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Voo invertido.

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Mensagem por Winicius Ter 05 Jul 2011, 22:10

Caros amigos, eu sou assim: não me basta saber que algo acontece, eu PRECISO saber como acontece.
Noutro dia eu li uma apostila sobre dinamica de fluidos que dizia que aquela velha teoria que diz que os aviões se mantém no ar pela diferença de pressão entre a massa de ar que passa por cima da asa e a que passa por baixo é mentirosa. Na apostila dizia que as aeronaves se mantém no ar por que as asas deslocam pra baixo um volume de ar cujo peso é maior que o peso do avião (3º Lei de Newton, ação e reação). Mas nem uma teoria nem outra explica como é possível um avião voar de dorso. Teríamos algum entendido de aerodinâmica pra nos explicar essa, por obséquio. assobiar

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Mensagem por Icem@n Qua 06 Jul 2011, 08:55

Na realidade, o perfil da asa e o ângulo de ataque são alguns dos fatores determinantes. Não é o ar jogado para baixo que faz o avião ter sustentação e sim o diferencial de pressão entre a parte inferior e a superior da asa(intradorso e extradorso).
Aviões acrobaticos voam mais facilmente invertido(em relação a outros tipos de aeronaves) devido ao perfil de asa que normalmente é "simétrico". Aí compensam no ângulo de ataque em voo. A gente raramente vai ver um avião voando invertido completamente nivelado.
Normalmente a cauda está mais baixa que o restante da fuselagem(exceção de aeronaves de alta performance, como os caças, por exemplo) pois a asa terá que fazer um certo ângulo de ataque em voo para gerar sutentação
Voo invertido. Z_h_fumaca_06
Note aí que o Tucano do voo invertido ainda está com o profundor sendo comandado "para cima".
http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/fidae2010/wp-content/uploads/2010/03/02.13-Demo-3338-SCEL-28-03-10-7.jpg
Só que nem todas as aeronaves podem fazer voo invertido. Isso é do projeto de cada uma.
Dá uma olhadinha aqui para ver se ajuda mais a clarear o assunto.
http://ciencia.hsw.uol.com.br/avioes.htm
http://www.acrobrasil.com.br/index.shtml
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Mensagem por Winicius Qua 06 Jul 2011, 21:00

Ok, Ice. Mas se essa teoria da diferença de pressão for verdadeira, no voo de dorso essa força deveria se somar à gravidade e puxar a aeronave ainda mais rápido pra baixo.

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Mensagem por Icem@n Seg 08 Ago 2011, 12:49

Winicius escreveu:Ok, Ice. Mas se essa teoria da diferença de pressão for verdadeira, no voo de dorso essa força deveria se somar à gravidade e puxar a aeronave ainda mais rápido pra baixo.
Não porque a sustentação será sempre para cima(lembre do ângulo de ataque que será formado) e maior ou igual o peso.
Ah e tem uma coisa que pode limitar o voo invertido, que é o sistema de alimentação de combustível do motor.
Veja que estamos considerando aeronaves que podem voar invertido.
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Mensagem por Winicius Ter 09 Ago 2011, 10:25

Pois é, Ice. Acho que posso resumir minha dúvida assim: se eu tentar fazer voo de dorso com uma aeronave não preparada para isso eu conseguiria? Um 737 por exemplo (desprezando a limitação estrurural, é claro)?

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Mensagem por pauloactorres Ter 09 Ago 2011, 18:56

Winicius escreveu:Pois é, Ice. Acho que posso resumir minha dúvida assim: se eu tentar fazer voo de dorso com uma aeronave não preparada para isso eu conseguiria? Um 737 por exemplo (desprezando a limitação estrurural, é claro)?


No livro caixa preta tem uma história se não me engano em que um 737 acho que é o 200 ou 300 fez varias manobras no ar. admirado
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Mensagem por Icem@n Seg 15 Ago 2011, 08:42

Winicius escreveu:Pois é, Ice. Acho que posso resumir minha dúvida assim: se eu tentar fazer voo de dorso com uma aeronave não preparada para isso eu conseguiria? Um 737 por exemplo (desprezando a limitação estrurural, é claro)?
Olha, até conseguiria, mas poderia não conseguir manter voando por muito tempo. A questão do 737-300 falada aí, da Vasp, foi um tuneaux. No YT tem um 707 fazendo uns com o piloto de testes da boeing. Tem também o Bob Hoover fazendo demonstrações no seu bimotor.
Já vi gente fazendo tuneaux também em skylane...
Algumas aeronaves, embora possam fazer voo invertido, tem uma limitação de tempo desse voo, devido à questão de lubrificação principalmente.
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