Dúvidas em relação ao OverHead Painel
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Dúvidas em relação ao OverHead Painel
Pessoal,
Tenho algumas dúvidas em relção a algumas funcionalidades no OverHead Painel, por acaso alguém saberia me dizer para que serve essas ai...
1- Yaw Damper
2- Pitot Static (por acaso tem algo haver com o tubo de Pitot???)
3- Isolation Valve
4- APU Bleed Air
5- Engine Bleed Air
6- Flight / Ground Switch
7- Drive Temperature (Drive Temp)
8- IRS Transfer
Obrigado a todos.
Tenho algumas dúvidas em relção a algumas funcionalidades no OverHead Painel, por acaso alguém saberia me dizer para que serve essas ai...
1- Yaw Damper
2- Pitot Static (por acaso tem algo haver com o tubo de Pitot???)
3- Isolation Valve
4- APU Bleed Air
5- Engine Bleed Air
6- Flight / Ground Switch
7- Drive Temperature (Drive Temp)
8- IRS Transfer
Obrigado a todos.
flavioultra- Segundo-Tenente
- Inscrito em : 26/03/2009
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Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel
flavioultra escreveu:Pessoal,
Tenho algumas dúvidas em relção a algumas funcionalidades no OverHead Painel, por acaso alguém saberia me dizer para que serve essas ai...
1- Yaw Damper
2- Pitot Static (por acaso tem algo haver com o tubo de Pitot???)
3- Isolation Valve
4- APU Bleed Air
5- Engine Bleed Air
6- Flight / Ground Switch
7- Drive Temperature (Drive Temp)
8- IRS Transfer
Obrigado a todos.
Já que ninguém respondeu, vou tentar ajudar, apesar de não ser nenhum "expert".
1. Yaw Dumper - http://pt.wikipedia.org/wiki/Yaw_damper e http://www.b737.org.uk/theruddersystem.htm
2. Pitot Static - Sim, o Sistema Pitot-Estático é constituído pelo tubo de Pitot, a tomada de pressão estática e os intrumentos.
Veja estes links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Pitot-static_system
http://www.aerovirtual.org/forum/index.php?showtopic=110738
http://www.allstar.fiu.edu/aero/PSSI.htm
3. Isolation Valve - Esta, a 4 e a 5 fazem parte do sistema APU (Auxuliary Power Unit), sistema que gera energia eléctrica ou pneumática (através de ar comprimido) para o accionamento dos motores e outros sistemas.
http://www.b737.org.uk/apu.htm
4. APU Bleed Air - Respondida na 3
5. Engine Bleed Air - Respondida na 3
6. Flight/Ground Switch - Quando na posição Flight (em voo), indica ao sistema de pressurização para que comece a pressurização da aerononave.
7. Drive Temperature -
8. IRS Transfer - O IRS é o Sistema de Referência Inercial, que fornece informações de posição e atitude para o sistema de instrumentação eletrónica do avião.Ele é constituído por duas unidades. Se uma delas falhar, usa-se o IRS Transfer Switch para transferir todos os sistemas associados para a unidade que funciona.
Exemplo: se a unidade direita falhar, colocando o botão em "both on L" (ambos na esquerda) tudo o que requer dados de iRS será alimentado através da unidade esquerda.
Para saber mais (em inglês), veja este link: http://digilander.libero.it/andreatheone/irs.htm
Se alguém quiser corrigir ou acrescentar alguma coisa (não consegui perceber bem para que serve o "Drive Temperature"), esteja à vontade.
1. Yaw Dumper - http://pt.wikipedia.org/wiki/Yaw_damper e http://www.b737.org.uk/theruddersystem.htm
2. Pitot Static - Sim, o Sistema Pitot-Estático é constituído pelo tubo de Pitot, a tomada de pressão estática e os intrumentos.
Veja estes links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Pitot-static_system
http://www.aerovirtual.org/forum/index.php?showtopic=110738
http://www.allstar.fiu.edu/aero/PSSI.htm
3. Isolation Valve - Esta, a 4 e a 5 fazem parte do sistema APU (Auxuliary Power Unit), sistema que gera energia eléctrica ou pneumática (através de ar comprimido) para o accionamento dos motores e outros sistemas.
http://www.b737.org.uk/apu.htm
4. APU Bleed Air - Respondida na 3
5. Engine Bleed Air - Respondida na 3
6. Flight/Ground Switch - Quando na posição Flight (em voo), indica ao sistema de pressurização para que comece a pressurização da aerononave.
7. Drive Temperature -
8. IRS Transfer - O IRS é o Sistema de Referência Inercial, que fornece informações de posição e atitude para o sistema de instrumentação eletrónica do avião.Ele é constituído por duas unidades. Se uma delas falhar, usa-se o IRS Transfer Switch para transferir todos os sistemas associados para a unidade que funciona.
Exemplo: se a unidade direita falhar, colocando o botão em "both on L" (ambos na esquerda) tudo o que requer dados de iRS será alimentado através da unidade esquerda.
Para saber mais (em inglês), veja este link: http://digilander.libero.it/andreatheone/irs.htm
Se alguém quiser corrigir ou acrescentar alguma coisa (não consegui perceber bem para que serve o "Drive Temperature"), esteja à vontade.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel
Alvega,
Mais uma vez obrigado pela aula, dúvidas sanadas!!!
Mais uma vez obrigado pela aula, dúvidas sanadas!!!
flavioultra- Segundo-Tenente
- Inscrito em : 26/03/2009
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Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel
Só dando uma complementada no que o Alvega já respondeu:
4- APU Bleed Air: ou sangria de ar do APU. Esta sangria tem como papel secundário, manter o sistema de ar condicionado (ou packs) da aeronave funcionando, mesmo com os motores desligados. O ar é 'removido' da área de compressão do motor do APU (geralmente um motor a reação em escala menor... pra se ter uma idéia, alguns 747 usam como APU o mesmo motor do Cessna Citation 500 o JT15) e passa por uma série de condensadores e trocadores de calor, até atnigir a temperatura ideal e ser jogado para cabine. O papel primário é fornecer ar comprimido (basicamente o mesmo ar do ar-condicionado, já que ele é retirado da área de compressão do motor) para acionamento dos motores, conforme o Alvega já disse.
5- Engine Bleed Air: é a mesma coisa do APU, porém nesse caso, o ar é removido do próprio motor do avião e tem algumas funções a mais como sistema anti-gelo, além de ar-condicionado. Como o ar é removido geralmente após a terceira fileira de compressores axiais, o ar já atingiu uma temperatura bem elevada e aproveita-se para jogar este ar em áreas que não se pode formar gelo, como nacelle, bordo de ataque de asas, pitot e tomada estática e etc. Para ar-condicionado, o ar sangrado dos motores da aeronave se misturam com o ar de impacto (RAM Air) para ajudar a resfriar o ar.
6- Flight/Ground Switch: mais conhecido como Squat Switch. Geralmente fica localizado no trem de pouso do nariz. Como o Alvega disse, quando o switch está desarmado, avisa ao sistema de pressurização que pode iniciar a pressurização da cabine. Em aeronaves a reação, além da pressurização, impede o uso do reverso em vôo.
É isso... no restante o Alvega disse o necessário.
Abraços
4- APU Bleed Air: ou sangria de ar do APU. Esta sangria tem como papel secundário, manter o sistema de ar condicionado (ou packs) da aeronave funcionando, mesmo com os motores desligados. O ar é 'removido' da área de compressão do motor do APU (geralmente um motor a reação em escala menor... pra se ter uma idéia, alguns 747 usam como APU o mesmo motor do Cessna Citation 500 o JT15) e passa por uma série de condensadores e trocadores de calor, até atnigir a temperatura ideal e ser jogado para cabine. O papel primário é fornecer ar comprimido (basicamente o mesmo ar do ar-condicionado, já que ele é retirado da área de compressão do motor) para acionamento dos motores, conforme o Alvega já disse.
5- Engine Bleed Air: é a mesma coisa do APU, porém nesse caso, o ar é removido do próprio motor do avião e tem algumas funções a mais como sistema anti-gelo, além de ar-condicionado. Como o ar é removido geralmente após a terceira fileira de compressores axiais, o ar já atingiu uma temperatura bem elevada e aproveita-se para jogar este ar em áreas que não se pode formar gelo, como nacelle, bordo de ataque de asas, pitot e tomada estática e etc. Para ar-condicionado, o ar sangrado dos motores da aeronave se misturam com o ar de impacto (RAM Air) para ajudar a resfriar o ar.
6- Flight/Ground Switch: mais conhecido como Squat Switch. Geralmente fica localizado no trem de pouso do nariz. Como o Alvega disse, quando o switch está desarmado, avisa ao sistema de pressurização que pode iniciar a pressurização da cabine. Em aeronaves a reação, além da pressurização, impede o uso do reverso em vôo.
É isso... no restante o Alvega disse o necessário.
Abraços
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Duley- Major-Brigadeiro
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Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel
Perfeito!!!
Sem mais...rsrsrs
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flavioultra- Segundo-Tenente
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Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel
Duley, não respondi logo a esse tópico porque estava à espera que você, como "expert" dos airliners respondesse, mas como não havia resposta resolvi tentar ajudar.
Obrigado por esse complemento.
Obrigado por esse complemento.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel
Alvega escreveu:Duley, não respondi logo a esse tópico porque estava à espera que você, como "expert" dos airliners respondesse, mas como não havia resposta resolvi tentar ajudar.
Obrigado por esse complemento.
Só fui ver o tópico hoje hehehehe.
Mas ficou faltando um que nem eu sei: Drive Temperature.
Flávio, tem alguma screenshot do overhead que tem esse switch/comando?
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Duley- Major-Brigadeiro
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Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel
Duley escreveu:Alvega escreveu:Duley, não respondi logo a esse tópico porque estava à espera que você, como "expert" dos airliners respondesse, mas como não havia resposta resolvi tentar ajudar.
Obrigado por esse complemento.
Só fui ver o tópico hoje hehehehe.
Mas ficou faltando um que nem eu sei: Drive Temperature.
Flávio, tem alguma screenshot do overhead que tem esse switch/comando?
Dá uma olhada AQUI e se precisar de algo do manual do 300 eu tenho o da Boeing e o Quick Reference
Carvalho- Moderador
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Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel
Opa, claro que ajuda, se tiver em arquivo ai eu agradeço!!!
flavioultra- Segundo-Tenente
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Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel
Ih Flavio, eu tenho mas são os manuais originais da Boeing mesmo.
Carvalho- Moderador
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Re: Dúvidas em relação ao OverHead Painel
ehehehe, então esquece ahaha!!
Tranquilo, só a ajuda que vcs deram já foi exelente!!!
Tranquilo, só a ajuda que vcs deram já foi exelente!!!
flavioultra- Segundo-Tenente
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