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Mensagem por maiconcarlos Seg 01 Ago 2011, 13:33

Olá, é meu primeiro post, e vou postar uma dúvida sobre navegação.

Atualmente estou aprendendo VOR e já tenho feito vários voos curtos, por exemplo, Brasília a Goiana.

Falando com um amigo ele disse que é perca de tempo utilizar VOR e que todo mundo usa GPS, então, queria saber como as empresas reais fazem atualmente, elas utilizam GPS? Mas como fica as aerovidas que são balizadas por VOR?

Obrigado

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Mensagem por sergiotucano Seg 01 Ago 2011, 14:02

Maicon, seguinte! Perca de tempo é ouvir esse tipo de comentário do seu amigo... thumbsup

Navegação por VOR ou ADF é o princípio da navegação aérea, sem esses conhecimentos não podemos, nem devemos, fazer qualquer outro tipo de navegação.

As aeronaves mais novas utilizam um sistema de triangulação de posicionamento, um GPS ou mais especificamente um sistema GNSS.

Porém, este sistema PODE fazer a navegação autonoma mas para realizar certos procedimentos é necessário ter conhecimento da navegação VOR/ADF.

Por exemplo, voar o 727, o GNSS é limitado e alguns nem GNSS possuem, só mesmo o VOR e o ADF, então...

Sem falar nas aeronaves leves, claro, é possível acoplar um GPS nessas aeronaves, porém, o GPS só serve para orientação e não navegação.

Continue seus estudos, e siga em frente o mais real possível ! Very Happy thumbsup
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Mensagem por Alexandre da Silva Seg 01 Ago 2011, 15:40

sergiotucano escreveu:Maicon, seguinte! Perca de tempo é ouvir esse tipo de comentário do seu amigo... thumbsup

Navegação por VOR ou ADF é o princípio da navegação aérea, sem esses conhecimentos não podemos, nem devemos, fazer qualquer outro tipo de navegação.

As aeronaves mais novas utilizam um sistema de triangulação de posicionamento, um GPS ou mais especificamente um sistema GNSS.

Porém, este sistema PODE fazer a navegação autonoma mas para realizar certos procedimentos é necessário ter conhecimento da navegação VOR/ADF.

Por exemplo, voar o 727, o GNSS é limitado e alguns nem GNSS possuem, só mesmo o VOR e o ADF, então...

Sem falar nas aeronaves leves, claro, é possível acoplar um GPS nessas aeronaves, porém, o GPS só serve para orientação e não navegação.

Continue seus estudos, e siga em frente o mais real possível ! Very Happy thumbsup

Uma aula de navegação que o Sérgio te deu Maicon, realmente concordo com ele. O futuro tende a tirar esses sistemas mais é claro que atualmente estuda-se isso em salas de Piloto Comercial, em quando eles existirem não se pode despreza-los.

thumbsup

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Mensagem por Frysis Seg 01 Ago 2011, 15:53


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Mensagem por maiconcarlos Seg 01 Ago 2011, 15:57

Obrigado pessoal, era isso mesmo que imaginava.

Agora sabem como é, quando alguém tem preguiça de aprender ficar querendo desfazer do que estamos aprendendo.

att

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Mensagem por Fontenele Seg 01 Ago 2011, 16:00

maiconcarlos escreveu:Olá, é meu primeiro post, e vou postar uma dúvida sobre navegação.

Atualmente estou aprendendo VOR e já tenho feito vários voos curtos, por exemplo, Brasília a Goiana.

Falando com um amigo ele disse que é perca de tempo utilizar VOR e que todo mundo usa GPS, então, queria saber como as empresas reais fazem atualmente, elas utilizam GPS? Mas como fica as aerovidas que são balizadas por VOR?

Obrigado

Eu tinha esta mesma dúvida e sempre fui fascinado por navegação através de VOR. São estruturas de nível mundial que não devem ser desprezadas. Agora, na real, em um voo de Fortaleza a Brasília, são usadas as aerovias guiadas por VOR ou por questões de custo, são feitos voos diretos guiados por GPS ou seu equivalente na navegação aérea?

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Mensagem por sergiotucano Seg 01 Ago 2011, 16:15

Fontenele, os voos todos são feitos seguindo uma aerovia.

Lembrando que as aerovias podem ser de mão única ou mão dupla.
Caso a aerovia seja de mão dupla deve-se seguir a regra semi-circular, ou seja, voos seguindo o rumo entre 0 a 179º FL Ímpar, 180-359 FL Par.

Isso em Voos IFR.

Já para os VFR é comum voar DCT (Direto). Por exemplo, um voo entre Guaratinguetá e SJ dos Campos, o plano de voo seria preenchido +/- dessa forma:

SBGW DCT SBSJ
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Mensagem por leandroLPPT Seg 01 Ago 2011, 16:51

Cara, estude VOR/ADF... faça um voo com treino em QDR/QDM ... DME/... nossa... GPS é só mesmo para "localização" de área...

Bons Estudos!!

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Mensagem por Cristovão Ter 02 Ago 2011, 11:56

As aeronaves que dispõe de sistemas GPS, GNSS, não tenha dúvida que é esse que elas utilizam, até porque muitas rotas não são balizadas por VOR ou NDB, quando se fala em procedimentos de aproximação então, enquanto a aproximação por GPS pode se resumir a uma única curva e já esta na final, no VOR ou NDB o vôo pode durar até 10 minutos a mais com horbitas e afastamentos. Porém, no Brasil o GPS ainda não esta apto para ser o sistema exclusivo de navegação, principalmente para aproximações. Exemplo recente ocorreu em SBMG, onde o procedimento GPS foi suspenso por apresentar imprecisão, dai só restou o NDB, e se não fores capaz de voar NDB não voas instrumento para SBMG. Ja fiz uma aproximação GPS para um aerodromo ( no real) e ao atingir a MDA não avistamos a pista, ao olhar para esquerda o aerodromo estava a umas 3nm da posição, a Jeppsen confirmou o erro no banco de dados. Nos EUA aconteceu recentemente em um grande aeroporto com um 747, o Cmd fez duas aproximações e saia completamente fora.

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Mensagem por sergiotucano Ter 02 Ago 2011, 12:22

Cristovão escreveu:As aeronaves que dispõe de sistemas GPS, GNSS, não tenha dúvida que é esse que elas utilizam, até porque muitas rotas não são balizadas por VOR ou NDB, quando se fala em procedimentos de aproximação então, enquanto a aproximação por GPS pode se resumir a uma única curva e já esta na final, no VOR ou NDB o vôo pode durar até 10 minutos a mais com horbitas e afastamentos. Porém, no Brasil o GPS ainda não esta apto para ser o sistema exclusivo de navegação, principalmente para aproximações. Exemplo recente ocorreu em SBMG, onde o procedimento GPS foi suspenso por apresentar imprecisão, dai só restou o NDB, e se não fores capaz de voar NDB não voas instrumento para SBMG. Ja fiz uma aproximação GPS para um aerodromo ( no real) e ao atingir a MDA não avistamos a pista, ao olhar para esquerda o aerodromo estava a umas 3nm da posição, a Jeppsen confirmou o erro no banco de dados. Nos EUA aconteceu recentemente em um grande aeroporto com um 747, o Cmd fez duas aproximações e saia completamente fora.

Mas esse problema do GPS desalinhado é problema de quem realizou os voos testes para a certificação da rnav para o tal aerodromo, e falando da jeppesen, o erro foi deles e não do gps, correto?

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Mensagem por Cristovão Ter 02 Ago 2011, 15:18

Seja de quem for a culpa, não muda o fato de que precisa-se dominar tanto um como o outro, seja GPS ou VOR e NDB, enquanto um otimiza muito a operação, os outros são recursos disponíveis onde o GPS, seja por que for, não podera ser utilizado. O que quis demonstrar é que não existe essa discussão de que só GPS ou só VOR/NDB, é preciso dominar todos os meios disponíveis de navegação, se não uma hora ou outra fica impossibilitado de operar. Pelo menos por enquanto!

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Mensagem por Fortunati Ter 02 Ago 2011, 15:42

Concordo em gênero, número e grau com que os amigos disseram. É simplesmente fantástico voarmos e poder utilizar os VOR`s e ADF`s existentes pelo percurso, que vai desde a decolagem até a aterrissagem. E quanto mais usamos, mais aprendemos com eles. É super gratificante
Um abraço.
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Mensagem por sergiotucano Ter 02 Ago 2011, 16:07

Com certeza Cristovão, um "aeronavegador" deve dominar todos os procedimentos de pouso , seja ele qual for !

Mas do modo que você escreveu me passou a impressão que estava colocando que os procedimentos RNAV eram imprecisos.

E como eu disse, na minha primeira postagem, VOR/ADF é o primordial e mais básico a ser aprendido ! Very Happy


---


Pior que é Fortunati ! Very Happy

Da um prazer enorme fazer procedimentos VOR/ADF corretamente !
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Mensagem por Cristovão Ter 02 Ago 2011, 18:17

Boa Sergio! Esse negócio de escrever muito sem ser escritor as vezes da nisso!! hehehe

Mas só pra tu ter uma idéia do que eu acho de VOR e NDB, a aeronave que eu mais vôo no FS é o DF722. Não preciso falar mais nada né! Ali ou tu usa o VOR e o NDB ou não voa. Apesar que to procurando um GNSS pra ele por causa de umas rotas preferenciais, POA/GIG e vice versa por exemplo.

Perdoe pela falta de clareza! Grande abraço!

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Mensagem por sergiotucano Ter 02 Ago 2011, 19:07

Opa ! tenho voado bastante o 727 da DF também...

da uma olhada :
https://www.voovirtual.com/t10646-fs9-727-da-rio-cargo-chegando-no-gig

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Mensagem por Airbus Driver Seg 15 Ago 2011, 13:23

maiconcarlos escreveu:Olá, é meu primeiro post, e vou postar uma dúvida sobre navegação.

Atualmente estou aprendendo VOR e já tenho feito vários voos curtos, por exemplo, Brasília a Goiana.

Falando com um amigo ele disse que é perca de tempo utilizar VOR e que todo mundo usa GPS, então, queria saber como as empresas reais fazem atualmente, elas utilizam GPS? Mas como fica as aerovidas que são balizadas por VOR?

Obrigado

Tudo bom Maicon ?

Cara, quando o cmte 'recebe' uma aeronave para efetuar uma determinada etapa, ele irá receber de um funcionário da empresa a documentação pertinente a esse vôo. A documentação é composta de:

- Navegação
- Meteorologia (metar, taf, sigwx, wind aloft)
- Instrução de carregamento
- Notoc (Notification to Captain - é um documento que o cmte assina caso tenha alguém armado a bordo, etc)
- Take off data
- Fueling Order (instrução de abastecimento)


Como voce falou, as aeronaves mais modernas navegam por Inercial e GPS. Então a rota é inserida no FMC ou MCDU (airbus) normalmente via from/to ou coroute. Durante a rota o piloto que não estiver voando vai monitorando pela navegação impressa se os estimados, consumo de combustível (etc) estão aproximados com a rota que a aeronave está voando via inercial/gps.

Acho que foi isso que entendi da sua pergunta, um abraço.

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Mensagem por cafejava Seg 15 Ago 2011, 13:34

O pessoal deu uma aula aí pra cima... excelente!

Vou falar por mim, mesmo voando LNAV, eu jamais deixo de fazer uma navegação secundária utilizando VORs e NDBs. Como na avião tudo deve ser redundante, acredito que com a navegação não deva ser diferente. Mesmo sabendo que o GNSS é redudante, ainda faço minha própria redundância, e estou sempre pronto para assumir o controle do avião. Além de tudo, isso torna o vôo menos monótono.

Um abraço.
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Mensagem por Abner Sáb 20 Ago 2011, 01:05

Maicon, eu comecei a entender VOR com esses vídeos:
VOR Parte 1

VOR Parte 2

VOR Parte 3

Use o Cessna Grand Caravan 208B do Fs9.
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Mensagem por Julio Giunti Dom 04 Set 2011, 02:12

Meu primeiro post aqui também!

Hoje 99% da navegação aérea brasileira é realizada por aerovias balizadas em VOR e NDB. Já existem alguns novos procedimentos em uso chamados Rnav que são rotas, Sids e Star balizadas via GPS.

Hoje já é realidade a desativação progressiva de todos NDB's até 2015, e a substituião de todos VOR"s que agora são D-VOR'S que são VORS com sistema Doppler que dá uma maior acuracidade nas radiais.

Curiosidade: Guarulhos já recebeu seu ILS CAT III e aguarda apenas a homologação do mesmo pelo GEIV para operação.

Mas todo este sistema atual será substituido dentro em breve pelo sistema ADS-B e ADS-C (Automatic Dependent Surveilance Broadcast e Contract) que serao navegações realizadas por equipamentos satelitais e de solo, aonde não mais se dependerá dos radares para a cobertura do espaço aéreo brasileiro. A melhoria é que não se perderá o contato radar de aeronaves atrás de acidentes geográficos e nem se terão os tão discutíveis buracos negros radar e de comunicação que são realmente discutíveis pois o Brasil já tem 100% de cobertura de comunicações e quase isso tambem de radar.

Todo o controle da FIR Atlantico hoje já é realizada neste sistema depois do acidente do AFR447, aonde o VFH recebe e envia dados, comandos e reportes de posição via texto entre o controlador e o controlador. A comunicação de voz é apenas em caso de falha do sistema primário.

Dentro em breve com a implantação e homologação deste sistema, as aerovias deixarão de existir e serão possíveis rotas diretas entre dois pontos, apenas se respeitando os níveis pares e impares de acordo com o que é realizado hoje.

Portanto a navegação aérea vai mudar radicalmente daqui há alguns anos, mas todos pilotos devem e tem a obrigação de saber a navegação via NDB, VOR, fazer arco DME, QDM e QDR...

Eu como controlador por exemplo estou aprendendo no curso a controlar APP convencional com Flightstrip sem olhar radar. Isso quando não existe mais no Brasil, mas em caso de uma pane geral do sistema volta o velho convencional e fichinha pra anotar...
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