Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
+5
Rosh
Leonardo.Moura
Bruno Aquino
Brentano
Anderson sbrj
9 participantes
Página 1 de 1
Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
Olá a todos
Estou curtindo o novo PMDG B738 Ngx. Realística, muito funcional. Mas como todo produto novo, percebi alguns bugs:
- Ao decolar a aeronave clico no CMA, depois LNAV e quando aperto sobre VNAV simplismente nada acontece. O botão não funciona, não acende a luz verde. Tenho que intervir rapidamente na velocidade manual ou no autothrottle.
- Quando estou no ideal de descida, a aeronave não segue a programação do FMC. Neste momento a mensagem "drag required" fica aparecendo constantemente. Quando passo para o autothrottle a velocidade continua aumentando. Aciono o speedbreak e o sistema parece não apresentar nenhuma reação, nenhum arasto na aeronave.
- No solo, quando incio o taxi ate a cabeceira da pista de decolagem, eu desenvolvo em torno de 20 a 25% das manetes de potencia do meu saitek ST50 Joystick e a velocidade no solo e acrescentada violentamente. Tem mais aeronaves aqui, e jamais observei tal reação. Reduzi a sensibilidade no máximo e nada. Continua tudo na mesma.
Espero poder ter colaborado e ao mesmo tempo presciso de alguma dica de como resolver estes problemas que apareceram. Vou continuar voando, e irei relatar mais algumas observações posteriormente.
Até breve. Muito obrigado a todos
Estou curtindo o novo PMDG B738 Ngx. Realística, muito funcional. Mas como todo produto novo, percebi alguns bugs:
- Ao decolar a aeronave clico no CMA, depois LNAV e quando aperto sobre VNAV simplismente nada acontece. O botão não funciona, não acende a luz verde. Tenho que intervir rapidamente na velocidade manual ou no autothrottle.
- Quando estou no ideal de descida, a aeronave não segue a programação do FMC. Neste momento a mensagem "drag required" fica aparecendo constantemente. Quando passo para o autothrottle a velocidade continua aumentando. Aciono o speedbreak e o sistema parece não apresentar nenhuma reação, nenhum arasto na aeronave.
- No solo, quando incio o taxi ate a cabeceira da pista de decolagem, eu desenvolvo em torno de 20 a 25% das manetes de potencia do meu saitek ST50 Joystick e a velocidade no solo e acrescentada violentamente. Tem mais aeronaves aqui, e jamais observei tal reação. Reduzi a sensibilidade no máximo e nada. Continua tudo na mesma.
Espero poder ter colaborado e ao mesmo tempo presciso de alguma dica de como resolver estes problemas que apareceram. Vou continuar voando, e irei relatar mais algumas observações posteriormente.
Até breve. Muito obrigado a todos
Anderson sbrj- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 23/09/2011
Reputação : 2
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : LAZER
Nacionalidade :
Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
1- Veja se não há descontinuidade na rota programada.
2- Idem acima. Está "resetando" a altitude no MCP? Confirma que há um T/D calculado pelo FMC?
3- Aqui com 25% de N1 ele inicia o taxi normalmente, aliás eu até aplico um pouco mais do que isso quando estou meio pesado.
Edit: Sobre o speedbrake, ele ajuda mas não faz milagre. O 737 (especialmente os 800/900) é um avião "liso", difícil de desacelerar. Se você acha que o procedimento é apertado e vai chegar quente, antecipe a descida, diminua a velocidade, abra speedbrake, jogue trem, voe um segmento nivelado pra sujar, enfim julgue a situação e atua de forma que você esteja no comando e não o avião. Observe o vento, pois vento de cauda acaba fazendo você chegar alto. Se tiver informação sobre o vento em rota, insira no FMC ainda em solo para ajudar no cálculo de planeio.
2- Idem acima. Está "resetando" a altitude no MCP? Confirma que há um T/D calculado pelo FMC?
3- Aqui com 25% de N1 ele inicia o taxi normalmente, aliás eu até aplico um pouco mais do que isso quando estou meio pesado.
Edit: Sobre o speedbrake, ele ajuda mas não faz milagre. O 737 (especialmente os 800/900) é um avião "liso", difícil de desacelerar. Se você acha que o procedimento é apertado e vai chegar quente, antecipe a descida, diminua a velocidade, abra speedbrake, jogue trem, voe um segmento nivelado pra sujar, enfim julgue a situação e atua de forma que você esteja no comando e não o avião. Observe o vento, pois vento de cauda acaba fazendo você chegar alto. Se tiver informação sobre o vento em rota, insira no FMC ainda em solo para ajudar no cálculo de planeio.
Brentano- Coronel
-
Inscrito em : 28/10/2010
Reputação : 168
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade :
Olá Preto. Obrigado por responder. Estou gostando aqui do forum, Espero que mais pessoas possam expressar a suas opiniões.
Bom não existe continuidade na rota. Tanto o T/C quando o T/D aparecem normalmente com as respectivas altitudes a serem interceptadas nos respectivos fixos da rota. E no Speed break o jeito foi fazer isto mesmo que vc recomendou e eu já havia utilizado como valvula de escape.
Mas o que eu estou estranhando, quando feita uma comparação PMDG X IFLY, é que o último não apresentava tanta velocidade incrementada na descida assim. Mas pode ser apenas minha imprensão mesmo. O bixão B 738 NGX PMDG realmente é uma águia.
Bom não existe continuidade na rota. Tanto o T/C quando o T/D aparecem normalmente com as respectivas altitudes a serem interceptadas nos respectivos fixos da rota. E no Speed break o jeito foi fazer isto mesmo que vc recomendou e eu já havia utilizado como valvula de escape.
Mas o que eu estou estranhando, quando feita uma comparação PMDG X IFLY, é que o último não apresentava tanta velocidade incrementada na descida assim. Mas pode ser apenas minha imprensão mesmo. O bixão B 738 NGX PMDG realmente é uma águia.
Windows 10 Pro. Ivy Bridge I7 3770K 3.5 GHz. Hydro Series H100i v2. Corsair CX750. GIGABYTE GA-Q77M-D2H. Geforce GTX1070 8GB GDDR5. 32gb Corsair Ddr3 1600mhz Vengeance (4 x 8GB). HDD Seagate SATA 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s. Monitor LED 4K IPS Philips 27" 276E8VJSB.
-
Nacionalidade :
O iFly é muito mais fácil de desacelerar, sem dúvidas. O speedbrake dele é praticamente uma âncora. Já o NGX exije um planejamento melhor da descida. O VNAV dele funciona muito bem, desde que você saiba quando é hora de segurar o bixo e como fazer corretamente.
Confirma no PFD se pelo menos arma o VNAV? Estranho isso. Se você programou tudo bonitinho no FMC não há pq não funcionar.
LNAV está acoplando?
Se puder postar uma shot de como está o seu PFD no momento em que ocorre o problema ficamos gratos.
Confirma no PFD se pelo menos arma o VNAV? Estranho isso. Se você programou tudo bonitinho no FMC não há pq não funcionar.
LNAV está acoplando?
Se puder postar uma shot de como está o seu PFD no momento em que ocorre o problema ficamos gratos.
Brentano- Coronel
-
Inscrito em : 28/10/2010
Reputação : 168
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade :
No NGX vc tem que controlar sua descida, tem que antecipar, não deixar ela te cobrar, procure manter na velocidade, não deixe passar, pouco antes de chegar em FL100, já comece a segura-lo, vc vai ver que na final vc vai estar na velocidade ideal. A PMDG acertou nesse, ainda tem alguns bugs, mais logo ficará 100%
Intel Core i7 14700kf 5.6GHz - Water Cooler Corsair H100i - Asus TUF GAMING Z690-PLUS D4 - 32GB DDR4 3200MHz Corsair Vengeance LPX - GeForce RTX 3080 VISION OC 10G - SSD Crucial P5 Plus 500GB Windows 10 Pro - 2 x Corsair MP600 PRO XT 1TB RAID 0 - Microsoft Flight Simulator 2020 - Fonte Cooler Master MWE Gold V2 1250W - Thrustmaster TCA Captain Pack Airbus Edition + Rudder Pedals - TrackIR 5
Bruno Aquino- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 29/07/2011
Reputação : 42
Emprego/lazer : Analista de Sistemas
Nacionalidade :
Você está acionando os 2 Flight Director, do lado do Copila e do Comandante?? O problema do VNAV pode ser por isso...
-
Inscrito em : 04/03/2011
Reputação : 59
Emprego/lazer : Analista de Sistemas/Gerente de Projetos
Nacionalidade :
Vale lembrar que a aeronave não acopla o LNAV e VNAV com discrepância de proa em relação a rota e, principalmente, abaixo de 400ft do solo; você decola em regime de TO-GA e vai com ele na mão até passar essa altitude depois acopla o LNAV e VNAV e depois PA então se não estiver muito distante da proa do plano de voo traçado e lançado no FMC ele deverá intercepta-lo e seguir normalmente seu curso no voo, respeitando, na medida do possível, as velocidade e altitudes estipuladas por ele, ou por você no FMC.
Quanto a questão de descer acelerado como o colega afirmou o B737-800,segunto colegas meus que são pilotos, está muito bem simulado a maneira como se comporta em voo, suscetível aos ventos com é na realidade essa aeronave, o piloto vai dosando a descida regulando ela via speedbreaks, com Lnav e vertical speed, se deixa-lo livre pelo FMC possivelmente haverá momentos em que ele, pela ação do vento tenderá a descer com velocidade incorreta. Portanto vá observando e administrando a descida, como se faz em todo voo.
Espero ter ajudado em algo.
Abraço.
Quanto a questão de descer acelerado como o colega afirmou o B737-800,segunto colegas meus que são pilotos, está muito bem simulado a maneira como se comporta em voo, suscetível aos ventos com é na realidade essa aeronave, o piloto vai dosando a descida regulando ela via speedbreaks, com Lnav e vertical speed, se deixa-lo livre pelo FMC possivelmente haverá momentos em que ele, pela ação do vento tenderá a descer com velocidade incorreta. Portanto vá observando e administrando a descida, como se faz em todo voo.
Espero ter ajudado em algo.
Abraço.
Rosh- Capitão
-
Inscrito em : 03/10/2011
Reputação : 5
Nacionalidade :
Obrigado turma pelas intervenções.
Pois é. O Vnav não está acoplando não. Não aparece no PFD como deveria. Com relação a descida agora estou mais acostumado com o bixo. Freio nele..... rsrsrsrsrs ..... Mas ainda me preocupo com o Vnav. Estou com os Flight Director's' e nada........
Pois é. O Vnav não está acoplando não. Não aparece no PFD como deveria. Com relação a descida agora estou mais acostumado com o bixo. Freio nele..... rsrsrsrsrs ..... Mas ainda me preocupo com o Vnav. Estou com os Flight Director's' e nada........
Windows 10 Pro. Ivy Bridge I7 3770K 3.5 GHz. Hydro Series H100i v2. Corsair CX750. GIGABYTE GA-Q77M-D2H. Geforce GTX1070 8GB GDDR5. 32gb Corsair Ddr3 1600mhz Vengeance (4 x 8GB). HDD Seagate SATA 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s. Monitor LED 4K IPS Philips 27" 276E8VJSB.
-
Nacionalidade :
Anderson, recomendo ler pelo menos o tutorial que vem na pasta do NGX. Lá pode ver, na página 48, que é possível ligar o LNAV e VNAV mesmo antes de decolar (no caso do LNAV, desde que a 1ª perna da rota não seja mais de 5º afastada do rumo da pista).
Penso que está configurando alguma coisa mal no FMC e por isso eles não ligam. Experimente fazer como está no tutorial.
As velocidades V1,VR e V2 aparecem no PFD?
Penso que está configurando alguma coisa mal no FMC e por isso eles não ligam. Experimente fazer como está no tutorial.
Voce inseriu corretamente os pesos da aeronave na respectiva pagina do FMC?
vitor- Capitão
-
Inscrito em : 12/04/2010
Reputação : -5
Nacionalidade :
Olá Alvega!? As velocidades V1, Vr, V2 estão aparecendo no PFD sim. Com relação aos pesos tudo certinho..... Poxa que "grilo", será q só eu que tive este problema?!.......rsrsrsrssr...... Mas vo da mais uma confirida no Tutorial para ver onde posso estar errando no FMC.
-
Nacionalidade :
tem os hotfix instalados?
vitor- Capitão
-
Nacionalidade :
A opção do VNAV nunca me apresentou problemas.
Já tive problemas, e continuo a ter, é com speedbreak, pois não consigo activar no pedestal e quando activo para reduzir a velocidade, utilizando a tecla tile (~) depois não consigo desactivar.
Cumps
Já tive problemas, e continuo a ter, é com speedbreak, pois não consigo activar no pedestal e quando activo para reduzir a velocidade, utilizando a tecla tile (~) depois não consigo desactivar.
Cumps
cfcr- Capitão
-
Inscrito em : 09/09/2010
Reputação : 10
Nacionalidade :
Ainda não tenho os hotfix instalados não. O que eles melhoram? Alguém tem o link? Vou dar uma procurada lá no Forúm da PMDG.....
-
Nacionalidade :
os hotfix irao corrigir alguns erros.
por isso e recomendado ter-los
por isso e recomendado ter-los
vitor- Capitão
-
Nacionalidade :
Ae galera. Probemas resolvidos. Consegui achar o problema do Vnav. Realmente era o Flightdirector 2 que não estava acinando corretamente. Agora tá Dez. Mais algumas observações postarei aqui no forum. Obrigado a todos.......
-
Nacionalidade :
Fixe
Eu continuo com o problema dos speedbreaks quando os activos através da tecla (~) depois não os consigo desactivar ficam sempre levantados.
Através do VC no pedestal também não consigo
Alguém ja teve esse problema??!!
Cumps
Carlos
Eu continuo com o problema dos speedbreaks quando os activos através da tecla (~) depois não os consigo desactivar ficam sempre levantados.
Cumps
Carlos
cfcr- Capitão
-
Nacionalidade :
Alvega escreveu:Anderson, recomendo ler pelo menos o tutorial que vem na pasta do NGX. Lá pode ver, na página 48, que é possível ligar o LNAV e VNAV mesmo antes de decolar (no caso do LNAV, desde que a 1ª perna da rota não seja mais de 5º afastada do rumo da pista).
Isso aconteceu comigo segue essas recomendações.
ha verifica o trim caucule GC la em payload se tiver usando fspassenger ajuste o fuel antes mova apenas a quantidade pessoas você quer quentre na aeronave.
o valor do gc vai mudar pegue o % e ajuste o trim Takeoff option
Ademir Moreira- Major
-
Inscrito em : 17/06/2011
Reputação : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
cfcr escreveu:Fixe
Cumps
Carlos
aqui no meu e ";"
Ademir Moreira- Major
-
Inscrito em : 17/06/2011
Reputação : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Olá Dimones
No meu é a tecla (~) para "levantar" os speedbreaks e shift+~ para baixar...
No entanto quando é para baixar não consigo.
cfcr- Capitão
-
Nacionalidade :
cfcr escreveu:Olá Dimones
cfcr, não é ~ e shift+~, é só ~ (nos teclados de Portugal), a primeira vez abre e a segunda fecha. Shift+~ não existe.
Olá Alvega
Pois... mas usando o ~ para abrir e fechar só consigo abrir fechar não consigo.
cfcr- Capitão
-
Nacionalidade :
cfcr escreveu:Olá Alvega
Estranho, aqui abre e fecha normalmente. Será que não é falta de algum hotfix?
Olá Alvega
Não me parece pois comprei este add-on à uma semana e não me parece que tenha saído nada de novo desde dessa altura.
Ainda hoje fiz um ENGM/ENTC e a certa altura na aproximação tive de usar os speedbreaks e o gajos depois não desceram tive de aterrar com os gajos levantados...uma cegada do caraças...
abraço
Não me parece pois comprei este add-on à uma semana e não me parece que tenha saído nada de novo desde dessa altura.
Ainda hoje fiz um ENGM/ENTC e a certa altura na aproximação tive de usar os speedbreaks e o gajos depois não desceram tive de aterrar com os gajos levantados...uma cegada do caraças...
abraço
cfcr- Capitão
-
Nacionalidade :