Saber qual pista esta em uso
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Saber qual pista esta em uso
A situação é a seguinte: Estou no aeroporto de origem e, ao programar o FMC, eu gostaria de saber a pista em uso do aeroporto de destino para que tudo fique bem firmado. Alguem ai tem alguma dica ou procedimento?
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Re: Saber qual pista esta em uso
Vamos lá:
1º Você pega uma carta do aeroporto para saber as cabeceiras que o mesmo dispõe.
Ex: SBCT - Curitiba (Cabeceiras 11/15/29/33), sendo que só a 15 dispõe de equipamento ILS.
2º Você terá que interpretar o metar do referido momento, ou se o voo for muito longo terá que interpretar o TAF.
Ex: METAR SBCT 061300 10012KT 6000 -RA BKN004 OVC006 13/12 Q1022=
O vento no momento está para 100º e 12 KT, temos chuva leve e de 5 á 7 oitavos de nuvens a um uma altura de 4.000 pés e temos também 8 oitavos de nuvens a 6.000 pés.
O que temos que considerar é o seguinte, o tempo não é favorável para uma aproximação Visual, e o vento está disposto para ás pistas 11/15.
Quem conhece Curitiba sabe que não se pousa aeronaves de grande porte na pista 11 por ser uma pista curta, então a pista em uso concerteza será a 15.
Porém o ATC é malandro e não entende nada, pode ser que por equivoco te autorize a 33.
Eu utilizo como base estes dados.
1º Você pega uma carta do aeroporto para saber as cabeceiras que o mesmo dispõe.
Ex: SBCT - Curitiba (Cabeceiras 11/15/29/33), sendo que só a 15 dispõe de equipamento ILS.
2º Você terá que interpretar o metar do referido momento, ou se o voo for muito longo terá que interpretar o TAF.
Ex: METAR SBCT 061300 10012KT 6000 -RA BKN004 OVC006 13/12 Q1022=
O vento no momento está para 100º e 12 KT, temos chuva leve e de 5 á 7 oitavos de nuvens a um uma altura de 4.000 pés e temos também 8 oitavos de nuvens a 6.000 pés.
O que temos que considerar é o seguinte, o tempo não é favorável para uma aproximação Visual, e o vento está disposto para ás pistas 11/15.
Quem conhece Curitiba sabe que não se pousa aeronaves de grande porte na pista 11 por ser uma pista curta, então a pista em uso concerteza será a 15.
Porém o ATC é malandro e não entende nada, pode ser que por equivoco te autorize a 33.
Eu utilizo como base estes dados.
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Re: Saber qual pista esta em uso
Sim, programando a chegada na origem tem que se basear no METAR como ja e explicou o Alexandre.
De forma mais básica, você tem que pousar na cabeceira mais próxima para onde sopra o vento. No METAR do Alexandre por exemplo, se vc estivesse voando num avião pequeno o ideal seria pousar na cabeceira 11 pois o vento está soprando a 100º.
No METAR de Confins de agora, diz que o sopra na direção de 160º a 3 knots e a disposição das cabeceiras em Confins é 16 e 34. Portanto o ideal é pousar e decolar da cabeceira 16. Essa é a forma ideal.
Recomendo não usar o ATC do FS que sempre prega umas surpresas e acaba te mandando pra cabeceira que você não planejou.
Para voos longos recomendo não inserir a aproximação. Deixe para fazer isso mais próximo da chegada buscando usar o METAR que ainda vai estar válido no momento do pouso, se possível.
De forma mais básica, você tem que pousar na cabeceira mais próxima para onde sopra o vento. No METAR do Alexandre por exemplo, se vc estivesse voando num avião pequeno o ideal seria pousar na cabeceira 11 pois o vento está soprando a 100º.
No METAR de Confins de agora, diz que o sopra na direção de 160º a 3 knots e a disposição das cabeceiras em Confins é 16 e 34. Portanto o ideal é pousar e decolar da cabeceira 16. Essa é a forma ideal.
Recomendo não usar o ATC do FS que sempre prega umas surpresas e acaba te mandando pra cabeceira que você não planejou.
Para voos longos recomendo não inserir a aproximação. Deixe para fazer isso mais próximo da chegada buscando usar o METAR que ainda vai estar válido no momento do pouso, se possível.
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Duley- Major-Brigadeiro
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Re: Saber qual pista esta em uso
Valeu pelas dicas galera .
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Re: Saber qual pista esta em uso
No real os controladores usam o seguinte critério.
Retirado da ICA 100-12:
A pista em uso é empregada para indicar a pista que a TWR considera mais adequada, em um dado momento, para os tipos de aeronaves que se espera pousar ou decolar do aeródromo.
Normalmente, a aeronave pousará ou decolará contra o vento, a menos que as condições de segurança de tráfego aéreo ou a configuração da pista determinarem que é preferível uma direção diferente.
Na seleção da pista em uso, a TWR deverá considerar outros fatores pertinentes além da direção e da velocidade do vento na superfície, tais como:
a) os circuitos de tráfego do aeródromo;
b) o comprimento das pistas; e
c) os auxílios para a aproximação e pouso disponíveis.
Se o piloto em comando da aeronave considerar que a pista em uso não é apropriada para a operação que tenha que realizar, poderá solicitar autorização para usar outra pista.
Aqui cabe um adendo: O piloto solicitando operar de outra pista não quer dizer que ele será atendido, tudo irá depender da atual situação de tráfego e uma prévia coordenação e autorização do APP responsável pela área.
Quando o vento na superfície for de velocidade inferior a 10km (6 nós), as aeronaves serão normalmente instruídas a usar a pista que oferecer maiores vantagens, tais como: maior dimensão, menor distância de táxi etc. Entretanto, independente dos valores, a direção e a velocidade do vento na superfície serão sempre informados às aeronaves.
Considerando a "performance" das aeronaves e o comprimento da pista em uso, caberá ao piloto em comando da aeronave a decisão quanto às operações de pouso ou de decolagem, a partir de outro ponto da pista que não seja a cabeceira ou quando as condições do vento forem desfavoráveis.
Instrutores do meu curso de controlador aqui no CTA que operam em Brasília já falaram de um fenômeno que ocorre lá que, na cabeceira 11 o vento está para a pista 28 e na pista 28 o vento está para a cabeceira 11, ou seja...não pousa de um lado, nem de outro!
Empresas como a Gol e Tam não arriscam pousar suas aeronaves com vento de cauda (se pousam, com ventos com menos de dois nós) e com vento de través com certa velocidade já são instruidos a aproximação perdida e aguardar melhoria das condições ou proceder alternativa.
Espero ter contribuído!
Retirado da ICA 100-12:
A pista em uso é empregada para indicar a pista que a TWR considera mais adequada, em um dado momento, para os tipos de aeronaves que se espera pousar ou decolar do aeródromo.
Normalmente, a aeronave pousará ou decolará contra o vento, a menos que as condições de segurança de tráfego aéreo ou a configuração da pista determinarem que é preferível uma direção diferente.
Na seleção da pista em uso, a TWR deverá considerar outros fatores pertinentes além da direção e da velocidade do vento na superfície, tais como:
a) os circuitos de tráfego do aeródromo;
b) o comprimento das pistas; e
c) os auxílios para a aproximação e pouso disponíveis.
Se o piloto em comando da aeronave considerar que a pista em uso não é apropriada para a operação que tenha que realizar, poderá solicitar autorização para usar outra pista.
Aqui cabe um adendo: O piloto solicitando operar de outra pista não quer dizer que ele será atendido, tudo irá depender da atual situação de tráfego e uma prévia coordenação e autorização do APP responsável pela área.
Quando o vento na superfície for de velocidade inferior a 10km (6 nós), as aeronaves serão normalmente instruídas a usar a pista que oferecer maiores vantagens, tais como: maior dimensão, menor distância de táxi etc. Entretanto, independente dos valores, a direção e a velocidade do vento na superfície serão sempre informados às aeronaves.
Considerando a "performance" das aeronaves e o comprimento da pista em uso, caberá ao piloto em comando da aeronave a decisão quanto às operações de pouso ou de decolagem, a partir de outro ponto da pista que não seja a cabeceira ou quando as condições do vento forem desfavoráveis.
Instrutores do meu curso de controlador aqui no CTA que operam em Brasília já falaram de um fenômeno que ocorre lá que, na cabeceira 11 o vento está para a pista 28 e na pista 28 o vento está para a cabeceira 11, ou seja...não pousa de um lado, nem de outro!
Empresas como a Gol e Tam não arriscam pousar suas aeronaves com vento de cauda (se pousam, com ventos com menos de dois nós) e com vento de través com certa velocidade já são instruidos a aproximação perdida e aguardar melhoria das condições ou proceder alternativa.
Espero ter contribuído!
Última edição por Julio Giunti em Ter 06 Set 2011, 17:16, editado 1 vez(es)
Julio Giunti- Tenente-Coronel
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Re: Saber qual pista esta em uso
Muito bom Julio Giunti! O que você escreveu nos acrescentou muito em conhecimento. Muito obrigado .
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Re: Saber qual pista esta em uso
Em relação ao post do Alexandre, uma correção:
Ex: METAR SBCT 061300 10012KT 6000 -RA BKN004 OVC006 13/12 Q1022=
O vento no momento está para 100º e 12 KT, temos chuva leve e de 5 á 7 oitavos de nuvens a um uma altura de 4.000 pés e temos também 8 oitavos de nuvens a 6.000 pés.
O metar está com seis mil metros de visibilidade, Broken (Nublado) a 400 pés e Overcast (Encoberto) a 600 pés.
A notação correta para seu exemplo para quatro mil pés seria BKN040 e seguindo para seis mil pés OVC060, já que as camadas de nuvens são colocadas da menor para a maior no Metar.
E neste caso que você citou com seis mil de visibilidade e quatro mil metros de teto, o piloto ainda pode solicitar um VFR especial, mas isso fica para outro post!
Ex: METAR SBCT 061300 10012KT 6000 -RA BKN004 OVC006 13/12 Q1022=
O vento no momento está para 100º e 12 KT, temos chuva leve e de 5 á 7 oitavos de nuvens a um uma altura de 4.000 pés e temos também 8 oitavos de nuvens a 6.000 pés.
O metar está com seis mil metros de visibilidade, Broken (Nublado) a 400 pés e Overcast (Encoberto) a 600 pés.
A notação correta para seu exemplo para quatro mil pés seria BKN040 e seguindo para seis mil pés OVC060, já que as camadas de nuvens são colocadas da menor para a maior no Metar.
E neste caso que você citou com seis mil de visibilidade e quatro mil metros de teto, o piloto ainda pode solicitar um VFR especial, mas isso fica para outro post!
Julio Giunti- Tenente-Coronel
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Re: Saber qual pista esta em uso
ls_miguel escreveu:Muito bom Julio Giunti! O que você escreveu nos acrescentou muito em conhecimento. Muito obrigado .
De nada cara, to aprendendo muito no curso e quem quiser tirar dúvidas será um prazer ajudar!
Julio Giunti- Tenente-Coronel
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Re: Saber qual pista esta em uso
Julio Giunti escreveu:Em relação ao post do Alexandre, uma correção:
Ex: METAR SBCT 061300 10012KT 6000 -RA BKN004 OVC006 13/12 Q1022=
O vento no momento está para 100º e 12 KT, temos chuva leve e de 5 á 7 oitavos de nuvens a um uma altura de 4.000 pés e temos também 8 oitavos de nuvens a 6.000 pés.
O metar está com seis mil metros de visibilidade, Broken (Nublado) a 400 pés e Overcast (Encoberto) a 600 pés.
A notação correta para seu exemplo para quatro mil pés seria BKN040 e seguindo para seis mil pés OVC060, já que as camadas de nuvens são colocadas da menor para a maior no Metar.
E neste caso que você citou com seis mil de visibilidade e quatro mil metros de teto, o piloto ainda pode solicitar um VFR especial, mas isso fica para outro post!
Corretíssimo, obrigado pela correção.
Falha minha mesmo,
Eu que não me atentei com os valores.
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Re: Saber qual pista esta em uso
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Re: Saber qual pista esta em uso
Só achei um pouco confusa a explicação sobre a interpretação do vento.
No exemplo citado pelo Alexandre o vento está "de" 100° e não "para" 100°.
Lembrando que fazemos a interpretação do vento de onde ele sopra em relação ao norte verdadeiro e não para onde ele sopra,ou seja,o vento vem de 100°.
No exemplo citado pelo Alexandre o vento está "de" 100° e não "para" 100°.
Lembrando que fazemos a interpretação do vento de onde ele sopra em relação ao norte verdadeiro e não para onde ele sopra,ou seja,o vento vem de 100°.
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Daniel Santoro
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Re: Saber qual pista esta em uso
Pessoal, nao podemos esquecer de algo importante para a escolha da pista em uso: Declinação magnetica.
Você encontra ela na carta do aerodromo.
O vento do metar é para o norte verdadeiro, mas a indicação da pista é para o magnético.
Se tivermos uma DMG para o OESTE, somaremos ao vento do metar..se tivermos para o LESTE, subtrairemos.
Então..se temos uma DMG de 21ºW
Vento do metar = 120º
Vento que nos interessa para escolha da pista em uso : 120+21 = 141º
Você encontra ela na carta do aerodromo.
O vento do metar é para o norte verdadeiro, mas a indicação da pista é para o magnético.
Se tivermos uma DMG para o OESTE, somaremos ao vento do metar..se tivermos para o LESTE, subtrairemos.
Então..se temos uma DMG de 21ºW
Vento do metar = 120º
Vento que nos interessa para escolha da pista em uso : 120+21 = 141º
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Re: Saber qual pista esta em uso
Dani.Santoro escreveu:Só achei um pouco confusa a explicação sobre a interpretação do vento.
No exemplo citado pelo Alexandre o vento está "de" 100° e não "para" 100°.
Lembrando que fazemos a interpretação do vento de onde ele sopra em relação ao norte verdadeiro e não para onde ele sopra,ou seja,o vento vem de 100°.
To meio confuso.
Se estou no avião, chegando em SBCT o metar é SBCT 061300 10012KT 6000 -RA BKN004 OVC006 13/12 Q1022=; desconsiderando, apenas para fins de entendimento, a questão da declinação magnética; se eu quiser que meu avião fique absolutamente contra o vento, eu devo setar a proa para 100 ou para 280?
Já levando em consideração o FSX, já vi em diversos sites que o FSX informa o vento ao contrário, sendo que se estou me aproximando de um aeroporto, devo sempre procurar a cabeceira mais próxima a proa do vento indicada pois o vento será contrário.
Procede?
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Re: Saber qual pista esta em uso
Sim Rhodes, não é que o FSX informa o vento contrário, isso é regra na aviação desde os primórdios... na verdade o vento está vindo ao contrário da proa que você almeja o pouso.. você está indo na proa 150º (arredondando a de CWB) enquanto o vento vem de sentido contrário, resumindo: o vento vêm de 100 graus. Lógico que como dito anteriormente a escolha vai desde o peso da aeronave, tamanho de pista e auxílios disponíveis.
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Re: Saber qual pista esta em uso
Isso realmente confunde bem a cabeça da galera no começo!
Julio Giunti- Tenente-Coronel
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Re: Saber qual pista esta em uso
Alexandre da Silva escreveu:Julio Giunti escreveu:Em relação ao post do Alexandre, uma correção:
Ex: METAR SBCT 061300 10012KT 6000 -RA BKN004 OVC006 13/12 Q1022=
O vento no momento está para 100º e 12 KT, temos chuva leve e de 5 á 7 oitavos de nuvens a um uma altura de 4.000 pés e temos também 8 oitavos de nuvens a 6.000 pés.
O metar está com seis mil metros de visibilidade, Broken (Nublado) a 400 pés e Overcast (Encoberto) a 600 pés.
A notação correta para seu exemplo para quatro mil pés seria BKN040 e seguindo para seis mil pés OVC060, já que as camadas de nuvens são colocadas da menor para a maior no Metar.
E neste caso que você citou com seis mil de visibilidade e quatro mil metros de teto, o piloto ainda pode solicitar um VFR especial, mas isso fica para outro post!
Corretíssimo, obrigado pela correção.
Falha minha mesmo,
Eu que não me atentei com os valores.
Relaxa cara! Isso acontece!
Julio Giunti- Tenente-Coronel
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Re: Saber qual pista esta em uso
Senhores, um pouco mais sobre METAR:
https://www.voovirtual.com/t2069-metar-entendendo-e-interpretando
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Re: Saber qual pista esta em uso
Bom, se tratando de ATC do FS9 e FSX a ICA fica de lado.
Mas quem quer seguir certinho, desconsidere o ATC e voe da forma mais correta.
Eu toda hora chego para pouso e vejo outros aviões do tráfego AI decolando da cabeceira contrária
Mas quem quer seguir certinho, desconsidere o ATC e voe da forma mais correta.
Eu toda hora chego para pouso e vejo outros aviões do tráfego AI decolando da cabeceira contrária
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Re: Saber qual pista esta em uso
Keeepz escreveu:Pessoal, nao podemos esquecer de algo importante para a escolha da pista em uso: Declinação magnetica.
Você encontra ela na carta do aerodromo.
O vento do metar é para o norte verdadeiro, mas a indicação da pista é para o magnético.
Se tivermos uma DMG para o OESTE, somaremos ao vento do metar..se tivermos para o LESTE, subtrairemos.
Então..se temos uma DMG de 21ºW
Vento do metar = 120º
Vento que nos interessa para escolha da pista em uso : 120+21 = 141º
Caramba, essa informação é nova...
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Re: Saber qual pista esta em uso
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Re: Saber qual pista esta em uso
Prezados Amigos Alexandre e Julio
Até aceito a explicação de vocês, porém o ATC do Flight informa apenas em que pista devo aterrisar, ou, a que está em uso propriamente dita. Porém isto acontece muito próximo do aeroporto. Eu quero saber se tem uma forma de modificar esta informação para uma distancia maior, por exemplo, 80nm de distancia, afim de poder fazer as modificações no FMC com maior tranquilidade.
Um abraço.
João
Até aceito a explicação de vocês, porém o ATC do Flight informa apenas em que pista devo aterrisar, ou, a que está em uso propriamente dita. Porém isto acontece muito próximo do aeroporto. Eu quero saber se tem uma forma de modificar esta informação para uma distancia maior, por exemplo, 80nm de distancia, afim de poder fazer as modificações no FMC com maior tranquilidade.
Um abraço.
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Re: Saber qual pista esta em uso
Fortunati, O que você pode fazer sobre isso, é ter um Active Sky e ir em Fetch a Report e colocar o ID do aeroporto de destino antes do TOD. E lá você vai ver o Metar. Depois disso pode escolher a pista em uso.
É o que faço aqui, Antes de decolar já vejo o metar de partida e destino e alternativa, já para estar ciente do tempo por onde devo pousar ou a alternativa mesmo. Nisso, vou poder programar minha descida, APP com mais calma. Além do que tem sites por ai com metar dos aeroportos sempre atualizado como por exemplo o Redemet.
Bom é isso. Espero ter te ajudado nessa questão. Abraços.
É o que faço aqui, Antes de decolar já vejo o metar de partida e destino e alternativa, já para estar ciente do tempo por onde devo pousar ou a alternativa mesmo. Nisso, vou poder programar minha descida, APP com mais calma. Além do que tem sites por ai com metar dos aeroportos sempre atualizado como por exemplo o Redemet.
Bom é isso. Espero ter te ajudado nessa questão. Abraços.
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Re: Saber qual pista esta em uso
com certeza!!!Julio Giunti escreveu:Isso realmente confunde bem a cabeça da galera no começo!
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Re: Saber qual pista esta em uso
Fabiano.S escreveu: Fortunati, O que você pode fazer sobre isso, é ter um Active Sky e ir em Fetch a Report e colocar o ID do aeroporto de destino antes do TOD. E lá você vai ver o Metar. Depois disso pode escolher a pista em uso.
É o que faço aqui, Antes de decolar já vejo o metar de partida e destino e alternativa, já para estar ciente do tempo por onde devo pousar ou a alternativa mesmo. Nisso, vou poder programar minha descida, APP com mais calma. Além do que tem sites por ai com metar dos aeroportos sempre atualizado como por exemplo o Redemet.
Bom é isso. Espero ter te ajudado nessa questão. Abraços.
Prezado Fabiano
Grande dica! Irei instalar o Active Sky e antecipar a pista que está em uso para decolar e aterrisar. Grato pela informação.
Um abraço.
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Memória RAM: 6Gb - Kingston 669.6MHz – DDR3
Discos Rígidos: Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows 7 Profissional 64bit - Service Pack 2
Fortunati- Tenente-Coronel
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Re: Saber qual pista esta em uso
O ATC do FS é o seguinte. Se é voo IFR e cabeceira tem ILS, ele tem manda para ela. Se é voo VFR ou em lugares que não tem ILS ele te manda para a cabeceira que aponta mais pro norte (Explemplos: cabeceira 33 em SBCT, 35 em SBCY) a não ser que o vento esteja contrário (basta lembrar que se vc inicia um plano de voo simples sem configurar o clima, o vento, mesmo de 0 KT está com a direção de 0º).
_________________
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eduardoamll- Coronel
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