[Brasil] Copiloto aos 20 anos, jovem obteve horas de voo atuando como instrutor
Página 1 de 1
[Brasil] Copiloto aos 20 anos, jovem obteve horas de voo atuando como instrutor
Copiloto aos 20 anos, jovem obteve horas de voo atuando como instrutor
Foto: Arquivo Pessoal Victor Hugo
Victor Hugo ingressou na faculdade há três anos sem nunca ter voado. Para ele, mercado exige profissional com visão de futuro.
Aos 20 anos de idade e ainda concluindo o curso de ciências
aeronáuticas na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, Victor
Hugo Figueiredo Marques já é copiloto em linha comercial.
Ele conta que ingressou na faculdade, há três anos, sem ter nenhuma
hora de voo. Há três meses conseguiu ingressar no mercado devido à
experiência aérea que acumulou neste período, principalmente trabalhando
como instrutor de voo para principiantes, e também muita dedicação e
estudo na área.
“Ser piloto não é fácil, não é só ter hora de voo. Precisa reunir
tudo, ter vivência, experiência real, além da técnica e da teoria, que
se aprende na faculdade. Cursos fora do país e outros treinamentos que
podem te dar maior bagagem e visão ampla da aviação civil”, acredita o
jovem.
“Só piloto antiquado que acha que só ter horas de voo resolve. O
mundo hoje exige outro profissional”, diz Victor Hugo, comentando
relatórios da Organização Internacional da Aviação Civil e da Boeing de
que haverá falta de pilotos nos próximos 20 anos. O jovem é um exemplo
da demanda do mercado brasileiro, que aumentou em 23% as contratações de
pilotos em 2010.
Victor Hugo fez as 150 horas exigidas pela Anac para obter a
habilitação de piloto comercial e, para adquirir horas de voo e
conseguir entrar no mercado, começou a atuar como instrutor em uma
escola de aviação no Rio.
“Entrar em companhia aérea é difícil para iniciantes, mas também não é
algo impossível. Ingressei com 400 horas de voo e aí fui obtendo mais
experiência. Aprende-se fazendo", diz.
"Eu tinha as 150 iniciais e consegui mais 250 horas orientando e
dando instruções para novatos. É uma forma de aprender também e
conseguir a quantidade mínima de horas que as empresas pedem”, afirma
ele.
“Como instrutor, a gente cresce vendo e corrigindo com os erros dos
outros. Acredito ainda que um piloto nunca pode parar de estudar e se
aperfeiçoar, pois tem que ter uma visão de futuro, sempre pode-se
apreender mais”, diz ele, que demorou um ano e meio para conseguir as
400 horas de voo.
Victor voa há três meses uma aeronave Embraer 190. Nesta semana,
conversou com a reportagem antes da fazer a linha área Campinas-Rio de
Janeiro. “Tive várias instruções, passei por simulador durante algum
tempo. O comandante é o responsável pelo voo, mas os copilotos têm a
qualificação e a formação necessárias para atuar e assumir sempre que
for necessário”, diz.
Por Tahiane Stochero
Fonte: G1
Via: Hangar 20
Foto: Arquivo Pessoal Victor Hugo
Victor Hugo ingressou na faculdade há três anos sem nunca ter voado. Para ele, mercado exige profissional com visão de futuro.
Aos 20 anos de idade e ainda concluindo o curso de ciências
aeronáuticas na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, Victor
Hugo Figueiredo Marques já é copiloto em linha comercial.
Ele conta que ingressou na faculdade, há três anos, sem ter nenhuma
hora de voo. Há três meses conseguiu ingressar no mercado devido à
experiência aérea que acumulou neste período, principalmente trabalhando
como instrutor de voo para principiantes, e também muita dedicação e
estudo na área.
“Ser piloto não é fácil, não é só ter hora de voo. Precisa reunir
tudo, ter vivência, experiência real, além da técnica e da teoria, que
se aprende na faculdade. Cursos fora do país e outros treinamentos que
podem te dar maior bagagem e visão ampla da aviação civil”, acredita o
jovem.
“Só piloto antiquado que acha que só ter horas de voo resolve. O
mundo hoje exige outro profissional”, diz Victor Hugo, comentando
relatórios da Organização Internacional da Aviação Civil e da Boeing de
que haverá falta de pilotos nos próximos 20 anos. O jovem é um exemplo
da demanda do mercado brasileiro, que aumentou em 23% as contratações de
pilotos em 2010.
Victor Hugo fez as 150 horas exigidas pela Anac para obter a
habilitação de piloto comercial e, para adquirir horas de voo e
conseguir entrar no mercado, começou a atuar como instrutor em uma
escola de aviação no Rio.
“Entrar em companhia aérea é difícil para iniciantes, mas também não é
algo impossível. Ingressei com 400 horas de voo e aí fui obtendo mais
experiência. Aprende-se fazendo", diz.
"Eu tinha as 150 iniciais e consegui mais 250 horas orientando e
dando instruções para novatos. É uma forma de aprender também e
conseguir a quantidade mínima de horas que as empresas pedem”, afirma
ele.
“Como instrutor, a gente cresce vendo e corrigindo com os erros dos
outros. Acredito ainda que um piloto nunca pode parar de estudar e se
aperfeiçoar, pois tem que ter uma visão de futuro, sempre pode-se
apreender mais”, diz ele, que demorou um ano e meio para conseguir as
400 horas de voo.
Victor voa há três meses uma aeronave Embraer 190. Nesta semana,
conversou com a reportagem antes da fazer a linha área Campinas-Rio de
Janeiro. “Tive várias instruções, passei por simulador durante algum
tempo. O comandante é o responsável pelo voo, mas os copilotos têm a
qualificação e a formação necessárias para atuar e assumir sempre que
for necessário”, diz.
Por Tahiane Stochero
Fonte: G1
Via: Hangar 20
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Instrutor que morreu em queda de avião praticava acrobacias há 15 anos
» [Brasil] BRASIL: 40 anos e 285 mil horas de voo
» [Internacional] Jovem monta réplica de avião com pastas de arquivo há 5 anos
» [Internacional] Chinês de cinco anos torna-se piloto mais jovem do mundo
» [Internacional] Jovem de 19 anos assume avião após piloto desmaiar na Austrália
» [Brasil] BRASIL: 40 anos e 285 mil horas de voo
» [Internacional] Jovem monta réplica de avião com pastas de arquivo há 5 anos
» [Internacional] Chinês de cinco anos torna-se piloto mais jovem do mundo
» [Internacional] Jovem de 19 anos assume avião após piloto desmaiar na Austrália
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos