o Temivel Flutter
+8
Casanova
xvictowx
Bayma
alberto
Nilo
Edenio Rodrigues
el_lopes
*Mustang*
12 participantes
Página 1 de 1
o Temivel Flutter
Na verdade é uma “VIBRAÇÃO” que ocorre na estrutura do avião, normalmente por algum defeito de montagem, stress ou desgaste de articulações entre outras causas. Causa de inúmeros acidentes com aviões.
Se ao voar um avião você ouvir um som como forte vibração da estrutura do avião, REDUZA IMEDIATAMENTE A VELOCIDADE DE VÔO, E INICIE O PROCEDIMENTO DE ATERRISSAGEM.
Em alguns casos mais severos nem dá tempo, pois um aileron, profundor, leme, pode inclusive ser “arrancado” do avião antes, e pior ainda, ficar preso em posição inadequada para sua função. Nesse caso a perda de controle do avião é iminente.
Isso acaba num “crash inevitável” com perda total de seu investimento. Pior ainda se houver algum tipo de injúria pessoal em algum espectador ou de pessoas que estejam no local de vôo.
Se conseguir aterrisar de forma segura, NÃO VOE SEM DETECTAR A CAUSA E CORRIGÍ-LA, é um perigo !!!!!
segue alguns videos de Flutter
Se ao voar um avião você ouvir um som como forte vibração da estrutura do avião, REDUZA IMEDIATAMENTE A VELOCIDADE DE VÔO, E INICIE O PROCEDIMENTO DE ATERRISSAGEM.
Em alguns casos mais severos nem dá tempo, pois um aileron, profundor, leme, pode inclusive ser “arrancado” do avião antes, e pior ainda, ficar preso em posição inadequada para sua função. Nesse caso a perda de controle do avião é iminente.
Isso acaba num “crash inevitável” com perda total de seu investimento. Pior ainda se houver algum tipo de injúria pessoal em algum espectador ou de pessoas que estejam no local de vôo.
Se conseguir aterrisar de forma segura, NÃO VOE SEM DETECTAR A CAUSA E CORRIGÍ-LA, é um perigo !!!!!
segue alguns videos de Flutter
_________________
"...Se o vôo é a sublimação da vida do aviador, é nos hagares e nas oficinas de manutenção que melhor pode se sentir o milagre da técnica, conhecendo, na sua intidade a perfeição das maquinas em que voamos. É também junto a graxa que pode se avaliar o esforço, a competência e a dedicação dos nossos mecânicos e especialista em um Trabalho árduo e difícil...."
Cristiano Magnani - Mustang
Cristiano Magnani - Mustang
*Mustang*- Major
-
Inscrito em : 08/03/2011
Mensagens : 451
Reputação : 54
Idade : 43
Emprego/lazer : Mecanico de Aeronaves
Nacionalidade :
Re: o Temivel Flutter
Impressionante!!!
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
Re: o Temivel Flutter
Olá Mustang, um pontinho para voce. No video do Piper PA 30, qual o motivo da oscilação de toda estrutura do estabilizador? obrigado, abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Nilo- Brigadeiro
-
Inscrito em : 13/12/2009
Mensagens : 2932
Reputação : 287
Idade : 55
Simulador preferido : FSX - X-Plane11
Emprego/lazer : Bancário/Fotografia e Futebol
Nacionalidade :
Re: o Temivel Flutter
Uma vez decolando num 737-300 da Varig, logo ao deixar o solo, a aeronave tremeu toda! Isso seria flutter ou porque a VR estava próxima da velocidade de stall?
Ah! Poucos segundos depois passou e a subida foi suave.
Ah! Poucos segundos depois passou e a subida foi suave.
_________________
Dell XPS 8940
CPU: Intel i7-10700 8 núcleos (16 threads) 2.90 GHz (boost desativado)
RAM: 16 GB DDR4-2933
Arm.: Seagate ST1000DM010-2EP102 1 TB | A-Data NVMe 256 GB (Windows 10 instalado no HD SATA)
Víd.: GeForce GTX 1660 SUPER 6 GB GDDR6
Res: 1920x1080~60Hz
PSU: 360 W 80 plus bronze
Ajuste no FS: Alto (flertando com médio) - 30 FPS
Bayma- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 28/02/2011
Mensagens : 783
Reputação : 38
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de sistemas
Nacionalidade :
Re: o Temivel Flutter
Bayma escreveu:Uma vez decolando num 737-300 da Varig, logo ao deixar o solo, a aeronave tremeu toda! Isso seria flutter ou porque a VR estava próxima da velocidade de stall?
Ah! Poucos segundos depois passou e a subida foi suave.
Com certeza foi flutter , nenhum piloto que conheço deixaria um 737 no stall logo após decolagem
xvictowx- Major
-
Inscrito em : 21/02/2011
Mensagens : 489
Reputação : 23
Idade : 27
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Estudante Engenharia Civil
Nacionalidade :
Casanova- Banido
-
Inscrito em : 01/02/2011
Mensagens : 1440
Reputação : 84
Idade : 35
Nacionalidade :
Re: o Temivel Flutter
Se alguém já notou, entre em overspeed no FS e vai notar a aeronave vibrando.
Cada parte de uma máquina tem uma frequência natural em que ele gosta de vibrar. Essa frequência é dada pela sua massa e rigidez. Aumentando a massa reduz ou abaixa a frequência, sua frequência natural, assim como aumentar sua rigidez, também aumenta ou diminui essa frequência.
Quando a frequência natural coincide com a frequência de funcionamento/operação pode haver vibração excessiva, ressonância, flutter.
Um exemplo comum (nem tanto para os mais jovens): Seu carro a carburador está com rotação muito baixa e ele "treme" todo (entrando em ressonância). Aí se vai no carburador e faz um ajuste para acelerar um pouquinho (mudou a frequência) e a tremedeira pára.
Outro exemplo: um motor elétrico quando está parando (mais fácil de notar) chega num determinado momento que treme todo. Nesse instante ele chegou na velocidade em que ele entra em ressonância por causa das vibrações. Foi o mesmo caso do exemplo anterior. Todo motor tem determinada velocidade/rotação que deve se evitar, ficar operando nela por bastante tempo.
Aqui abaixo um teste de flutter com o gigante A380. São testes onde determinadas combinações de configuração são feitas para, no caso, serem feitas alguma melhoria ou confirmar os cálculos matemáticos. (velocidade, posição de flap, spoiler, etc.)
Aqui tem o famoso teste do Chinook em ressonância com o solo
A mesma de outro ângulo
https://www.youtube.com/watch?v=RihcJR0zvfM&feature=related
E aqui num gazelle, de solo também, que apareceu numa cena do seriado MacGyver. Por sorte o piloto tirou da situação, decolando.
Mais sobre:
http://sites.google.com/site/planadoresbrasil/seguranca-de-voo/flutter
IICE!
Cada parte de uma máquina tem uma frequência natural em que ele gosta de vibrar. Essa frequência é dada pela sua massa e rigidez. Aumentando a massa reduz ou abaixa a frequência, sua frequência natural, assim como aumentar sua rigidez, também aumenta ou diminui essa frequência.
Quando a frequência natural coincide com a frequência de funcionamento/operação pode haver vibração excessiva, ressonância, flutter.
Um exemplo comum (nem tanto para os mais jovens): Seu carro a carburador está com rotação muito baixa e ele "treme" todo (entrando em ressonância). Aí se vai no carburador e faz um ajuste para acelerar um pouquinho (mudou a frequência) e a tremedeira pára.
Outro exemplo: um motor elétrico quando está parando (mais fácil de notar) chega num determinado momento que treme todo. Nesse instante ele chegou na velocidade em que ele entra em ressonância por causa das vibrações. Foi o mesmo caso do exemplo anterior. Todo motor tem determinada velocidade/rotação que deve se evitar, ficar operando nela por bastante tempo.
Aqui abaixo um teste de flutter com o gigante A380. São testes onde determinadas combinações de configuração são feitas para, no caso, serem feitas alguma melhoria ou confirmar os cálculos matemáticos. (velocidade, posição de flap, spoiler, etc.)
Aqui tem o famoso teste do Chinook em ressonância com o solo
A mesma de outro ângulo
https://www.youtube.com/watch?v=RihcJR0zvfM&feature=related
E aqui num gazelle, de solo também, que apareceu numa cena do seriado MacGyver. Por sorte o piloto tirou da situação, decolando.
Mais sobre:
http://sites.google.com/site/planadoresbrasil/seguranca-de-voo/flutter
IICE!
Icem@n- Major
-
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 439
Reputação : 51
Idade : 55
Emprego/lazer : Pilotar
Nacionalidade :
Re: o Temivel Flutter
el_lopes escreveu:
Impressionante!!!
Bota impressionante nisso!!!
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: o Temivel Flutter
Agora que já compreendo como acontece ...aqui em casa já tive um flutter numa máquina de lavar roupa...
quando estava a parar parecia um cavalo aos saltos...
el_lopes- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade :
Re: o Temivel Flutter
fantastico
incrivel os videos (:
incrivel os videos (:
hellmike- Banido
-
Inscrito em : 17/03/2010
Mensagens : 444
Reputação : 11
Idade : 42
Nacionalidade :
Re: o Temivel Flutter
Inventor escreveu:Olá Mustang, um pontinho para voce. No video do Piper PA 30, qual o motivo da oscilação de toda estrutura do estabilizador? obrigado, abraços
o motivo é o overspeed
Bayma escreveu:Uma vez decolando num 737-300 da Varig, logo ao deixar o solo, a aeronave tremeu toda! Isso seria flutter ou porque a VR estava próxima da velocidade de stall?
Ah! Poucos segundos depois passou e a subida foi suave.
quando vc esta num avião e sente a vibração logo apos a decolagem, depois a vibração some, por incrivel que pareça, é o pneu desbalanceado, anda com carro com o pneu desbalanceado a 100km/h e o avião correndo pista a 200km/h vai tremer todo
outro problema de pneu desbalancado, tem a vida bem curta, logicamente a parte mais pesada do pneu ira ficar para baixo, e sempre vai ser o mesmo ponto de toque no solo, e vai deixando o pneu quadrado...
_________________
"...Se o vôo é a sublimação da vida do aviador, é nos hagares e nas oficinas de manutenção que melhor pode se sentir o milagre da técnica, conhecendo, na sua intidade a perfeição das maquinas em que voamos. É também junto a graxa que pode se avaliar o esforço, a competência e a dedicação dos nossos mecânicos e especialista em um Trabalho árduo e difícil...."
Cristiano Magnani - Mustang
Cristiano Magnani - Mustang
*Mustang*- Major
-
Inscrito em : 08/03/2011
Mensagens : 451
Reputação : 54
Idade : 43
Emprego/lazer : Mecanico de Aeronaves
Nacionalidade :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos