[Brasil] Brasil quer nível europeu em aeroportos
2 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] Brasil quer nível europeu em aeroportos
Brasil quer nível europeu em aeroportos Meta é igualar qualidade do serviço em Guarulhos, em Viracopos e em Brasília à de terminais dos EUA e da Europa. Melhorias constarão dos editais de concessão desses aeroportos e deverão estar prontas para a Copa de 2014 Lorenna Rodrigues O governo incluirá nos editais de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos (SP) e Brasília (DF) regras para garantir que, até a Copa de 2014, quem passar por seus terminais tenha mais espaço para circular, mais conforto e menos atrasos de voos. A meta é igualar a qualidade do serviço prestado nesses locais a terminais dos Estados Unidos e da Europa, como nos aeroportos de Heathrow (Inglaterra) e Charles de Gaulle (França). Quem ganhar a concessão terá até dezembro de 2013 para enquadrar a qualidade do serviço no nível C da Iata (Associação Internacional de Transporte aéreo), considerado pela instituição como o mínimo para o conforto dos passageiros. Os critérios para avaliar o serviço vão de A a F e consideram fluxo de pessoas, atrasos de voos e espaços no check-in, na sala de embarque e na retirada de bagagem. "No mundo ideal, seria tudo nível A, mas isso onera muito a concessão", afirma o secretário de Aeroportos da SAC (Secretaria de Aviação Civil), Juliano Noman. Esses parâmetros servirão também como um gatilho de investimento ao longo de todo o período de concessão. Toda vez que a demanda aumentar e a qualidade estiver prestes a cair, o concessionário terá que fazer novos aportes para manter o padrão C. Especialista em aviação civil e ex-presidente da Infraero, Adyr da Silva critica a falta de prazos para determinar obras de ampliação nos aeroportos concedidos à iniciativa privada. "Você não pode ter obra em aeroporto a cada três ou cinco anos. Ninguém faz isso. Tem de ter fases de pelo menos dez anos ou então o aeroporto se transforma em um canteiro de obras", afirmou. Os critérios da Iata servem como base para o planejamento em construções e ampliações de aeroportos no mundo todo. A avaliação do governo e de especialistas é que os três aeroportos brasileiros, que deverão ser concedidos até o final do ano, estariam hoje entre o nível D e o E. Pelos termos da associação, isso significa que o passageiro pode enfrentar um nível de conforto "inadequado" e atrasos "inaceitáveis", acima apenas do nível que a Iata considera a falência geral do sistema. Desde julho, a secretaria vem fazendo medições e pesquisas em Guarulhos para estipular exatamente em que nível da Iata se enquadra cada processo do embarque e desembarque. Será feito um projeto-piloto no aeroporto, antes do leilão de concessão, para implantar procedimentos que darão mais rapidez a esses processos, o que pode diminuir os atrasos nos voos. A ideia é replicar a experiência também a aeroportos que continuarão sob gestão da Infraero. |
Via: NOTIMP
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Brasil quer nível europeu em aeroportos
Se fosse na China ate ia acreditar...pois aqui as coisas acontecem da noite pro dia....
Fiasco total a porta de entrada da America Latina ! ...motivo de vergonha ! quem ja foi para fora do pais , sabe do que estou falando !
abracos.
_________________
Intel(R) Core(TM) i9-9900K CPU @ 3.6GHz, MPG Z390 GAMING PRO CARBON (MS-7B17), SSD INTEL 1T, Corsair Vengeance 64GB memory (4x16), MSI - Nvidia RTX 3090 ,Windows 10-64bit , Corsair 1000W,
Sandro Schneider- Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 2394
Reputação : 132
Idade : 55
Simulador preferido : MSFS20 Premium
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Dilma quer internet sem fio de graça nos aeroportos brasileiros até julho
» [Brasil] Anac quer menos gente vivendo perto de Congonhas e outros aeroportos
» [Brasil] ATR da Azul com pintura especial de 30 anos do fabricante europeu
» [Brasil] GE quer vender ao Brasil tecnologia ecoeficiente para aviões
» [Brasil] Líder da Latam quer expandir transporte de carga no Brasil
» [Brasil] Anac quer menos gente vivendo perto de Congonhas e outros aeroportos
» [Brasil] ATR da Azul com pintura especial de 30 anos do fabricante europeu
» [Brasil] GE quer vender ao Brasil tecnologia ecoeficiente para aviões
» [Brasil] Líder da Latam quer expandir transporte de carga no Brasil
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos