[Brasil] Passaredo põe piloto no lugar do mecânico
4 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] Passaredo põe piloto no lugar do mecânico
Passaredo põe piloto no lugar do mecânico
Demissão de mecânicos em três bases em março obrigou pilotos a acompanhar abastecimento de aeronaves .
Sindicato vê risco à segurança de voo; empresa diz que treinou tripulação e que decisão se deve à "otimização" .
RICARDO GALLO .
Por economia, a Passaredo Linhas Aéreas dispensou mecânicos e pôs os pilotos para supervisionar e acompanhar o abastecimento das aeronaves. A mudança foi implantada em março em três dos aeroportos onde a empresa opera -Vitória da Conquista e Barreiras, ambas na Bahia, e Araguaína, em Tocantins.
Sétima em participação no mercado, a Passaredo opera nessas rotas com aeronaves Embraer ERJ-145, jatos para cerca de 50 passageiros. Normalmente, o abastecimento é feito por um funcionário terceirizado e acompanhado pelo mecânico. Aos pilotos cabe verificar os equipamentos de cabine e fazer uma ronda externa no avião antes do voo.
Agora, um deles fica na cabine enquanto o outro abre e fecha o bocal de combustível e acompanha o processo. A decisão, afirma a empresa, deve-se à necessidade de "otimização operacional". Um dos pilotos da Passaredo denunciou o caso ao Sindicato Nacional dos Aeronautas e à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Na denúncia, ele disse temer a medida, pois não teve treinamento adequado. Segundo o autor, sair para inspecionar o abastecimento prejudica a checagem pré-voo e, consequentemente, põe em risco a segurança.
"RISCO"
Um bocal mal fechado, por exemplo, pode resultar em acidente durante o voo, diz o comandante Carlos Camacho, diretor de segurança do sindicato. Do mesmo modo, um piloto desacostumado a fazer esse tipo de serviço pode comprometer a operação.
O abastecimento por um piloto inexperiente causou a queda de um Learjet-35 no entorno do Campo de Marte, em São Paulo, em 2007. Com mais querosene em uma das asas, o avião ficou desbalanceado e caiu logo após decolar. Oito pessoas morreram.
Segundo a ANAC, o procedimento da Passaredo é inusual, mas permitido mediante treinamento. A agência inspecionou a empresa; por volta das 19h30 de ontem, informou não ter constatado irregularidades.
A Passaredo diz ter treinado a equipe. Quem não apresentou "competência" foi "desligado". A segurança, sustenta a empresa, não foi afetada. O avião usado, acrescentou em nota, não exige presença de mecânico para despacho de voo.
Fonte: / NOTIMP
Via: Aviação Notícias
Demissão de mecânicos em três bases em março obrigou pilotos a acompanhar abastecimento de aeronaves .
Sindicato vê risco à segurança de voo; empresa diz que treinou tripulação e que decisão se deve à "otimização" .
RICARDO GALLO .
Por economia, a Passaredo Linhas Aéreas dispensou mecânicos e pôs os pilotos para supervisionar e acompanhar o abastecimento das aeronaves. A mudança foi implantada em março em três dos aeroportos onde a empresa opera -Vitória da Conquista e Barreiras, ambas na Bahia, e Araguaína, em Tocantins.
Sétima em participação no mercado, a Passaredo opera nessas rotas com aeronaves Embraer ERJ-145, jatos para cerca de 50 passageiros. Normalmente, o abastecimento é feito por um funcionário terceirizado e acompanhado pelo mecânico. Aos pilotos cabe verificar os equipamentos de cabine e fazer uma ronda externa no avião antes do voo.
Agora, um deles fica na cabine enquanto o outro abre e fecha o bocal de combustível e acompanha o processo. A decisão, afirma a empresa, deve-se à necessidade de "otimização operacional". Um dos pilotos da Passaredo denunciou o caso ao Sindicato Nacional dos Aeronautas e à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Na denúncia, ele disse temer a medida, pois não teve treinamento adequado. Segundo o autor, sair para inspecionar o abastecimento prejudica a checagem pré-voo e, consequentemente, põe em risco a segurança.
"RISCO"
Um bocal mal fechado, por exemplo, pode resultar em acidente durante o voo, diz o comandante Carlos Camacho, diretor de segurança do sindicato. Do mesmo modo, um piloto desacostumado a fazer esse tipo de serviço pode comprometer a operação.
O abastecimento por um piloto inexperiente causou a queda de um Learjet-35 no entorno do Campo de Marte, em São Paulo, em 2007. Com mais querosene em uma das asas, o avião ficou desbalanceado e caiu logo após decolar. Oito pessoas morreram.
Segundo a ANAC, o procedimento da Passaredo é inusual, mas permitido mediante treinamento. A agência inspecionou a empresa; por volta das 19h30 de ontem, informou não ter constatado irregularidades.
A Passaredo diz ter treinado a equipe. Quem não apresentou "competência" foi "desligado". A segurança, sustenta a empresa, não foi afetada. O avião usado, acrescentou em nota, não exige presença de mecânico para despacho de voo.
Fonte: / NOTIMP
Via: Aviação Notícias
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Passaredo põe piloto no lugar do mecânico
Comprometer o valioso equipamento é falta de bom senso. É claro que desejamos passagens mais baratas, mas que não ponha em risco a nossa vida , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Passaredo põe piloto no lugar do mecânico
Não é a toa que adquiriram o apelido de "Passamedo"
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Passaredo põe piloto no lugar do mecânico
Só falta colocar o co-piloto para distrubuir o lanchinho.
cafejava- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 655
Reputação : 22
Idade : 42
Emprego/lazer : Analista de Sistemas / Ciclismo e Aviação
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Passaredo põe piloto no lugar do mecânico
Não falo mais nada sobre "tais otimizações"
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1272
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Anac autoriza piloto a ser mecânico se tiver 'intimidade' com avião
» [Brasil] Passaredo troca Brasilia por 145
» [Brasil]Mecânico de avião é técnico mais bem pago
» [Brasil] Lula queria Gol no lugar da LAN
» [Brasil] Passaredo com ATR 72-600
» [Brasil] Passaredo troca Brasilia por 145
» [Brasil]Mecânico de avião é técnico mais bem pago
» [Brasil] Lula queria Gol no lugar da LAN
» [Brasil] Passaredo com ATR 72-600
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos