actualização dos aparelhos foi anunciada para 2011, mas quem vai fazer as alterações ainda não teve formação.
O problema é que estes aviões já estão a voar com limitações. Por serem aviões militares, ainda não foram recusados, mas, sabe a Renascença, a boa vontade pode acabar.
É que a digitalização dos instrumentos dos C-130 pode não acontecer, mas existem alterações que não podem
deixar de ser feitas e que em breve podem criar problemas nas autorizações de voo. Por exemplo, por imposição da Organizado da Aviação Civil Internacional, é obrigatório o sistema TCAS – ou seja, Traffic Collision Avoidance System – um sistema que monitoriza o espaço aéreo em torno de uma aeronave, evitando a colisão com outra. É independente do controlo de tráfego aéreo efectuado pelas torres de controlo, avisando os pilotos da presença de aeronaves que possam apresentar uma ameaça de colisão.
Para que estas alterações sejam feitas é necessária manutenção certificada, porque implicam a colocação de instalação
de equipamentos de rádio e antenas.
Nesta altura já há restrições ao nível da altitude de voo, mas, se nada for feito, os aviões militares
podem ter em breve de ficar em terra.
Confrontado com esta situação, o ministro da Defesa, José Aguiar Branco, garantiu que a modernização vai acontecer dentro dos prazos previstos na lei da programação militar, antes que comecem a surgir impedimentos à utilização destes aviões, especialmente no espaço aéreo europeu.
Fonte: rr.sapo.pt
Ministro garante que as alterações aos aviões militares vão ser feitas dentro dos prazos
previstos na Lei da Programação Militar, antes de serem impedidos de voar.
Por falta de dinheiro, a tão esperada modernização dos Hércules C-130 não vai acontecer tão cedo, apurou a Renascença. Os aviões militares arriscam-se mesmo a perder, em breve, a licença para sobrevoar alguns países.
A actualização dos aparelhos foi anunciada para 2011, mas quem vai fazer as alterações ainda não teve formação.
O problema é que estes aviões já estão a voar com limitações. Por serem aviões militares, ainda não foram recusados, mas, sabe a Renascença, a boa vontade pode acabar.
É que a digitalização dos instrumentos dos C-130 pode não acontecer, mas existem alterações que não podem
deixar de ser feitas e que em breve podem criar problemas nas autorizações de voo. Por exemplo, por imposição da Organizado da Aviação Civil Internacional, é obrigatório o sistema TCAS – ou seja, Traffic Collision Avoidance System – um sistema que monitoriza o espaço aéreo em torno de uma aeronave, evitando a colisão com outra. É independente do controlo de tráfego aéreo efectuado pelas torres de controlo, avisando os pilotos da presença de aeronaves que possam apresentar uma ameaça de colisão.
Para que estas alterações sejam feitas é necessária manutenção certificada, porque implicam a colocação de instalação
de equipamentos de rádio e antenas.
Nesta altura já há restrições ao nível da altitude de voo, mas, se nada for feito, os aviões militares
podem ter em breve de ficar em terra.
Confrontado com esta situação, o ministro da Defesa, José Aguiar Branco, garantiu que a modernização vai acontecer dentro dos prazos previstos na lei da programação militar, antes que comecem a surgir impedimentos à utilização destes aviões, especialmente no espaço aéreo europeu.
Fonte: rr.sapo.pt
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Portugal] Trás-os-Montes pode ficar sem avião dentro de uma semana
» [Portugal] Pilotos lamentam falta de responsabilização face aos resultados da TAP
» [Portugal] Falta de reciprocidade dificulta entrada de pilotos portugueses no mercado brasileiro.
» [Portugal] Avaria da Ryanair deixou passageiros em terra durante mais de oito horas
» [Portugal] Jornal português diz que quase metade do KC-390 da Embraer será produzido em Portugal.
» [Portugal] Pilotos lamentam falta de responsabilização face aos resultados da TAP
» [Portugal] Falta de reciprocidade dificulta entrada de pilotos portugueses no mercado brasileiro.
» [Portugal] Avaria da Ryanair deixou passageiros em terra durante mais de oito horas
» [Portugal] Jornal português diz que quase metade do KC-390 da Embraer será produzido em Portugal.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos