Dicas para voar por FMC
+4
Douglas Moreira
Duley
compunew
ls_miguel
8 participantes
Página 1 de 1
Dicas para voar por FMC
Olá a todos! Estive vendo esse video (https://www.youtube.com/watch?v=_MyHWQGs-W4), e achei interessante a forma rápida e pratica de utilizar o FMC. Confesso que tenho um pouco de temor desse equipamento e até hoje, não utilizo em meus voos embora, tenho aeronaves com esse aparelho .
Estou decidido a fazer um primeiro voo com ele mas, gostaria de aprender um método prático e rapido como o abordado no video.
Portanto pensei em criar uma plano de voo pelo www.simroutes.com, baseado em planos de voo que tenho no meu flight simulator, e então, salvar no formato pmdg. As dúvidas são:
- Onde salvar o plano de voo para que seja aberto pelo fmc?
- Depois de aberto no fmc o que estara faltando configurar no fmc ?
- E uma pergunta besta: Quando eu estiver para decolar, é o vnav que deverá estar ativo no piloto automatico?
Gostaria que postassem aqui nesse tópico, suas contribuições para minha instrução e também de outros novatos que desejam de uma forma prática e descomplicada começar a utilizar o FMC
Estou decidido a fazer um primeiro voo com ele mas, gostaria de aprender um método prático e rapido como o abordado no video.
Portanto pensei em criar uma plano de voo pelo www.simroutes.com, baseado em planos de voo que tenho no meu flight simulator, e então, salvar no formato pmdg. As dúvidas são:
- Onde salvar o plano de voo para que seja aberto pelo fmc?
- Depois de aberto no fmc o que estara faltando configurar no fmc ?
- E uma pergunta besta: Quando eu estiver para decolar, é o vnav que deverá estar ativo no piloto automatico?
Gostaria que postassem aqui nesse tópico, suas contribuições para minha instrução e também de outros novatos que desejam de uma forma prática e descomplicada começar a utilizar o FMC
Abs
Abs
compunew- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 09/04/2011
Reputação : 5
Simulador preferido : FS9
Nacionalidade :
Re: Dicas para voar por FMC
747 PMDG
Depois de preencher o aero de origem e destino ... digite por ex: SBPASBGL e clique em coroute ... isso caregara sua rota no FMC.Lembrando que deve salva-la na pasta fligthplans na pasta PMDG.Depois de carregado,faça a saida e chegada.Segue um link bem util em PTBR.
https://www.youtube.com/watch?v=mVR8gv3LXiM
Abs
https://www.youtube.com/watch?v=mVR8gv3LXiM
Abs
-
Nacionalidade :
Desculpa responder dessa forma, mas acho que esse tipo de pergunta não deve ser feita aqui no forum.
Explicar num tópico como operar um FMC não tem cabimento. Seria o mesmo que perguntar "como dirigir?".
É um sistema bastante complexo, que existem funcionalidades que mesmo os mais experts as vezes apanham.
Recomendo pesquisar bastante, ler manual, ver tutoriais, videos no youtube (tem aos montes) e praticar. A partir dai sim, dúvidas isoladas serão respondidas de forma muito mais completa do que tentar explicar em algumas linhas como usar o FMC.
Explicar num tópico como operar um FMC não tem cabimento. Seria o mesmo que perguntar "como dirigir?".
É um sistema bastante complexo, que existem funcionalidades que mesmo os mais experts as vezes apanham.
Recomendo pesquisar bastante, ler manual, ver tutoriais, videos no youtube (tem aos montes) e praticar. A partir dai sim, dúvidas isoladas serão respondidas de forma muito mais completa do que tentar explicar em algumas linhas como usar o FMC.
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Reputação : 325
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Duley escreveu:Desculpa responder dessa forma, mas acho que esse tipo de pergunta não deve ser feita aqui no forum.
Por isso mesmo indiquei o video.... mas dar umas dicas tambem nao custa nada.
Abs
-
Nacionalidade :
Duley, respeito a sua opinião e ja por muito tempo, tenho tentado e apanhado muito para conseguir algo que para muitos basta apenas ler alguns tutoriais e tudo feito. Ja opero o Flight simulator por muitos anos e posso dizer que em matéria de configuração, instalação de aeronaves, cenarios, e voo basico, conheço muito bem. Porem, quando encontrei esse forum, digo desde já, o flight simulator teve um tempero a mais em minha vida de simulação . No entanto, quando você me diz para ir consultar apenas videos e tutoriais fora e dizer que não tem cabimento de fazer perguntar referentes ao simulador que todos aqui se dedicam, é como se eu fosse acolhido para morar num lar onde se recusam servir alimento .
Eu espero assim como todos, ser bem acolhido e quando necessário, instruido em dúvidas pertinentes ao que o forum se propõem. Sei que meus colegas não tem a obrigação de ficar ensinando a tudo que se pergunta mas, com humildade, insisto em ser ajudado. A propósito, agradeço ao compunew pela dica.
Grande abraço a todos
Eu espero assim como todos, ser bem acolhido e quando necessário, instruido em dúvidas pertinentes ao que o forum se propõem. Sei que meus colegas não tem a obrigação de ficar ensinando a tudo que se pergunta mas, com humildade, insisto em ser ajudado. A propósito, agradeço ao compunew pela dica.
Grande abraço a todos
Não há de que ... afinal os foruns são pra isso tambem ... auxiliar a quem precisa .... me lembro que quando eu não sabia nada muitos lá no Aero Virtual (Fora do ar) me ajudaram,principalmente o Kokol,que a propósito faz muita falta aqui.O manual que o Duley fez me salvou na época,pois não conhecia nada de MD-11.Depois fui me aperfeiçoando.Mas enfim ... é complicado mesmo ensiar algo tão complexo como o FMC,ainda se eu estivesse com o simulador aberto poderia te ajudar mais e melhor,mas não posso no momento pois estou fazendo conversão de vídeo.Tenho aqui um manual muito bom em PTBR que foi disponibilizado no AV e farei o up para postar o link aqui pra voce e pra quem mais precisar.Posteriormente estarei editando para postar o link.
Não me lembro o nome do Autor,alguem daqui deve saber,peço que por gentileza postem os creditos por mim.
LINK
Abs
Não me lembro o nome do Autor,alguem daqui deve saber,peço que por gentileza postem os creditos por mim.
LINK
Abs
Última edição por compunew em Sex 12 Ago 2011, 12:43, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : inserir link na postagem)
-
Nacionalidade :
Muito obrigado pelo arquivo!
Miguel, infelizmente nosso forum não tem todos os materiais e as vezes é necessário sim ir a outras fontes para buscar maiores informações. Tanto é que na maioria (pra não dizer todos) dos tópicos com perguntas mais abrangentes, o pessoal coloca links para outros locais, o que por enquanto não foi diferente nesse.
Eu espero que você entenda e não generalize a minha resposta. Não é má vontade ou "querer deixar de servir o alimento", mas porque realmente é complexo explicar o funcionamento e funcionalidades de um FMC. Tão complexo que entre os manuais de operação de um avião, ele é sempre o maior. Passa facilmente das 300 páginas.
Mas como eu disse, dúvidas menos abrangentes, certamente você conseguirá obter maior número de respostas e mais completas. E tenha certeza que vou ajudar se for do meu conhecimento.
Eu espero que você entenda e não generalize a minha resposta. Não é má vontade ou "querer deixar de servir o alimento", mas porque realmente é complexo explicar o funcionamento e funcionalidades de um FMC. Tão complexo que entre os manuais de operação de um avião, ele é sempre o maior. Passa facilmente das 300 páginas.
Mas como eu disse, dúvidas menos abrangentes, certamente você conseguirá obter maior número de respostas e mais completas. E tenha certeza que vou ajudar se for do meu conhecimento.
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Reputação : 325
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Miguel, acho que seria melhor vc praticar com o 737 da wilco ou pmdg... tbm comecei receoso com o FMC mas depois que peguei a prática nos 737's ficou mais fácil entender o das outras aeronaves. Fica a dica
Abraços!
Abraços!
Douglas Moreira- Banido
-
Inscrito em : 12/08/2011
Reputação : 31
Nacionalidade :
Sem problemas Duley. Acabei de ler o link do compunew e não vejo a hora de por a mão na massa! Agradeço a compreensão e espero contar com a sua ajuda quando possivel
Apesar de ser com o PMDG do fs9..a lógica muda pouca coisa de uma aeronave para outra!
http://avagroup.motionforum.net/t27-programar-o-fmc
Digo que antes de saber programar é preciso saber muitas outras coisa ligadas a navegação.
- Saber os indicativos ICAO dos aeródromos;
- Saber os indicativos de rota (intercessões, VOR e NDB) contidos nas ERC (Cartas de rota)
- Saber escolher a melhor rota de acordo com as condições meteorológicas;
- Saber das especificidades e peculiaridades da aeronave que está operando;
- Conhecer sobre gerenciamento de vôo;
- Regras do "AR" - contidas na bíblia sagrada da aviação ICA 100-12
- Saber interpretar as cartas (ADC/PDC, IAC, RNAV, SID , STAR);
São vários os quesitos necessários para saber operar um FMC ou um FMGC(airbus) e mesmo assim você não saberá tudo. Mas valerá o seu esforço, a sua dedicação e a sua paciência para começar a ver resultados.
Não espere que em 30 dias ou 6 meses você sairá dominando este equipamento. Eu tenho cerca de 16 anos de aviação virtual e pelo menos uns 7 que eu opero com aeronaves que possuem este maravilhoso equipamento. E a cada dia descubro mais e mais coisas boas sobre ele...
Abraços e boa sorte!
Apesar de ser com o PMDG do fs9..a lógica muda pouca coisa de uma aeronave para outra!
http://avagroup.motionforum.net/t27-programar-o-fmc
Digo que antes de saber programar é preciso saber muitas outras coisa ligadas a navegação.
- Saber os indicativos ICAO dos aeródromos;
- Saber os indicativos de rota (intercessões, VOR e NDB) contidos nas ERC (Cartas de rota)
- Saber escolher a melhor rota de acordo com as condições meteorológicas;
- Saber das especificidades e peculiaridades da aeronave que está operando;
- Conhecer sobre gerenciamento de vôo;
- Regras do "AR" - contidas na bíblia sagrada da aviação ICA 100-12
- Saber interpretar as cartas (ADC/PDC, IAC, RNAV, SID , STAR);
São vários os quesitos necessários para saber operar um FMC ou um FMGC(airbus) e mesmo assim você não saberá tudo. Mas valerá o seu esforço, a sua dedicação e a sua paciência para começar a ver resultados.
Não espere que em 30 dias ou 6 meses você sairá dominando este equipamento. Eu tenho cerca de 16 anos de aviação virtual e pelo menos uns 7 que eu opero com aeronaves que possuem este maravilhoso equipamento. E a cada dia descubro mais e mais coisas boas sobre ele...
Abraços e boa sorte!
Inscrito em : 06/03/2010
Reputação : 411
Nacionalidade :
Muito bom o link ULTRA! Vai ajudar bastante
Se precisar de ajuda podemos fazer um voo On-line pelo TS ou mesmo Skype ou Msn.
Caso tenha interesse me adicione no MSN.
alexandredasilva1510@hotmail.com
Um abraço amigo.
Se precisar de ajuda podemos fazer um voo On-line pelo TS ou mesmo Skype ou Msn.
Caso tenha interesse me adicione no MSN.
alexandredasilva1510@hotmail.com
Um abraço amigo.
Meu canal no Youtube.
Gostaria de agradecer a ajuda dos colegas aqui e dizer que, consegui fazer meu primeiro voo com FMC no boeing 747 da PMDG. É lógico que eu ainda tenho algumas dificuldades mas, já estou conseguindo me familiarizar com o equipamento
Mais uma vez obrigado, a todos!
Mais uma vez obrigado, a todos!
Não vivo sem ele!!
Inclusive no CLS, que é bem simples
Não vivo sem ele!!
Inclusive no CLS, que é bem simples
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Reputação : 447
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Boa noite, também quero muito aprender a configurar o fmc do 747-400 da PMDG.
Agradeço a todos desde já
Agradeço a todos desde já
bielslemos- Banido
-
Inscrito em : 01/08/2011
Nacionalidade :