Navegação Real
+8
Fortunati
Cristovão
leandroLPPT
Fontenele
Frysis
Alexandre da Silva
sergiotucano
maiconcarlos
12 participantes
Página 1 de 1
Navegação Real
Olá, é meu primeiro post, e vou postar uma dúvida sobre navegação.
Atualmente estou aprendendo VOR e já tenho feito vários voos curtos, por exemplo, Brasília a Goiana.
Falando com um amigo ele disse que é perca de tempo utilizar VOR e que todo mundo usa GPS, então, queria saber como as empresas reais fazem atualmente, elas utilizam GPS? Mas como fica as aerovidas que são balizadas por VOR?
Obrigado
Atualmente estou aprendendo VOR e já tenho feito vários voos curtos, por exemplo, Brasília a Goiana.
Falando com um amigo ele disse que é perca de tempo utilizar VOR e que todo mundo usa GPS, então, queria saber como as empresas reais fazem atualmente, elas utilizam GPS? Mas como fica as aerovidas que são balizadas por VOR?
Obrigado
maiconcarlos- Recruta
-
Inscrito em : 01/08/2011
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 39
Nacionalidade :
Re: Navegação Real
Maicon, seguinte! Perca de tempo é ouvir esse tipo de comentário do seu amigo...
Navegação por VOR ou ADF é o princípio da navegação aérea, sem esses conhecimentos não podemos, nem devemos, fazer qualquer outro tipo de navegação.
As aeronaves mais novas utilizam um sistema de triangulação de posicionamento, um GPS ou mais especificamente um sistema GNSS.
Porém, este sistema PODE fazer a navegação autonoma mas para realizar certos procedimentos é necessário ter conhecimento da navegação VOR/ADF.
Por exemplo, voar o 727, o GNSS é limitado e alguns nem GNSS possuem, só mesmo o VOR e o ADF, então...
Sem falar nas aeronaves leves, claro, é possível acoplar um GPS nessas aeronaves, porém, o GPS só serve para orientação e não navegação.
Continue seus estudos, e siga em frente o mais real possível !
Navegação por VOR ou ADF é o princípio da navegação aérea, sem esses conhecimentos não podemos, nem devemos, fazer qualquer outro tipo de navegação.
As aeronaves mais novas utilizam um sistema de triangulação de posicionamento, um GPS ou mais especificamente um sistema GNSS.
Porém, este sistema PODE fazer a navegação autonoma mas para realizar certos procedimentos é necessário ter conhecimento da navegação VOR/ADF.
Por exemplo, voar o 727, o GNSS é limitado e alguns nem GNSS possuem, só mesmo o VOR e o ADF, então...
Sem falar nas aeronaves leves, claro, é possível acoplar um GPS nessas aeronaves, porém, o GPS só serve para orientação e não navegação.
Continue seus estudos, e siga em frente o mais real possível !
Re: Navegação Real
sergiotucano escreveu:Maicon, seguinte! Perca de tempo é ouvir esse tipo de comentário do seu amigo...
Navegação por VOR ou ADF é o princípio da navegação aérea, sem esses conhecimentos não podemos, nem devemos, fazer qualquer outro tipo de navegação.
As aeronaves mais novas utilizam um sistema de triangulação de posicionamento, um GPS ou mais especificamente um sistema GNSS.
Porém, este sistema PODE fazer a navegação autonoma mas para realizar certos procedimentos é necessário ter conhecimento da navegação VOR/ADF.
Por exemplo, voar o 727, o GNSS é limitado e alguns nem GNSS possuem, só mesmo o VOR e o ADF, então...
Sem falar nas aeronaves leves, claro, é possível acoplar um GPS nessas aeronaves, porém, o GPS só serve para orientação e não navegação.
Continue seus estudos, e siga em frente o mais real possível !
Uma aula de navegação que o Sérgio te deu Maicon, realmente concordo com ele. O futuro tende a tirar esses sistemas mais é claro que atualmente estuda-se isso em salas de Piloto Comercial, em quando eles existirem não se pode despreza-los.
_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W
Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Re: Navegação Real
_________________
Frysis- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 05/07/2010
Mensagens : 897
Reputação : 20
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Spotter
Nacionalidade :
Re: Navegação Real
Obrigado pessoal, era isso mesmo que imaginava.
Agora sabem como é, quando alguém tem preguiça de aprender ficar querendo desfazer do que estamos aprendendo.
att
Agora sabem como é, quando alguém tem preguiça de aprender ficar querendo desfazer do que estamos aprendendo.
att
maiconcarlos- Recruta
-
Inscrito em : 01/08/2011
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 39
Nacionalidade :
Re: Navegação Real
maiconcarlos escreveu:Olá, é meu primeiro post, e vou postar uma dúvida sobre navegação.
Atualmente estou aprendendo VOR e já tenho feito vários voos curtos, por exemplo, Brasília a Goiana.
Falando com um amigo ele disse que é perca de tempo utilizar VOR e que todo mundo usa GPS, então, queria saber como as empresas reais fazem atualmente, elas utilizam GPS? Mas como fica as aerovidas que são balizadas por VOR?
Obrigado
Eu tinha esta mesma dúvida e sempre fui fascinado por navegação através de VOR. São estruturas de nível mundial que não devem ser desprezadas. Agora, na real, em um voo de Fortaleza a Brasília, são usadas as aerovias guiadas por VOR ou por questões de custo, são feitos voos diretos guiados por GPS ou seu equivalente na navegação aérea?
_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz Disco rígido Western Digital 1 Tb Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb Monitor: LG 24M38H-B 24" Led Sistema Operacional: Arch Linux Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele- Coronel
-
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 52
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade :
Re: Navegação Real
Fontenele, os voos todos são feitos seguindo uma aerovia.
Lembrando que as aerovias podem ser de mão única ou mão dupla.
Caso a aerovia seja de mão dupla deve-se seguir a regra semi-circular, ou seja, voos seguindo o rumo entre 0 a 179º FL Ímpar, 180-359 FL Par.
Isso em Voos IFR.
Já para os VFR é comum voar DCT (Direto). Por exemplo, um voo entre Guaratinguetá e SJ dos Campos, o plano de voo seria preenchido +/- dessa forma:
SBGW DCT SBSJ
Lembrando que as aerovias podem ser de mão única ou mão dupla.
Caso a aerovia seja de mão dupla deve-se seguir a regra semi-circular, ou seja, voos seguindo o rumo entre 0 a 179º FL Ímpar, 180-359 FL Par.
Isso em Voos IFR.
Já para os VFR é comum voar DCT (Direto). Por exemplo, um voo entre Guaratinguetá e SJ dos Campos, o plano de voo seria preenchido +/- dessa forma:
SBGW DCT SBSJ
Re: Navegação Real
Cara, estude VOR/ADF... faça um voo com treino em QDR/QDM ... DME/... nossa... GPS é só mesmo para "localização" de área...
Bons Estudos!!
Bons Estudos!!
_________________
Leandro de Moraes
PT-MPN - Piloto Privado
PT-OQY - Piloto Privado
CS-DIZ - Piloto Privado
CONI617 - Constellation
VAT617 -Viação Aérea Tupiniquim
TB-04 -Esquadrão Touro Bravo
MLA2480 - Mercosul Linhas Aéreas
--------------------------------------------------------------------------------------
Ryzen 7 3700X 3.6GHZ /64GB DDR4 3200Mhz/ 2x Kingston NV1 M.2 1TB/MB ASUS ROG STRIX B450F/ ASUS NVidia RTX3060 12GB OC TUF-3 DDR6 SUPER/ ATX GIGABYTE 650W 80Plus + Bronze / Saitek Flight System Yoke/ Saitek Switch Panel / Saitek Radio Panel / Saitek Multi-Panel /CH-Pedals
Re: Navegação Real
As aeronaves que dispõe de sistemas GPS, GNSS, não tenha dúvida que é esse que elas utilizam, até porque muitas rotas não são balizadas por VOR ou NDB, quando se fala em procedimentos de aproximação então, enquanto a aproximação por GPS pode se resumir a uma única curva e já esta na final, no VOR ou NDB o vôo pode durar até 10 minutos a mais com horbitas e afastamentos. Porém, no Brasil o GPS ainda não esta apto para ser o sistema exclusivo de navegação, principalmente para aproximações. Exemplo recente ocorreu em SBMG, onde o procedimento GPS foi suspenso por apresentar imprecisão, dai só restou o NDB, e se não fores capaz de voar NDB não voas instrumento para SBMG. Ja fiz uma aproximação GPS para um aerodromo ( no real) e ao atingir a MDA não avistamos a pista, ao olhar para esquerda o aerodromo estava a umas 3nm da posição, a Jeppsen confirmou o erro no banco de dados. Nos EUA aconteceu recentemente em um grande aeroporto com um 747, o Cmd fez duas aproximações e saia completamente fora.
Cristovão- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 10/03/2011
Mensagens : 32
Reputação : 3
Idade : 56
Nacionalidade :
Re: Navegação Real
Cristovão escreveu:As aeronaves que dispõe de sistemas GPS, GNSS, não tenha dúvida que é esse que elas utilizam, até porque muitas rotas não são balizadas por VOR ou NDB, quando se fala em procedimentos de aproximação então, enquanto a aproximação por GPS pode se resumir a uma única curva e já esta na final, no VOR ou NDB o vôo pode durar até 10 minutos a mais com horbitas e afastamentos. Porém, no Brasil o GPS ainda não esta apto para ser o sistema exclusivo de navegação, principalmente para aproximações. Exemplo recente ocorreu em SBMG, onde o procedimento GPS foi suspenso por apresentar imprecisão, dai só restou o NDB, e se não fores capaz de voar NDB não voas instrumento para SBMG. Ja fiz uma aproximação GPS para um aerodromo ( no real) e ao atingir a MDA não avistamos a pista, ao olhar para esquerda o aerodromo estava a umas 3nm da posição, a Jeppsen confirmou o erro no banco de dados. Nos EUA aconteceu recentemente em um grande aeroporto com um 747, o Cmd fez duas aproximações e saia completamente fora.
Mas esse problema do GPS desalinhado é problema de quem realizou os voos testes para a certificação da rnav para o tal aerodromo, e falando da jeppesen, o erro foi deles e não do gps, correto?
Re: Navegação Real
Seja de quem for a culpa, não muda o fato de que precisa-se dominar tanto um como o outro, seja GPS ou VOR e NDB, enquanto um otimiza muito a operação, os outros são recursos disponíveis onde o GPS, seja por que for, não podera ser utilizado. O que quis demonstrar é que não existe essa discussão de que só GPS ou só VOR/NDB, é preciso dominar todos os meios disponíveis de navegação, se não uma hora ou outra fica impossibilitado de operar. Pelo menos por enquanto!
Cristovão- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 10/03/2011
Mensagens : 32
Reputação : 3
Idade : 56
Nacionalidade :
Re: Navegação Real
Concordo em gênero, número e grau com que os amigos disseram. É simplesmente fantástico voarmos e poder utilizar os VOR`s e ADF`s existentes pelo percurso, que vai desde a decolagem até a aterrissagem. E quanto mais usamos, mais aprendemos com eles. É super gratificante
Um abraço.
João
Um abraço.
João
_________________
"Só quem voa sabe porque os pássaros cantam!"
Callsight: VV153 - Fortunati
Processador: AMD FX-6100 Six-Core Processor @3.8GHz
Placa-Mãe: ASUS M5A78L-M LX
Placa Gráfica: NVidia GeForce GT 610 - 2048Mb – DDR3
Memória RAM: 6Gb - Kingston 669.6MHz – DDR3
Discos Rígidos: Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows 7 Profissional 64bit - Service Pack 2
Fortunati- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 12/05/2010
Mensagens : 691
Reputação : 48
Idade : 70
Simulador preferido : FS2004 e FSX
Emprego/lazer : Música ( sax ), Aviação, Plastimodelismo e Flight Simulator
Nacionalidade :
Re: Navegação Real
Com certeza Cristovão, um "aeronavegador" deve dominar todos os procedimentos de pouso , seja ele qual for !
Mas do modo que você escreveu me passou a impressão que estava colocando que os procedimentos RNAV eram imprecisos.
E como eu disse, na minha primeira postagem, VOR/ADF é o primordial e mais básico a ser aprendido !
---
Pior que é Fortunati !
Da um prazer enorme fazer procedimentos VOR/ADF corretamente !
Mas do modo que você escreveu me passou a impressão que estava colocando que os procedimentos RNAV eram imprecisos.
E como eu disse, na minha primeira postagem, VOR/ADF é o primordial e mais básico a ser aprendido !
---
Pior que é Fortunati !
Da um prazer enorme fazer procedimentos VOR/ADF corretamente !
Re: Navegação Real
Boa Sergio! Esse negócio de escrever muito sem ser escritor as vezes da nisso!! hehehe
Mas só pra tu ter uma idéia do que eu acho de VOR e NDB, a aeronave que eu mais vôo no FS é o DF722. Não preciso falar mais nada né! Ali ou tu usa o VOR e o NDB ou não voa. Apesar que to procurando um GNSS pra ele por causa de umas rotas preferenciais, POA/GIG e vice versa por exemplo.
Perdoe pela falta de clareza! Grande abraço!
Mas só pra tu ter uma idéia do que eu acho de VOR e NDB, a aeronave que eu mais vôo no FS é o DF722. Não preciso falar mais nada né! Ali ou tu usa o VOR e o NDB ou não voa. Apesar que to procurando um GNSS pra ele por causa de umas rotas preferenciais, POA/GIG e vice versa por exemplo.
Perdoe pela falta de clareza! Grande abraço!
Cristovão- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 10/03/2011
Mensagens : 32
Reputação : 3
Idade : 56
Nacionalidade :
Re: Navegação Real
Opa ! tenho voado bastante o 727 da DF também...
da uma olhada :
https://www.voovirtual.com/t10646-fs9-727-da-rio-cargo-chegando-no-gig
da uma olhada :
https://www.voovirtual.com/t10646-fs9-727-da-rio-cargo-chegando-no-gig
Re: Navegação Real
maiconcarlos escreveu:Olá, é meu primeiro post, e vou postar uma dúvida sobre navegação.
Atualmente estou aprendendo VOR e já tenho feito vários voos curtos, por exemplo, Brasília a Goiana.
Falando com um amigo ele disse que é perca de tempo utilizar VOR e que todo mundo usa GPS, então, queria saber como as empresas reais fazem atualmente, elas utilizam GPS? Mas como fica as aerovidas que são balizadas por VOR?
Obrigado
Tudo bom Maicon ?
Cara, quando o cmte 'recebe' uma aeronave para efetuar uma determinada etapa, ele irá receber de um funcionário da empresa a documentação pertinente a esse vôo. A documentação é composta de:
- Navegação
- Meteorologia (metar, taf, sigwx, wind aloft)
- Instrução de carregamento
- Notoc (Notification to Captain - é um documento que o cmte assina caso tenha alguém armado a bordo, etc)
- Take off data
- Fueling Order (instrução de abastecimento)
Como voce falou, as aeronaves mais modernas navegam por Inercial e GPS. Então a rota é inserida no FMC ou MCDU (airbus) normalmente via from/to ou coroute. Durante a rota o piloto que não estiver voando vai monitorando pela navegação impressa se os estimados, consumo de combustível (etc) estão aproximados com a rota que a aeronave está voando via inercial/gps.
Acho que foi isso que entendi da sua pergunta, um abraço.
_________________
MAN FLEX SRS RWY A/THR
Re: Navegação Real
O pessoal deu uma aula aí pra cima... excelente!
Vou falar por mim, mesmo voando LNAV, eu jamais deixo de fazer uma navegação secundária utilizando VORs e NDBs. Como na avião tudo deve ser redundante, acredito que com a navegação não deva ser diferente. Mesmo sabendo que o GNSS é redudante, ainda faço minha própria redundância, e estou sempre pronto para assumir o controle do avião. Além de tudo, isso torna o vôo menos monótono.
Um abraço.
Vou falar por mim, mesmo voando LNAV, eu jamais deixo de fazer uma navegação secundária utilizando VORs e NDBs. Como na avião tudo deve ser redundante, acredito que com a navegação não deva ser diferente. Mesmo sabendo que o GNSS é redudante, ainda faço minha própria redundância, e estou sempre pronto para assumir o controle do avião. Além de tudo, isso torna o vôo menos monótono.
Um abraço.
cafejava- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 655
Reputação : 22
Idade : 42
Emprego/lazer : Analista de Sistemas / Ciclismo e Aviação
Nacionalidade :
Re: Navegação Real
Maicon, eu comecei a entender VOR com esses vídeos:
VOR Parte 1
VOR Parte 2
VOR Parte 3
Use o Cessna Grand Caravan 208B do Fs9.
VOR Parte 1
VOR Parte 2
VOR Parte 3
Use o Cessna Grand Caravan 208B do Fs9.
Abner- Coronel
- Inscrito em : 26/03/2011
Mensagens : 1750
Reputação : 90
Re: Navegação Real
Meu primeiro post aqui também!
Hoje 99% da navegação aérea brasileira é realizada por aerovias balizadas em VOR e NDB. Já existem alguns novos procedimentos em uso chamados Rnav que são rotas, Sids e Star balizadas via GPS.
Hoje já é realidade a desativação progressiva de todos NDB's até 2015, e a substituião de todos VOR"s que agora são D-VOR'S que são VORS com sistema Doppler que dá uma maior acuracidade nas radiais.
Curiosidade: Guarulhos já recebeu seu ILS CAT III e aguarda apenas a homologação do mesmo pelo GEIV para operação.
Mas todo este sistema atual será substituido dentro em breve pelo sistema ADS-B e ADS-C (Automatic Dependent Surveilance Broadcast e Contract) que serao navegações realizadas por equipamentos satelitais e de solo, aonde não mais se dependerá dos radares para a cobertura do espaço aéreo brasileiro. A melhoria é que não se perderá o contato radar de aeronaves atrás de acidentes geográficos e nem se terão os tão discutíveis buracos negros radar e de comunicação que são realmente discutíveis pois o Brasil já tem 100% de cobertura de comunicações e quase isso tambem de radar.
Todo o controle da FIR Atlantico hoje já é realizada neste sistema depois do acidente do AFR447, aonde o VFH recebe e envia dados, comandos e reportes de posição via texto entre o controlador e o controlador. A comunicação de voz é apenas em caso de falha do sistema primário.
Dentro em breve com a implantação e homologação deste sistema, as aerovias deixarão de existir e serão possíveis rotas diretas entre dois pontos, apenas se respeitando os níveis pares e impares de acordo com o que é realizado hoje.
Portanto a navegação aérea vai mudar radicalmente daqui há alguns anos, mas todos pilotos devem e tem a obrigação de saber a navegação via NDB, VOR, fazer arco DME, QDM e QDR...
Eu como controlador por exemplo estou aprendendo no curso a controlar APP convencional com Flightstrip sem olhar radar. Isso quando não existe mais no Brasil, mas em caso de uma pane geral do sistema volta o velho convencional e fichinha pra anotar...
Hoje 99% da navegação aérea brasileira é realizada por aerovias balizadas em VOR e NDB. Já existem alguns novos procedimentos em uso chamados Rnav que são rotas, Sids e Star balizadas via GPS.
Hoje já é realidade a desativação progressiva de todos NDB's até 2015, e a substituião de todos VOR"s que agora são D-VOR'S que são VORS com sistema Doppler que dá uma maior acuracidade nas radiais.
Curiosidade: Guarulhos já recebeu seu ILS CAT III e aguarda apenas a homologação do mesmo pelo GEIV para operação.
Mas todo este sistema atual será substituido dentro em breve pelo sistema ADS-B e ADS-C (Automatic Dependent Surveilance Broadcast e Contract) que serao navegações realizadas por equipamentos satelitais e de solo, aonde não mais se dependerá dos radares para a cobertura do espaço aéreo brasileiro. A melhoria é que não se perderá o contato radar de aeronaves atrás de acidentes geográficos e nem se terão os tão discutíveis buracos negros radar e de comunicação que são realmente discutíveis pois o Brasil já tem 100% de cobertura de comunicações e quase isso tambem de radar.
Todo o controle da FIR Atlantico hoje já é realizada neste sistema depois do acidente do AFR447, aonde o VFH recebe e envia dados, comandos e reportes de posição via texto entre o controlador e o controlador. A comunicação de voz é apenas em caso de falha do sistema primário.
Dentro em breve com a implantação e homologação deste sistema, as aerovias deixarão de existir e serão possíveis rotas diretas entre dois pontos, apenas se respeitando os níveis pares e impares de acordo com o que é realizado hoje.
Portanto a navegação aérea vai mudar radicalmente daqui há alguns anos, mas todos pilotos devem e tem a obrigação de saber a navegação via NDB, VOR, fazer arco DME, QDM e QDR...
Eu como controlador por exemplo estou aprendendo no curso a controlar APP convencional com Flightstrip sem olhar radar. Isso quando não existe mais no Brasil, mas em caso de uma pane geral do sistema volta o velho convencional e fichinha pra anotar...
Julio Giunti- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Almost Real (Quase Real) Florida West B767
» ERJ-145 Family - Navegação
» navegação por instrumentos
» Navegação Aerovias
» Dúvida de navegação INS...
» ERJ-145 Family - Navegação
» navegação por instrumentos
» Navegação Aerovias
» Dúvida de navegação INS...
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos