[Brasil] O Novo Terminal do Aeroporto de Guarulhos
+2
rafaabsl
Amilckar
6 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] O Novo Terminal do Aeroporto de Guarulhos
O NOVO TERMINAL DO AEROPORTO DE GUARULHOS
“A estética das aeronaves é impressionante. Quando a gente se
aproxima do universo da aviação, não tem como não se envolver e tentar
transpor aquilo para a arquitetura. Foi assim com Florianópolis e,
agora, com Cumbica”, declara o arquiteto Mário Biselli, do escritório
Biselli + Katchborian Arquitetos.
A explicação do arquiteto resume bem a inspiração do novo terminal de
passageiros do aeroporto de Cumbica, o TPS 3, que não tem outra forma se
não a de um avião.
Com a configuração em finger – assim como os outros terminais do
aeroporto -, o TPS 3 é dividido, basicamente, em dois níveis, o de
embarque (acima) e o de desembarque (abaixo). Mas há ainda os níveis
intermediários e um subsolo de serviços. Acima do nível de embarque está
o mezanino superior, que conta com salas VIP, salas administrativas e
espaço panorâmico, já entre o nível de embarque e desembarque está o
mezanino de desembarque, que é onde os passageiros desembarcam, de fato,
antes de descerem ao nível de desembarque, por onde chegam as bagagens e
onde se encontra a saída para a “rua”.
A cobertura metálica da edificação, que sugere uma espécie de "nova
topografia" ao terreno, é formada por três grandes arcos ligeiramente
abatidos. É a partir daí, que se fixam as regras do sistema estrutural
da edificação. Enquanto, por um lado, esta cobertura desenha beirais
generosos por todo o perímetro da edificação - o que ajuda no controle
térmico e permite uma redução significativa do consumo de energia -, por
outro, o sistema para a caixilharia será de transparência absoluta, com
painéis de vidros claros de baixíssima reflexão - permitindo a entrada
de luz natural difusa!
Já aprovado pela Infraero, o novo terminal ocupa o lado leste do eixo
definido pela torre de controle e pela central de utilidades, mas a
ocupação deste espaço não foi tão fácil: quando desenharam o novo
terminal, os arquitetos Mario Biselli e Artur Katchborian tinham o
desafio de ocupar racionalmente o “pequeno” espaço (para um terminal) de
230 metros quadrados, que é o que sobrou para ser construído na área
aeroportuária.
O tempo também era um vilão na concepção inicial dos arquitetos, afinal,
2014 está aí e, com ele, a Copa do Mundo de Futebol e o aumento do
fluxo nos aeroportos brasileiros. A solução foi usar muito material
pré-fabricado, como garantia de execução rápida. E, material
pré-fabricado, integralmente metálico!
O novo terminal deve atender à demanda estimada de 19 milhões de
passageiros/ano – quase o dobro do atendido hoje pelos terminais 1 e 2
juntos! É claro que, para tanto, não só os terminais de passageiros irão
expandir, o sistema de pistas também será ampliado. Mas, vale ressaltar
que o planejamento da Infraero prevê a conclusão de 40% da obra até o
fim de 2013. Com isso, antes da Copa-2014, o aeroporto ganharia um fluxo
adicional de 10 milhões de passageiros. O restante fica para depois.
Novo terminal de passageiros do aeroporto de Cumbica, TPS 3
Consórcio MAG: PJJ Malucelli Arquitetura, Biselli + Katchborian Arquitetos - GPA Arquitetura, Andrade Rezende Engenharia
Diretores: arquitetos Paulo José Malucelli, Mario
Biselli, Artur Katchborian e João José Malucelli, engenheiros Jefferson
Andrade e Luiz Caron
Coordenador técnico geral: arquiteto Marco Antonio Cals
No dia 20 de julho, o arquiteto Mario Biselli ministra uma palestra, à convite do ARQ!BACANA, no Museu da Casa Brasileira para falar sobre o novo terminal (clique aqui e faça sua inscrição)!
Fonte: arqbacana.com.br
Via: aquelapassagem.com.br
“A estética das aeronaves é impressionante. Quando a gente se
aproxima do universo da aviação, não tem como não se envolver e tentar
transpor aquilo para a arquitetura. Foi assim com Florianópolis e,
agora, com Cumbica”, declara o arquiteto Mário Biselli, do escritório
Biselli + Katchborian Arquitetos.
A explicação do arquiteto resume bem a inspiração do novo terminal de
passageiros do aeroporto de Cumbica, o TPS 3, que não tem outra forma se
não a de um avião.
Com a configuração em finger – assim como os outros terminais do
aeroporto -, o TPS 3 é dividido, basicamente, em dois níveis, o de
embarque (acima) e o de desembarque (abaixo). Mas há ainda os níveis
intermediários e um subsolo de serviços. Acima do nível de embarque está
o mezanino superior, que conta com salas VIP, salas administrativas e
espaço panorâmico, já entre o nível de embarque e desembarque está o
mezanino de desembarque, que é onde os passageiros desembarcam, de fato,
antes de descerem ao nível de desembarque, por onde chegam as bagagens e
onde se encontra a saída para a “rua”.
A cobertura metálica da edificação, que sugere uma espécie de "nova
topografia" ao terreno, é formada por três grandes arcos ligeiramente
abatidos. É a partir daí, que se fixam as regras do sistema estrutural
da edificação. Enquanto, por um lado, esta cobertura desenha beirais
generosos por todo o perímetro da edificação - o que ajuda no controle
térmico e permite uma redução significativa do consumo de energia -, por
outro, o sistema para a caixilharia será de transparência absoluta, com
painéis de vidros claros de baixíssima reflexão - permitindo a entrada
de luz natural difusa!
Já aprovado pela Infraero, o novo terminal ocupa o lado leste do eixo
definido pela torre de controle e pela central de utilidades, mas a
ocupação deste espaço não foi tão fácil: quando desenharam o novo
terminal, os arquitetos Mario Biselli e Artur Katchborian tinham o
desafio de ocupar racionalmente o “pequeno” espaço (para um terminal) de
230 metros quadrados, que é o que sobrou para ser construído na área
aeroportuária.
O tempo também era um vilão na concepção inicial dos arquitetos, afinal,
2014 está aí e, com ele, a Copa do Mundo de Futebol e o aumento do
fluxo nos aeroportos brasileiros. A solução foi usar muito material
pré-fabricado, como garantia de execução rápida. E, material
pré-fabricado, integralmente metálico!
O novo terminal deve atender à demanda estimada de 19 milhões de
passageiros/ano – quase o dobro do atendido hoje pelos terminais 1 e 2
juntos! É claro que, para tanto, não só os terminais de passageiros irão
expandir, o sistema de pistas também será ampliado. Mas, vale ressaltar
que o planejamento da Infraero prevê a conclusão de 40% da obra até o
fim de 2013. Com isso, antes da Copa-2014, o aeroporto ganharia um fluxo
adicional de 10 milhões de passageiros. O restante fica para depois.
Novo terminal de passageiros do aeroporto de Cumbica, TPS 3
Consórcio MAG: PJJ Malucelli Arquitetura, Biselli + Katchborian Arquitetos - GPA Arquitetura, Andrade Rezende Engenharia
Diretores: arquitetos Paulo José Malucelli, Mario
Biselli, Artur Katchborian e João José Malucelli, engenheiros Jefferson
Andrade e Luiz Caron
Coordenador técnico geral: arquiteto Marco Antonio Cals
No dia 20 de julho, o arquiteto Mario Biselli ministra uma palestra, à convite do ARQ!BACANA, no Museu da Casa Brasileira para falar sobre o novo terminal (clique aqui e faça sua inscrição)!
Fonte: arqbacana.com.br
Via: aquelapassagem.com.br
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: [Brasil] O Novo Terminal do Aeroporto de Guarulhos
Vai ficar ótimo!!
Gostaria que fizessem algo parecido com o futuro Aeroporto Internacional da Serra Gaúcha!!
Gostaria que fizessem algo parecido com o futuro Aeroporto Internacional da Serra Gaúcha!!
rafaabsl- Coronel
-
Inscrito em : 19/02/2011
Mensagens : 1064
Reputação : 30
Idade : 38
Simulador preferido : Fsx, X-plane 10
Emprego/lazer : Tecnico em Redes de Computadores/ Cantor
Nacionalidade :
Re: [Brasil] O Novo Terminal do Aeroporto de Guarulhos
Ficou lindo, mas 40% pronto até o fim de 2013?
Nem da pra ficar surpreso com esse atraso.
Nem da pra ficar surpreso com esse atraso.
_________________
Daniel Santoro
Dani.Santoro- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 07/04/2010
Mensagens : 5051
Reputação : 309
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: [Brasil] O Novo Terminal do Aeroporto de Guarulhos
seria legal se deixassem todo o aeroporto assim vai ficar meio deformado desse jeito mas achei bem legal parece com aqueles aeroportos do japão tipo o icheon
_________________
Gabriel Seabra
Gabriel Seabra- Banido
-
Inscrito em : 18/06/2011
Mensagens : 1504
Reputação : 121
Idade : 28
Simulador preferido : FS9 forever
Emprego/lazer : estudante
Nacionalidade :
Re: [Brasil] O Novo Terminal do Aeroporto de Guarulhos
E a pergunta de um milhão de dólares: quantas vezes o TCU vai recomendar a paralização da obra por superfaturamento e indícios de desvio de verba?
Alguém arrisca um chute?
Alguém arrisca um chute?
_________________
Winicius- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 945
Reputação : 28
Idade : 36
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : CEF
Nacionalidade :
Re: [Brasil] O Novo Terminal do Aeroporto de Guarulhos
Parece até trabalho do Oscar Niemeyer, pelo menos estão pensando no futuro ao colocar painéis para capturar a luz do sol.
_________________
Na vida quanto mais você vive mais você aprende, na aviação quanto mais você aprende mais você vive.
jailton- Coronel
-
Inscrito em : 01/02/2010
Mensagens : 1036
Reputação : 26
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Faça um tour pelo novo terminal do Aeroporto de Guarulhos
» [Internacional] Aeroporto de Las Vegas ganha novo terminal.
» [Brasil] Galpão vira terminal em Guarulhos
» [Brasil] Tam Cargo inaugura terminal de 15 mil m² em Guarulhos
» [Internacional] Novo terminal do aeroporto de Frankfurt abre na próxima semana
» [Internacional] Aeroporto de Las Vegas ganha novo terminal.
» [Brasil] Galpão vira terminal em Guarulhos
» [Brasil] Tam Cargo inaugura terminal de 15 mil m² em Guarulhos
» [Internacional] Novo terminal do aeroporto de Frankfurt abre na próxima semana
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos