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O brasileiro que matou o joystick. Gse_multipart13851

O brasileiro que matou o joystick.

2 participantes

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O brasileiro que matou o joystick. Empty O brasileiro que matou o joystick.

Mensagem por Cauan Sex 19 Jun 2009, 00:42

Durante a E3 (maior feira de entretenimento e games do mundo) , em
junho, um anúncio da Microsoft causou assombro . A empresa apresentou
ao mundo o Projeto Natal, um adaptador para Xbox 360, que reconhece a
voz e o rosto dos jogadores e reproduz seus movimentos nos jogos, sem a
necessidade de um joysctick. Os sensores de movimento, profundidade e
voz tornam possível personalizar jogos, digitalizar objetos (como um
skate) e até interagir com amigos virtuais.


O responsável por isso acontecer é o curitibano Alex Kipman, que
preferiu homenagear a capital do Rio Grande do Norte, sua grande paixão
, na hora de dar nome ao projeto que ele conduz na Microsoft. Em
entrevista à Galileu, Kipman conta um pouco sobre seu papel no
desenvolvimento do game e como ele funciona.



O brasileiro que matou o joystick. Kipman

Galileu: Qual foi seu envolvimento no projeto?


Kipman: Eu sou o diretor de incubação do Xbox. Meu trabalho é
encubar novas tecnologias e criar oportunidades de novas experiências
para os usuários do Xbox . O Natal é uma delas. Parte do meu trabalho é
pensar como as nossas experiências se conectam com a visão da Microsoft
e procurar oportunidades de mais e melhores experiências .


Galileu: O nome em português foi idéia sua?


Kipman: O nome foi sim, minha ideia. A Microsoft usa cidades como
nomes- códigos. A pessoa que idealiza o projeto normalmente o nomeia .
Eu sou brasileiro nascido em Curitiba, mas há muito tempo amo as praias
do Nordeste e Natal continua sendo uma das minhas cidades favoritas em
todo o mundo. O nome “Projeto Natal” veio da minha vontade de
homenagear o Brasil e também porque o nome significa “nascer” em latim
e, considerando a nova audiência que o Projeto Natal trará ao Xbox… o
nome é perfeito!


Galileu: Como o videogame funciona?


Kipman: Neste momento nós não estamos revelando todos os detalhes
sobre como a tecnologia funciona. Mas o que eu posso te dizer é que o
Projeto Natal é cheio de ” mágica ” da Microsoft. Esta mágica inclui
uma câmera RGB, um sensor de profundidade e um microfone com um
processador personalizado. Todo esse hardware especial funciona através
de um software inovador da Microsoft que nos permite captar seus
movimentos e expressões do seu rosto, até nos permite responder à sua
voz!


Galileu: Vocês anunciaram que o videogame não só reconhece mais entende a sua voz. Como é que isso funciona?


Kipman: Sim, ele não só reconhece como entende sua voz. É por isso
que nós dizemos que “tudo o que você precisa é experiência de vida”. Se
você sabe como se mover ou falar, você e seus amigos podem
instantaneamente se lançar a qualquer experiência no Projeto Natal.
Essa é razão pela qual estamos tão empolgados com o projeto, ele
realmente tem potencial para transformar social gaming (não existe uma
tradução exata do termo para o português, mas o conceito trata de
tornar os games uma experiência mais comunitária e menos individual ) –
e o entretenimento – para sempre.


Galileu: A Microsoft planeja fazer do Xbox um centro de entretenimento que combine vídeo, TV e internet em um único aparelho?


Kipman: Eu acredito que o Xbox tem algo para todos. Se você é
alguém que nunca pegou um controle nas mãos, a simples e natural
aproximação ao Projeto Natal fará com que você queira jogar e se
divertir com ele. No Xbox, isso poderia ser jogando videogame,
assistindo TV ou apenas socializando com seus amigos em pessoa ou
online.


Galileu: Quando o Projeto Natal estará disponível no Brasil?


Kipman: Nós não estamos anunciando a data de lançamento agora, mas
nós enviamos centenas de kits de desenvolvimento para nossos parceiros
durante a E3 para que suas equipes de criadores comecem a sonhar com
todas as possibilidades que o Projeto Natal oferecerá a eles. Como
dissemos na E3, o Projeto Natal vai funcionar com qualquer Xbox que já
foi vendido mas nós não temos ainda uma média de preço para anunciar.


Galileu: A tecnologia foi desenvolvida especialmente para videogames ou ela tinha algum outro uso antes?


Kipman: O foco da minha equipe é transformar o social gaming e o
entretenimento para sempre. Foi para isso que essa tecnologia foi
criada.


Galileu: Em que tipo de jogos vocês estão trabalhando?


Kipman: Nós não anunciamos nenhum jogo ainda. Eu sou o cara que
inventa as cores e os pincéis que criarão a paleta para os criadores de
games. O Projeto Natal e as tecnologias com as quais eu trabalho apenas
definem um novo conjunto de cores e pincéis para serem usados por game
designers. Meu trabalho é assegurar-me de que os criadores de games são
apenas limitados por quão longe suas imaginações podem levá-los.
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O brasileiro que matou o joystick. Empty Re: O brasileiro que matou o joystick.

Mensagem por alberto Sex 19 Jun 2009, 10:42

muito interessante!

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