Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
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Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
Olá a todos
Estou curtindo o novo PMDG B738 Ngx. Realística, muito funcional. Mas como todo produto novo, percebi alguns bugs:
- Ao decolar a aeronave clico no CMA, depois LNAV e quando aperto sobre VNAV simplismente nada acontece. O botão não funciona, não acende a luz verde. Tenho que intervir rapidamente na velocidade manual ou no autothrottle.
- Quando estou no ideal de descida, a aeronave não segue a programação do FMC. Neste momento a mensagem "drag required" fica aparecendo constantemente. Quando passo para o autothrottle a velocidade continua aumentando. Aciono o speedbreak e o sistema parece não apresentar nenhuma reação, nenhum arasto na aeronave.
- No solo, quando incio o taxi ate a cabeceira da pista de decolagem, eu desenvolvo em torno de 20 a 25% das manetes de potencia do meu saitek ST50 Joystick e a velocidade no solo e acrescentada violentamente. Tem mais aeronaves aqui, e jamais observei tal reação. Reduzi a sensibilidade no máximo e nada. Continua tudo na mesma.
Espero poder ter colaborado e ao mesmo tempo presciso de alguma dica de como resolver estes problemas que apareceram. Vou continuar voando, e irei relatar mais algumas observações posteriormente.
Até breve. Muito obrigado a todos
Estou curtindo o novo PMDG B738 Ngx. Realística, muito funcional. Mas como todo produto novo, percebi alguns bugs:
- Ao decolar a aeronave clico no CMA, depois LNAV e quando aperto sobre VNAV simplismente nada acontece. O botão não funciona, não acende a luz verde. Tenho que intervir rapidamente na velocidade manual ou no autothrottle.
- Quando estou no ideal de descida, a aeronave não segue a programação do FMC. Neste momento a mensagem "drag required" fica aparecendo constantemente. Quando passo para o autothrottle a velocidade continua aumentando. Aciono o speedbreak e o sistema parece não apresentar nenhuma reação, nenhum arasto na aeronave.
- No solo, quando incio o taxi ate a cabeceira da pista de decolagem, eu desenvolvo em torno de 20 a 25% das manetes de potencia do meu saitek ST50 Joystick e a velocidade no solo e acrescentada violentamente. Tem mais aeronaves aqui, e jamais observei tal reação. Reduzi a sensibilidade no máximo e nada. Continua tudo na mesma.
Espero poder ter colaborado e ao mesmo tempo presciso de alguma dica de como resolver estes problemas que apareceram. Vou continuar voando, e irei relatar mais algumas observações posteriormente.
Até breve. Muito obrigado a todos
Anderson sbrj- Primeiro-Tenente
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
1- Veja se não há descontinuidade na rota programada.
2- Idem acima. Está "resetando" a altitude no MCP? Confirma que há um T/D calculado pelo FMC?
3- Aqui com 25% de N1 ele inicia o taxi normalmente, aliás eu até aplico um pouco mais do que isso quando estou meio pesado.
Edit: Sobre o speedbrake, ele ajuda mas não faz milagre. O 737 (especialmente os 800/900) é um avião "liso", difícil de desacelerar. Se você acha que o procedimento é apertado e vai chegar quente, antecipe a descida, diminua a velocidade, abra speedbrake, jogue trem, voe um segmento nivelado pra sujar, enfim julgue a situação e atua de forma que você esteja no comando e não o avião. Observe o vento, pois vento de cauda acaba fazendo você chegar alto. Se tiver informação sobre o vento em rota, insira no FMC ainda em solo para ajudar no cálculo de planeio.
2- Idem acima. Está "resetando" a altitude no MCP? Confirma que há um T/D calculado pelo FMC?
3- Aqui com 25% de N1 ele inicia o taxi normalmente, aliás eu até aplico um pouco mais do que isso quando estou meio pesado.
Edit: Sobre o speedbrake, ele ajuda mas não faz milagre. O 737 (especialmente os 800/900) é um avião "liso", difícil de desacelerar. Se você acha que o procedimento é apertado e vai chegar quente, antecipe a descida, diminua a velocidade, abra speedbrake, jogue trem, voe um segmento nivelado pra sujar, enfim julgue a situação e atua de forma que você esteja no comando e não o avião. Observe o vento, pois vento de cauda acaba fazendo você chegar alto. Se tiver informação sobre o vento em rota, insira no FMC ainda em solo para ajudar no cálculo de planeio.
Brentano- Coronel
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
Olá Preto. Obrigado por responder. Estou gostando aqui do forum, Espero que mais pessoas possam expressar a suas opiniões.
Bom não existe continuidade na rota. Tanto o T/C quando o T/D aparecem normalmente com as respectivas altitudes a serem interceptadas nos respectivos fixos da rota. E no Speed break o jeito foi fazer isto mesmo que vc recomendou e eu já havia utilizado como valvula de escape.
Mas o que eu estou estranhando, quando feita uma comparação PMDG X IFLY, é que o último não apresentava tanta velocidade incrementada na descida assim. Mas pode ser apenas minha imprensão mesmo. O bixão B 738 NGX PMDG realmente é uma águia.
Bom não existe continuidade na rota. Tanto o T/C quando o T/D aparecem normalmente com as respectivas altitudes a serem interceptadas nos respectivos fixos da rota. E no Speed break o jeito foi fazer isto mesmo que vc recomendou e eu já havia utilizado como valvula de escape.
Mas o que eu estou estranhando, quando feita uma comparação PMDG X IFLY, é que o último não apresentava tanta velocidade incrementada na descida assim. Mas pode ser apenas minha imprensão mesmo. O bixão B 738 NGX PMDG realmente é uma águia.
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Anderson sbrj- Primeiro-Tenente
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
O iFly é muito mais fácil de desacelerar, sem dúvidas. O speedbrake dele é praticamente uma âncora. Já o NGX exije um planejamento melhor da descida. O VNAV dele funciona muito bem, desde que você saiba quando é hora de segurar o bixo e como fazer corretamente.
Confirma no PFD se pelo menos arma o VNAV? Estranho isso. Se você programou tudo bonitinho no FMC não há pq não funcionar.
LNAV está acoplando?
Se puder postar uma shot de como está o seu PFD no momento em que ocorre o problema ficamos gratos.
Confirma no PFD se pelo menos arma o VNAV? Estranho isso. Se você programou tudo bonitinho no FMC não há pq não funcionar.
LNAV está acoplando?
Se puder postar uma shot de como está o seu PFD no momento em que ocorre o problema ficamos gratos.
Brentano- Coronel
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
No NGX vc tem que controlar sua descida, tem que antecipar, não deixar ela te cobrar, procure manter na velocidade, não deixe passar, pouco antes de chegar em FL100, já comece a segura-lo, vc vai ver que na final vc vai estar na velocidade ideal. A PMDG acertou nesse, ainda tem alguns bugs, mais logo ficará 100%
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Bruno Aquino- Tenente-Coronel
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
Você está acionando os 2 Flight Director, do lado do Copila e do Comandante?? O problema do VNAV pode ser por isso...
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Leonardo.Moura- Tenente-Coronel
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
Vale lembrar que a aeronave não acopla o LNAV e VNAV com discrepância de proa em relação a rota e, principalmente, abaixo de 400ft do solo; você decola em regime de TO-GA e vai com ele na mão até passar essa altitude depois acopla o LNAV e VNAV e depois PA então se não estiver muito distante da proa do plano de voo traçado e lançado no FMC ele deverá intercepta-lo e seguir normalmente seu curso no voo, respeitando, na medida do possível, as velocidade e altitudes estipuladas por ele, ou por você no FMC.
Quanto a questão de descer acelerado como o colega afirmou o B737-800,segunto colegas meus que são pilotos, está muito bem simulado a maneira como se comporta em voo, suscetível aos ventos com é na realidade essa aeronave, o piloto vai dosando a descida regulando ela via speedbreaks, com Lnav e vertical speed, se deixa-lo livre pelo FMC possivelmente haverá momentos em que ele, pela ação do vento tenderá a descer com velocidade incorreta. Portanto vá observando e administrando a descida, como se faz em todo voo.
Espero ter ajudado em algo.
Abraço.
Quanto a questão de descer acelerado como o colega afirmou o B737-800,segunto colegas meus que são pilotos, está muito bem simulado a maneira como se comporta em voo, suscetível aos ventos com é na realidade essa aeronave, o piloto vai dosando a descida regulando ela via speedbreaks, com Lnav e vertical speed, se deixa-lo livre pelo FMC possivelmente haverá momentos em que ele, pela ação do vento tenderá a descer com velocidade incorreta. Portanto vá observando e administrando a descida, como se faz em todo voo.
Espero ter ajudado em algo.
Abraço.
Rosh- Capitão
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
Obrigado turma pelas intervenções.
Pois é. O Vnav não está acoplando não. Não aparece no PFD como deveria. Com relação a descida agora estou mais acostumado com o bixo. Freio nele..... rsrsrsrsrs ..... Mas ainda me preocupo com o Vnav. Estou com os Flight Director's' e nada........
Pois é. O Vnav não está acoplando não. Não aparece no PFD como deveria. Com relação a descida agora estou mais acostumado com o bixo. Freio nele..... rsrsrsrsrs ..... Mas ainda me preocupo com o Vnav. Estou com os Flight Director's' e nada........
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Anderson sbrj- Primeiro-Tenente
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
Anderson, recomendo ler pelo menos o tutorial que vem na pasta do NGX. Lá pode ver, na página 48, que é possível ligar o LNAV e VNAV mesmo antes de decolar (no caso do LNAV, desde que a 1ª perna da rota não seja mais de 5º afastada do rumo da pista).
Penso que está configurando alguma coisa mal no FMC e por isso eles não ligam. Experimente fazer como está no tutorial.
As velocidades V1,VR e V2 aparecem no PFD?
Penso que está configurando alguma coisa mal no FMC e por isso eles não ligam. Experimente fazer como está no tutorial.
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Artur Santos
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
Voce inseriu corretamente os pesos da aeronave na respectiva pagina do FMC?
vitor- Capitão
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
Olá Alvega!? As velocidades V1, Vr, V2 estão aparecendo no PFD sim. Com relação aos pesos tudo certinho..... Poxa que "grilo", será q só eu que tive este problema?!.......rsrsrsrssr...... Mas vo da mais uma confirida no Tutorial para ver onde posso estar errando no FMC.
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Anderson sbrj- Primeiro-Tenente
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
tem os hotfix instalados?
vitor- Capitão
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
A opção do VNAV nunca me apresentou problemas.
Já tive problemas, e continuo a ter, é com speedbreak, pois não consigo activar no pedestal e quando activo para reduzir a velocidade, utilizando a tecla tile (~) depois não consigo desactivar.
Cumps
Já tive problemas, e continuo a ter, é com speedbreak, pois não consigo activar no pedestal e quando activo para reduzir a velocidade, utilizando a tecla tile (~) depois não consigo desactivar.
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Carlos Rebelo
cfcr- Capitão
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
Ainda não tenho os hotfix instalados não. O que eles melhoram? Alguém tem o link? Vou dar uma procurada lá no Forúm da PMDG.....
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Anderson sbrj- Primeiro-Tenente
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
os hotfix irao corrigir alguns erros.
por isso e recomendado ter-los
por isso e recomendado ter-los
vitor- Capitão
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
Ae galera. Probemas resolvidos. Consegui achar o problema do Vnav. Realmente era o Flightdirector 2 que não estava acinando corretamente. Agora tá Dez. Mais algumas observações postarei aqui no forum. Obrigado a todos.......
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Anderson sbrj- Primeiro-Tenente
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
Fixe
Eu continuo com o problema dos speedbreaks quando os activos através da tecla (~) depois não os consigo desactivar ficam sempre levantados.
Através do VC no pedestal também não consigo
Alguém ja teve esse problema??!!
Cumps
Carlos
Eu continuo com o problema dos speedbreaks quando os activos através da tecla (~) depois não os consigo desactivar ficam sempre levantados.
Através do VC no pedestal também não consigo
Alguém ja teve esse problema??!!
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
Alvega escreveu:Anderson, recomendo ler pelo menos o tutorial que vem na pasta do NGX. Lá pode ver, na página 48, que é possível ligar o LNAV e VNAV mesmo antes de decolar (no caso do LNAV, desde que a 1ª perna da rota não seja mais de 5º afastada do rumo da pista).
Penso que está configurando alguma coisa mal no FMC e por isso eles não ligam. Experimente fazer como está no tutorial.
As velocidades V1,VR e V2 aparecem no PFD?
Isso aconteceu comigo segue essas recomendações.
ha verifica o trim caucule GC la em payload se tiver usando fspassenger ajuste o fuel antes mova apenas a quantidade pessoas você quer quentre na aeronave.
o valor do gc vai mudar pegue o % e ajuste o trim Takeoff option
Ademir Moreira- Major
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
cfcr escreveu:Fixe
Eu continuo com o problema dos speedbreaks quando os activos através da tecla (~) depois não os consigo desactivar ficam sempre levantados.
Através do VC no pedestal também não consigo
Alguém ja teve esse problema??!!
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Carlos
aqui no meu e ";"
Ademir Moreira- Major
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
Olá Dimones
No meu é a tecla (~) para "levantar" os speedbreaks e shift+~ para baixar...
No entanto quando é para baixar não consigo.
No meu é a tecla (~) para "levantar" os speedbreaks e shift+~ para baixar...
No entanto quando é para baixar não consigo.
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Carlos Rebelo
cfcr- Capitão
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
cfcr escreveu:Olá Dimones
No meu é a tecla (~) para "levantar" os speedbreaks e shift+~ para baixar...
No entanto quando é para baixar não consigo.
cfcr, não é ~ e shift+~, é só ~ (nos teclados de Portugal), a primeira vez abre e a segunda fecha. Shift+~ não existe.
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Artur Santos
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
Olá Alvega
Pois... mas usando o ~ para abrir e fechar só consigo abrir fechar não consigo.
Pois... mas usando o ~ para abrir e fechar só consigo abrir fechar não consigo.
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
cfcr escreveu:Olá Alvega
Pois... mas usando o ~ para abrir e fechar só consigo abrir fechar não consigo.
Estranho, aqui abre e fecha normalmente. Será que não é falta de algum hotfix?
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Artur Santos
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Re: Problemas com o botão VNAV e sem speed break na descida
Olá Alvega
Não me parece pois comprei este add-on à uma semana e não me parece que tenha saído nada de novo desde dessa altura.
Ainda hoje fiz um ENGM/ENTC e a certa altura na aproximação tive de usar os speedbreaks e o gajos depois não desceram tive de aterrar com os gajos levantados...uma cegada do caraças...
abraço
Não me parece pois comprei este add-on à uma semana e não me parece que tenha saído nada de novo desde dessa altura.
Ainda hoje fiz um ENGM/ENTC e a certa altura na aproximação tive de usar os speedbreaks e o gajos depois não desceram tive de aterrar com os gajos levantados...uma cegada do caraças...
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Carlos Rebelo
cfcr- Capitão
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