[Brasil] Começa a decolar a integração de TAM e Lan
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[Brasil] Começa a decolar a integração de TAM e Lan
Começa a decolar a integração de TAM e Lan
Maurício Rolim Amaro, da família controladora da TAM, será o presidente do conselho de administração da Latam, formada pela companhia de aviação brasileira e a chilena Lan.
A irmã, Maria Claudia Amaro, fica presidente do Conselho da TAM, Enrique Cueto, CEO da Lan, será o CEO da nova companhia, enquanto Ignacio Cueto, mantém-se presidente e responsável pela área operacional da Lan.
Os quatro irmãos estiveram reunidos em SP, na quinta-feira passada, quando reafirmaram compromissos para a união e retomaram
passos para a integração de TAM e Lan.
"Estamos satisfeitos com a aprovação do Tribunal de Defesa da Livre Concorrência (TDLC) do Chile, mas conjuntamente contestamos na Suprema Corte uma restrição", diz Maurício Rolim Amaro.
"A maioria das medidas afeta a operação no Chile e em nada a TAM. A Lan contesta todas."
Entre as 11 condições impostas está a renúncia de quatro frequências da LAN para Lima (Peru) e de alguns direitos de pouso e decolagem.
"Nossa queixa conjunta é específica quanto à necessidade de a Latam submeter ao tribunal o compartilhamento de voos com empresas que não sejam da mesma aliança", diz.
As empresas sabiam que teriam de optar por uma associação: a Star Alliance, chefiada pela Lufthansa e pela United, à qual a TAM está
ligada, ou a One World, liderada por British Airways, Iberia e American Airlines, e que tem a Lan entre seus associados. Mas, diz
Amaro, ainda não se decidiram.
"Não consideramos o tribunal um órgão operacional com condição de agir com rapidez. A Fiscalía chilena [autoridade antitruste], sim,
tem experiência e capacidade de decisão."
O TDLC aprovou a fusão em 21 de setembro deste ano. A criação da Latam, anunciada em 13 de agosto de 2010, começou um mês depois. Foi, porém, interrompida em janeiro, quando o órgão de defesa do consumidor pediu ao TDLC uma análise do impacto da Latam.
"Esperamos que a Suprema Corte se pronuncie até janeiro e fazer a oferta pública em março." Nessa ocasião, a TAM, que é listada nas Bolsas de Valores de São Paulo e de Nova York, fechará seu capital.
SINERGIAS
TAM e LAN calculam em US$ 400 milhões as sinergias com a união, sem contar ganhos com o Programa Multiplus, de milhagens, diz Amaro. As medidas mitigatórias impostas representarão perda de US$ 10 milhões, segundo a companhia.
A sede da Latam será no Chile, de acordo com Amaro.
Serão criados comitês para compartilhar a gestão. Os principais serão o operacional e o de carga, com gestão compartilhada com
representantes das duas empresas.
No Brasil, a fusão teve parecer favorável da Secretaria de Acompanhamento Econômico e aguarda avaliação do Cade. "Estamos confiantes na aprovação do Cade ainda neste ano."
As sinergias são muito grandes, com pouca sobreposição, acrescenta ele.
A Lan voa mais para costa oeste dos EUA e Ásia, e a TAM, mais para Europa e costa leste dos EUA.
"Detectamos oportunidades em 19 novas rotas."
As duas companhias continuarão com operações independentes.
Pintar o novo nome nos aviões custa caro, afirma o empresário.
"União total, só no longo prazo."
Fonte: Folha
Via: Direto da Pista
Maurício Rolim Amaro, da família controladora da TAM, será o presidente do conselho de administração da Latam, formada pela companhia de aviação brasileira e a chilena Lan.
A irmã, Maria Claudia Amaro, fica presidente do Conselho da TAM, Enrique Cueto, CEO da Lan, será o CEO da nova companhia, enquanto Ignacio Cueto, mantém-se presidente e responsável pela área operacional da Lan.
Os quatro irmãos estiveram reunidos em SP, na quinta-feira passada, quando reafirmaram compromissos para a união e retomaram
passos para a integração de TAM e Lan.
"Estamos satisfeitos com a aprovação do Tribunal de Defesa da Livre Concorrência (TDLC) do Chile, mas conjuntamente contestamos na Suprema Corte uma restrição", diz Maurício Rolim Amaro.
"A maioria das medidas afeta a operação no Chile e em nada a TAM. A Lan contesta todas."
Entre as 11 condições impostas está a renúncia de quatro frequências da LAN para Lima (Peru) e de alguns direitos de pouso e decolagem.
"Nossa queixa conjunta é específica quanto à necessidade de a Latam submeter ao tribunal o compartilhamento de voos com empresas que não sejam da mesma aliança", diz.
As empresas sabiam que teriam de optar por uma associação: a Star Alliance, chefiada pela Lufthansa e pela United, à qual a TAM está
ligada, ou a One World, liderada por British Airways, Iberia e American Airlines, e que tem a Lan entre seus associados. Mas, diz
Amaro, ainda não se decidiram.
"Não consideramos o tribunal um órgão operacional com condição de agir com rapidez. A Fiscalía chilena [autoridade antitruste], sim,
tem experiência e capacidade de decisão."
O TDLC aprovou a fusão em 21 de setembro deste ano. A criação da Latam, anunciada em 13 de agosto de 2010, começou um mês depois. Foi, porém, interrompida em janeiro, quando o órgão de defesa do consumidor pediu ao TDLC uma análise do impacto da Latam.
"Esperamos que a Suprema Corte se pronuncie até janeiro e fazer a oferta pública em março." Nessa ocasião, a TAM, que é listada nas Bolsas de Valores de São Paulo e de Nova York, fechará seu capital.
SINERGIAS
TAM e LAN calculam em US$ 400 milhões as sinergias com a união, sem contar ganhos com o Programa Multiplus, de milhagens, diz Amaro. As medidas mitigatórias impostas representarão perda de US$ 10 milhões, segundo a companhia.
A sede da Latam será no Chile, de acordo com Amaro.
Serão criados comitês para compartilhar a gestão. Os principais serão o operacional e o de carga, com gestão compartilhada com
representantes das duas empresas.
No Brasil, a fusão teve parecer favorável da Secretaria de Acompanhamento Econômico e aguarda avaliação do Cade. "Estamos confiantes na aprovação do Cade ainda neste ano."
As sinergias são muito grandes, com pouca sobreposição, acrescenta ele.
A Lan voa mais para costa oeste dos EUA e Ásia, e a TAM, mais para Europa e costa leste dos EUA.
"Detectamos oportunidades em 19 novas rotas."
As duas companhias continuarão com operações independentes.
Pintar o novo nome nos aviões custa caro, afirma o empresário.
"União total, só no longo prazo."
Fonte: Folha
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Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Inscrito em : 12/10/2009
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Nacionalidade :
Re: [Brasil] Começa a decolar a integração de TAM e Lan
Será triste ver uma aeronave da TAM escrito LATAM... a pintura está tão bonita agora... imagino um A330 assim..
Agora, essa decisão de associação... acho que a Star Alliance seria uma boa, mas a decisão é deles né...
O único problema é que a sede ficara no Chile, o que mostra que a TAM será menor ali...
Abraços!
Agora, essa decisão de associação... acho que a Star Alliance seria uma boa, mas a decisão é deles né...
O único problema é que a sede ficara no Chile, o que mostra que a TAM será menor ali...
Abraços!
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''Voar é a segunda maior emoção conhecida pelo homem. Pousar é a primeira.''
leonardo- Coronel
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