Como funciona o sistema anticolisão TCAS usado em aviões comerciais.
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marcos1sp
edersonbilck
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Como funciona o sistema anticolisão TCAS usado em aviões comerciais.
TCAS significa Traffic alert and Collision Avoidance System, ou Sistema de Alerta de Tráfego e Evitação de Colisão, e é um dispositivo computadorizado, projetado para reduzir o perigo de colisão entre duas ou mais aeronaves durante o vôo.
O TCAS monitora o espaço aéreo ao redor de uma aeronave, independentemente do controle de tráfico aéreo, e alerta o piloto da presença de outro avião em sua área e que possa apresentar ameaça de colisão. O TCAS é uma implementação de outro instrumento, o ACAS (Airborne Collision Avoidance System ou Sistema Transportado de Evitagem de Colisão), um sistema obrigatório em aeronaves com mais de 5700 quilos e autorizada a carregar mais de 19 passageiros.,
Atualmente o sistema TCAS é fabricado por duas gigantes norte-americanas, a Rockwell Collins e a Honeywell.
Nas modernas cabines de comando, ou cockpit, o display do TCAS é integrado ao display de navegação, enquanto nas cabines mais antigas e naquelas com instrumentos mecânicos, o display do TCAS subsitui outro equipamento, o IVSI (Instantaneous Vertical Speed Indicator), que indica instantaneamente a velocidade com que a aeronave está descendo ou subindo.
COMO FUNCIONA O TRANSPONDER.
TCAS III:O TCAS III é a próxima geração entre sistemas de evitação de colisão e atualmente se encontra em fase de desenvolvimento. O sistema deverá permitir aos pilotos manobras horizontais, além das manobras verticais disponíveis nas duas classes atuais. O sistema poderá intruir o comandante a "virar à direita e subir", enquanto na outra aeronave o alerta seria de "virar à direita e descer", permitindo total separação entre os aviões, tanto em sentido vertical como horizontal, Alarmes Falsos: Devido os sistemas ocasionalmente dispararem alarmes falsos, todos os pilotos atualmente são intruídos a considerar verdadeiras todas as mensagens, e imediatamente responder à elas. Tanto a FAA como as autoridades de diversos países estabelecem que em caso de conflito entre entre as mensagens do TCAS e as do controle de tráfego aéreo, deve prevalecer às do TCAS.
TCAS II:O TCA II é a segunda geração desse tipo de intrumento e atualmente é usado na maioria dos equipamentos da aviação comercial, O TCA II oferece todos os benefícios do TCAS I, mas oferece ao piloto intruções fonéticas para que o perigo seja evitado. Os avisos podem ser do tipo "corretivos" que sugerem ao piloto mudanças de altitude através de alertas do tipo "descend, descend ou climb, climb" (desça, desça, suba, suba), ou preventivos que sugerem ações. Outros alertas podem ser emitidos, entre eles "Monitor Vertical Speed", que sugere ao piloto que monitore sua ascenção vertical, O sistema TCAS II opera de forma sincronizada entre todos os aviões de uma mesma vizinhança. Se em um deles o TCAS II alerta o piloto a descer, em outra aeronave o sistema informa o comandante a subir, maximizando assim a separação entre duas aeronaves.
Versões de TCAS: O TCAS I é a primeira geração de tecnologia de eviatação de colisão. É um sistema mais barato e menos capaz que os modernos TCAS II. O TCAS I monitora a situação de tráfico ao redor da aeronave em um raio de 65 km e oferece informações de rumo e altitude de outras aeronaves. Além disso, o sistema gera alertas de colisão na forma de TA (Traffic Advisory ou aviso de Tráfico). O TA alerta ao piloto que outra aeronave está próxima de sua vizinhança, emitindo um alerta sonoro de "traffic, traffic", mas não oferece nenhuma forma de correção. Cabe ao piloto e ao controle de tráfego decidir o que fazer. Quando a ameaça termina, o sistema anuncia "clear of conflict", ou livre de colisão
Funcionamento O sistema TCAS envolve a comunicação eletrônica entre todas a aeronaves equipadas com um transponder apropriado. O transponder é um sistema de radiocomunicação entre o avião e o radar, e que informa dados de telemetria da aeronave, entre eles, o número do vôo, altitude, velocidade e direção, Utilizando a frequência de 1030 mHz, o TCAS de uma aeronave "interroga" todos os outros TCAS das aeronaves que estejam ao seu alcance, e todas as outras aeronaves "respondem" à solicitação na frequencia de 1090 mHz. Este ciclo de "perguntas e respostas" eletrônicas ocorre diversas vezes por segundo.
VETORIZAÇAO TRIDIMENSIONAL FUNÇAO DO TRASPONDER
Através dessa troca constante de dados, o computador interno do TCAS monta um mapa tridimensional das aeronaves no espaço adjacente, utilizando principalmente a localização, rumo, altitude e velocidade. Utilizando esses dados o sistema então projeta a posição futura de todas as aeronaves, determinando os riscos potenciais de colisão,
É importante notar que o TCAS e suas variantes somente operam e interajem com aeronaves que utilizam transponder e que estes estejam em operação.
Creditos Cmt marquinhos
Última edição por edersonbilck em Sex 12 Ago 2011, 00:00, editado 1 vez(es)
marcos1sp- Moderador
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Re: Como funciona o sistema anticolisão TCAS usado em aviões comerciais.
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Re: Como funciona o sistema anticolisão TCAS usado em aviões comerciais.
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Re: Como funciona o sistema anticolisão TCAS usado em aviões comerciais.
Muito bom mesmo,tipo,na hora que por exemplo, o TCAS,Detecta outra aeronave,o piloto que tem que tira a aeronave da rota,ou o TCAS age sozinho,um para cada lado?
Porque se for igual anda de Bicicleta,que você ver outra na frente,e que desviar,é impressionante,como agente vai,ambos,pro mesmo lado tentando desvia,e acaba batendo ,falo por experiencia propria,sempre escolho o lado errado
Porque se for igual anda de Bicicleta,que você ver outra na frente,e que desviar,é impressionante,como agente vai,ambos,pro mesmo lado tentando desvia,e acaba batendo ,falo por experiencia propria,sempre escolho o lado errado
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"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Re: Como funciona o sistema anticolisão TCAS usado em aviões comerciais.
Netinho, os pilotos é que têm que desviar. O TCAS só avisa (no caso do TA - Traffic Advisory) e manda subir ou descer (no caso do RA- Resolution Advisory).
No caso do RA, quando ele manda subir ou descer, o piloto deve executar a manobra imediatamente.
No caso do RA, quando ele manda subir ou descer, o piloto deve executar a manobra imediatamente.
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Artur Santos
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Re: Como funciona o sistema anticolisão TCAS usado em aviões comerciais.
Apenas complementando... As aeronaves "conversam" e então na cabine de um avião o TCAS manda subir e na cabine do outro ele manda descer. Dessa forma não ocorre a situação que vc citou de escolher o mesmo lado.
Teve um acidente sério entre um Tupolev e um Boeing em que os pilotos de um deles ignorou o TCAS e fez o contrário do que ele recomendava enquanto no outro avião os pilotos seguiram o TCAS. Resultado: colidiram no ar porque ambos desviaram pro mesmo lado (se nao me engano ambos subiram).
Teve um acidente sério entre um Tupolev e um Boeing em que os pilotos de um deles ignorou o TCAS e fez o contrário do que ele recomendava enquanto no outro avião os pilotos seguiram o TCAS. Resultado: colidiram no ar porque ambos desviaram pro mesmo lado (se nao me engano ambos subiram).
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Re: Como funciona o sistema anticolisão TCAS usado em aviões comerciais.
Ok,Esclarecido,Obrigado Alvega e Duley
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"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
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